“Nota acerca do Seminário Internacional Como apoiar pessoas refugiadas: abordagens e iniciativas de trabalho voluntário na Europa, Lisboa, 9 de Junho de 2017”

Autor(es): Valentim, Vicente; Vieira, Inês e Auer, Christine

Publicação:
Forum Sociológico, dezembro 2017, pp. 87-90

Neste artigo, os autores abordam os principais pontos em debate no Seminário Internacional “Como apoiar pessoas refugiadas : abordagens e iniciativas de trabalho voluntário na Europa”, realizado, no dia 9 de junho de 2017, pela Fundação Friedrich Ebert Portugal, em conjunto com a European Alternatives, no Goethe-Institut, em Lisboa. De acordo com os autores “este relatório tem como objetivo sumariar os principais pontos discutidos, que são do interesse geral não só para compreender o atual debate em torno da questão em Portugal, mas também para estimular o trabalho voluntário e a reflexividade em torno do tema. O evento incluiu duas mesas-redondas e um world café, com discussões em pequenos grupos. Os autores participaram no evento como organizadores e dinamizadores.”
Este artigo encontra-se disponível em acesso livre aqui


Encontro: ”A língua é de quem a fala? Política linguística enquanto instrumento de preservação das línguas minoritárias”


Introdução Projetos Internacionais

A Comissão Europeia tem vindo a apoiar ações e projetos que promovem a avaliação das políticas de integração dos imigrantes, assim como a identificação de boas práticas nos Estados-membros. O ACM, IP, através da sua Equipa do Observatório das Migrações, tem participado como parceiro português em diversos projetos que visam o estudo das políticas de integração de imigrantes nas suas variadas dimensões (e.g. habitação, discriminação, acesso à nacionalidade, partidos políticos, reagrupamento familiar, altamente qualificados, literacia financeira).

Disponibilizam-se aqui os resultados destes projetos.


Mais mortes do que nascimentos? 2017 terá batido o recorde do século

Mais mortes do que nascimentos? 2017 terá batido o recorde do século

22 de janeiro de 2018
Alexandra Campos / Público

A população portuguesa voltou a diminuir em 2017. O saldo natural negativo, que acontece pelo nono ano consecutivo…Mesmo sem levar em consideração os fluxos migratórios, que têm sido sempre negativos nos últimos anos, e fazendo contas por alto, entre 2009 e 2016 perdemos quase 150 mil habitantes. 


QuinzenasTematicas_cabeçalho1.jpg

QuinzenasTematicas_cabeçalho1.jpg (版本 1.0)

Elisa Luis,18-1-22 下午12:32上传
评论
还没有评论。 发表第一个留言。

QuinzenasTematicas_cabeçalho.jpg

QuinzenasTematicas_cabeçalho.jpg (版本 1.0)

Elisa Luis,18-1-22 下午12:24上传
评论
还没有评论。 发表第一个留言。

Plano de Atividades

Ficha Técnica

Direção: Catarina Reis Oliveira (desde 2015). Antes, Roberto Carneiro (entre 2007 e 2014).

Coordenação Editorial: Catarina Reis Oliveira (desde 2007) e Tiago Santos (desde 2018)

Comissão Científica Permanente
Ana Paula Beja Horta (CEMRI/UAb), Fernando Luis Machado ou Joana Azevedo (CIES/ISCTE-IUL), João Peixoto (SOCIUS/UTL), Jorge Vala (ICS/UL), José Carlos Marques (CICS/NOVA), Pedro Góis (CES/UC), Lucinda Fonseca ou Alina Esteves (IGOT/UL).

Especialistas poderão integrar a Comissão Científica, de forma pontual e não permanente, sendo devidamente identificados na Ficha Técnica dos números em causa.

Assistente de Redação: Natália Gomes (desde 2013) e Susana Godinho (desde 2018). Antes, Isabel freitas (entre 2007 e 2008) e Cláudia Pires (entre 2009 e 2012).

Conceção Gráfica: António Souto

Propriedade do Título e Edição:
ACM - Alto Comissariado para as Migrações, IP
Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 Lisboa - Portugal

Periodicidade: Anual

ISSN: 1646-8104


Introducao_revistamigracoes

Consulte aqui o convite à apresentação de conteúdos originais para a revista Migrações e o mais recente Call para o Número Temático "Afrodescendentes em Portugal" (aberto até ao dia 21 de maio de 2018), disponível no seguinte edital

Relatório FRA: “Challenges facing civil society organisations working on human rights in the UE”


Relatórios OM - Projetos Internacionais


1.

1. http://www.om.acm.gov.pt/o-observatorio/projetos-internacionais _self

“Problemas sociais complexos e governação integrada: contributos para um modelo de governação integrada a partir de estudos de caso sobre o Centro Nacional de Apoio ao Imigrante e a Comissão de Crianças e Jovens da Amadora”


Chamada para artigos: Revista Migrações do OM, Número Temático “Afrodescendentes em Portugal”


Edital 2018 para edição de Teses de Mestrado e Doutoramento (Coleção Teses OM)


3.ª Chamada para artigos: “Revista da Associação Portuguesa de Estudos Europeus”


3º Call for Papers - Análise Europeia1.png

3º Call for Papers - Análise Europeia1.png (版本 1.0)

Elisa Luis,18-1-12 上午10:20上传
评论
还没有评论。 发表第一个留言。

Introdução Teses

A coleção Teses pretende divulgar dissertações de Mestrado e de Doutoramento, de reconhecido interesse, sobre imigração e diálogo intercultural em Portugal, que dificilmente de outra forma chegariam ao grande público. 48 Teses estão disponíveis de momento.

Os investigadores interessados em publicar as suas dissertações de Mestrado ou Doutoramento devem consultar neste link o edital em vigor que enquadra a edição de obras na coleção Teses.


Arquivo de Newsletters


Newsletter OM janeiro 2018c .pdf

Newsletter OM janeiro 2018c .pdf (版本 1.0)

Elisa Luis,18-1-10 下午4:30上传
111
评论
还没有评论。 发表第一个留言。

由……支持 Liferay