Godinho, Susana

Susana Godinho é licenciada em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e aluna de Doutoramento no mesmo instituto, tendo já concluído o primeiro ano. Em 2006 integrou a Bolsa de Formadores do Alto Comissariado para as Migrações (anterior ACIME e ACIDI) e coordenou o Gabinete de Apoio Técnico às Associações de Imigrantes e o Gabinete de Apoio ao Emprego e ao Empreendedorismo. Entre meados de 2007 e meados de 2011 assumiu funções de formadora, consultora e diretora pedagógica em Angola. De regresso a Portugal foi bolseira de investigação no Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens na Universidade Nova de Lisboa. Reintegrou o Alto Comissariado para as Migrações em Outubro de 2011 tendo coordenado o Gabinete de Educação e Formação e, posteriormente, integrado a equipa de avaliação de pedidos de apoio financeiro ao abrigo de fundos comunitários (FEINPT) e o Gabinete de Apoio às Políticas Locais. Colaborou com outras entidades, enquanto socióloga e formadora, nas áreas da pobreza e exclusão social e da mediação intercultural, fez voluntariado na Young Women from Minorities em Estocolmo e estagiou na Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica. Integra a equipa do Observatório das Migrações desde 2015, assegurando nomeadamente o funcionamento do Centro de Documentação.

Publicações
GODINHO, S. (2010), Novos Possíveis, Estratégias Identitárias de Mulheres Oriundas da Guiné-Bissau em Portugal, volume 30 da Coleção de Teses do Observatório da Imigração, Lisboa: ACIDI.

GODINHO, S. (2009), “Novos possíveis: estratégias identitárias de mulheres oriundas da Guiné-Bissau em Portugal”, CIES E-Working Paper, 61/2009


Email
susana.godinho@acm.gov.pt