Oliveira, Francine

Francine Oliveira é investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. É licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - Brasil), e mestre em Ciências da Comunicação, com especialização em Informação e Jornalismo. Em julho de 2016 defendeu a sua tese de doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, apresentando a dissertação "Perspetivas sobre a Diversidade Cultural: Vivências, Discursos e Representações da Interculturalidade". Colabora na Unidade de Supervisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), e é Revisora Ad Hoc e Parecerista da Revista De Jure, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado de Minas (Brasil).


Domínio de investigação
Diversidade cultural; Comunicação intercultural


Algumas publicações
Oliveira, F., e R. Cabecinhas (2012), "Representações e vivências da interculturalidade: grupos de discussão com jovens em Portugal", in Actas do VII Congresso SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Porto: SOPCOM, pp. 2724-2741

Oliveira, F., R. Cabecinhas e I. Ferin-Cunha (2011), "Retratos da mulher brasileira nas revistas portuguesas", in Actas do VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Salvador da Bahia: UFBA.


E-mail
francine.rdeoliveira @ gmail.com


Campos, Joana

Joana Campos concluiu em 1996 a Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Desde então tem vindo a desenvolver projectos e actividades de investigação científica no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE. Neste contexto, desenvolveu recentemente atividade científica no âmbito dos projetos "Estratégias de Intervenção Socioeducativa em Contextos Sociais Complexos" e "Observatório de Segurança Escolar".


Domínios de investigação
Sociologia da Educação


Algumas publicações
Sebastião, João, Joana Campos, Sara Merlini e Mafalda Chambino (2013), "Educational policies, territories and actors strategies", Italian Journal of Sociology of Education, Vol.5, Nº 2, pp. 110-132.

Sebastião, João, Joana Campos, Sara Merlini e Mafalda Chambino (2013), "Redes (Des)Conexas de Intervenção Local na Violência infanto-Juvenil", Mediações - Revista (Brasileira) de Ciências Sociais, v. 18, n. 1, pp. 164-182.

Paula, Eunice e Joana Campos (2011), "História de vida: relação entre as vivências pessoais e profissionais na configuração das concepções e práticas em educação de infância", Interacções, nº 18, pp 24-53.

Sebastião, João, Mariana Gaio Alves e Joana Campos (2010), "Violência na escola e sociedade de risco: uma aproximação ao caso português", in Violência na Escola. Tendências, Contextos, Olhares, Chamusca, Edições Cosmos, Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), pp. 15-41^

Reis, P. (coord.) E. Linhares, F. Costa, H. Luís, J. Campos, M. Alves e M. Figueiredo (2008). "Relatório de Avaliação do Programa KidSmart - Early Learning Program", Santarém e Lisboa: Escola Superior de Educação de Santarém/DGIDC-Ministério da Educação.

Roldão, M.C., M. Alves e J. Campos (2008) Relatório do Estudo Curricular da Medida PIEF (Programas Integrados de Educação e Formação), Lisboa: PETI.

Campos, J. (eds.) (2008) "Prática Profissional de Professores: centralidade da reflexão nos processos de supervisão", Interacções, 8, 1-5.

Sebastião, J.; Alves, M.G.; Campos, J. (2003), "A violência na escola: das políticas aos quotidianos", Sociologia, Problemas e Práticas, 41, CIES-ISCTE, Oeiras, Celta Editora, pp. 37-62.


Página institucional
http://www.cies.iscte.pt/investigadores/ficha.jsp?pkid=29


Endereço de e-mail
jcampos @ eselx.ipl.pt

Piteira, Carlos Manuel

Carlos Manuel Piteira é Professor Auxiliar no ISCSP da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Ciências Sociais, na especialidade de Antropologia Cultural. Nessa mesma instituição, integra o Instituto do Oriente na qualidade de investigador.


Domínio de investigação
Antropologia Económica, do Trabalho e das Organizações, Etnicidade e Identidades, Sudeste Asiático.


Publicações
Piteira, C.M. (2010) A Questão Identitária em Contextos de Mudança Social (Pressupostos para um Modelo de Análise: O Caso dos Macaenses). Daxiyangguo - Revista Portuguesa de Estudos Asiáticos, 15, pp. 107-175

Piteira, C.M. (2008). A Dádiva nas Sociedades Contemporâneas.  Lisboa: ISCSP/UTL.

Piteira, C.M. (2004) “Macau terra de migrações”, Estudos sobre a China, nº 7, vol II, pp. 691-720, Lisboa: ISCSP-UTL.

Piteira, C.M. (2000) “A “Comunidade Macaense” face à transição do território de Macau para a República Popular da China”, Estudos sobre a China, nº 2, pp. 65-93, Lisboa: ISCSP-UTL.

Piteira, C.M. (1999) Mudanças Socioculturais em Macau: A questão étnica do Macaense, Lisboa, ISCSP/UTL.


E-mail
cpiteira @ iscsp.ulisboa.pt


Alves, Elisa da Palma

Elisa da Palma Alves é doutoranda em Migrações no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. É mestre em Educação e Sociedade pelo ISCTE-IUL e em Economia e Políticas Públicas pelo ISEG, tendo-se licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais, na Universidade Católica Portuguesa. Tem colaborado com a Rede Europeia das Migrações e com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras em diversos estudos sobre o caso português, enquanto consultora e autora. Tem também participado em vários projetos de investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, em particular sobre educação e ensino superior.

 

Domínios de Investigação

Migrações internacionais; mobilidade estudantil; ensino superior; políticas de educação; integração.

 

Algumas publicações

Alves, Elisa (no prelo), “Estudantes Internacionais no Ensino Superior Português: O Caso dos Angolanos, Brasileiros e Cabo-Verdianos no ISCTE-IUL”, em Seabra, Teresa (coord.), Educação e Sociedade, Lisboa, Editora Mundus Sociais.

Alves, Elisa (2015), Estudantes Internacionais no Ensino Superior Português: Motivações, Expectativas, Acolhimento e Desempenho, Lisboa, Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

Alves, Elisa (2014), Acesso dos Migrantes à Segurança Social e à Saúde: políticas e práticas. O caso português, Oeiras, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. 

Alves, Elisa (2013), A Imigração de Estudantes Internacionais para a União Europeia: o caso português, Oeiras, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

 

Página pessoal

https://www.linkedin.com/in/elisa-alves-91225461?trk=nav_responsive_tab_profile

 

E-mail

elisa.palma.alves @ gmail.com


Mortágua, Maria João

Maria João Mortágua é Investigadora e Vogal da Direccção do CEDEP - Unidade de Investigação de Economia Internacional, um centro associado da Universidade Lusófona. Exerce também funções de Assistente Convidada nesta mesma instituição de ensino. Em 2011, conclui o seu doutoramento em História Contemporânea pela Universidade de Salamanca, com a tese intitulada "Simbiose dos Povos: Os Imigrantes Chineses no Sul da Europa na Viragem do Sec. XX para o Sec. XXI".


Domínio de Investigação
Migrações e Desenvolvimento; Migrações Sul-Sul; Diásporas; Migração Laboral; Migrações e Saúde


Algumas publicações
Mortágua, M.J. (2011), Os imigrantes Chineses no Sul da Europa na Viragem do Século XX para o Século XXI, Dissertação de Doutoramento, Universidade de Salamanca.

Mortágua, M.J. (2010), "Os Estrangeiros em Portugal: Cidadãos da União versus Nacionais de Países Terceiros", in Ferreira, Eduardo de Sousa, Oliveira, José Paulo & Mortágua, Maria João, (Coord.), Investigação e Prática em Economia. Cascais: Princípia.

Mortágua, M.J. (2008), "The success of transnational Chinese entrepreneurs in Southern Europe", in La compétitivité des entreprises, des territoires et des Etats d’Europe. Conséquences pour le développement et la cohésion de l’U.E., Actes de la XIV Conférence Internationale du Réseau PGV, Vol. 1, Wydawnictwo Akademii Ekonomicznej w Poznaniu, Poznan: 264-274.

Ferreira, E.S.; Lopes, C.M.; Mortágua, M.J. (2008), A Diáspora Angolana em Portugal: Caminhos de Retorno, Cascais: Principia.

Mortágua, M.J.; Corrêa d’Almeida, A.; Norte, C.; Rosa, M.J.V.; Silva, P.D.; Santos, V. (2006), O Impacto da Imigração nas Sociedades da Europa - o caso português. Lisboa: SEF

Mortágua, M.J.; Ferreira, E.S.; Rato, H. (2005), Novos Caminhos da Europa: A Imigração de Leste. Oeiras: Celta Editora.

Ferreira, E.S. & Mortágua, M.J. (2005), "Discoverers of the West or the Asian Art of Commerce in Portugal", in La création d’entreprises innovantes et les expériences de spin-off universitaires dans l’Europe élargie, Actes de la XI Conférence Internationale du Réseau PGV, Università degli Studi di Perugia, Perugia, Italia: p.160-165.

Ferreira, E.S.; Rato, H.; Mortágua, M.J. (2004), Viagens de Ulisses. Efeitos da Imigração na Economia Portuguesa, Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.

Mortágua, M.J. (2003), «Labour Mobility and East Enlargement», Galileu-Revista de Economia e Direito, Volume 8, n. 1, p. 77-86


E-mail
mjmcedep @ ulusofona.pt