16 Abr 2008 No âmbito das actividades do Observatório da Imigração no próximo dia 16 de Abril de 2008 o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) organiza na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, um workshop de apresentação do segundo número da revista Migrações, dedicado ao tema "Imigração e Mercado de Trabalho" e organizado por João Peixoto, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG/UTL) e investigador do SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS/UTL). A apresentação da revista contará com um debate e comentários de Fernando Luis Machado (CIES/ISCTE), José Cordeiro (Membro da Comissão Permanente da UGT para os Assuntos da Imigração), José Carlos Marques e Pedro Góis (CES/UC) e Maria José Cardoso (Autoridade para as Condições do Trabalho). Na mesma ocasião serão apresentados sete livros recentemente publicados na Colecção Teses do Observatório da Imigração, com participação dos autores. Disponibiliza-se aqui o programa do workshop. 
 

16 de Abril de 2008, 14.00h
Sala 2, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)

Apresentação da Revista
 
"O surgimento da Revista MIGRAÇÕES, em Setembro de 2007, com natureza temática, formato científico e suporte digital, proporciona um espaço inter e transdisciplinar para divulgar artigos inéditos da vasta comunidade científica nacional e internacional que se debruça sobre a temática das migrações e dos movimentos populacionais.

Este número temático de Abril de 2008 realça as diferentes opções de inserção dos imigrantes no mercado de trabalho português nos mais variados segmentos e sob várias formas – dos trabalhos mais precários, ao trabalho em segmentos de altamente qualificados, às iniciativas empresariais. Como no número anterior, este volume fornece uma reflexão com diferentes olhares e experiências a partir dos contributos de investigadores, decisores políticos e representantes de organizações da sociedade civil.

A coordenação científica deste número temático ficou a cargo do Professor Doutor João Peixoto, que interpretou plenamente, com notável dedicação e saber, o espírito da Revista estabelecendo um “benchmark” bastante rico entre artigos científicos, recolha de exemplos de boas práticas e artigos de opinião. Neste âmbito, chegado o momento da apresentação pública deste trabalho, vimos pela presente convidar V. Exa. a participar na sessão de lançamento da Revista."

Apresentação da Colecção Teses

"Essa sessão será ainda antecedida pela apresentação de sete novos volumes da colecção de Teses Cientificas:

  • Conhecimentos, Atitudes e Práticas sobre Planeamento Familiar de Mulheres Timorenses Residentes em Portugal, volume 8. Por Helena Isabel Borges Manuel.
  • Ser Mãe Hindu. Práticas e Rituais Relativos à Maternidade e aos Cuidados à Criança na Cultura Hindu em Contexto de Imigração, volume 9. Por Ivete Monteiro.
  • Redescobrindo o Brasil. Processos Identitários de Brasileiros em Portugal, volume 10. Por Maria Xavier.
  • Gravidez e Seropositividade em Mulheres Imigrantes na Região de Lisboa, volume 11. Por Lídia Correia Lopes.
  • Do «Não Racismo» Português aos Dois Racismos dos Portugueses, volume 12. Por João Filipe Marques.
  • Pertenças Fechadas em Espaços Abertos. Estratégias de (re)Construção Identitária de Mulheres Muçulmanas em Portugal, volume 13. Por Maria Abranches.
  • Imagens de Mulheres Imigrantes na Imprensa Portuguesa. Análise do Ano 2003, volume 14. Por Clara Almeida Santos.

Estas sessões terão lugar no próximo dia 16 de Abril entre as 14:00 e as 17:00 na Sala 2 da Fundação Calouste Gulbenkian. Confirme a sua presença até 15 de Abril para seminarios@acidi.gov.pt ou por telefone para 21 810 6170."

Informação disponível aqui.

Programa do Workshop

14.00h – Recepção dos participantes

14.15h – Sessão de Abertura
Rosário Farmhouse, Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural
Roberto Carneiro, Coordenador do Observatório da Imigração

14.30h – Lançamento de 7 novos volumes da Colecção de Teses do Observatório de Imigração com a apresentação por alguns dos autores:

Conhecimentos, Atitudes e Práticas sobre Planeamento Familiar de Mulheres Timorenses Residentes em Portugal, volume 8. Por Helena Isabel Borges Manuel.

Ser Mãe Hindu. Práticas e Rituais Relativos à Maternidade e aos Cuidados à Criança na Cultura Hindu em Contexto de Imigração, volume 9. Por Ivete Monteiro.

Redescobrindo o Brasil. Processos Identitários de Brasileiros em Portugal, volume 10. Por Maria Xavier.

Gravidez e Seropositividade em Mulheres Imigrantes na Região de Lisboa, volume 11. Por Lídia Correia Lopes.

Do «Não Racismo» Português aos Dois Racismos dos Portugueses, volume 12. Por João Filipe Marques.

Pertenças Fechadas em Espaços Abertos. Estratégias de (re)Construção Identitária de Mulheres Muçulmanas em Portugal, volume 13. Por Maria Abranches.

15.30h – Lançamento do Número 2 da Revista Migrações
Moderação: Roberto Carneiro, Director da Revista Migrações

Apresentação do Número Temático “Imigração e Mercado de Trabalho”
João Peixoto, organizador do número
 
16.00h – Discussão com comentários
Fernando Luis Machado, CIES/ISCTE
José Cordeiro, Membro da Comissão Permanente da UGT para os Assuntos da Imigração
José Carlos Marques e Pedro Góis, CES/UC
Maria José Cardoso, Autoridade para as Condições do Trabalho
 
16.40h – Debate

Informação sobre o programa do workshop disponível aqui.

Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
Imagem em Destaque