3. Promoção do estudo e da investigação acerca da integração de imigrantes

Imagem em Destaque
3. Promoção do estudo e da investigação acerca da integração de imigrantes

O Observatório das Migrações tem desde a sua génese (2002/2003) a missão de fomentar a investigação e a observação dos fenómenos migratórios, em articulação com centros de estudos universitários, com vista a contribuir para a definição e avaliação de políticas públicas e monitorizar a integração dos imigrantes e os seus contributos para Portugal (alínea b) do artigo 2º da Deliberação n.º 1243/2016, de 8 de agosto e alínea n) do artigo 3º do Decreto-Lei n.º 31/2014, de 27 de fevereiro).

Neste âmbito, no decurso de 2019, o OM abrirá novos convites a financiamento de estudos acerca do fenómeno da imigração e integração de imigrantes em Portugal com temas prioritários enquadradores, recorrendo a fundos comunitários.

O OM continuará ainda a acompanhar os estudos em curso ao abrigo de Avisos do Fundo Asilo, Migração e Integração, prevendo-se a publicação de novos estudos na Coleção Estudos OM no decurso do ano de 2019. Em 2019, o OM prevê ainda a publicação de um novo estudo acerca de Empresários Imigrantes em Portugal para enquadrar melhor o tema proposto para novembro de 2019, visando assinalar o Dia Nacional do Empresário, e atualizar os estudos OM desenvolvidos e publicados anteriormente (em 2004 e 2005).

Ao nível da investigação e estudo promovidos pelo Observatório das Migrações, destaque para o contributo do Observatório ao nível de solicitações e convites externos para a publicação de artigos científicos, textos ou intervenções em encontros científicos.