Destaques do OM

Imagem em Destaque
Destaques do OM

Chamada para comunicações: “5th International Ruppin Conference on Immigration and Social Integration: Migration in a changing global world”
O Institute for Immigration and Social Integration do Ruppin Academic Center, em cooperação com a Association for Canadian Studies (ACS) e o International Metropolis Project tem, até ao dia 10 de novembro, aberto um período para apresentação de comunicações para a “5th International Ruppin Conference on Immigration and Social Integration: Migration in a changing global world”, que vai ter lugar entre 14 e 16 de maio de 2018, em Israel. As comunicações e/ou posters a apresentar deverão centrar-se em temas relacionados com a temática central da conferência, devendo incidir, nomeadamente:

  • Immigration and globalization
  • Immigrants integration in nation states
  • Immigration and social policy
  • Immigrants in the labor market of the host society
  • Immigrants in the economic arena
  • Refugees and asylum seekers
  • Immigrants and Remittances
  • Life stories of immigrants
  • Social and educational aspects of immigration and integration
  • Cultural aspects of immigration and integration (language, identity)
  • Social-psychological aspects of immigration
  • Attitudes and public views toward immigrants
  • Immigrants in the city
  • Immigration and the third sector/NGOs
  • Health and well-being of immigrants
  • Immigrant communities
  • Service development for migrants
  • Criminalization of migration

Comunicações no âmbito de outras temáticas relacionadas com o tema central da conferência também poderão ser consideradas. Os resumos das comunicações deverão ter no máximo 250 palavras, para uma comunicação de 20 minutos de duração, incluindo título, instituição a que pertence e resumo, devendo ser enviados para o seguinte endereço  e mais informações sobre a conferência encontram-se disponíveis aqui

 

Concurso: “Lecturer/Senior Lecturer/Reader in Geography and Migration Studies (UCL)
O Departamento de Geografia da University College London (UCL) tem, até ao dia 13 de novembro, aberto um período de candidaturas para a função de Lecturer/Senior Lecturer/Reader in Geography and Migration Studies (ref. 1681564), lugar a ser ocupado a partir do dia 1 de janeiro de 2018. Os candidatos deverão apresentar competências de investigação na área interdisciplinar de estudos das migrações, sendo valorizados candidatos que possuam experiência em participação pública e colaboração interdisciplinar. Os candidatos, que deverão ser detentores de doutoramento numa área relacionada com a função, serão avaliados face à qualidade da sua investigação e do alinhamento com os interesses da Migration Research Unit, do Departamento de Geografia, da UCL.  Toda a informação sobre o perfil e condições de apresentação de candidaturas poderá ser consultada aqui.
Os candidatos interessados deverão submeter a sua candidatura online, podendo solicitar mais informações através do seguinte endereço de correio eletrónico


 

Chamada para Comunicações: “Ethnicity, Nationalism and Migration” Panel-Stream Athens Greece 

A Politics & International Affairs Unit do Athens Institute for Education and Research (ATINER) promove, no âmbito da 16th Annual International Conference on International Studies, a realizar nos dias 18 e 19 de junho de 2018, em Atenas, o Panel-Stream on “Ethnicity, Nationalism and Migration”. No âmbito deste painel, o ATINER tem, até ao dia 13 de novembro de 2017, aberto um período de candidaturas para comunicações que apresentem estudos de caso, abordagens teóricas, com interesse na perspetiva histórica, bem como em contextos contemporâneos, tendo presente as seguintes palavras-chave: transnacionalismo - diásporas-fronteiras - migração - Nações. Os interessados poderão candidatar-se no papel de orador, presidente e /ou organizador de uma sessão, ou observador. Os resumos deverão integrar o Título da Comunicação, Nome completo do Autor, Cargo, Instituição de pertença, Endereço de e-mail e, no mínimo, três palavras-chave que descrevam o tema da comunicação, devendo os mesmos serem remetidos, à Dr. Maria Eugenia Cruset, Academic Member, ATINER & Professor, National University of La Plata and Catholic University of La Plata, Argentina, através deste formulário para o seguinte endereço de e-mail. Os interessados em participar na Conferência com outras funções, por exemplo para liderar uma sessão, para avaliar comunicações a serem incluídas na programação da conferência ou em publicações, ou para propor outros contributos, deverão dirigir a sua proposta ao Dr. Gregory T. Papanikos, President, ATINER & Honorary Professor, University of Stirling, UK, através do seguinte endereço de e-mail e mais informações disponíveis aqui


 


Inscrições: “IV Curso Breve em Direito dos Refugiados e dos Imigrantes: o acolhimento e o acesso aos direitos humanos em Portugal!”

A Faculdade de Direito, da Universidade Nova de Lisboa, promove, de 20 a 24 de novembro (das 18h30 às 21h), a IV edição de Curso Breve em Direito dos Imigrantes e Refugiados, este ano dedicada ao tema “Acolhimento e acesso a direitos fundamentais em Portugal”.
O programa do curso, com uma duração total de 12h, integra um vasto conjunto de temáticas, englobando, os “Conceitos gerais de Direito de asilo e de imigração”, “O reagrupamento familiar”, “O Procedimento de asilo”, “A regularização de imigrantes”, “Proteção de crianças refugiadas e migrantes”, “Proteção de refugiados em razão do género e da orientação sexual”,  “Os desafios da interculturalidade na inclusão de refugiados e migrantes”, “Práticas de acolhimento e integração de migrantes e refugiados: perspectivas do terreno” , “O acesso ao ensino, à justiça e a outros direitos sociais por parte de migrantes e refugiados”, “Um balanço sobre o acolhimento de imigrantes e refugiados em Portugal”.
O curso dirige-se a todos os interessados na área do Direito dos Refugiados e da Proteção Internacional, dando no final a possibilidade dos participantes obterem um Certificado de frequência (presença em 4 sessões no mínimo). As inscrições deverão ser efetuadas no seguinte endereço.
Mais informações podem ser obtidas através deste e-mail.


 


Chamada para Artigos: Oslo Migration Conference 2018: O Research Group on International Law and Governance, em colaboração com o Research Group on Human Rights, Armed Conflict, and Law of Peace & Security e o Peace Research Institute of Oslo (PRIO) promovem, nos dias 24 e 25 de maio de 2018, na Faculty of Law, University of Oslo, na Noruega, a Vulnerability, Protection, and Agency: An Interdisciplinary Conference on Migration. Nesse âmbito está aberto, até ao dia 15 de dezembro, um período de candidaturas para artigos com propostas para ultrapassar estas problemáticas, aguardando-se perspetivas das áreas do direito e das ciências sociais (incluindo geografia, antropologia, sociologia, criminologia e relações internacionais. São, igualmente, valorizadas abordagens interdisciplinares. Esta chamada de comunicações dirige-se a investigadores, decisores políticos ou profissionais, em diferentes fases de carreira, candidatos a doutoramento, pós-doutoramento e professores. Serão também aceites propostas para uma sessão de Posters. Entre os temas abrangidos estão os seguintes:

- Strengthening application of the principle of non-discrimination
- The impact of the counter-terrorism and counter violent extremism regimes upon migration management
- Combating the impact of media and social networks upon levels of xenophobia and immigration reforms
- How migrants use technology and social media to maintain agency
- Contestation of restriction or limitation of welfare rights of migrants
- Ideas for strengthening the role and access of legal aid organizations and increasing legal competence among NGOs working with migration
- Detention and Deportation- procedures, actors, and protection concerns
- Tactics of “conscientious objection” by case workers, teachers, asylum officers, etc.
- The interface between migration law and Law of the Sea
- The lack of ratification of the 1951 Convention on the Status of Refugees -grounding the right to flee or law of asylum in human rights law or customary international law
- How do UNHCR/IOM/and NGOs provide international protection spaces outside of the treaty regime?
- Understanding the complementary and contradictory output of courts and tribunals and human rights bodies (international, regional, and national)
- Fragmentation within regional and national bureaucracies and courts managing migration
- The impact of approaches to combat smuggling and trafficking on protection
- What lessons have been learned and how can this influence the Comprehensive Refugee Response Framework?

Os interessados deverão remeter resumos de artigos com o máximo de 300 palavras, bem como o respetivo CV, para Cecilia Bailliet, através deste endereço e para Susanne Hendrika Flølo, através do seguinte endereço. A organização tem, também, prevista a publicação dos artigos selecionados, numa antologia ou edição especial de um Jornal. Mais informações disponíveis no seguinte endereço