26 Abr 2010

O novo número da Revista “Migrações”, dedicado ao tema “Associativismo imigrante”, será lançado no dia 26 de Abril de 2010 no Auditório do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante em Lisboa. A sessão tem início às 14h30, com as intervenções da Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse e do Coordenador do Observatório da Imigração, Roberto Carneiro.
Às 15 horas decorre a primeira sessão da tarde, sob o título “Associativismo imigrante – o olhar académico”, moderada por Rosário Farmhouse e com a participação de alguns dos autores dos textos presentes na revista. A Ana Paula Beja Horta (Universidade Aberta), que assegurou a coordenação científica deste número da “Migrações”, juntam-se Maria Beatriz Rocha Trindade (Universidade Aberta), João Sardinha e Rosana Albuquerque (ambos investigadores do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta).

A segunda sessão, a ter início às 16h30, será dedicada ao “Diálogo entre a Academia e as Associações Imigrantes” e contará com a moderação de Roberto Carneiro. Dois painéis constituídos por líderes associativos pronunciar-se-ão sobre “Os desafios das associações” a que se seguem “as respostas da academia”. O primeiro grupo a intervir é composto por Victoria Ionel (Associação de Romenos e Moldavos no Algarve), José Lino Neves (Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal) e Carlos Viana (Casa do Brasil), cabendo a réplica a Ana Paula Beja Horta. Às 17h10 seguem-se as intervenção de outros líderes associativos: Manuel Correia (Associação Caboverdeana), Felismina Rosa Mendes (Associação Cabo-verdiana de Setúbal) e Francisco Pereira (Movimento de Intervenção e Cidadania pela Amadora. Jorge Malheiros (Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa) oferecerá a sua perspectiva sobre as respostas a dar pela academia aos desafios identificados por estes oradores.
Os comentários finais da sessão estão a cargo de Flora Silva (Olho Vivo), Isabel Cunha (coordenadora do Gabinete de Apoio Técnico às Associações de Imigrantes do ACIDI, IP) e Maria Beatriz Rocha Trindade.
Às 18h30, após o fim dos trabalhos, terá lugar um momento cultural destinado a mostrar algumas das actividades realizadas por as associações de imigrantes: teatro protagonizado por elementos da Associação Cultural Raiz de Cabo-Verde e a projecção do filme “Rente à Luta. O Movimento Associativo Imigrante em Portugal”, de autoria de Ana Paula Beja Horta.

O programa da sessão de lançamento do sexto número da está disponível aqui.
O Centro Nacional de Apoio ao Imigrante situa-se na Rua Álvaro Coutinho, n.º 14-16, junto à Igreja dos Anjos. 

Auditório do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante em Lisboa
Imagem em Destaque