16 Dec 2016

 

Para assinalar o Dia Internacional dos Migrantes, o Observatório das Migrações irá lançar no próximo dia 16 de dezembro 4 novas publicações do OM, promovendo uma vez mais o debate e a reflexão em torno da integração dos imigrantes, mobilizando o diálogo entre académicos, decisores políticos e representantes de organizações da sociedade civil, entre outros.

Imagem em Destaque

18 Nov 2016


No próximo dia 18 de novembro o Observatório das Migrações lança, em parceria com o INE, o Relatório Estatístico Anual 2016 – Indicadores de Integração de Imigrantes da Coleção Imigração em Números. O relatório será apresentado pelas suas autoras, Catarina Reis Oliveira, diretora do OM, e Natália Gomes, da equipa do OM, na presença do Senhor Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, a Presidente do INE, Alda Caetano Carvalho, e o Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado. O relatório analisa mais de uma centena de indicadores acerca dos estrangeiros residentes em Portugal a partir de 25 fontes estatísticas e administrativas, organizadas em 11 dimensões analíticas. Conheça o resumo do relatório aqui e o programa da sessão de lançamento. A partir do dia do lançamento o relatório integral estará disponível aqui.

Imagem em Destaque

25 Nov 2016


No próximo dia 25 de novembro às 17h30 no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Campus Campolide, vai ser atribuído o Doutoramento Honoris Causa ao Professor Alejandro Portes, um dos mais prominentes sociólogos norte-americanos com trabalho extenso na vertente das Migrações. Deixamos alguns exemplos bibliográficos deste académico publicados em Portugal: Migrações Internacionais: Origens, Tipos e Modos de Incorporação (Celta, 1999); Estudos sobre as Migrações Contemporâneas: Transnacionalismo, Empreendedorismo e a Segunda Geração (Fim de Século, 2006).

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Imagem em Destaque

24 Nov 2016 - 25 Nov 2016


O Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, em parceria com a Rede de Desenvolvimento Aga Khan, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Plataforma de Apoio aos Refugiados e a rede europeia Voices of Young Refugees in Europe, promove nos próximos dias 24 e 25 de novembro mais uma edição do Fórum de Lisboa, desta feita intitulado “Migração e Direitos Humanos - Como estruturar uma acção colectiva efectiva? Boas práticas e conhecimento partilhado no espaço Euro-Mediterrânico”. O encontro realiza-se no Centro Ismaili de Lisboa. Segundo o programa provisório este fórum consta de duas sessões plenárias, quatro workshops e uma mesa redonda, encerrando com a apresentação de um documento final que sumariza as Conclusões e Recomendações do Fórum Lisboa 2016. Entre os convidados já confirmados encontram-se Mina Jaf (Women Refugee Route), Rui Marques (Plataforma de Apoio aos Refugiados), Michael Diedring (Programa Europeu para a Integração e Migração) e Amin Awad (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), entre muitos outros. Mais informações podem ser encontradas neste endereço.

Imagem em Destaque

18 Nov 2016 - 20 Nov 2016 XXI Congresso de Sociologia em Castela-Mancha: “Integraciones y Desintegraciones Sociales: Pobreza, migraciones, refugio”
O Veracruz Plaza Hotel da cidade espanhola de Valdepeñas acolhe nos próximos dias 18, 19 e 20 de novembro o XXI Congresso de Sociologia em Castela-Mancha, um evento organizado pela Asociación Castellano-Manchega de Sociología. No primeiro dia do encontro, destaca-se a conferência inaugural a cargo de Pedro Sánchez Vera, da Universidade de Murcia, e a apresentação do nº 21 da Barataria - Revista Castellano-Manchega de Ciencias Sociales. Nos dias 19 e 20 decorrerão diversas “mesas de trabalho”, entre as quais se destaca a subordinada ao tema “Pobreza, migraciones y refugio”, coordenada por Silvia Giménez Rodríguez (Universidade Rey Juan Carlos) e Alfonso Ortega Giménez (Universidad Miguel Hernández). Mais informações, incluindo o formulário de inscrição para os interessados em participar, podem ser encontradas no site da Asociación Castellano-Manchega de Sociología.
Imagem em Destaque

18 Nov 2016

O Salão Nobre do Instituto Nacional de Estatística acolhe no dia 18 de novembro de 2016, entre as 9h30 e as 12h, o lançamento do Relatório Estatístico Anual 2016 – Indicadores de Integração de Imigrantes, da Coleção "Imigração em Números" do Observatório das Migrações. O trabalho será apresentado pela Diretora do OM, Catarina Reis de Oliveira, e pela coautora do relatório, Natália Gomes, na presença do Ministro Adjunto Eduardo Cabrita, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade Catarina Marcelino, da Presidente do Conselho Diretivo do INE Alda Caetano Carvalho e do Alto-comissário para as Migrações. As inscrições para a sessão estão abertas e deverão ser feitas por email através do endereço seminarios@acm.gov.pt.

Aceda aqui ao resumo do Relatório Estatístico Anual 2016 – Indicadores de Integração de Imigrantes.

Imagem em Destaque

18 Nov 2016
Realiza-se no dia 18 de Novembro em Olhão a 4ª edição da Mesa Redonda “Línguas e Mobilidades/ Mobilidades Linguísticas”, uma iniciativa da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve em parceria com o Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). Esta mesa redonda, estruturada em 4 sessões que compreendem um total de 10 palestras, tem como objetivo explorar as ligações multifacetadas entre língua(s) e mobilidades numa perspetiva multi e interdisciplinar, acolhendo contribuições da sociolinguística, análise de discurso, sociologia, antropologia, geografia, estudos (inter)culturais, ciências da educação e literatura. O programa completo pode ser consultado neste documento, enquanto que os resumos das comunicações e notas biográficos dos participantes se encontram disponíveis aqui. A entrada é gratuita, embora os interessados devam submeter previamente a sua ficha de inscrição para os endereços de email constantes na mesma.
Imagem em Destaque

31 Oct 2016
Realiza-se no próximo dia 31 de Outubro, pelas 14h00, no auditório B104 do ISCTE-IUL, o Seminário Internacional "Support and Opposition to Migration in Portugal”, evento que decorre no âmbito do projeto de investigação Apoio e Oposição à Imigração em Portugal, desenvolvido pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. O plano de trabalhos tem início às 14h00, com a abertura a cargo do diretor do CIES-IUL, João Sebastião, do vice-reitor do ISCTE-IUL, Fernando Luis Machado, e do investigador Didier Ruedin, da Universidade de Neuchatel. Seguir-se-á um primeiro painel de discussão intitulado The Politicisation of Immigration in New Countries of Immigration, com a participação de Laura Morales (Un. Leicester) e Ornella Urso (Scuola Normale Superiore di Pisa) e, após uma pequena pausa, The Politicisation of Immigration in Old Countries of Immigration, que contará com os contributos de Didier Ruedin (Un. Neuchatel) e João Carvalho (ISCTE-IUL). A entrada é livre.
Imagem em Destaque

16 Nov 2016
A Fundação Calouste Gulbenkian acolhe no próximo dia 16 de novembro o XII Congresso Internacional do Conselho Português para os Refugiados (CPR), evento co-organizado pelo CPR e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Fundação Calouste Gulbenkian. O evento, cujo programa definitivo será divulgado em breve, realiza-se ao abrigo do lema “O Futuro da Europa depende do Futuro dos Refugiados”. A entrada é livre mas carece de inscrição prévia que pode ser feita online através do formulário que encontra na página do congresso.
Imagem em Destaque

16 Nov 2016 O Thon Hotel Brussels City Centre, em Bruxelas, acolhe no próximo dia 16 de novembro o simpósio “Reforming the Common European Asylum System: Towards a Unified, Fair and Effective Policy”, que tem como objetivo principal discutir a agenda da UE em matéria de asilo e refugiados. Como convidado principal, o evento conta com a presença de Thom Brooks (Faculdade de Direito da Universidade de Durham), articulando-se em torno de quatro mesas redondas que discutirão temas como a reforma do sistema de asilo comum da UE, as condições da receção de migrantes no espaço europeu, o controlo de fronteiras na União Europeia e as políticas de integração para refugiados e requerentes de asilo. Este simpósio é uma iniciativa do think tank britânico Public Policy Exchange, e os interessados em participar podem fazer a sua inscrição online neste endereço. Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem em Destaque

06 Oct 2016 - 07 Oct 2016 Está agendado para os dias 6 e 7 de Outubro de 2016 o V Congresso Português de Demografia, intitulado “A Crise Demográfica: Um País em Extinção?” e organizado pela Associação Portuguesa de Demografia em colaboração com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS). Esta edição procura explorar numa perspetiva interdisciplinar a crise demográfica que se vive em Portugal, caracterizada pelo acentuar da queda no número de nascimentos, pelo súbito crescimento da emigração, pela aceleração do processo de envelhecimento da população e pela contração da população em idade ativa. O congresso estrutura-se em torno de vários workshops, conferências e sessões paralelas, algumas delas relacionadas com a temática das migrações. Entre estas contam-se “Imigração e Migrações Internas”, moderada por Gilberta Rocha (CES-Un. Açores), e "Emigração e impactos demográficos das migrações", moderada por Maria Luis Rocha Pinto (Un. Aveiro). Este Congresso conta com o apoio do Observatório das Migrações, estando prevista no primeiro dia do evento a intervenção da sua coordenadora, Catarina Reis Oliveira, no painel temático "Emigração e impactos demográficos das migrações", onde apresentará a comunicação “Imigração e Demografia em Portugal: que relação?”. Mais informações acerca deste Congresso, incluindo o programa provisório, podem ser encontradas aqui. Mais informações acerca deste Congresso podem ser encontradas aqui.
Imagem em Destaque

10 Mar 2009

No próximo dia 10 de Março de 2009 realiza-se na Cidade da Praia, em Cabo Verde, uma Conferência Internacional dedicada ao tema "As Múltiplas Faces da Migração Cabo-verdiana", uma iniciativa organizada pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD, MNE) e pelo Instituto das Comunidades de Cabo Verde no âmbito do primeiro aniversário do Centro de Apoio ao Migrante no País de Origem (CAMPO). Nesta ocasião serão apresentadas duas publicações recentes do Observatório da Imigração: A Importância e o Impacto das Remessas dos Imigrantes em Portugal no Desenvolvimento de Cabo Verde, de Corsino Tolentino, Carlos Rocha e Nancy Tolentino (Colecção de Estudos e Documentos do Observatório da Imigração) e Comunidade(s) Cabo-verdiana(s): as múltiplas faces da imigração cabo-verdiana, organizada por Pedro Góis (Colecção Comunidades).

 

10 de Março de 2009, 14h00
Cidade da Praia – Sala de Conferências do Palácio das Comunidades, Achada de Santo António do Instituto das Comunidades

Programa

14h00 - Acolhimento dos Participantes

14h30 - Sessão de Abertura
Álvaro Apolo, Presidente do Instituto das Comunidades
Maria da Graça Guimarães, Embaixadora de Portugal em Cabo Verde
Arnaldo Andrade, Embaixador de Cabo Verde em Portugal
Rosário Farmhouse, Alta-Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural

15h00 - Painel I: Impacto das Remessas para Cabo Verde
Moderador: Álvaro Apolo, Presidente do Instituto das Comunidades

A importância e o impacto das Remessas dos Imigrantes em Portugal no desenvolvimento de Cabo Verde
Por Carlos Rocha e Nancy Tolentino

Debate

16h15 - Painel II: As Múlltiplas Faces da Migração Cabo-verdiana
Moderador: Roberto Carneiro, Director do Observatório da
Imigração de Portugal

Entre Janus e Hydra de Lerna: As Múltiplas Faces dos Cabo-Verdianos
Por Pedro Góis, Organizador do livro, investigador do CES-UC

Empresários de origem Cabo-Verdiana
Por Catarina Reis Oliveira, ACIDI

Produzindo a música de Cabo Verde na diáspora
Por Rui Cidra, INET-MD

A diáspora cabo-verdiana ao serviço do desenvolvimento
Por Kátia Cardoso, CES-UC

A comunidade cabo-verdiana nos Açores
Por Paulo Mendes, AIPA

Cabo-verdianos e saúde mental na Holanda
Por Cláudia de Freitas, Universidade de Utrecht

Debate

18h00 - Sessão de Encerramento
Roberto Carneiro, Director do Observatório da Imigração
Jarmela Palos, Director do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras
Rosário Farmhouse, Alta-Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural

18h30 - Visita ao CAMPO e festa do 1º aniversário

Mais informações sobre a conferência e sobre procedimentos de inscrição disponíveis aqui. O programa final da conferência encontra-se disponível aqui.

 


A Importância e o Impacto das Remessas dos Imigrantes em Portugal no Desenvolvimento de Cabo Verde de Corsino Tolentino, Carlos Rocha e Nancy Tolentino encontra-se disponível para consulta aqui.

Comunidade(s) Cabo-verdiana(s): as múltiplas faces da imigração cabo-verdiana, livro organizado por Pedro Góis, encontra-se disponível aqui.

Sala de Conferências do Palácio das Comunidades, Achada de Santo António do Instituto das Comunidades
Imagem em Destaque

13 Oct 2016

A Fundação Friedrich Ebert, em parceria com a Associação Mulheres sem Fronteiras, o Centro de Estudos sobre a Mulher “Faces de Eva” do CCIS.NOVA e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres promovem no próximo dia 13 de outubro um workshop intitulado “Boas Práticas no Acolhimento de Mulheres e Meninas Refugiadas”. O evento é dinamizado pela associação alemã Agisra, que trabalha em Colónia com mulheres imigrante e refugiadas. As inscrições são limitadas a 20 participantes e podem ser realizadas online neste formulário até dia 26 de setembro. Este workshop tem como destinatários preferenciais os técnicos, auxiliares e outros profissionais que trabalham no acolhimento de meninas, raparigas e mulheres refugiadas, os órgãos de polícia criminal, os técnicos de centros de apoio a vítimas e de casas abrigo para mulheres e crianças, as associações de imigrantes e os investigadores. O programa completo será divulgado no final de setembro e poderá ser consultado na página de facebook do evento.


06 Oct 2016 - 08 Oct 2016

O Instituto Superior Politécnico de Viseu acolhe de 6 a 8 de outubro de 2016 o XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, subordinado ao tema Fronteiras, Diálogos e Transições. Segundo os organizadores, a fronteira assume-se, no contexto educativo, como “lugar de encontro e negociação, de diálogo e de oportunidades de construção de novo conhecimento”, enquanto que as transições “permitem-nos orientar os diálogos para o desiderato da transformação do atual e do presente”. Neste contexto, será dado especial destaque a temáticas relacionadas com as migrações e a interculturalidade, salientando-se  tópicos como “Educação, Migrações e Crianças Refugiadas”, “Internacionalização da Educação e Mobilidade”, “Perspetivas Pós-Coloniais em Educação” e “Educação Inclusiva”. O evento contará também com a presença de Delma Byrne (Maynooth University, Irlanda), que apresentará uma palestra intitulada “Boundaries, Dialogue and Transitions: Migration, Interculturalism and Education in Ireland”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas online através deste formulário, enquanto que mais informação sobre o evento pode ser encontrada no respetivo site.


28 Sep 2016

Realiza-se no próximo dia 28 de setembro mais uma edição de ciclo de Workshops de Investigação CIES-IUL, desta feita com a participação da socióloga Sofia Gaspar (CIES-IUL). A investigadora apresentará uma comunicação intitulada “A Segunda Geração de Chineses em Portugal”,  na qual analisa a integração social dos descendentes de cidadãos chineses sedentarizados em Portugal, centrando-se nos domínios do trabalho, da família, do grupo de pares e da educação. Com base numa metodologia qualitativa que recorreu principalmente à entrevista semi-estruturada, Sofia Gaspar faz uma análise comparativa entre a geração de imigrantes chineses nascidos na China e a geração de descendentes já nascidos em Portugal. O evento decorre entre as 13h30 e as 14h30 na sala C202 do Edifício II do ISCTE-IUL. Mais informações podem ser encontradas aqui.


21 Sep 2016 - 22 Sep 2016 Durante os próximos dias 21 e 22 de setembro de 2016 realiza-se no Teatro Armando Cortez, em Lisboa, o Congresso "Cidadania e Religião: Diálogo Inter-religioso”. O evento é organizado pelo Alto Comissariado para as Migrações, IP, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, o Observatório para a Liberdade Religiosa e a Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona. Os organizadores do encontro referem como seu objetivo fundamental “reconhecer e celebrar o clima de diálogo inter-religioso vivido em Portugal e promover o debate em torno do papel das religiões e espiritualidades, nomeadamente nas temáticas da paz e tolerância, da corresponsabilização social e da educação”. O programa, que pode ser consultado aqui, inclui palestras de Alberto Melloni (Univ. de Modena e Reggio Emilia; Comité da UNESCO para o Pluralismo Religioso e a Paz) e Ibrahim Mogra (Imã de Leicester; Conselho Islâmico da Grã-Bretanha) e dois painéis temáticos intitulados "Corresponsabilização social – O cuidado do outro" e "Papel da educação na promoção da tolerância religiosa". Será ainda apresentado o Encontro de Jovens para o Diálogo Inter-religioso (MEET IR 2016), bem como os resultados de um inquérito às lideranças religiosas realizado pela Área das Ciências das Religiões da Universidade Lusófona. As inscrições estão já abertas e podem ser realizadas através deste formulário online.

24 Oct 2016 - 28 Oct 2016 Estão já abertas as inscrições para a edição de 2016 da Conferência Internacional Metropolis, que se realizará na cidade japonesa de Aichi-Nagoya, entre 24 e 28 de outubro, em redor do conceito “Creating Trust through Wisdom on Migration and Integration”. A conferência Metropolis assinala assim o seu 20º aniversário, sendo esta edição a primeira a ser realizada na Ásia. Este ano, o evento articula-se através de um conjunto de sessões plenárias, workshops, visitas guiadas e atividades sociais, estando já confirmada a presença do principal orador convidado, William Lacy Swing (Diretor Geral da Organização Internacional para as Migrações). O programa contará com cerca de 75 workshops aprovados entre um conjunto de propostas da comunidade científica. Mais informações sobre a edição 2016 da conferência Metropolis podem ser encontradas aqui.
Imagem em Destaque

14 Oct 2016 - 15 Oct 2016

A Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural (RESMI), promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações, e em parceria para este congresso com o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade Lusófona de Lisboa, e este Observatório das Migrações, organiza nos dias 14 e 15 de outubro de 2016 o seu primeiro congresso, subordinado ao tema “Contextos e Desafios da Mediação Intercultural”. O evento tem como objetivo explorar a interculturalidade a partir de uma perspetiva interdisciplinar e abordar, especificamente, os processos de mediação intercultural no que concerne os seus pressupostos, modelos, técnicas, procedimentos, resultados e boas práticas. O programa provisório, que pode ser consultado aqui, contempla dois painéis integrados (“Somos Todos Outros” e “Do Terreno à Mediação”), um conjunto de quatro workshops sobre diferentes modelos de integração, e duas séries de 4 painéis temáticos simultâneos.
Os interessados em participar como palestrante neste evento podem fazê-lo submetendo resumos das suas propostas para uma das quatro áreas temáticas em destaque:  Mediação Intercultural em Educação, Mediação Intercultural em Saúde, Mediação Intercultural no Território e Novos Desafios na Mediação Intercultural. Os resumos das conferências serão incluídos numa edição especial da revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, enquanto que uma seleção dos melhores artigos será publicada num número especial da Revista Migrações do Observatório das Migrações, dedicado ao tema da Mediação Intercultural. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Imagem em Destaque

13 Oct 2016 - 14 Oct 2016 A Cultura Foundation, uma instituição finlandesa promotora da cultura e língua russa, organiza na cidade Helsínquia uma conferência dedicada às comunidades russófonas espalhadas pela Europa, focando a utilização dos media por essas comunidades e o modo como ela influencia as questões da integração. Entre os oradores convidados destacam-se lga Bronnikova (Un. Grenoble), Olga Davydova-Minguet (Un. Finlândia Oriental), Polina Kliuchnikova (Universidade de Durham), Teemu Oivo (Un. Finlândia Oriental), Tiina Sotkasiira (Un. Finlândia Oriental), Mikko Villi (Un. Jyväskylä) e Dmitry Yagodin (Un. Tampere). O programa conta ainda com 3 workshops temáticos – 1) Russian Speaking Minorities in EU - Formation of Communities; 2) Media and Integration; e 3) Interplay between Traditional and Social Media in National and Transnational Framework. Mais informações podem ser encontradas aqui.
Imagem em Destaque

06 Jul 2016 - 08 Jul 2016 Decorre na Universidade do Algarve, de 6 a 8 de Julho de 2016, o IX Congresso Português de Sociologia - “Portugal, Território de Territórios”. Um dos domínios de investigação que estrutura este evento é o de “Migrações, Etnicidade e Racismo”, que conta com 8 painéis temáticos: Refugiados, Integração (4 painéis), Emigração e Diversidade Cultural: Perspectivas Comparadas Europa - América Latina, para além de uma sessão de posters. Esta área é coordenada por Pedro Góis (FE-CES/UC ), José Carlos Laranjo Marques (IPL - CICS.NOVA) e João Peixoto (ISEG-UL), e neste congresso contempla eixos temáticos tão diversos quanto as migrações internacionais no espaço lusófono, as migrações de (e para) a União Europeia, os refugiados, a integração e cidadania, as etnicidades e identidades, o transnacionalismo e a xenofobia e racismo.  Mais informações sobre o congresso podem ser encontradas aqui.
Imagem em Destaque