28 Jan 2018

No âmbito do X Congresso Português de Sociologia, subordinado ao tema “Na era da pós-verdade? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo”, está aberto até ao dia 28 de janeiro de 2018 o período para submissão de comunicações na área temática “Migrações, Etnicidade e Racismo”, coordenada por Pedro Góis (FE- CES/UC), José Carlos Laranjo Marques (IPL - CICS.NOVA) e João Peixoto (ISEG –UL), sobre um dos seguintes temas:
- Migrações internacionais contemporâneas
- Migrações de (e para) a União Europeia
- Emigração e imigração em Portugal
- Refugiados
- Migrações, media e opinião pública
- Migrações ambientalmente induzidas
- Integração e cidadania
- Etnicidade(s) e identidade(s)
- Transnacionalismo
- Xenofobia e racismo(s)
Serão particularmente consideradas comunicações que apresentem e discutam sociologicamente dados empíricos recentes, quer quantitativos, quer qualitativos. Os resumos devem ser organizados com as secções: objetivos, métodos, resultados e conclusões, devendo ter, no máximo, 2500 (sem espaços).

Este Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), decorrerá entre 10 e 12 de julho de 2018, na Universidade da Beira Interior. As regras e prazos a considerar para a submissão dos resumos, assim como mais informações sobre o X Congresso Português de Sociologia estão disponíveis neste endereço

Imagem em Destaque

15 Jan 2018 - 18 Jan 2018

Entre 15 e 18 de janeiro (2018) decorre na sede da OCDE, em Paris, o Fórum Internacional sobre Estatísticas das Migrações (IFMS-2018).  Este fórum visa mobilizar conhecimentos de uma ampla gama de disciplinas como estatística, economia, demografia, sociologia, ciência geo-espacial e tecnologia da informação, disciplinas que podem contribuir para melhorar a compreensão global do fenómeno da migração. O Fórum que será organizado em torno de vários temas - Medição das migrações; Inovação e síntese de fontes de dados; Compreensão das migrações através de dados; Cooperação e gestão de dados e Capacitação -, assumindo-se como uma oportunidade para os decisores políticos entrarem em contato direto com especialistas em dados de migrações, visando criar sinergias entre diferentes atores e perspetivas, com representantes de países de "origem", "trânsito" e "anfitrião" de migrantes. Está confirmada a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, para partilhar a experiência portuguesa com a Coleção Imigração em Números do OM. Mais informações sobre este Fórum, disponíveis neste endereço

Imagem em Destaque

31 Jan 2018

 

A Universidade de Lisboa promove a Conferência Migrações 2018, estando aberto  até ao dia 31 de janeiro de 2018 o período para submissão comunicações. A Conferência, a realizar-se entre 26 e 28 de junho em Lisboa, pretende constituir um fórum de discussão entre peritos, jovens investigadores, estudantes, profissionais e decisores políticos na área das migrações, integrando cerca de 100 sessões paralelas centradas nas migrações, populações migrantes, diásporas, políticas de imigração, bem como sobre os não migrantes e o maior impacto da mobilidade humana. O programa científico da conferência incluirá debates, apresentações orais, apresentações de posters e workshops, contando entre os principais convidados, com a participação de Douglas Massey, Saskia Sassen, Oded Stark, Giuseppe Sciortino, Caroline Brettell, Barry Chiswick e Karen Phalet. O encontro que constitui a 6.ª edição das The Migration Conferences (TMC) é coorganizado pelo Prof. Ibrahim Sirkeci (Universidade Regente), Prof. Jeffrey Cohen (Universidade Estadual de Ohio), Prof. Philip Martin (Universidade da Califórnia, Davis) , Prof Gudrun Biffl (Universidade do Danúbio, Krems), contando em Portugal com o ISEG, Universidade de Lisboa (Professor João Peixoto Fonseca) e o IGOT, Universidade de Lisboa (Prof. Maria Lucinda), como entidades anfitriãs.

Mais informações sobre a conferência disponíveis neste endereço.

 

Imagem em Destaque

18 Dec 2017

 

O Observatório das Migrações promove no próximo dia 18 de dezembro de 2017, Dia Internacional dos Migrantes, em Lisboa no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a décima edição das Jornadas anuais do Observatório das Migrações (ver programa aqui). Nesta edição, entre outras novidades, será lançado o mais recente Relatório Estatístico Anual 2017 Indicadores de Integração de Imigrantes (de Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes) da Coleção Imigração em Números do OM (brevemente disponível neste endereço) e três novos estudos OM: o Estudo 58, Estudo 59 e Estudo 60, da Coleção de Estudos OM.
Estas Jornadas OM serão inauguradas pela Senhora Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, desenvolvendo-se depois em três sessões plenárias: a primeira sobre indicadores de governação das migrações e indicadores de integração de imigrantes, com a intervenção de Jill Helke da Organização Internacional das Migrações (OIM) de Genebra e Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes do OM; a segunda sessão plenária sobre os impactos da crise na inserção laboral dos imigrantes nos últimos anos com intervenções, entre outros, de Alina Esteves (IGOT), Ana Cláudia Valente (CESOP), Cátia Batista (NSBE, Economia e NOVAFRICA), Carlos Trindade (CGTP), José Cordeiro (UGT) e António Correia de Campos, Presidente do Conselho Económico e Social; e, finalmente, a terceira sessão sobre artistas imigrantes em Portugal com intervenções de Lígia Ferro e Otávio Raposo (ISCTE), José Lino Neves (Gabinete de Apoio Técnico às Associações de Imigrantes - GATAI/ACM) e Rui Telmo Gomes (CIES-IUL).

Mais informações sobre as X Jornadas do Observatório das Migrações disponíveis neste endereço

Imagem em Destaque

23 Mar 2017

O Observatório das Migrações (OM) realizou no dia 23 de março de 2017, entre as 16h30 e as 18h30, no Auditório do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa, a primeira edição dos Diálogos do OM na presença de cerca de três dezenas de participantes. Assumindo desde o início do ano um planeamento temático, o OM dedicou esta sessão inaugural ao tema da Feminização das Migrações em Portugal, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março.

Conheça os principais resultados dos primeiros Diálogos do OM aqui.

Imagem em Destaque

30 Nov 2017

A Universidade Lusíada de Lisboa promove, no dia 30 de novembro de 2017, a Conferência Internacional “Managing International Migration in the EU and Mediterranean Region - Challenges and Responses”.  O programa da conferência, centrado no mapeamento dos desafios e das respostas das várias partes envolvidas no processo de gestão das migrações na União Europeia e na Região do Mediterrâneo, integra a participação de especialistas nacionais e estrangeiros, contando, entre outras intervenções, com a apresentação “Myths and facts on immigration: indicators of immigrants integration”, do Observatório das Migrações (OM), por Tiago Santos.
Mais informações sobre a conferência disponíveis neste endereço

Imagem em Destaque

14 Dec 2017 - 15 Dec 2017

O Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) da FCSH/NOVA e o CRIA da Universidade do Minho promovem, nos dias 14 e 15 de dezembro de 2017, o Workshop internacional “Bordering: a view from Portugal”. O Encontro tem um duplo objetivo, por um lado, reunir investigadores que trabalham com questões relacionadas com questões de gestão das fronteiras em Portugal e, por outro lado, fazer o enquadramento do caso português, no contexto mais amplo dos regimes fronteiriços europeus e norte-americanos. Através de um vasto programa, que inclui cinco sessões temáticas com a participação de académicos de diversas universidades portuguesas, bem como de investigadores internacionais (Department of Anthropology, University of Amsterdam e da University Federico II of Naples, pretende-se refletir sobre as lições aprendidas e as novas perspetivas das políticas e das práticas, bem como relativamente às perceções e à experiência das diferentes partes envolvidas na gestão de fronteiras.
Mais informações sobre o encontro podem ser consultadas neste endereço.

 

Imagem em Destaque

28 Nov 2017

No dia 28 de novembro de 2017, entre as 15h00 e as 19h00, realiza-se na Sociedade de Geografia de Lisboa (Sala Adriano Moreira), o colóquio “Mobilidade Forçada e Solidariedades”. O encontro, promovido pela Comissão de Migrações da Sociedade de Geografia de Lisboa, coordenada pela Professora Doutora Maria Beatriz Rocha Trindade e pelo Grupo de Investigação Migrações e Diversidades Culturais do CEMRI (Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais) da Universidade Aberta, vai reunir professores universitários e investigadores que vão debater temas tão atuais como as migrações, os refugiados e os direitos humanos.
O programa do encontro está disponível neste endereço e os resumos e notas bográficas dos autores podem ser consultados aqui

 

Imagem em Destaque

29 Nov 2017

No dia 29 de novembro, a partir das 14 horas tem lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Anfiteatro III), a conferência "The refugee crisis in Europe: Confusion, trauma, culture clash". Com esta conferência pretende-se refletir sobre a recente crise com refugiados menores não acompanhados, na perspetiva do professor de língua alemã, Stephan M. Schweighofer, da Universidade de Graz, da Áustria. O encontro “terá em consideração diversos aspetos, como por exemplo os procedimentos habituais e obstáculos que os refugiados e as culturas recetoras têm de enfrentar, as condições sociais e os estados psicológicos dos jovens, bem como aspetos pedagógicos específicos”.
Mais informações sobre o encontro disponíveis neste endereço

Imagem em Destaque

23 Nov 2017

No dia 23 de novembro de 2017, entre as 16:30 e as 18:00, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e o Centro de Estudos Geográficos (CEG), da Universidade de Lisboa, promovem, no âmbito do Doutoramento em Migrações, um seminário aberto dedicado ao tema “And then came the brexit: experiences and future plans of young EU migrants in the london region”, que conta a participação do Professor Russell King, especialista na área das migrações, da Universidade de Sussex, do Reino Unido. O Seminário integra-se no âmbito do Programa de Doutoramento FCT e decorrerá no edifício do IGOT, em Lisboa.
Mais informações sobre o Seminário disponíveis neste endereço

Imagem em Destaque

20 Nov 2017

No âmbito do Mês da Educação e da Ciência 2017, a Fundação Francisco Manuel dos Santos promove no dia 20 de novembro, entre as 15:00 e as 18:00, no Observatório Astronómico de Lisboa, a conferência subordinada ao tema “Ciência portuguesa pelo mundo”, procurando dar resposta às questões “Quantos são e onde estão os cientistas Portugueses espalhados pelo mundo? Quem são e em que áreas de investigação trabalham?”. No encontro será feita uma breve apresentação do mapa e dos números da diáspora científica portuguesa, a partir da rede GPS – Global Portuguese Scientists, que agora celebra o primeiro aniversário. Aos números somam-se as vivências de três cientistas portugueses a residir no estrangeiro, com contribuições de alto valor no panorama científico nacional e internacional. A conferência conta com a participação dos oradores Carlos Fiolhais, Francisco Bethencourt, Jaime Gama, Nuno Fontes, Rui Raposo e Zita Martins, contando com a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que dará o mote à reflexão sobre o tema e se dirigirá, no encerramento, aos cientistas portugueses”. Os interessados poderão assistir à conferência em direto via streaming, através deste endereço.

Imagem em Destaque

23 Nov 2017 - 24 Nov 2017

OM nas IV Jornadas Ibéricas de Educação Social: “Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia”: O Departamento de Ciências Sociais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, promove nos dias 23 e 24 de novembro (2017), no Auditório da Escola Superior de Educação, as IV Jornadas Ibéricas de Educação Social, nesta edição dedicadas ao tema “Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia”. Com este fórum de discussão pretende-se analisar, nas circunstâncias atuais, a continuidade de uma essência humanista no projeto de integração da UE, pensar criticamente sobre as relações entre as migrações, economia, segurança, direitos humanos e a cidadania europeia, refletir sobre o enquadramento legislativo e as políticas de acolhimento promovidas por Portugal e Espanha e debater sobre a ação do educador social, no âmbito do acolhimento aos imigrantes. A Comissão Científica do encontro, promovida pela Professora Cristina Mesquita, conta com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, conjuntamente com investigadores da Universidad de Valladolid (Soria), da Universidade de Salamanca, bem como do Instituto Politécnico de Bragança. O programa destas jornadas contempla, na sessão de abertura, as intervenções do Diretor do Instituto Politécnico de Bragança, do Diretor da Escola Superior de Educação, e da Diretora do Departamento de Ciências Sociais, seguindo-se a conferência inaugural “Mitos e Factos da imigração em Portugal: o que os indicadores de integração nos ajudam a compreender?” da responsabilidade deste Observatório das Migrações, por Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes. O programa das Jornadas prossegue com três painéis temáticos subordinados às temáticas “Refugiados em Portugal – os desafios do acolhimento”; “Imigrantes: políticas e práticas de integração na Península Ibérica” e “Migrações, interculturalidade e participação num mundo em mudança”, encerrando com a conferência “Papel e prácticas del educador social en el marco de la reconstrucción de la ciudadanía europea” de Luján Lázaro Herrero da Universidade de Salamanca. Os resumos das comunicações e apresentação de todos os oradores encontram-se neste endereço. Os interessados em participar no encontro deverão inscrever-se aqui. Mais informações sobre as Jornadas disponíveis no seguinte endereço.

Imagem em Destaque

14 Nov 2017 - 15 Nov 2017

O Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos (ODIHR), da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), promove nos dias 14 e 15 de novembro, em Bruxelas, uma mesa redonda subordinada ao tema “Civic And Political Participation Of Migrants: Challenges And Good Practices in Line With OSCE Commitments And International Standards”. Ao longo de um dia e meio, o encontro reunirá representantes de entidades nacionais e locais, académicos, bem como especialistas da sociedade civil, na área da participação cívica e política de migrantes dos Estados participantes da OSCE. O encontro contará, na sessão inaugural, com a intervenção de Thomas Huddleston (Programme Director on Migration and Integration do Migration Policy Group), integrando as intervenções de Mischa Thompson (Policy Advisor to the U.S. Commission on Security and Cooperation in Europe), Guglielmo Picchi (Vice Chair of Ad Hoc Committee On Migration, OSCE Parliamentary Assembly), Miltos Pavlou (Senior Programme Manager, Fundamental Rights Agency, Vienna), e Zrinka Bralo, (CEO of “Migrants Organise” platform, United Kingdom), no painel de abertura. De entre os muitos peritos, o encontro contará com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, que analisará o caso português, destacando alguns dos dados sistematizados no mais recente Boletim Estatístico OM #2, no painel “Challenges to the political participation of migrants: perspectives from the OSCE region”, liderado pelo Prof. Bogdan Voicu, Institute of Sociology, Romanian Academy of Sciences, e que conta com a participação de Nuria Diez-Guardia ou Agnese Papadia (European Commission, DG HOME, Legal migration and integration Unit), Salome Mbugua (Chair of the Board, European Network of Migrant Women), e  Marilyn Neven (Program Manager, the International IDEA). O programa do evento prossegue com os seguintes painéis temáticos: “Electoral participation of migrants”, “Civic participation of migrants”, “Use of consultative mechanisms across the OSCE. Examples of good practices”.  A sessão de encerramento, que integrará uma mesa redonda para apresentação das principais conclusões e apresentação de recomendações, estará a cargo de Christine Hirst (Deputy Head of Democratization Department, ODIHR). Mais informações no seguinte endereço

Imagem em Destaque

14 Nov 2017 - 15 Nov 2017

O Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos (ODIHR), da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), promove nos dias 14 e 15 de novembro, em Bruxelas, uma mesa redonda subordinada ao tema “Civic And Political Participation Of Migrants: Challenges And Good Practices in Line With OSCE Commitments And International Standards”. Ao longo de um dia e meio, o encontro reunirá representantes de entidades nacionais e locais, académicos, bem como especialistas da sociedade civil, na área da participação cívica e política de migrantes dos Estados participantes da OSCE. O encontro contará, na sessão inaugural, com a intervenção de Thomas Huddleston (Programme Director on Migration and Integration do Migration Policy Group), integrando as intervenções de Mischa Thompson (Policy Advisor to the U.S. Commission on Security and Cooperation in Europe), Guglielmo Picchi (Vice Chair of Ad Hoc Committee On Migration, OSCE Parliamentary Assembly), Miltos Pavlou (Senior Programme Manager, Fundamental Rights Agency, Vienna), e Zrinka Bralo, (CEO of “Migrants Organise” platform, United Kingdom), no painel de abertura. De entre os muitos peritos, o encontro contará com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, que analisará o caso português, destacando alguns dos dados sistematizados no mais recente Boletim Estatístico OM #2, no painel “Challenges to the political participation of migrants: perspectives from the OSCE region”, liderado pelo Prof. Bogdan Voicu, Institute of Sociology, Romanian Academy of Sciences, e que conta com a participação de Nuria Diez-Guardia ou Agnese Papadia (European Commission, DG HOME, Legal migration and integration Unit), Salome Mbugua (Chair of the Board, European Network of Migrant Women), e  Marilyn Neven (Program Manager, the International IDEA). O programa do evento prossegue com os seguintes painéis temáticos: “Electoral participation of migrants”, “Civic participation of migrants”, “Use of consultative mechanisms across the OSCE. Examples of good practices”.  A sessão de encerramento, que integrará uma mesa redonda para apresentação das principais conclusões e apresentação de recomendações, estará a cargo de Christine Hirst (Deputy Head of Democratization Department, ODIHR). Mais informações no seguinte endereço

Imagem em Destaque

18 Dec 2017

 

X Jornadas Anuais do Observatório das Migrações: O Observatório das Migrações promove no próximo dia 18 de dezembro de 2017, Dia Internacional dos Migrantes, em Lisboa no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a décima edição das Jornadas do Observatório das Migrações (ver programa aqui). Nesta edição, entre outras novidades, será lançado o mais recente Relatório Estatístico Anual 2017 Indicadores de Integração de Imigrantes (de Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes) da Coleção Imigração em Números do OM (brevemente disponível neste endereço), estando, também, previsto o lançamento de três novos estudos OM: o Estudo 58, Estudo 59 e Estudo 60, da Coleção de Estudos OM.
Estas Jornadas OM serão inauguradas pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Professora Doutora Rosa Monteiro, desenvolvendo-se depois em três sessões plenárias: a primeira sobre indicadores de governação das migrações e indicadores de integração de imigrantes, com a intervenção de Jill Helke da Organização Internacional das Migrações (OIM) de Genebra e Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes do OM; a segunda sessão sobre os impactos da crise na inserção laboral dos imigrantes nos últimos anos com intervenções, entre outros, de Alina Esteves (IGOT), Ana Cláudia Valente (CESOP), Cátia Batista (NSBE, Economia e NOVAFRICA), Carlos Trindade (CGTP) e José Cordeiro (UGT); e, finalmente, a terceira sessão sobre artistas imigrantes em Portugal com intervenções de Lígia Ferro e Otávio Raposo (ISCTE), José Lino (Batoto Yetu) e Rui Telmo Gomes (CIES-IUL).

As inscrições para as Décimas Jornadas OM decorrem até ao dia 14 de dezembro de 2017. Inscreva-se através do email seminarios@acm.gov.pt ou aqui

 

Imagem em Destaque

07 Dec 2017

No dia 7 de dezembro de 2017, a Equinet promove, em Bruxelas, a conferência “Inclusion of and Discrimination against Migrants in Europe - Contribution of Equality Bodies”. A conferência tem como objetivo analisar a situação atual da Europa relativamente à discriminação de imigrantes e as implicações para os organismos promotores da igualdade; debater o que pode ser feito a nível internacional, da UE e a nível nacional, para combater a discriminação e  melhorar a integração dos imigrantes, bem como colocar em contacto e debater formas de cooperação entre as organizações que trabalham na promoção dos direitos dos imigrantes. O programa do encontro conta com a intervenção da Presidente do Conselho de Administração da Equinet (European Network of Equality Bodies), Tena Šimonović Einwalter, na sessão de abertura, prosseguindo com os painéis temáticos “Discrimination against migrants in Europe: State of play” e “Promising practices and ways forward”. No período da tarde, o encontro é reservado à temática “Strengthening cooperation for better inclusion of migrants Discrimination against undocumented migrants: implementation”, integrando grupos de discussão sobre os temas “Discrimination against undocumented migrants: implementation of the ECRI GPR n°16”, “Promoting disability sensitive approaches to discrimination against migrants” e “Reaching out and first line support to migrants”.  Os interessados em participar no encontro deverão inscrever-se até ao dia 24 de novembro, através do seguinte endereço Mais informações podem ser obtidas aqui ou através do seguinte e-mail

Imagem em Destaque

30 Nov 2017

O Barcelona Centre for International Affairs (CIBOD) e o Barcelona Institute for Global Health (ISGLOBAL), com o apoio do Europe for Citizens programme, promovem, no dia 30 de novembro de 2017, em Barcelona, o Seminário: “Migration, Health and Cities”. O seminário que pretende debater os desafios que as migrações colocam ao nível da saúde , implicando medidas de mitigação preventivas e efetivas nos países de origem e de destino,  tendo por análise as necessidades individuais de cuidados de saúde dos migrantes (por exemplo, ao nível da saúde reprodutiva, questões de gênero, cuidados com a saúde das crianças, tratamento de trauma), pretende envolver profissionais de saúde, decisores políticos e profissionais de ONGs. O encontro conta, na sessão de abertura, com as intervenções do Director do CIDOB, Jordi Bacaria, e do Policy and Global Development Director do ISGlobal, Rafael Vilasanjuan, prosseguindo com três painéis temáticos: “Health and Migration in Countries of Origin and Transition: Preventive Care, Emergency Assistance and Pandemics along in the Migratory Routes”, “European Health Integration Policies: Health and Migration in Destination Countries” e “Cities and the Management of Health and Migration: Attending to Diversity of Needs”. Os interessados em participar no encontro deverão inscrever-se até 24horas antes do início do seminário, através do seguinte endereço Mais informações sobre o encontro disponíveis aqui

Imagem em Destaque

13 Nov 2017 - 24 Nov 2017

OM promove Quinzena Temática “Estudantes Imigrantes”: O Observatório das Migrações (OM) promove no Centro de Documentação do ACM, I. P., entre os dias 13 e 24 de novembro de 2017, uma quinzena temática acerca de Estudantes Imigrantes, para assinalar o Dia Internacional do Estudante (17 de novembro), convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do ACM, IP, na Rua Álvaro Coutinho, 14, 1.º em Lisboa, entre as 09h30 e as 17h30. Publicações relevantes, nomeadamente da Coleção de Estudos OM, da Coleção de Teses OM, e da Coleção Imigração em Números do OM, entre outras referências bibliográficas do acervo do Centro de Documentação sobre estudantes internacionais, educação e integração, e imigrantes no sistema educativo. Estarão ainda acessíveis dados oficiais acerca do tema sistematizados e analisados pelo OM. Poderão também, neste âmbito, serem consultadas todas as publicações do Observatório das Migrações subordinadas a outras temáticas. Haverá ainda, para oferta, várias publicações que abordam temas adjacentes.

Imagem em Destaque

09 Nov 2017

No âmbito da conferência final do projeto AMITIE CODE – Capitalizing On DEvelopment (EuropeAid), realiza-se no dia 9 de novembro, pelas 14:30, o seminário “Integração de Imigrantes”. O encontro terá como oradores Pedro Calado, Alto-Comissário para as Migrações, Maria Eugénia Coelho, Vereadora da Câmara Municipal de Loures, Teresa Tito de Morais, Presidente do Conselho Português para os Refugiados, e Lucinda Fonseca, Presidente do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. "O projeto AMITIE CODE aborda o tema das migrações, do desenvolvimento e dos direitos humanos e envolve um consórcio de parceiros provenientes de 6 países europeus (Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Letónia), que incluem o CEI-IUL e a Câmara Municipal de Loures." A participação neste seminário é livre e gratuita.

Mais informações neste endereço.

Imagem em Destaque

16 Oct 2017 - 27 Oct 2017

O Observatório das Migrações promove no Centro de Documentação do ACM, I. P., entre os dias 16 e 27 de outubro de 2017, uma quinzena dedicada ao tema Estatísticas e Indicadores de Integração de Imigrantes (para assinalar o Dia Europeu da Estatística, que se comemora a 20 de outubro), convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), na Rua Álvaro Coutinho, 14, 1.º em Lisboa, entre as 09h30 e as 17h30.
Publicações relevantes, com especial destaque para a Coleção Imigração em Números do Observatório das Migrações (OM), entre outras do OM e do acervo do Centro de Documentação, bem como dados estatísticos trabalhados pelo OM acerca dos indicadores de integração de imigrantes, estarão disponíveis para consulta. Poderão também neste âmbito ser consultadas todas as publicações do Observatório das Migrações subordinadas a estas e outras temáticas.

Saiba mais sobre esta edição das Quinzenas Temáticas aqui.

 

Imagem em Destaque