Sistematização e análise de informação estatística pelo OM

Imagem em Destaque
Sistematização e análise de informação estatística pelo OM

O Observatório das Migrações (OM) tem entre as suas atribuições “recolher, sistematizar e analisar informação estatística e administrativa de fontes nacionais e internacionais respeitantes ao fenómeno da imigração, nomeadamente os indicadores de integração de imigrantes e de refugiados” (alínea a) do artigo 2º da Deliberação n.º 1243/2016, de 8 de agosto), atribuição essa que concretiza nomeadamente uma das missões do Alto Comissariado para as Migrações (ACM, IP) de “contribuir para a melhoria da recolha e divulgação de dados estatísticos oficiais sobre fluxos migratórios, através da consolidação da recolha de dados ou de informações complementares que não se encontrem diretamente acessíveis” (alínea i) do artigo 3º do Decreto-Lei n.º 31/2014, de 27 de fevereiro). Na persecução desta atribuição o OM tem desenvolvido a sistematização de informação estatística, disponibilizada nas suas compilações estatísticas online em www.om.acm.gov.pt (desde 2007) e promovido a Coleção Imigração em Números, lançada em 2014 com coordenação científica de Catarina Reis Oliveira.

Em 2018 o OM irá reforçar esta coleção, lançando novas edições desta coleção:

 

 

  Redação, publicação e lançamento do segundo Caderno Estatístico Temático OM dedicado ao tema de residentes estrangeiros e a saúde em Portugal (lançamento em abril de 2018 para assinalar o Dia Mundial da Saúde).


 

 

 

  Redação e disseminação de Boletins Estatísticos Digitais: complementando esta nova linha do OM criada em 2017, pretende-se em 2018 lançar 2 novos Boletins Estatísticos Digitais: 1 Boletim acerca de Refugiados em Portugal (a lançar em junho para assinalar o Dia Mundial dos Refugiados), e 1 Boletim acerca de Europeus em Portugal (a lançar em novembro para assinalar o 26º Aniversário da criação da Cidadania Europeia – Maastricht).



 

 


  Redação e publicação do Relatório Estatístico 2018 Indicadores de Integração de Imigrantes 2018, com lançamento a 18 de dezembro, Dia Internacional dos Migrantes, nas Jornadas Anuais OM.


 

 

 


  Lançamento de 9 novos Posters Estatísticos OM complementando os já existentes.

 

 

 

Lançamento da Infografia Imigração em Números OM 2018: associando ao Relatório Estatístico 2018 prevê-se o lançamento de uma infografia com os principais dados e tendências estatísticas do ano de referência do relatório.
 

  Atualização da publicação Estatísticas de Bolso do OM  

 

Atualização das Compilações estatísticas: em 2018, o OM continuará a recolher, sistematizar e disseminar informação estatística, atualizando-a no sítio do OM em tempo real sempre que as fontes assim divulgam novos dados.

 



  Publicação de novos Sabias que… enquadrando os temas mensais de trabalho do OM no Facebook