4. Referências bibliográficas sobre a aprendizagem do Português e Línguas Maternas

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4. Referências bibliográficas sobre a aprendizagem do Português e Línguas Maternas

Sem pretensão de exaustividade, destacamos neste espaço algumas das mais recentes referências bibliográficas acerca do tema desta newsletter, mas se conhecer outras referências relevantes por favor não deixe de partilhá-las connosco. Este espaço também pode ser seu. Partilhe connosco novidades académicas através do email om@acm.gov.pt

 

Artigos e Working Papers

BEKERMAN, Zvi; GEISEN, Thomas (eds.) (2011), International Handbook of Migration, Minorities and Education. Understanding Cultural and Social Differences in Processes of Learning, Dordrecht, NL, Springer.

GODINHO, Carmen (2011), Discussão sobre o estatuto da língua portuguesa em imigrantes dos PALOP em contexto de reconhecimento, validação e certificação de competências, Coleção de Teses OM, vol. 40, Lisboa, ACIDI.

GROSSO, Maria José ; GONÇALVES, Luís; CAIXINHA, João (orgs.), Anais do IV Simpósio Mundial de Estudos sobre o Português (SIMELP), Simpósio 25: Ensino da Língua Portuguesa e Contextos de Aprendizagem, Goiânia: Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, pp. 1262-1268. Disponível em http://www.simelp.letras.ufg.br/anais/simposio_25.pdf (data da consulta: 01/02/2017).

HUDDLESTON, Thomas; TJADEN, Jasper Dag; CALLIER, Louise (2012), “Language”, in How immigrants experience integration in 15 European cities, Bruxelas: Fundação Rei Balduíno e Migration Policy Group, pp. 32-39. Disponível em http://www.immigrantsurvey.org/languages.html (data da consulta 7/02/2017).

RIBEIRO, Jesuína et al. (2003), Caracterização Nacional dos Alunos com Língua Portuguesa como Língua Não Materna, Lisboa, Departamento da Educação Básica, Núcleo de Organização Pedagógica e Apoios Educativos.

ROMERO, Carlos Giménez (org.) (2008), "Lenguas" [Número especial], Puntos de Vista – Cuadernos del Observatorio de las Migraciones y de la Convivencia Intercultural de la Ciudad de Madrid, n.º 14, Ano IV, Madrid, Observatorio de las Migraciones y de la Convivencia Intercultural de la Ciudad de Madrid.

SILVA, Maria Vieira da; GONÇALVES Carolina (2011), Diversidade linguística no sistema educativo português: Necessidades e práticas pedagógicas nos Ensino Básico e Secundário, Coleção de Estudos OM, vol. 46, Lisboa, ACIDI.

VALENTIM, Cristina Sá (2012), Para falar com as pessoas: Uma análise contextual de apropriações diferenciadas da língua portuguesa por sujeitos migrantes, Coleção de Teses OM, vol. 40, Lisboa, ACIDI.

 

 

Livros, Relatórios e Números Temáticos

BEKERMAN, Zvi; GEISEN, Thomas (eds.) (2011), International Handbook of Migration, Minorities and Education. Understanding Cultural and Social Differences in Processes of Learning, Dordrecht, NL, Springer.

GODINHO, Carmen (2011), Discussão sobre o estatuto da língua portuguesa em imigrantes dos PALOP em contexto de reconhecimento, validação e certificação de competências, Coleção de Teses OM, vol. 40, Lisboa, ACIDI.

GROSSO, Maria José ; GONÇALVES, Luís; CAIXINHA, João (orgs.), Anais do IV Simpósio Mundial de Estudos sobre o Português (SIMELP), Simpósio 25: Ensino da Língua Portuguesa e Contextos de Aprendizagem, Goiânia: Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, pp. 1262-1268. Disponível em http://www.simelp.letras.ufg.br/anais/simposio_25.pdf (data da consulta: 01/02/2017).

HUDDLESTON, Thomas; TJADEN, Jasper Dag; CALLIER, Louise (2012), “Language”, in How immigrants experience integration in 15 European cities, Bruxelas: Fundação Rei Balduíno e Migration Policy Group, pp. 32-39. Disponível em http://www.immigrantsurvey.org/languages.html (data da consulta 7/02/2017).

RIBEIRO, Jesuína et al. (2003), Caracterização Nacional dos Alunos com Língua Portuguesa como Língua Não Materna, Lisboa, Departamento da Educação Básica, Núcleo de Organização Pedagógica e Apoios Educativos.

ROMERO, Carlos Giménez (org.) (2008), "Lenguas" [Número especial], Puntos de Vista – Cuadernos del Observatorio de las Migraciones y de la Convivencia Intercultural de la Ciudad de Madrid, n.º 14, Ano IV, Madrid, Observatorio de las Migraciones y de la Convivencia Intercultural de la Ciudad de Madrid.

SILVA, Maria Vieira da; GONÇALVES Carolina (2011), Diversidade linguística no sistema educativo português: Necessidades e práticas pedagógicas nos Ensino Básico e Secundário, Coleção de Estudos OM, vol. 46, Lisboa, ACIDI.

VALENTIM, Cristina Sá (2012), Para falar com as pessoas: Uma análise contextual de apropriações diferenciadas da língua portuguesa por sujeitos migrantes, Coleção de Teses OM, vol. 40, Lisboa, ACIDI.

 

 

Capítulo de livros e textos de coletâneas

BATORÉO, Hanna Jakubowicz (2008) "Espaço(s) de diversidade linguística e a integração do outro na escola portuguesa do século XXI", in Actas do Colóquio Interdisciplinar Formas e Espaços de Sociabilidade. Contributos para uma História da Cultura em Portugal, Lisboa: Universidade Aberta. Disponível em http://www.catedraportugues.uem.mz/lib/docs/Batoreo2008sociabilidadePLNM.pdf (data de consulta 02/02/2017).

MACHADO, Fernando Luis Lopes (1996) - "Minorias e literacia: imigrantes guineenses em Portugal", in BENAVENTE, Ana (org.), Literacia em Portugal. Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monográfica, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Conselho Nacional de Educação, pp. 171-238.

MALHEIROS, Jorge; ESTEVES, Alina (coord.); RODRIGUES, Frederica; ESTÊVÃO, Mafalda; MAPRIL, José; AFONSO, Carla (2013), “Diversidade Religiosa e Linguística - Expressões Culturais Associadas à Presença Imigrante”, Diagnóstico da situação da população imigrante em Portugal: características, problemas e potencialidades, Lisboa: ACIDI, pp. 161-170.

OLIVEIRA, Catarina Reis de (coord.); GOMES, Natália (2014), “Aprendizagem da Língua Portuguesa”, Monitorizar a integração de Imigrantes em Portugal: Relatório Estatístico Decenal, Coleção Imigração em Números do OM, Lisboa, ACM, pp. 153-162.

OLIVEIRA, Catarina Reis de (coord.); GOMES, Natália (2016), “Aprendizagem da Língua Portuguesa”, Indicadores de Integração de Imigrantes: Relatório Estatístico Anual 2016, Coleção Imigração em Números do OM, Lisboa, ACM, pp. 77-86.

OLIVEIRA, Catarina Reis de (coord.); GOMES, Natália (2015), “Os imigrantes querem aprender a Língua Portuguesa?”, Estatísticas de Bolso, Coleção Imigração em Números do OM, Lisboa, ACM, pp. 36-37.

 

Teses

BAPTISTA, Ana Filipa Santos (2009), Ensino da língua portuguesa em contexto de acolhimento: a comunidade ucraniana em Portugal, dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa.

BARREIRO, Célia Mendes (2009), Abordagem Cognitiva do Domínio da Polissemia pelos Alunos de Português Língua Não Materna: A Construção do Alcance Semântico das Palavras, dissertação de Mestrado, Universidade Aberta.

BRANCO, Inês Miradouro (2015), A importância dos média e da língua de acolhimento na integração de imigrantes. Estudos de caso: a comunidade nepalesa de Portugal e a comunidade portuguesa em Macau, tese de Doutoramento, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

CABETE, Marta da Silva (2010), O Processo de Ensino-Aprendizagem do Português enquanto língua de acolhimento, dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa.

CARDOSO, Ana Josefa (2005), As interferências linguísticas do Caboverdiano no processo de aprendizagem do português, dissertação de Mestrado, Universidade Aberta.

JESUS, Maria do Céu Silva de (2012), Estudo de caso: O uso da Língua Portuguesa por jovens provindos de outros países nos domínios privado, público e educativo. Dissertação de Mestrado, Universidade Aberta.

OLIVEIRA, Patrícia Raquel (2010), Integração de alunos com português língua não materna: um contributo para a gestão curricular, dissertação de Mestrado, Universidade de Aveiro.

OURIVES, Gabriela Ramos (2010), A integração de alunos de português língua não materna no ensino secundário português: contributos para uma educação intercultural, dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa.

RODRIGUES, Elisa Correia (2009), A integração dos alunos de origem estrangeira na escola portuguesa, dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa.

SEMEDO, Maria Gabriela (2011), Políticas de integração: o ensino/aprendizagem da língua portuguesa no contexto de acolhimento e integração de adultos imigrantes, dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

SÉRGIO, Patrícia Cuco (2007), Língua portuguesa e integração: um estudo com aprendentes não nativos no 1.º CEB, dissertação de Mestrado, Universidade de Aveiro.

SILVA, Eduardo Marques da (2010), Competências linguísticas e trajectórias profissionais dos imigrantes ucranianos e moldavos na AML, dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa.

TEIXEIRA, Ana Rita Ferreira (2007), Bilinguismo e língua segunda: a diversidade linguística na integração de i(e)migrantes, dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa.