“Integrating superdiversity in urban governance: the case of inner-city Lisbon”

Autor(es): Oliveira, Nuno; Padilla, Beatriz

Publicação:
Policy & Politics, Volume 45, Number 4, October 2017, pp. 605-622(18)

O artigo analisa como a gestão urbana recorreu a uma combinação de políticas de desenvolvimento económico e cultural para incorporar a “superdiversidade” resultante da imigração. A Mouraria, um bairro de Lisboa, foi estudada como local onde as estratégias urbanas acomodam diversidades antigas e recentes de modo a produzir uma impressão cosmopolita que vai de par com uma abordagem baseada no conceito de “vantagem na diversidade”. Foram identificadas três estratégias que contribuem para a gestão urbana: a “desetnização” da “superdiversidade” e políticas de crescimento urbano, a estetização da diversidade e o racional da convivência, e o marketing do lugar e a criação marca da cidade. Os autores consideram que a gestão urbana num bairro “superdiverso” cultural pressupõe políticas de desenvolvimento económico e criação de mercado que incorporem a diversidade cultural a partir de uma perspetiva “desetnizada”. Mais informações sobre o artigo estão disponíveis aqui.


OM no Congresso XX Anos FDUNL – Migração, Cidadania, Direitos Humanos

27 Nov 2017 - 28 Nov 2017

A Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL) promove, nos dias 27 e 28 de novembro, o Congresso XX Anos FDUNL, nesta edição dedicado ao tema “Migração, Cidadania, Direitos Humanos”. O Congresso, no primeiro dia dedicado ao tema “Migration is a Human Issue”, integra, na sessão de abertura, o painel “Migração, Crises e Conflitos: Novos e Velhos Desafios” presidido pela Diretora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Teresa Pizarro Beleza, e pela Deputada à Assembleia da República, Constança Urbano de Sousa.  Do programa deste dia constam os painéis “Pode distinguir-se entre ’Imigrante’ e ‘Refugiado’”?, “Há ligação entre Migração , Terrorismo e Racismo?”, a Exposição de Fotografias de Helena Ferro de Gouveia (Deutsche Welle), bem como o painel “Que impacto tem a imigração no país de acolhimento?, que conta com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, entre os oradores convidados. O encontro encerra o primeiro dia com a apresentação do filme “A boa mentira”. O segundo dia do congresso centra-se no tema “Ser Português, tornar-se Português: Nacionalidade e Cidadania no Séc. XXI”, integrando vários painéis com diferentes olhares acerca do tema: “O que significa ser Português? Identidade e Identificação. Perspetivas Históricas, Sociológicas e Antropológicas.”, “À Nacionalidade equivale o exercício pleno da cidadania? Igualdade e Discriminação no Exercício dos Direitos de Cidadania”, a “Peça sobre Nacionalidade Portuguesa – Teatro do Oprimido”, bem como um último painel dedicado à temática “Deve ser Português quem nasce em Portugal? A Reforma da Lei da Nacionalidade”, presidido por Catarina Marcelino, Deputada à Assembleia da República e anterior Secretária de Estado para a Igualdade e Cidadania. O tema do acesso à nacionalidade portuguesa mereceu também especial destaque este ano pelo OM, para assinalar os 10 anos da Lei da Nacionalidade, que lançou na Assembleia da República o primeiro Caderno Estatístico OM acerca de “Acesso à Nacionalidade Portuguesa: 10 anos da lei em números” (Catarina Reis Oliveira et al., 2017), com um balanço – em números – da primeira década de implementação da alteração da Lei da Nacionalidade (2007-2016) por comparação às concessões da nacionalidade portuguesa na década imediatamente anterior (1997-2006), sistematizando os dados administrativos disponíveis no país e identificando as principais tendências e canais adotados (entre as aquisições e as atribuições) pelos cidadãos para acesso à nacionalidade portuguesa.
Os interessados em participar no Congresso deverão inscrever-se até ao dia 23 de novembro, através deste endereço ou deste e-mail, sendo assegurados os respetivos certificados de participação.

Imagem em Destaque

OM nas IV Jornadas Ibéricas de Educação Social: “Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia”

23 Nov 2017 - 24 Nov 2017

OM nas IV Jornadas Ibéricas de Educação Social: “Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia”: O Departamento de Ciências Sociais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, promove nos dias 23 e 24 de novembro (2017), no Auditório da Escola Superior de Educação, as IV Jornadas Ibéricas de Educação Social, nesta edição dedicadas ao tema “Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia”. Com este fórum de discussão pretende-se analisar, nas circunstâncias atuais, a continuidade de uma essência humanista no projeto de integração da UE, pensar criticamente sobre as relações entre as migrações, economia, segurança, direitos humanos e a cidadania europeia, refletir sobre o enquadramento legislativo e as políticas de acolhimento promovidas por Portugal e Espanha e debater sobre a ação do educador social, no âmbito do acolhimento aos imigrantes. A Comissão Científica do encontro, promovida pela Professora Cristina Mesquita, conta com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, conjuntamente com investigadores da Universidad de Valladolid (Soria), da Universidade de Salamanca, bem como do Instituto Politécnico de Bragança. O programa destas jornadas contempla, na sessão de abertura, as intervenções do Diretor do Instituto Politécnico de Bragança, do Diretor da Escola Superior de Educação, e da Diretora do Departamento de Ciências Sociais, seguindo-se a conferência inaugural “Mitos e Factos da imigração em Portugal: o que os indicadores de integração nos ajudam a compreender?” da responsabilidade deste Observatório das Migrações, por Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes. O programa das Jornadas prossegue com três painéis temáticos subordinados às temáticas “Refugiados em Portugal – os desafios do acolhimento”; “Imigrantes: políticas e práticas de integração na Península Ibérica” e “Migrações, interculturalidade e participação num mundo em mudança”, encerrando com a conferência “Papel e prácticas del educador social en el marco de la reconstrucción de la ciudadanía europea” de Luján Lázaro Herrero da Universidade de Salamanca. Os resumos das comunicações e apresentação de todos os oradores encontram-se neste endereço. Os interessados em participar no encontro deverão inscrever-se aqui. Mais informações sobre as Jornadas disponíveis no seguinte endereço.

Imagem em Destaque

OM no Encontro internacional de peritos promovido pela OSCE: “Civic And Political Participation Of Migrants”

14 Nov 2017 - 15 Nov 2017

O Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos (ODIHR), da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), promove nos dias 14 e 15 de novembro, em Bruxelas, uma mesa redonda subordinada ao tema “Civic And Political Participation Of Migrants: Challenges And Good Practices in Line With OSCE Commitments And International Standards”. Ao longo de um dia e meio, o encontro reunirá representantes de entidades nacionais e locais, académicos, bem como especialistas da sociedade civil, na área da participação cívica e política de migrantes dos Estados participantes da OSCE. O encontro contará, na sessão inaugural, com a intervenção de Thomas Huddleston (Programme Director on Migration and Integration do Migration Policy Group), integrando as intervenções de Mischa Thompson (Policy Advisor to the U.S. Commission on Security and Cooperation in Europe), Guglielmo Picchi (Vice Chair of Ad Hoc Committee On Migration, OSCE Parliamentary Assembly), Miltos Pavlou (Senior Programme Manager, Fundamental Rights Agency, Vienna), e Zrinka Bralo, (CEO of “Migrants Organise” platform, United Kingdom), no painel de abertura. De entre os muitos peritos, o encontro contará com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, que analisará o caso português, destacando alguns dos dados sistematizados no mais recente Boletim Estatístico OM #2, no painel “Challenges to the political participation of migrants: perspectives from the OSCE region”, liderado pelo Prof. Bogdan Voicu, Institute of Sociology, Romanian Academy of Sciences, e que conta com a participação de Nuria Diez-Guardia ou Agnese Papadia (European Commission, DG HOME, Legal migration and integration Unit), Salome Mbugua (Chair of the Board, European Network of Migrant Women), e  Marilyn Neven (Program Manager, the International IDEA). O programa do evento prossegue com os seguintes painéis temáticos: “Electoral participation of migrants”, “Civic participation of migrants”, “Use of consultative mechanisms across the OSCE. Examples of good practices”.  A sessão de encerramento, que integrará uma mesa redonda para apresentação das principais conclusões e apresentação de recomendações, estará a cargo de Christine Hirst (Deputy Head of Democratization Department, ODIHR). Mais informações no seguinte endereço

Imagem em Destaque

OM no Encontro internacional de peritos promovido pela OSCE: “Civic And Political Participation Of Migrants”

14 Nov 2017 - 15 Nov 2017

O Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos (ODIHR), da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), promove nos dias 14 e 15 de novembro, em Bruxelas, uma mesa redonda subordinada ao tema “Civic And Political Participation Of Migrants: Challenges And Good Practices in Line With OSCE Commitments And International Standards”. Ao longo de um dia e meio, o encontro reunirá representantes de entidades nacionais e locais, académicos, bem como especialistas da sociedade civil, na área da participação cívica e política de migrantes dos Estados participantes da OSCE. O encontro contará, na sessão inaugural, com a intervenção de Thomas Huddleston (Programme Director on Migration and Integration do Migration Policy Group), integrando as intervenções de Mischa Thompson (Policy Advisor to the U.S. Commission on Security and Cooperation in Europe), Guglielmo Picchi (Vice Chair of Ad Hoc Committee On Migration, OSCE Parliamentary Assembly), Miltos Pavlou (Senior Programme Manager, Fundamental Rights Agency, Vienna), e Zrinka Bralo, (CEO of “Migrants Organise” platform, United Kingdom), no painel de abertura. De entre os muitos peritos, o encontro contará com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, que analisará o caso português, destacando alguns dos dados sistematizados no mais recente Boletim Estatístico OM #2, no painel “Challenges to the political participation of migrants: perspectives from the OSCE region”, liderado pelo Prof. Bogdan Voicu, Institute of Sociology, Romanian Academy of Sciences, e que conta com a participação de Nuria Diez-Guardia ou Agnese Papadia (European Commission, DG HOME, Legal migration and integration Unit), Salome Mbugua (Chair of the Board, European Network of Migrant Women), e  Marilyn Neven (Program Manager, the International IDEA). O programa do evento prossegue com os seguintes painéis temáticos: “Electoral participation of migrants”, “Civic participation of migrants”, “Use of consultative mechanisms across the OSCE. Examples of good practices”.  A sessão de encerramento, que integrará uma mesa redonda para apresentação das principais conclusões e apresentação de recomendações, estará a cargo de Christine Hirst (Deputy Head of Democratization Department, ODIHR). Mais informações no seguinte endereço

Imagem em Destaque

Encontro internacional de peritos promovido pela OSCE: “Civic And Political Participation Of Migrants”

14 Nov 2017 - 15 Nov 2017

O Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos (ODIHR), da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), promove nos dias 14 e 15 de novembro, em Bruxelas, uma mesa redonda subordinada ao tema “Civic And Political Participation Of Migrants: Challenges And Good Practices in Line With OSCE Commitments And International Standards”. Ao longo de um dia e meio, o encontro reunirá representantes de entidades nacionais e locais, académicos, bem como especialistas da sociedade civil, na área da participação cívica e política de migrantes dos Estados participantes da OSCE. De acordo com a organização, entre os principais objetivos, a reunião visa a partilha e a avaliação de boas práticas no âmbito da promoção dos direitos civis e políticos dos imigrantes, a reflexão e o desenvolvimento de recomendações para novos trabalhos sobre o tema, pretendendo, igualmente, constituir uma oportunidade de intercâmbio entre especialistas de toda a região da OSCE. O encontro contará, na sessão inaugural, com a intervenção de Thomas Huddleston (Programme Director on Migration and Integration do Migration Policy Group), integrando as intervenções de Mischa Thompson (Policy Advisor to the U.S. Commission on Security and Cooperation in Europe), Guglielmo Picchi (Vice Chair of Ad Hoc Committee On Migration, OSCE Parliamentary Assembly), Miltos Pavlou (Senior Programme Manager, Fundamental Rights Agency, Vienna), e Zrinka Bralo, (CEO of “Migrants Organise” platform, United Kingdom), no painel de abertura. De entre os muitos peritos, o encontro contará com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, que analisará o caso português, destacando alguns dos dados sistematizados no mais recente Boletim Estatístico OM #2, no painel “Challenges to the political participation of migrants: perspectives from the OSCE region”, liderado pelo Prof. Bogdan Voicu, Institute of Sociology, Romanian Academy of Sciences, e que conta com a participação de Nuria Diez-Guardia ou Agnese Papadia (European Commission, DG HOME, Legal migration and integration Unit), Salome Mbugua (Chair of the Board, European Network of Migrant Women), e  Marilyn Neven (Program Manager, the International IDEA). O programa do evento prossegue com os seguintes painéis temáticos: “Electoral participation of migrants”, “Civic participation of migrants”, “Use of consultative mechanisms across the OSCE. Examples of good practices”.  A sessão de encerramento, que integrará uma mesa redonda para apresentação das principais conclusões e apresentação de recomendações, estará a cargo de Christine Hirst (Deputy Head of Democratization Department, ODIHR).

Mais informações no seguinte endereço

Imagem em Destaque

Quinzena Temática do Centro de Documentação: “Estudantes Imigrantes“ (13 - 24 novembro)

14 Nov 2017 - 24 Nov 2017

O Observatório das Migrações (OM) promove no Centro de Documentação do ACM, I. P., entre os dias 13 e 24 de novembro de 2017, uma quinzena temática acerca de Estudantes Imigrante, para assinalar o Dia Internacional do Estudante (17 de novembro), convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do ACM, IP, na Rua Álvaro Coutinho, 14, 1.º em Lisboa, entre as 09h30 e as 17h30. Publicações relevantes, nomeadamente da Coleção de Estudos OM, da Coleção de Teses OM, e da Coleção Imigração em Números do OM, entre outras referências bibliográficas do acervo do Centro de Documentação sobre estudantes internacionais, educação e integração, e imigrantes no sistema educativo. Estarão ainda acessíveis dados oficiais acerca do tema sistematizados e analisados pelo OM. Poderão também, neste âmbito, serem consultadas todas as publicações do Observatório das Migrações subordinadas a outras temáticas. Haverá ainda, para oferta, várias publicações que abordam temas adjacentes.

Saiba mais sobre esta edição das Quinzenas Temáticas aqui.

Imagem em Destaque

OM nas IV Jornadas Ibéricas de Educação Social: “Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia”

23 Nov 2017 - 24 Nov 2017

O Departamento de Ciências Sociais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, promove nos dias 23 e 24 de novembro (2017), no Auditório da Escola Superior de Educação, as IV Jornadas Ibéricas de Educação Social, nesta edição dedicadas ao tema “Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia”. Com este fórum de discussão pretende-se analisar, nas circunstâncias atuais, a continuidade de uma essência humanista no projeto de integração da UE, pensar criticamente sobre as relações entre as migrações, economia, segurança, direitos humanos e a cidadania europeia, refletir sobre o enquadramento legislativo e as políticas de acolhimento promovidas por Portugal e Espanha e debater sobre a ação do educador social, no âmbito do acolhimento aos imigrantes. A Comissão Científica do encontro, promovida pela Professora Cristina Mesquita, conta com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, conjuntamente com investigadores da Universidad de Valladolid (Soria), da Universidade de Salamanca, bem como do Instituto Politécnico de Bragança. O programa destas jornadas contempla, na sessão de abertura, as intervenções do Diretor do Instituto Politécnico de Bragança, do Diretor da Escola Superior de Educação, e da Diretora do Departamento de Ciências Sociais, seguindo-se a conferência inaugural “Mitos e Factos da imigração em Portugal: o que os indicadores de integração nos ajudam a compreender?” da responsabilidade deste Observatório das Migrações, por Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes. O programa das Jornadas prossegue com três painéis temáticos subordinados às temáticas “Refugiados em Portugal – os desafios do acolhimento”; “Imigrantes: políticas e práticas de integração na Península Ibérica” e “Migrações, interculturalidade e participação num mundo em mudança”, encerrando com a conferência “Papel e prácticas del educador social en el marco de la reconstrucción de la ciudadanía europea” de Luján Lázaro Herrero da Universidade de Salamanca. Os resumos das comunicações e apresentação de todos os oradores encontram-se neste endereço. Os interessados em participar no encontro deverão inscrever-se aqui.
Mais informações sobre as Jornadas disponíveis no seguinte endereço.

Imagem em Destaque

Candidaturas ao FAMI: Estudos sobre a Integração de Nacionais de Países Terceiros em Portugal (AMIF-2017-AG-INTE)


Próximos eventos sobre migrações

Imagem em Destaque
Próximos eventos sobre migrações


Quinzena Temática “Estudantes Imigrantes”: O Observatório das Migrações (OM) promove no Centro de Documentação do ACM, I. P., entre os dias 13 e 24 de novembro de 2017, uma quinzena temática acerca de Estudantes Imigrantes, para assinalar o Dia Internacional do Estudante (17 de novembro), convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do ACM, IP, na Rua Álvaro Coutinho, 14, 1.º em Lisboa, entre as 09h30 e as 17h30. Publicações relevantes, nomeadamente da Coleção de Estudos OM, da Coleção de Teses OM, e da Coleção Imigração em Números do OM, entre outras referências bibliográficas do acervo do Centro de Documentação sobre estudantes internacionais, educação e integração, e imigrantes no sistema educativo. Estarão ainda acessíveis dados oficiais acerca do tema sistematizados e analisados pelo OM. Poderão também, neste âmbito, serem consultadas todas as publicações do Observatório das Migrações subordinadas a outras temáticas. Haverá ainda, para oferta, várias publicações que abordam temas adjacentes.

 

 


Encontro internacional de peritos promovido pela OSCE: “Civic And Political Participation Of Migrants”
O Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos (ODIHR), da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), promove nos dias 14 e 15 de novembro, em Bruxelas, uma mesa redonda subordinada ao tema “Civic And Political Participation Of Migrants: Challenges And Good Practices in Line With OSCE Commitments And International Standards”. Ao longo de um dia e meio, o encontro reunirá representantes de entidades nacionais e locais, académicos, bem como especialistas da sociedade civil, na área da participação cívica e política de migrantes dos Estados participantes da OSCE. De acordo com a organização, entre os principais objetivos, a reunião visa a partilha e a avaliação de boas práticas no âmbito da promoção dos direitos civis e políticos dos imigrantes, a reflexão e o desenvolvimento de recomendações para novos trabalhos sobre o tema, pretendendo, igualmente, constituir uma oportunidade de intercâmbio entre especialistas de toda a região da OSCE. O encontro contará, na sessão inaugural, com a intervenção de Thomas Huddleston (Programme Director on Migration and Integration do Migration Policy Group), integrando as intervenções de Mischa Thompson (Policy Advisor to the U.S. Commission on Security and Cooperation in Europe), Guglielmo Picchi (Vice Chair of Ad Hoc Committee On Migration, OSCE Parliamentary Assembly), Miltos Pavlou (Senior Programme Manager, Fundamental Rights Agency, Vienna), e Zrinka Bralo, (CEO of “Migrants Organise” platform, United Kingdom), no painel de abertura. De entre os muitos peritos, o encontro contará com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, que analisará o caso português, destacando alguns dos dados sistematizados no mais recente Boletim Estatístico OM #2, no painel “Challenges to the political participation of migrants: perspectives from the OSCE region”, liderado pelo Prof. Bogdan Voicu, Institute of Sociology, Romanian Academy of Sciences, e que conta com a participação de Nuria Diez-Guardia ou Agnese Papadia (European Commission, DG HOME, Legal migration and integration Unit), Salome Mbugua (Chair of the Board, European Network of Migrant Women), e  Marilyn Neven (Program Manager, the International IDEA). O programa do evento prossegue com os seguintes painéis temáticos: “Electoral participation of migrants”, “Civic participation of migrants”, “Use of consultative mechanisms across the OSCE. Examples of good practices”.  A sessão de encerramento, que integrará uma mesa redonda para apresentação das principais conclusões e apresentação de recomendações, estará a cargo de Christine Hirst (Deputy Head of Democratization Department, ODIHR). Mais informações no seguinte endereço


 

Curso inter-regional: “Governing migration at a local level”: O International Training Centre of the ILO (ITCILO), em parceria com a International Organization for Migration (OIM), promove, de 20 a 24 de novembro (2017), em Turim, Itália, o curso inter-regional “Governing migration at a local level”.
Tendo presente que o sucesso da gestão das migrações a nível sub-nacional, requer uma abordagem sustentável e participativa, na qual as administrações locais e regionais devem desenvolver e implementar políticas efetivas de integração, este curso visa reforçar as competências dos agentes/atores diretamente envolvidos nas políticas locais de integração de imigrantes, a fim de melhor gerir o potencial da imigração e prestar respostas adequadas. Nesse âmbito, este curso destina-se a especialistas e profissionais de serviços públicos envolvidos em políticas de integração de imigrantes, representantes de organizações da sociedade civil, incluindo ONG’s e associações de imigrantes, parceiros sociais e academia. O curso terá por base o My JMDI e-Toolbox on Migration and Local Development, conjunto de módulos de formação desenvolvidos pela Joint Migration and Development Initiative (JMDI). Os interessados neste curso deverão inscrever-se através do seguinte endereço.

 

 

OM nas IV Jornadas Ibéricas de Educação Social: “Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia”: O Departamento de Ciências Sociais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, promove nos dias 23 e 24 de novembro (2017), no Auditório da Escola Superior de Educação, as IV Jornadas Ibéricas de Educação Social, nesta edição dedicadas ao tema “Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia”. Com este fórum de discussão pretende-se analisar, nas circunstâncias atuais, a continuidade de uma essência humanista no projeto de integração da UE, pensar criticamente sobre as relações entre as migrações, economia, segurança, direitos humanos e a cidadania europeia, refletir sobre o enquadramento legislativo e as políticas de acolhimento promovidas por Portugal e Espanha e debater sobre a ação do educador social, no âmbito do acolhimento aos imigrantes. A Comissão Científica do encontro, promovida pela Professora Cristina Mesquita, conta com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, conjuntamente com investigadores da Universidad de Valladolid (Soria), da Universidade de Salamanca, bem como do Instituto Politécnico de Bragança. O programa destas jornadas contempla, na sessão de abertura, as intervenções do Diretor do Instituto Politécnico de Bragança, do Diretor da Escola Superior de Educação, e da Diretora do Departamento de Ciências Sociais, seguindo-se a conferência inaugural “Mitos e Factos da imigração em Portugal: o que os indicadores de integração nos ajudam a compreender?” da responsabilidade deste Observatório das Migrações, por Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes. O programa das Jornadas prossegue com três painéis temáticos subordinados às temáticas “Refugiados em Portugal – os desafios do acolhimento”; “Imigrantes: políticas e práticas de integração na Península Ibérica” e “Migrações, interculturalidade e participação num mundo em mudança”, encerrando com a conferência “Papel e prácticas del educador social en el marco de la reconstrucción de la ciudadanía europea” de Luján Lázaro Herrero da Universidade de Salamanca. Os resumos das comunicações e apresentação de todos os oradores encontram-se neste endereço. Os interessados em participar no encontro deverão inscrever-se aqui. Mais informações sobre as Jornadas disponíveis no seguinte endereço.

 

 

Seminário: “Migration, Health and Cities”: O Barcelona Centre for International Affairs (CIBOD) e o Barcelona Institute for Global Health (ISGLOBAL), com o apoio do Europe for Citizens programme, promovem, no dia 30 de novembro de 2017, em Barcelona, o Seminário: “Migration, Health and Cities”. O seminário que pretende debater os desafios que as migrações colocam ao nível da saúde , implicando medidas de mitigação preventivas e efetivas nos países de origem e de destino,  tendo por análise as necessidades individuais de cuidados de saúde dos migrantes (por exemplo, ao nível da saúde reprodutiva, questões de gênero, cuidados com a saúde das crianças, tratamento de trauma), pretende envolver profissionais de saúde, decisores políticos e profissionais de ONGs. O encontro conta, na sessão de abertura, com as intervenções do Director do CIDOB, Jordi Bacaria, e do Policy and Global Development Director do ISGlobal, Rafael Vilasanjuan, prosseguindo com três painéis temáticos: “Health and Migration in Countries of Origin and Transition: Preventive Care, Emergency Assistance and Pandemics along in the Migratory Routes”, “European Health Integration Policies: Health and Migration in Destination Countries” e “Cities and the Management of Health and Migration: Attending to Diversity of Needs”. Os interessados em participar no encontro deverão inscrever-se até 24horas antes do início do seminário, através do seguinte endereço Mais informações sobre o encontro disponíveis aqui

 

 


Conferência Equinet: “Inclusion of and Discrimination against Migrants in Europe - Contribution of Equality Bodies: No dia 7 de dezembro de 2017, a Equinet promove, em Bruxelas, a conferência “Inclusion of and Discrimination against Migrants in Europe - Contribution of Equality Bodies”. A conferência tem como objetivo analisar a situação atual da Europa relativamente à discriminação de imigrantes e as implicações para os organismos promotores da igualdade; debater o que pode ser feito a nível internacional, da UE e a nível nacional, para combater a discriminação e  melhorar a integração dos imigrantes, bem como colocar em contacto e debater formas de cooperação entre as organizações que trabalham na promoção dos direitos dos imigrantes. O programa do encontro conta com a intervenção da Presidente do Conselho de Administração da Equinet (European Network of Equality Bodies), Tena Šimonović Einwalter, na sessão de abertura, prosseguindo com os painéis temáticos “Discrimination against migrants in Europe: State of play” e “Promising practices and ways forward”. No período da tarde, o encontro é reservado à temática “Strengthening cooperation for better inclusion of migrants Discrimination against undocumented migrants: implementation”, integrando grupos de discussão sobre os temas “Discrimination against undocumented migrants: implementation of the ECRI GPR n°16”, “Promoting disability sensitive approaches to discrimination against migrants” e “Reaching out and first line support to migrants”.  Os interessados em participar no encontro deverão inscrever-se até ao dia 24 de novembro, através do seguinte endereço Mais informações podem ser obtidas aqui ou através do seguinte e-mail

 

 

X Jornadas Anuais do Observatório das Migrações: O Observatório das Migrações promove no próximo dia 18 de dezembro de 2017, Dia Internacional dos Migrantes, em Lisboa no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a décima edição das Jornadas do Observatório das Migrações (ver programa aqui). Nesta edição, entre outras novidades, será lançado o mais recente Relatório Estatístico Anual 2017 Indicadores de Integração de Imigrantes (de Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes) da Coleção Imigração em Números do OM (brevemente disponível neste endereço), estando, também, previsto o lançamento de três novos estudos OM: o Estudo 58, Estudo 59 e Estudo 60, da Coleção de Estudos OM.

Estas Jornadas OM serão inauguradas pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Professora Doutora Rosa Monteiro, desenvolvendo-se depois em três sessões plenárias: a primeira sobre indicadores de governação das migrações e indicadores de integração de imigrantes, com a intervenção de Jill Helke da Organização Internacional das Migrações (OIM) de Genebra e Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes do OM; a segunda sessão sobre os impactos da crise na inserção laboral dos imigrantes nos últimos anos com intervenções, entre outros, de Alina Esteves (IGOT), Ana Cláudia Valente (CESOP), Cátia Batista (NSBE, Economia e NOVAFRICA), Carlos Trindade (CGTP) e José Cordeiro (UGT); e, finalmente, a terceira sessão sobre artistas imigrantes em Portugal com intervenções de Lígia Ferro e Otávio Raposo (ISCTE), José Lino (Batoto Yetu) e Rui Telmo Gomes (CIES-IUL).

As inscrições para as Décimas Jornadas OM decorrem até ao dia 14 de dezembro de 2017. Inscreva-se através do email seminarios@acm.gov.pt ou aqui

 

 

 

 


X Jornadas Anuais do Observatório das Migrações

18 Dec 2017

 

X Jornadas Anuais do Observatório das Migrações: O Observatório das Migrações promove no próximo dia 18 de dezembro de 2017, Dia Internacional dos Migrantes, em Lisboa no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a décima edição das Jornadas do Observatório das Migrações (ver programa aqui). Nesta edição, entre outras novidades, será lançado o mais recente Relatório Estatístico Anual 2017 Indicadores de Integração de Imigrantes (de Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes) da Coleção Imigração em Números do OM (brevemente disponível neste endereço), estando, também, previsto o lançamento de três novos estudos OM: o Estudo 58, Estudo 59 e Estudo 60, da Coleção de Estudos OM.
Estas Jornadas OM serão inauguradas pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Professora Doutora Rosa Monteiro, desenvolvendo-se depois em três sessões plenárias: a primeira sobre indicadores de governação das migrações e indicadores de integração de imigrantes, com a intervenção de Jill Helke da Organização Internacional das Migrações (OIM) de Genebra e Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes do OM; a segunda sessão sobre os impactos da crise na inserção laboral dos imigrantes nos últimos anos com intervenções, entre outros, de Alina Esteves (IGOT), Ana Cláudia Valente (CESOP), Cátia Batista (NSBE, Economia e NOVAFRICA), Carlos Trindade (CGTP) e José Cordeiro (UGT); e, finalmente, a terceira sessão sobre artistas imigrantes em Portugal com intervenções de Lígia Ferro e Otávio Raposo (ISCTE), José Lino (Batoto Yetu) e Rui Telmo Gomes (CIES-IUL).

As inscrições para as Décimas Jornadas OM decorrem até ao dia 14 de dezembro de 2017. Inscreva-se através do email seminarios@acm.gov.pt ou aqui

 

Imagem em Destaque

X Jornadas do Observatório das Migrações: Inscrições abertas

18 Dec 2017

O Observatório das Migrações promove no próximo dia 18 de dezembro de 2017, Dia Internacional dos Migrantes, em Lisboa no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a décima edição das Jornadas do Observatório das Migrações (ver programa aqui). Nesta edição, entre outras novidades, será lançado o mais recente Relatório Estatístico Anual 2017 Indicadores de Integração de Imigrantes (de Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes) da Coleção Imigração em Números do OM (brevemente disponível neste endereço), estando, também, previsto o lançamento de três novos estudos OM: o Estudo 58, Estudo 59 e Estudo 60, da Coleção de Estudos OM.
Estas Jornadas OM serão inauguradas pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Professora Doutora Rosa Monteiro, desenvolvendo-se depois em três sessões plenárias: a primeira sobre indicadores de governação das migrações e indicadores de integração de imigrantes, com a intervenção de Jill Helke da Organização Internacional das Migrações (OIM) de Genebra e Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes do OM; a segunda sessão sobre os impactos da crise na inserção laboral dos imigrantes nos últimos anos com intervenções, entre outros, de Alina Esteves (IGOT), Ana Cláudia Valente (CESOP), Cátia Batista (NSBE, Economia e NOVAFRICA), Carlos Trindade (CGTP) e José Cordeiro (UGT); e, finalmente, a terceira sessão sobre artistas imigrantes em Portugal com intervenções de Lígia Ferro e Otávio Raposo (ISCTE), José Lino (Batoto Yetu) e Rui Telmo Gomes (CIES-IUL).

As inscrições para as Décimas Jornadas OM decorrem até ao dia 14 de dezembro de 2017. Inscreva-se através do email seminarios@acm.gov.pt ou aqui

Imagem em Destaque

X Jornadas OM - Programa.pdf

X Jornadas OM - Programa.pdf (Version 1.0)

Uploaded by Elisa Luis, 11/16/17 4:58 PM
1 of 1
Comments
No comments yet. Be the first.

Version 1.0

Last Updated by Elisa Luis
11/16/17 4:58 PM
Status: Approved
Download (1.2MB) Get URL.
Version History
Version Date Size  
1.0 3 Days Ago 1.2MB

Cartaz A3 -final.pdf.png

Cartaz A3 -final.pdf.png (Version 1.0)

Uploaded by Elisa Luis, 11/16/17 4:51 PM
Comments
No comments yet. Be the first.

Version 1.0

Last Updated by Elisa Luis
11/16/17 4:51 PM
Status: Approved
Download (121k) Get URL.
Version History
Version Date Size  
1.0 3 Days Ago 121k

Introdução # 22

O Observatório das Migrações (OM) dedica este mês de novembro de 2017 ao tema dos estudantes imigrantes em Portugal para assinalar o Dia Internacional do Estudante, 17 de novembro. Este dia foi celebrado pela primeira vez em 1941, em Londres, pelo Conselho Internacional de Estudantes (atual União Internacional de Estudantes) com delegados de 26 países que integravam refugiados, homenageando a memória dos estudantes assassinados pelos nazis no mesmo dia em 1939, durante a tomada de Universidades em Praga.

Sendo a interação entre os imigrantes e o sistema educativo um dos temas recorrentemente tratados por este observatório, tanto nos seus relatórios estatísticos como nos seus estudos, o OM dedica esta newsletter aos estudantes imigrantes de todos os níveis do ensino básico, do ensino secundário e do ensino superior. Para esse efeito, são passadas brevemente em revista os principais olhares académicos e perspetivas em torno do estudo da integração escolar de imigrantes e das dimensões explicativas do desempenho escolar. Esta newsletter apresenta ainda uma breve síntese dos enquadramentos institucional e legal nacional quanto às políticas de integração educativa de estrangeiros e às políticas de captação de estudantes internacionais. Finalmente, destacam-se ainda sobre o tema alguns dos principais resultados de estudos OM dos últimos anos acerca de estudantes imigrantes e descendentes de imigrantes que têm vindo a integrar o sistema escolar português.

Conheça também nesta newsletter o programa das Décimas Jornadas do Observatório das Migrações a realizar-se no próximo dia 18 de dezembro de 2018, Dia Internacional dos Migrantes, em Lisboa e inscreva-se aqui.

Continue a partilhar connosco as suas novidades académicas através do email om@acm.gov.pt e acompanhe-nos no sitio www.om.acm.gov.pt e na página do Facebook https://www.facebook.com/observatoriodasmigracoes


Cartaz X Jornadas OM.png

Cartaz X Jornadas OM.png (Version 1.0)

Uploaded by Elisa Luis, 11/16/17 4:21 PM
Comments
No comments yet. Be the first.

Version 1.0

Last Updated by Elisa Luis
11/16/17 4:21 PM
Status: Approved
Download (348k) Get URL.
Version History
Version Date Size  
1.0 3 Days Ago 348k

Mais de 18 mil estrangeiros procuram Lisboa para estudar

Mais de 18 mil estrangeiros procuram Lisboa para estudar

15 de novembro de 2017

Lusa / Sábado

O número de estudantes estrangeiros a escolher Lisboa para tirarem um curso universitário tem vindo a crescer gradualmente nos últimos anos e actualmente é composto por 18.282 alunos, revela um estudo da Câmara Municipal.
De acordo com o estudo hoje apresentado, em 2012/2013 o número de estudantes internacionais não chegava aos 14 mil, em 2014/2015 não chegava aos 16 mil e agora ultrapassa já os 18 mil alunos.


Estudantes estrangeiros em Portugal: atrair é preciso, reter não é possível

Estudantes estrangeiros em Portugal: atrair é preciso, reter não é possível
23 de outubro de 2017
Juliana Iorio/ DN
 
Há dias li um artigo de opinião que dizia estar em curso "uma forte competição a nível mundial pela atração e a retenção do conhecimento e do talento universitário" e que, nesse sentido, Portugal teria "condições para ficar relativamente bem posicionado nesta competição"
 

 


Chamada para comunicações: Conferência Anual IMISCOE “Europe, migrations and the Mediterranean: human mobilities and intercultural challenges”


Conferência Equinet: “Inclusion of and Discrimination against Migrants in Europe - Contribution of Equality Bodies”

07 Dec 2017

No dia 7 de dezembro de 2017, a Equinet promove, em Bruxelas, a conferência “Inclusion of and Discrimination against Migrants in Europe - Contribution of Equality Bodies”. A conferência tem como objetivo analisar a situação atual da Europa relativamente à discriminação de imigrantes e as implicações para os organismos promotores da igualdade; debater o que pode ser feito a nível internacional, da UE e a nível nacional, para combater a discriminação e  melhorar a integração dos imigrantes, bem como colocar em contacto e debater formas de cooperação entre as organizações que trabalham na promoção dos direitos dos imigrantes. O programa do encontro conta com a intervenção da Presidente do Conselho de Administração da Equinet (European Network of Equality Bodies), Tena Šimonović Einwalter, na sessão de abertura, prosseguindo com os painéis temáticos “Discrimination against migrants in Europe: State of play” e “Promising practices and ways forward”. No período da tarde, o encontro é reservado à temática “Strengthening cooperation for better inclusion of migrants Discrimination against undocumented migrants: implementation”, integrando grupos de discussão sobre os temas “Discrimination against undocumented migrants: implementation of the ECRI GPR n°16”, “Promoting disability sensitive approaches to discrimination against migrants” e “Reaching out and first line support to migrants”.  Os interessados em participar no encontro deverão inscrever-se até ao dia 24 de novembro, através do seguinte endereço Mais informações podem ser obtidas aqui ou através do seguinte e-mail

Imagem em Destaque

Powered By Liferay