Verguete, Cátia

Cátia Cristina Ribeiro Verguete é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante de estudos portugueses e ingleses e mestre em Língua e Cultura Portuguesa – Metodologia do Ensino de Português (PLE/PL2). Em 2007 concluiu, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o mestrado em Sociologia e Linguística, com um tese intitulada “Desafios educativos do multiculturalismo – Representações de professores e aprendentes face à diversidade cultural”. Encontra-se a frequentar o doutoramento na Universidade de Southampton, estando a desenvolver um projeto sobre “The impact of community schools on migrant populations and their relationship with the host society”. A tese de mestrado pode ser consultada aqui e os anexos aqui, aqui e aqui.
 

Domínios de investigação
Migração, educação e herança linguística

 

Algumas publicações
Verguete, Cátia (2012) “Ensinar Português em Jersey”. In Duarte, R. (Coord) Portugal: Identidade e Crescimento, Newsletter Coordenação do Ensino Português no Reino Unido e Ilhas do Canal, Número 6

Verguete, Cátia (2007) Educação Multicultural – representações de professores e aprendentes face à diversidade cultural, Lisboa, Universidade de Lisboa (dissertação de mestrado, não publicada)

Leitão, Ana, Verguete, Cátia, et Cardoso, Luciana (2007) “A Falar é que a Gente se Entende”. In Mata, Inocência et Grosso, Maria José (org.) Pelas Oito Partidas da Língua Portuguesa - Homenagem ao Professor João Malaca Casteleiro, Macau: Universidade de Macau/ Instituto Politécnico de Macau/ Departamento de LCP, pp. 53-64

 

Email 
catiaverguete@gmail.com