Publicações das diversas linhas editoriais do OM

Imagem em Destaque
Publicações das diversas linhas editoriais do OM

Tendo o OM a atribuição de promover publicações através das suas diversas linhas editoriais, em suporte físico e digital, dos estudos e das demais atividades de produção científica acerca dos fenómenos da imigração e da integração dos imigrantes, em 2018, o Observatório continuará a consolidar as suas várias linhas editoriais.

Neste domínio, no âmbito da Coleção Imigração em Números destaque para:

     - 1 novo Caderno Estatístico Temático OM

     - 1 Relatório Estatístico 2018 Indicadores de Integração de Imigrantes

     - 2 novos Boletins Estatísticos Digitais

 

No âmbito da Coleção Estudos OM serão lançados em 2018, os seguintes volumes:

 - volume 61, Evolução e perfis dos divórcios em casais binacionais em Portugal (1988-2013) (Sofia Gaspar, coord.);
 - volume 62, Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação (Rita Guerra e Ricardo Rodrigues);
 - volume 63, Inserção laboral de imigrantes e portugueses de origem estrangeira: uma aproximação às práticas de discriminação no mercado de trabalho (Pedro Góis, José Carlos Marques e Carla Valadas).

 

No âmbito da Revista Migrações, em 2018, destaque para a publicação do Volume 15, número temático da Revista dedicado ao tema “Afrodescendentes em Portugal”, destinado a assinalar a Década Internacional dos Afrodescendentes 2015-2014

Para efeito deste número temático encontra-se aberto até ao dia 21 de maio de 2018 (Dia Mundial para a Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento), um período para apresentação de artigos. O edital deste call encontra-se disponível aqui, estando previsto o prémio de dois mil euros para o melhor artigo científico proposto e a publicação dos 10 melhores artigos científicos neste volume especial da Revista Migrações em 2018. Os interessados deverão ainda conhecer as regras de apresentação de artigos da Revista Migrações aqui. Para além dos números temáticos a Revista Migrações vai publicando pontualmente também números livres, continuando aberta a chamada para propostas de textos originais. Os textos propostos são ordenados e apreciados quanto à sua pertinência pela coordenação editorial da revista e alguns dos membros da Comissão Científica.

 

No âmbito da Coleção Teses, já foi lançado o edital de 2018 com os temas a concurso para as edições deste ano, disponível aqui. As teses candidatas em 2018 deverão enquadrar-se numa das seguintes áreas temáticas prioritárias:

 - Refugiados
 - Imigração e Saúde
 - Imigração e envelhecimento
 - Imigração e Línguas
 - Descendentes de imigrantes
 - Mulheres migrantes
 - Imigração e Diversidade religiosa
                          - Discriminação de base racial e étnica