24 Jul 2017 - 26 Jul 2017

O Centro de Investigação em Ciências Políticas da Universidade do Minho promove nos dias 24, 25 e 26 de julho uma escola de verão subordinada ao tema da gestão das migrações na Europa e intitulada “Migrants and Refugees at the Crossroads of the EU Crisis: Managing (Ir)reconcilable Practices?”. O programa deste curso articula três eixos temáticos centrais com exercícios práticos na forma de debates e simulações. Os 3 tópicos estruturadores do plano de estudos são a gestão dos fluxos migratórios pela UE e seus países-membros, as questões da gestão de segurança no espaço europeu, e a emergência de fenómenos relacionados com a xenofobia e o racismo.

Entre os investigadores e especialistas que vão contribuir para esta escola de verão contam-se Fidéle Mutwarasibo (Comissão para os Direitos Humanos e Igualdade da Irlanda), Pedro Calado (Alto Comissário para as Migrações), Samir Nair (Centro Mediterráneo Andalusi), Raul Hernández Sagrera (Comissão Europeia) e Isabel Estrada Carvalhais (Universidade do Minho). A diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, apresentará "Portugal Migration in Figures: Myths and Facts" na manhã do segundo dia (25 julho) desta escola de verão. O período de inscrições já está aberto e prolonga-se até dia 15 de junho.

 
As sessões desta Escola de Verão abordarão temas como:

- A avaliação da gestão da crise de refugiados pela Europa
- As políticas de asilo da UE e o Sistema de Dublin
- A relação entre os Direitos Humanos e as necessidades de segurança da UE
- Refugiados e migrantes em Portugal: leis, políticas e estatísticas
- Perspetivas comparadas: O acolhimento de refugiados na perspetiva da experiência Irlandesa e da experiência Portuguesa.


O programa definitivo já se encontra disponível neste endereço. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Imagem em Destaque

19 Jul 2017

 

A 7ª conferência da European Research Survey Association realiza-se em Lisboa, de 17 a 21 de julho de 2017, no Instituto Superior de Engenharia e Gestão e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Entre as numerosas sessões temáticas que constam no programa destacam-se, no campo da mobilidade humana, os dois painéis intitulados "Methodological, Practical and Theoretical Challenges in Research on Refugees", organizados por Roman Auriga, Gisela Will e Christoph Homuth, investigadores do Leibniz Institute for Educational Trajectories. As comunicações constantes nestes dois espaços de debate são as seguintes:

SESSÃO 1
1. ReGES - Refugees in the German Educational System: Introducing a new panel study on refugees in Germany
Gisela Will (LIfBi - Leibniz Institute for Educational Trajectories), Jutta von Maurice (LIfBi - Leibniz Institute for Educational Trajectories), Hans-Günther Roßbach (LIfBi - Leibniz Institute for Educational Trajectories), Christoph Homuth (LIfBi - Leibniz Institute for Educational Trajectories)
2. Refugees in Canada: benefits and challenges behind administrative data linkages
Tristan Cayn (Statistics Canada)
3. The WELLCOME Study – A Panel Survey of Young Syrian Refugees
Angelika Steinwede (infas Institute for Applied Social Sciences, Germany), Michael Ruland (infas Institute for Applied Social Sciences, Germany), Hans Dietrich (Institute of Employment Research (IAB), Germany)
4. Translations into rare languages and foreign languages skills of refugees in Germany
Jürgen Schupp (SOEP/DIW Berlin), Jannes Jacobsen (SOEP/DIW Berlin)

SESSÃO 2
1. How to Track Refugees on their Way to German Universities?
Michael Grüttner (DZHW)
2. Challenges in a survey on refugees in Hanover
Karina Hoekstra (Institute of Sociology, University of Hanover), Irina Gewinner (Institute of Sociology, University of Hanover)
3. Measuring skills of refugees and migrants entering Europe
Quy-Toan Do (World Bank), Gero Carletto (World Bank), Maria Davalos (World Bank), Marta Encinas-Martin (OECD), Harriet Mugera (World Bank)
4. Surveying Refugees. Two Experiments on Anonymity and Incentivation.
Johannes Bauer (Ludwig-Maximilians Universität Munich, Institute for Sociology), Felix Bader (University of Mannheim)

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Imagem em Destaque

14 Jul 2017

 

Com organização da Plataforma Para o Crescimento Sustentável, um think tank fundado em 2011, realiza-se no próximo dia 14 de julho, pelas 17h00, a conferência de apresentação dos principais resultados do projeto “(re)Birth: Desafios Demográficos Colocados à Sociedade Portuguesa”. Este projeto teve como objetivos principais efetuar o diagnóstico das características demográficas estruturantes da realidade nacional, estimar a futura situação demográfica do país para os anos de 2021, 2031 e 2051; e propor recomendações de políticas públicas que permitam corrigir ou mitigar problemas identificados. Após a abertura dos trabalhos a cargo de Jorge Moreira da Silva (presidente da PCS) e Steven Van Hecke (Wilfried Martens Centre for European Studies), o estudo será apresentado por Filipa Castro Henriques e Teresa Rodrigues (investigadores convidados da PCS). De seguida, realizar-se-á uma mesa redonda com a presença de Catarina Reis Oliveira (diretora do Observatório das Migrações), Jorge Bravo (Information Management School - NOVAIMS) e Maria Teresa Ribeiro (Associação Portuguesa de Famílias Numerosas), estando a moderação a cargo de Dália Costa (Coordenadora do Estudo PCS). A entrada na conferência, que decorre no ISCSP - Pólo Universitário do Alto da Ajuda, carece de inscrição prévia aqui. Mais informações podem ser encontradas neste endereço.

Imagem em Destaque

10 Jul 2017 - 21 Jul 2017

 

O Centro de Documentação do ACM, I. P. promove entre os dias 10 a 21 de julho de 2017 duas semanas dedicadas à temática Imigração e Demografia para assinalar o Dia Mundial da População, 11 de julho, convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação do ACM no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), na Rua Álvaro Coutinho, 14, 1.º em Lisboa, entre as 09h30 e as 17h30.

Publicações relevantes, nomeadamente da Coleção Estudos e da Coleção Teses do Observatório das Migrações (OM), entre outras do ACM e do acervo do Centro de Documentação sobre contributos da imigração para a demografia em Portugal, bem como dados estatísticos trabalhados pelo OM acerca dos estrangeiros, estarão disponíveis para consulta. Poderão também neste âmbito ser consultadas todas as publicações do Observatório das Migrações subordinadas a estas e outras temáticas.

Haverá ainda, para oferta, várias publicações que abordam temas adjacentes.

Não perca esta oportunidade! Esperamos por si!

Imagem em Destaque

10 Jul 2017 - 21 Jul 2017

 

O Centro de Documentação do ACM, I. P. promove entre os dias 10 e 21 de julho de 2017 uma quinzena dedicada ao tema Imigração e Demografia para assinalar o Dia Mundial da População, 11 de julho, convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa, na Rua Álvaro Coutinho, 14, 1.º, entre as 09h30 e as 17h30.
 

Saiba mais sobre esta edição das Semanas Temáticas aqui.

Imagem em Destaque

06 Jun 2017

 

Por iniciativa do Observatório das Migrações, decorreu a 6 de junho de 2017, na Assembleia da República, o seminário "Dez Anos da Lei da Nacionalidade". Esta iniciativa procurou refletir os resultados da lei aprovada em 2006, tanto ao nível internacional – na presença de Thomas Huddleston, responsável pelo MIPEX – como ao nível nacional – com a intervenção de Catarina Reis Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações, que apresentou a nova publicação do OM, “Acesso à Nacionalidade Portuguesa: 10 anos da lei em números”, da qual é autora e responsável. O seminário contou ainda com as intervenções do Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, da Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, e do deputado Bacelar de Vasconcelos.

 

Conheça os principais resultados do seminário "10 Anos da Lei da Nacionalidade" aqui.

Imagem em Destaque

16 Jun 2017

 

O auditório III da Universidade Aberta recebe no próximo dia 16 de junho o IV Encontro de Mediação Intercultural em Saúde, desta feita subordinado ao tema "Comunicação Intercultural e Saúde em Debate". O evento é organizado pelo CEMRI-UAb e pela Rede de Ensino Superior em Mediação Cultural (RESMI) em parceria com diversas outras instituições, incluindo o Alto Comissariado para as Migrações. O encontro terá início às 14h30 com a intervenção de Natália Ramos (CEMRI-UAb e RESMI-Saúde) e de Rosa Maria Sequeira (CEMRI-UAb e RESMI), seguindo-se uma primeira sessão de debate dedicada à Rede de Ensino Superior em Mediação Cultural, que contará com a participação de Alcinda Reis (CEMRI-UAb, ESSS-IPSantarém; RESMI-Saúde) e Neila Karimo (ACM e RESMI), estando a moderação a cargo de Bárbara Backström (CEMRI-UAb, FCT e RESMI-Saúde). Realizar-se-á de seguida um outro painel de debate, agora subordinado ao tópico "Comunicação, Cultura e Saúde", onde intervirão Gabriela Lamego (UFSB, Br), Natália Ramos (CEMRI-UAb, FCT e RESMI-Saúde). Conceição Santiago (CEMRI-UAb, FCT, ESSS-IPSantarém e RESMI-Saúde) encarregar-se-á da moderação. A entrada é livre e o evento será transmitido em streaming neste endereço. O programa completo pode ser encontrado aqui.

Imagem em Destaque

19 Jun 2017

 

Os “Encontros Mensais sobre Experiências Migratórias”, ciclo de eventos co-organizado pelo CIES-IUL, CRIA, Observatório da Emigração, Rede Migra e INED, promovem no dia 19 de junho de 2017 um debate que reúne vários investigadores de áreas científicas diversas em torno do tema Categorias Raciais e Étnicas: Entre as Escolhas Políticas e as Práticas Sociais. Com esta opção, os organizadores pretendem explorar em ambiente de diálogo aberto e interdisciplinar o impacto do recente debate público sobre a existência de racismo estrutural em Portugal e as suas implicações para o questionamento político de certo tipo de desigualdades sociais ainda muito significativas. Neste encontro, pretende-se escutar contributos que enriqueçam o contexto internacional e histórico do debate, com a presença de convidados que podem dar conta de realidades afins no Brasil e em França. Neste debate, que se realiza no Auditório B203, Edifício II do ISCTE-IUL e tem início marcado para as 17h30, estarão presentes Cristina Roldão (CIES-IUL, ISCTE-IUL), Iolanda Évora (CEsA/ISEG, ULisboa), Miguel Vale de Almeida (CRIA-IUL, ISCTE-IUL), Patrick Simon (INED, CEE Sciences Po, France) e Rui Pena Pires (OEm, CIES-IUL, ISCTE-IUL). Mais informações podem ser encontradas aqui.

Imagem em Destaque

09 Jun 2017

 

No dia 9 de junho de 2017, o auditório do Goethe-Institut, em Lisboa, recebe o Seminário Internacional “Como apoiar pessoas refugiadas - Abordagens e iniciativas de trabalho voluntário na Europa”, uma iniciativa da Fundação Friedrich Ebert e da organização transnacional European Alternatives. Neste evento serão abordados “diferentes exemplos de trabalho voluntário para e com pessoas refugiadas, incluindo a questão de como recrutar voluntárias/os, os tipos de atividades que podem ser desenvolvidas, a disponibilização de treino e apoio adequados para pessoas voluntárias e a questão de como ajudar a integração de refugiadas/os nas nossas sociedades”. Os trabalhos têm início às 14h00, com intervenções de Nina Amelung (voluntária), Martin Pairet (European Alternatives) e Reinhard Naumann (Fundação Friedrich Ebert). Em seguida, o programa contempla duas mesas redondas subordinadas aos temas "Trabalho Voluntário para e com Refugiados: Da ajuda humanitária à integração” e “Como apoiam as cidades as/os refugiadas/os: Exemplos de Berlim, Barcelona e Lisboa”, para além um “world cafe” sobre experiências de trabalho voluntário com refugiados na Europa. A entrada é livre, embora sujeita a inscrição prévia através deste endereço de email. Mais informações podem ser encontradas aqui.

 
Imagem em Destaque

06 Jun 2017

 

Assinalando os 10 anos da aprovação da Lei da Nacionalidade, e por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Observatório das Migrações promove no dia 6 de junho de 2017, entre as 14h30 e as 18h, o seminário "Dez Anos da Lei da Nacionalidade", a decorrer no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República. Procura-se com esta iniciativa refletir os resultados desta lei, tanto ao nível internacional – na presença de Thomas Huddleston, responsável pelo MIPEX – como ao nível nacional – com a intervenção de Catarina Reis Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações, que apresentará a nova publicação do OM, “Acesso à Nacionalidade Portuguesa: 10 anos da lei em números”, da qual é autora e responsável (brevemente disponível aqui).

A sessão abrirá com a intervenção do Sr. Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, e contará com a participação do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, estando a sessão de encerramento a cargo da Sra. Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino. Está ainda prevista a participação de outras personalidades da Assembleia da República.

O programa pode ser encontrado aqui. Obtenha mais informações e inscreva-se até ao dia 5 de junho de 2017 através do email om@acm.gov.pt.

Imagem em Destaque

07 Jun 2017 - 21 Jun 2017

 

O Centro de Documentação do ACM, I. P. promove entre os dias 7 e 21 de junho de 2017 uma quinzena dedicada ao tema Cidadania e Acesso à Nacionalidade para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa, na Rua Álvaro Coutinho, 14, 1.º, entre as 09h30 e as 17h30.

 
Saiba mais sobre esta edição das Semanas Temáticas aqui.
Imagem em Destaque

19 May 2017

 

A Sala de Conferências do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território recebe no próximo dia 19 de maio um seminário aberto do Prof. Roger Waldinger (Un. Los Angeles) denominado "Immigration and the election of Donald Trump: Why the Sociology of migration left us surprised and unprepared". Waldinger tem trabalhado sobre migrações internacionais ao longo do seu percurso académico, focando múltiplas dimensões deste fenómeno como o empreendedorismo migrante, os mercados de trabalho, as segundas gerações, a imigração altamente qualificada e as políticas de imigração. É autor de diversos livros, entre os quais se destacam The Cross-Border Connection: Immigrants, Emigrants, and their Homelands (Cambridge, MA: Harvard University Press, 2015) e How the Other Half Works: Immigration and the Social Organization of Labor (University of California Press, 2003). Em 2012, recebeu o Prémio de Carreira atribuído pela Secção de Migrações Internacionais da American Sociological Association. Este evento, que decorre entre as 10h00 e as 12h00, realiza-se no âmbito do Doutoramento em Migrações da Universidade de Lisboa.

Imagem em Destaque

22 May 2017

 

O Grande Auditório do ISCTE-IUL, em Lisboa, acolhe no próximo dia 22 de maio o Fórum Nacional para a Diversidade, um evento que pretende assinalar o primeiro aniversário da Carta Portuguesa para a Diversidade. Este documento, que conta já com 115 organizações signatárias, sinaliza o compromisso de diversos atores na sociedade portuguesa para com uma sociedade mais inclusiva e plural. O programa deste Fórum, que se encontra disponível aqui, tem início com as intervenções de Luís Antero Reto, Reitor do ISCTE-IUL, e de Catarina Marcelino, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, seguindo-se a apresentação e o ponto de situação da Carta Portuguesa para a Diversidade. O encerramento ficará a cargo da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes. Destacam-se ainda os contributos de Solat Chaudhry (National Center for Diversity, Investors in Diversity, Reino Unido), João Tavares (EDP) e Isabelle Pujol (Pluribus Europa, França), para além do Lançamento e Abertura de Candidaturas ao Selo para a Diversidade, numa iniciativa do Alto Comissariado para as Migrações e da agência de publicidade GRAFE. As inscrições podem ser feitas online através deste formulário. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Imagem em Destaque

08 May 2017 - 19 May 2017

 

O Centro de Documentação do ACM, I. P. promove entre os dias 8 a 19 de maio de 2017 uma quinzena dedicada ao tema Imigrantes e Segurança Social para assinalar o Dia Mundial e Nacional da Segurança Social, 8 de maio, convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa, na Rua Álvaro Coutinho, 14, 1.º, entre as 09h30 e as 17h30.

Publicações relevantes, nomeadamente das várias linhas editoriais do Observatório das Migrações (OM), entre outras do acervo do Centro de Documentação sobre imigrantes e segurança social, bem como dados estatísticos acerca de contribuintes e beneficiários estrangeiros do sistema de segurança social de Portugal trabalhados pelo OM, estarão disponíveis para consulta. Poderão também neste âmbito ser consultadas todas as publicações do Observatório das Migrações subordinadas a outras temáticas.

Haverá ainda, para oferta, várias publicações que abordam temas adjacentes. Esperamos por si!

 

Contactos do Centro de Documentação: centro.documentacao@acm.gov.pt / 218 106 170

Imagem em Destaque

20 May 2017

 

No âmbito do Seminário Internacional Migration Challenges in the Globalization Era - Mental Health, Education and Culture, a Universade Católica promove no próximo dia 20 de maio uma conferência/debate intitulada “Migrant Integration: What Road to Follow In Legislation And Mental Health?”. A iniciativa, apoiada pelo Alto Comissariado para as Migrações, pretende criar um espaço de debate sobre migração e integração no Reino Unido, Canadá e Portugal, e contará com a presença do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, que terá a seu cargo a moderação do debate. Este terá a participação de duas especialistas internacionais nas matérias a abordar, nomeadamente Nazilla Khanlou, Professora e Presidente do Gabinete de Investigação em Saúde da Mulher da Universidade de York, e Sarah Spencer, Diretora do Centre on Migration, Policy and Society (COMPAS) da Universidade de Oxford. Em destaque vão estar as experiências paradigmáticas do Brexit, em Inglaterra, a Legislação Europeia que regula os migrantes e a promoção de políticas de saúde mental para mulheres e crianças migrantes. O evento, que decorre entre as 009h30 e as 13h00 na Sala de Exposições da Un. Católica, é de entrada livre embora careça de inscrição prévia que pode ser realizada neste endereço. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Imagem em Destaque

05 May 2017 - 26 May 2017 O ciclo de conferências “Islam, Arabs and Europe” é uma iniciativa do AZIMUTE  – Grupo de Estudos em Contextos Árabes e Islâmicos do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), e realiza-se entre 5 e 26 de maio na FCSH-Nova, em Lisboa. Com esta iniciativa, pretende-se promover um conhecimento multidisciplinar sobre contextos e temas árabes e islâmicos, estimular uma abordagem crítica à produção académica nos mesmo temas e desenvolver competências para um pensamento crítico, argumentação e  comunicação sobre temas culturais e políticos contemporâneos. Os oradores convidados incluem Paulo Hilu Pinto (UFF, Cátedra Santander; CRIA-FCSH/NOVA), Maria Cardeira da Silva (CRIA-FCSH/NOVA), Raquel Carvalheira (CRIA-FCSH/NOVA), Francisco Freire (CRIA-FCSH/NOVA), Patrícia Jerónimo (Un. Minho), José Mapril (CRIA-FCSH/NOVA), Ewa K. Strzelecka (Un. Castilla-La Mancha), Angeles Ramirez e Ana Planet (Universidad Autonoma de Madrid), Joana Lucas (CRIA-FCSH/NOVA) e Romeo Carabelli (Université François Rabelais). Mais informações podem ser encontradas aqui.
Imagem em Destaque

08 May 2017 - 19 May 2017

 

O Centro de Documentação do ACM, I. P. promove entre os dias 8 a 19 de maio de 2017 uma quinzena dedicada ao tema Imigrantes e Segurança Social para assinalar o Dia Mundial e Nacional da Segurança Social, 8 de maio, convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa, na Rua Álvaro Coutinho, 14, 1.º, entre as 09h30 e as 17h30.

 
Saiba mais sobre esta edição das Semanas Temáticas aqui.

Imagem em Destaque

23 Mar 2017

 

No próximo dia 23 de março, entre as 16h15 às 18h, tem início no auditório do CNAIM-Lisboa o ciclo de Diálogos do Observatório das Migrações, um espaço de reflexão e diálogo construtivo entre académicos, decisores políticos e representantes da sociedade civil. Esta primeira sessão abordará o tema "Feminização das Migrações em Portugal", a propósito do Dia Internacional das Mulheres que se assinala este mês.

Após o acolhimento dos participantes e uma visita ao Centro de Documentação do CNAIM, Natália Gomes (Observatório das Migrações) apresentará o 1º Boletim Estatístico OM, integrado na Coleção Imigração em Números do OM, cujo número inaugural se debruça sobre A Mulher Estrangeira na População Residente em Portugal.

Decorrerá em seguida um debate em torno da Feminização das Migrações em Portugal, que contará com a moderação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, e a participação de Joana Tropa (CIEG – Centro Interdisciplinar de Estudos de Género) e Carla Martingo (P&DFactor - Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento). As reflexões e contributos finais estarão a cargo de Catarina Marcelino, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

O programa completo pode ser encontrado aqui. A entrada é livre, embora sujeita a inscrição prévia através do email seminarios@acm.gov.pt.

Imagem em Destaque

19 Apr 2017

 

No próximo dia 19 de abril de 2017 decorre na Biblioteca de Marvila, em Lisboa, um encontro dedicado à temática “Sociologia e Intervenção Local”, organizado pela Associação Portuguesa de Sociologia com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa / Bibliotecas de Lisboa. Com esta iniciativa, os organizadores pretendem criar um espaço de apresentação de programas e projetos de intervenção local em que os envolvidos possam partilhar as suas experiências nesta área, propiciando uma reflexão coletiva útil para a consolidação da intervenção local e para a própria área académica da Sociologia. O programa consta de uma sessão plenária intitulada “Olhares sobre os contributos dos sociólogos na intervenção local “, seguida de duas mesas redondas. A primeira, subordinada ao tópico “Outros olhares sobre o contributo dos sociólogos na Intervenção Local”, contará com a participação de Catarina Reis Oliveira, diretora do Observatório das Migrações, para além dos contributos de Luísa Dornellas (CML), Marta Martins (Arte em Rede), Matilde Caldas (Orquestra Geração) e Pedro Góis (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra). Mais informações, incluindo o programa completo, podem ser encontradas aqui.

Imagem em Destaque

03 Apr 2017

 

O Observatório das Migrações (OM) realizou no dia 23 de março de 2017, entre as 16h30 e as 18h30, no Auditório do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa, a primeira edição dos Diálogos do OM na presença de cerca de três dezenas de participantes. Assumindo desde o início do ano um planeamento temático, o OM dedicou esta sessão inaugural ao tema da Feminização das Migrações em Portugal, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março.

Conheça os principais resultados dos primeiros Diálogos do OM aqui.

Imagem em Destaque