13 Nov 2007 No âmbito do plano de actividades do Observatório da Imigração no próximo dia 13 de Novembro de 2007 o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) organiza em Lisboa um workshop de apresentação e discussão do Estudo Prospectivo sobre Imigrantes Qualificados em Portugal, desenvolvido por Pedro Góis e José Carlos Marques, investigadores do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). A imigração altamente qualificada em Portugal e as modalidades de inserção no mercado de trabalho português são algumas das questões em debate na presente iniciativa.
 

13 de Novembro de 2007,  17.00h
Auditório do CNAI - Rua Álvaro Coutinho, 14 (Lisboa)

Apresentação

"Como é bem do seu conhecimento, com o objectivo de desenvolver um conhecimento aprofundado do fenómeno imigratório com vista à concepção e avaliação de políticas públicas com mais rigor e eficácia, funciona junto do ACIDI o Observatório de Imigração (www.oi.acidi.gov.pt).

Seguindo a filosofia de “conhecer mais para agir melhor”, o ACIDI, através do seu Observatório da Imigração, solicita regularmente a especialistas da área das migrações a realização de estudos científicos com o intuito de conhecer melhor a realidade das comunidades imigrantes que vivem em Portugal. Foi exactamente neste âmbito que o ACIDI promoveu a realização do Estudo Prospectivo sobre imigrantes qualificados em Portugal ao longo do último ano.

A inserção laboral e a mobilidade profissional de imigrantes altamente qualificados constituem dimensões pouco estudadas em Portugal. Trata-se, contudo, de uma realidade antiga e multidimensional que tem vindo a tornar-se mais complexa nos últimos anos. Basta atentar numa estatística simples: cerca de 20% dos imigrantes em Portugal é detentora de habilitação superior. Destes, menos de 20%, em média, consegue aceder a empregos compatíveis com as suas qualificações. A grande maioria desses imigrantes é repelida, num primeiro tempo de inserção no mercado laboral, para profissões nas quais eles estão claramente sobrequalificados. Esta desqualificação profissional traduz preocupantes desperdícios de capital humano no seio de uma realidade económica que se debate com carências importantes.

É exactamente neste contexto que as ponderadas recomendações dos autores – designadamente as que elegem como destinatário final as políticas públicas – são muito relevantes para discussão.

Tendo esse estudo, da autoria de Pedro Góis e José Carlos Marques, sido concluído pretende-se agora desenvolver o Workshop de apresentação dos seus principais resultados."

Programa

17.00h – Sessão de Abertura
Rui MArques, Alto-Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural
Roberto Carneiro, Coordenador do Observatório da Imigração

17.30h – Apresentação do Estudo Prospectivo sobre Imigrantes Qualificados em Portugal
Pedro Góis e José Carlos Marques, investigadores do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC)

18.00h – Discussão do estudo com dois comentadores

18.30h – Debate

Informações e Inscrições (até 12 de Novembro)
E-mail: seminarios@acidi.gov.pt
Tel. 21 810 6165 (pessoa de contacto: Thelma Cunha)

Informação disponível aqui.

Auditório do CNAI - Rua Álvaro Coutinho, 14 (Lisboa)
Imagem em Destaque