Публикатор Публикатор

X Jornadas do Observatório das Migrações: Inscrições abertas

18 дек 2017

O Observatório das Migrações promove no próximo dia 18 de dezembro de 2017, Dia Internacional dos Migrantes, em Lisboa no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a décima edição das Jornadas do Observatório das Migrações (ver programa aqui). Nesta edição, entre outras novidades, será lançado o mais recente Relatório Estatístico Anual 2017 Indicadores de Integração de Imigrantes (de Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes) da Coleção Imigração em Números do OM (brevemente disponível neste endereço), estando, também, previsto o lançamento de três novos estudos OM: o Estudo 58, Estudo 59 e Estudo 60, da Coleção de Estudos OM.
Estas Jornadas OM serão inauguradas pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Professora Doutora Rosa Monteiro, desenvolvendo-se depois em três sessões plenárias: a primeira sobre indicadores de governação das migrações e indicadores de integração de imigrantes, com a intervenção de Jill Helke da Organização Internacional das Migrações (OIM) de Genebra e Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes do OM; a segunda sessão sobre os impactos da crise na inserção laboral dos imigrantes nos últimos anos com intervenções, entre outros, de Alina Esteves (IGOT), Ana Cláudia Valente (CESOP), Cátia Batista (NSBE, Economia e NOVAFRICA), Carlos Trindade (CGTP) e José Cordeiro (UGT); e, finalmente, a terceira sessão sobre artistas imigrantes em Portugal com intervenções de Lígia Ferro e Otávio Raposo (ISCTE), José Lino (Batoto Yetu) e Rui Telmo Gomes (CIES-IUL).

As inscrições para as Décimas Jornadas OM decorrem até ao dia 14 de dezembro de 2017. Inscreva-se através do email seminarios@acm.gov.pt ou aqui

Imagem em Destaque

Programa X Jornadas OM - versão 21-11-2017.pdf

Programa X Jornadas OM - versão 21-11-2017.pdf (Версия 1.0)

Загружено пользователем Elisa Luis, 22.11.17 10:46
1 из 1
Комментарии
Пока нет комментариев. Будь первым.

Chamada para Comunicações: “Temporalities of migration and integration”

Bygnes and Erdal IMISCOE session proposal.pdf

Bygnes and Erdal IMISCOE session proposal.pdf (Версия 1.0)

Загружено пользователем Elisa Luis, 22.11.17 10:07
1 из 1
Комментарии
Пока нет комментариев. Будь первым.

Minicurso: “Análise quantitativa e cartográfica de dados sobre migração: o exemplo das bases estatísticas dos Censos do Brasil”

LAYOUT MINICURSO_ok.pdf

LAYOUT MINICURSO_ok.pdf (Версия 1.0)

Загружено пользователем Elisa Luis, 21.11.17 17:23
1 из 1
Комментарии
Пока нет комментариев. Будь первым.

Conferência: “The Refugee Crisis in Europe - Confusion – Trauma – Culture Clash”

29 ноя 2017

No dia 29 de novembro, a partir das 14 horas tem lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Anfiteatro III), a conferência "The refugee crisis in Europe: Confusion, trauma, culture clash". Com esta conferência pretende-se refletir sobre a recente crise com refugiados menores não acompanhados, na perspetiva do professor de língua alemã, Stephan M. Schweighofer, da Universidade de Graz, da Áustria. O encontro “terá em consideração diversos aspetos, como por exemplo os procedimentos habituais e obstáculos que os refugiados e as culturas recetoras têm de enfrentar, as condições sociais e os estados psicológicos dos jovens, bem como aspetos pedagógicos específicos”.
Mais informações sobre o encontro disponíveis neste endereço

Imagem em Destaque

The_Refugee_Crisis_in_Europe_talk_leaflet_2.pdf

The_Refugee_Crisis_in_Europe_talk_leaflet_2.pdf (Версия 1.0)

Загружено пользователем Elisa Luis, 21.11.17 13:00
1 из 2
Комментарии
Пока нет комментариев. Будь первым.

anuncio_conferência_European_Refugee_Crisis_Schweighofer.pdf

Seminário de Doutoramento em Migrações: “And then came the brexit: experiences and future plans of young EU migrants in the london region”

23 ноя 2017

No dia 23 de novembro de 2017, entre as 16:30 e as 18:00, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e o Centro de Estudos Geográficos (CEG), da Universidade de Lisboa, promovem, no âmbito do Doutoramento em Migrações, um seminário aberto dedicado ao tema “And then came the brexit: experiences and future plans of young EU migrants in the london region”, que conta a participação do Professor Russell King, especialista na área das migrações, da Universidade de Sussex, do Reino Unido. O Seminário integra-se no âmbito do Programa de Doutoramento FCT e decorrerá no edifício do IGOT, em Lisboa.
Mais informações sobre o Seminário disponíveis neste endereço

Imagem em Destaque

Conferência FFMS: “Ciência portuguesa pelo mundo”

20 ноя 2017

No âmbito do Mês da Educação e da Ciência 2017, a Fundação Francisco Manuel dos Santos promove no dia 20 de novembro, entre as 15:00 e as 18:00, no Observatório Astronómico de Lisboa, a conferência subordinada ao tema “Ciência portuguesa pelo mundo”, procurando dar resposta às questões “Quantos são e onde estão os cientistas Portugueses espalhados pelo mundo? Quem são e em que áreas de investigação trabalham?”. No encontro será feita uma breve apresentação do mapa e dos números da diáspora científica portuguesa, a partir da rede GPS – Global Portuguese Scientists, que agora celebra o primeiro aniversário. Aos números somam-se as vivências de três cientistas portugueses a residir no estrangeiro, com contribuições de alto valor no panorama científico nacional e internacional. A conferência conta com a participação dos oradores Carlos Fiolhais, Francisco Bethencourt, Jaime Gama, Nuno Fontes, Rui Raposo e Zita Martins, contando com a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que dará o mote à reflexão sobre o tema e se dirigirá, no encerramento, aos cientistas portugueses”. Os interessados poderão assistir à conferência em direto via streaming, através deste endereço.

Imagem em Destaque

FFMS - Ciência portuguesa pelo mundo.png

FFMS - Ciência portuguesa pelo mundo.png (Версия 1.0)

Загружено пользователем Elisa Luis, 20.11.17 12:38
Комментарии
Пока нет комментариев. Будь первым.

Chamada para comunicações: X Congresso Português de Sociologia

“Integrating superdiversity in urban governance: the case of inner-city Lisbon”

Autor(es): Oliveira, Nuno; Padilla, Beatriz

Publicação:
Policy & Politics, Volume 45, Number 4, October 2017, pp. 605-622(18)

O artigo analisa como a gestão urbana recorreu a uma combinação de políticas de desenvolvimento económico e cultural para incorporar a “superdiversidade” resultante da imigração. A Mouraria, um bairro de Lisboa, foi estudada como local onde as estratégias urbanas acomodam diversidades antigas e recentes de modo a produzir uma impressão cosmopolita que vai de par com uma abordagem baseada no conceito de “vantagem na diversidade”. Foram identificadas três estratégias que contribuem para a gestão urbana: a “desetnização” da “superdiversidade” e políticas de crescimento urbano, a estetização da diversidade e o racional da convivência, e o marketing do lugar e a criação marca da cidade. Os autores consideram que a gestão urbana num bairro “superdiverso” cultural pressupõe políticas de desenvolvimento económico e criação de mercado que incorporem a diversidade cultural a partir de uma perspetiva “desetnizada”. Mais informações sobre o artigo estão disponíveis aqui.


OM no Congresso XX Anos FDUNL – Migração, Cidadania, Direitos Humanos

27 ноя 2017 - 28 ноя 2017

A Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL) promove, nos dias 27 e 28 de novembro, o Congresso XX Anos FDUNL, nesta edição dedicado ao tema “Migração, Cidadania, Direitos Humanos”. O Congresso, no primeiro dia dedicado ao tema “Migration is a Human Issue”, integra, na sessão de abertura, o painel “Migração, Crises e Conflitos: Novos e Velhos Desafios” presidido pela Diretora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Teresa Pizarro Beleza, e pela Deputada à Assembleia da República, Constança Urbano de Sousa.  Do programa deste dia constam os painéis “Pode distinguir-se entre ’Imigrante’ e ‘Refugiado’”?, “Há ligação entre Migração , Terrorismo e Racismo?”, a Exposição de Fotografias de Helena Ferro de Gouveia (Deutsche Welle), bem como o painel “Que impacto tem a imigração no país de acolhimento?, que conta com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, entre os oradores convidados. O encontro encerra o primeiro dia com a apresentação do filme “A boa mentira”. O segundo dia do congresso centra-se no tema “Ser Português, tornar-se Português: Nacionalidade e Cidadania no Séc. XXI”, integrando vários painéis com diferentes olhares acerca do tema: “O que significa ser Português? Identidade e Identificação. Perspetivas Históricas, Sociológicas e Antropológicas.”, “À Nacionalidade equivale o exercício pleno da cidadania? Igualdade e Discriminação no Exercício dos Direitos de Cidadania”, a “Peça sobre Nacionalidade Portuguesa – Teatro do Oprimido”, bem como um último painel dedicado à temática “Deve ser Português quem nasce em Portugal? A Reforma da Lei da Nacionalidade”, presidido por Catarina Marcelino, Deputada à Assembleia da República e anterior Secretária de Estado para a Igualdade e Cidadania. O tema do acesso à nacionalidade portuguesa mereceu também especial destaque este ano pelo OM, para assinalar os 10 anos da Lei da Nacionalidade, que lançou na Assembleia da República o primeiro Caderno Estatístico OM acerca de “Acesso à Nacionalidade Portuguesa: 10 anos da lei em números” (Catarina Reis Oliveira et al., 2017), com um balanço – em números – da primeira década de implementação da alteração da Lei da Nacionalidade (2007-2016) por comparação às concessões da nacionalidade portuguesa na década imediatamente anterior (1997-2006), sistematizando os dados administrativos disponíveis no país e identificando as principais tendências e canais adotados (entre as aquisições e as atribuições) pelos cidadãos para acesso à nacionalidade portuguesa.
Os interessados em participar no Congresso deverão inscrever-se até ao dia 23 de novembro, através deste endereço ou deste e-mail, sendo assegurados os respetivos certificados de participação.

Imagem em Destaque

OM nas IV Jornadas Ibéricas de Educação Social: “Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia”

23 ноя 2017 - 24 ноя 2017

OM nas IV Jornadas Ibéricas de Educação Social: “Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia”: O Departamento de Ciências Sociais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, promove nos dias 23 e 24 de novembro (2017), no Auditório da Escola Superior de Educação, as IV Jornadas Ibéricas de Educação Social, nesta edição dedicadas ao tema “Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia”. Com este fórum de discussão pretende-se analisar, nas circunstâncias atuais, a continuidade de uma essência humanista no projeto de integração da UE, pensar criticamente sobre as relações entre as migrações, economia, segurança, direitos humanos e a cidadania europeia, refletir sobre o enquadramento legislativo e as políticas de acolhimento promovidas por Portugal e Espanha e debater sobre a ação do educador social, no âmbito do acolhimento aos imigrantes. A Comissão Científica do encontro, promovida pela Professora Cristina Mesquita, conta com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, conjuntamente com investigadores da Universidad de Valladolid (Soria), da Universidade de Salamanca, bem como do Instituto Politécnico de Bragança. O programa destas jornadas contempla, na sessão de abertura, as intervenções do Diretor do Instituto Politécnico de Bragança, do Diretor da Escola Superior de Educação, e da Diretora do Departamento de Ciências Sociais, seguindo-se a conferência inaugural “Mitos e Factos da imigração em Portugal: o que os indicadores de integração nos ajudam a compreender?” da responsabilidade deste Observatório das Migrações, por Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes. O programa das Jornadas prossegue com três painéis temáticos subordinados às temáticas “Refugiados em Portugal – os desafios do acolhimento”; “Imigrantes: políticas e práticas de integração na Península Ibérica” e “Migrações, interculturalidade e participação num mundo em mudança”, encerrando com a conferência “Papel e prácticas del educador social en el marco de la reconstrucción de la ciudadanía europea” de Luján Lázaro Herrero da Universidade de Salamanca. Os resumos das comunicações e apresentação de todos os oradores encontram-se neste endereço. Os interessados em participar no encontro deverão inscrever-se aqui. Mais informações sobre as Jornadas disponíveis no seguinte endereço.

Imagem em Destaque

OM no Encontro internacional de peritos promovido pela OSCE: “Civic And Political Participation Of Migrants”

14 ноя 2017 - 15 ноя 2017

O Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos (ODIHR), da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), promove nos dias 14 e 15 de novembro, em Bruxelas, uma mesa redonda subordinada ao tema “Civic And Political Participation Of Migrants: Challenges And Good Practices in Line With OSCE Commitments And International Standards”. Ao longo de um dia e meio, o encontro reunirá representantes de entidades nacionais e locais, académicos, bem como especialistas da sociedade civil, na área da participação cívica e política de migrantes dos Estados participantes da OSCE. O encontro contará, na sessão inaugural, com a intervenção de Thomas Huddleston (Programme Director on Migration and Integration do Migration Policy Group), integrando as intervenções de Mischa Thompson (Policy Advisor to the U.S. Commission on Security and Cooperation in Europe), Guglielmo Picchi (Vice Chair of Ad Hoc Committee On Migration, OSCE Parliamentary Assembly), Miltos Pavlou (Senior Programme Manager, Fundamental Rights Agency, Vienna), e Zrinka Bralo, (CEO of “Migrants Organise” platform, United Kingdom), no painel de abertura. De entre os muitos peritos, o encontro contará com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, que analisará o caso português, destacando alguns dos dados sistematizados no mais recente Boletim Estatístico OM #2, no painel “Challenges to the political participation of migrants: perspectives from the OSCE region”, liderado pelo Prof. Bogdan Voicu, Institute of Sociology, Romanian Academy of Sciences, e que conta com a participação de Nuria Diez-Guardia ou Agnese Papadia (European Commission, DG HOME, Legal migration and integration Unit), Salome Mbugua (Chair of the Board, European Network of Migrant Women), e  Marilyn Neven (Program Manager, the International IDEA). O programa do evento prossegue com os seguintes painéis temáticos: “Electoral participation of migrants”, “Civic participation of migrants”, “Use of consultative mechanisms across the OSCE. Examples of good practices”.  A sessão de encerramento, que integrará uma mesa redonda para apresentação das principais conclusões e apresentação de recomendações, estará a cargo de Christine Hirst (Deputy Head of Democratization Department, ODIHR). Mais informações no seguinte endereço

Imagem em Destaque

OM no Encontro internacional de peritos promovido pela OSCE: “Civic And Political Participation Of Migrants”

14 ноя 2017 - 15 ноя 2017

O Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos (ODIHR), da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), promove nos dias 14 e 15 de novembro, em Bruxelas, uma mesa redonda subordinada ao tema “Civic And Political Participation Of Migrants: Challenges And Good Practices in Line With OSCE Commitments And International Standards”. Ao longo de um dia e meio, o encontro reunirá representantes de entidades nacionais e locais, académicos, bem como especialistas da sociedade civil, na área da participação cívica e política de migrantes dos Estados participantes da OSCE. O encontro contará, na sessão inaugural, com a intervenção de Thomas Huddleston (Programme Director on Migration and Integration do Migration Policy Group), integrando as intervenções de Mischa Thompson (Policy Advisor to the U.S. Commission on Security and Cooperation in Europe), Guglielmo Picchi (Vice Chair of Ad Hoc Committee On Migration, OSCE Parliamentary Assembly), Miltos Pavlou (Senior Programme Manager, Fundamental Rights Agency, Vienna), e Zrinka Bralo, (CEO of “Migrants Organise” platform, United Kingdom), no painel de abertura. De entre os muitos peritos, o encontro contará com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, que analisará o caso português, destacando alguns dos dados sistematizados no mais recente Boletim Estatístico OM #2, no painel “Challenges to the political participation of migrants: perspectives from the OSCE region”, liderado pelo Prof. Bogdan Voicu, Institute of Sociology, Romanian Academy of Sciences, e que conta com a participação de Nuria Diez-Guardia ou Agnese Papadia (European Commission, DG HOME, Legal migration and integration Unit), Salome Mbugua (Chair of the Board, European Network of Migrant Women), e  Marilyn Neven (Program Manager, the International IDEA). O programa do evento prossegue com os seguintes painéis temáticos: “Electoral participation of migrants”, “Civic participation of migrants”, “Use of consultative mechanisms across the OSCE. Examples of good practices”.  A sessão de encerramento, que integrará uma mesa redonda para apresentação das principais conclusões e apresentação de recomendações, estará a cargo de Christine Hirst (Deputy Head of Democratization Department, ODIHR). Mais informações no seguinte endereço

Imagem em Destaque

Encontro internacional de peritos promovido pela OSCE: “Civic And Political Participation Of Migrants”

14 ноя 2017 - 15 ноя 2017

O Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos (ODIHR), da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), promove nos dias 14 e 15 de novembro, em Bruxelas, uma mesa redonda subordinada ao tema “Civic And Political Participation Of Migrants: Challenges And Good Practices in Line With OSCE Commitments And International Standards”. Ao longo de um dia e meio, o encontro reunirá representantes de entidades nacionais e locais, académicos, bem como especialistas da sociedade civil, na área da participação cívica e política de migrantes dos Estados participantes da OSCE. De acordo com a organização, entre os principais objetivos, a reunião visa a partilha e a avaliação de boas práticas no âmbito da promoção dos direitos civis e políticos dos imigrantes, a reflexão e o desenvolvimento de recomendações para novos trabalhos sobre o tema, pretendendo, igualmente, constituir uma oportunidade de intercâmbio entre especialistas de toda a região da OSCE. O encontro contará, na sessão inaugural, com a intervenção de Thomas Huddleston (Programme Director on Migration and Integration do Migration Policy Group), integrando as intervenções de Mischa Thompson (Policy Advisor to the U.S. Commission on Security and Cooperation in Europe), Guglielmo Picchi (Vice Chair of Ad Hoc Committee On Migration, OSCE Parliamentary Assembly), Miltos Pavlou (Senior Programme Manager, Fundamental Rights Agency, Vienna), e Zrinka Bralo, (CEO of “Migrants Organise” platform, United Kingdom), no painel de abertura. De entre os muitos peritos, o encontro contará com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, que analisará o caso português, destacando alguns dos dados sistematizados no mais recente Boletim Estatístico OM #2, no painel “Challenges to the political participation of migrants: perspectives from the OSCE region”, liderado pelo Prof. Bogdan Voicu, Institute of Sociology, Romanian Academy of Sciences, e que conta com a participação de Nuria Diez-Guardia ou Agnese Papadia (European Commission, DG HOME, Legal migration and integration Unit), Salome Mbugua (Chair of the Board, European Network of Migrant Women), e  Marilyn Neven (Program Manager, the International IDEA). O programa do evento prossegue com os seguintes painéis temáticos: “Electoral participation of migrants”, “Civic participation of migrants”, “Use of consultative mechanisms across the OSCE. Examples of good practices”.  A sessão de encerramento, que integrará uma mesa redonda para apresentação das principais conclusões e apresentação de recomendações, estará a cargo de Christine Hirst (Deputy Head of Democratization Department, ODIHR).

Mais informações no seguinte endereço

Imagem em Destaque

Quinzena Temática do Centro de Documentação: “Estudantes Imigrantes“ (13 - 24 novembro)

14 ноя 2017 - 24 ноя 2017

O Observatório das Migrações (OM) promove no Centro de Documentação do ACM, I. P., entre os dias 13 e 24 de novembro de 2017, uma quinzena temática acerca de Estudantes Imigrante, para assinalar o Dia Internacional do Estudante (17 de novembro), convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do ACM, IP, na Rua Álvaro Coutinho, 14, 1.º em Lisboa, entre as 09h30 e as 17h30. Publicações relevantes, nomeadamente da Coleção de Estudos OM, da Coleção de Teses OM, e da Coleção Imigração em Números do OM, entre outras referências bibliográficas do acervo do Centro de Documentação sobre estudantes internacionais, educação e integração, e imigrantes no sistema educativo. Estarão ainda acessíveis dados oficiais acerca do tema sistematizados e analisados pelo OM. Poderão também, neste âmbito, serem consultadas todas as publicações do Observatório das Migrações subordinadas a outras temáticas. Haverá ainda, para oferta, várias publicações que abordam temas adjacentes.

Saiba mais sobre esta edição das Quinzenas Temáticas aqui.

Imagem em Destaque