Iniciativas de debate e reflexão académica do OM

Imagem em Destaque
Iniciativas de debate e reflexão académica do OM

O Observatório das Migrações tem também entre as suas atribuições promover o debate e a reflexão académica acerca de políticas migratórias e integração de migrantes, nomeadamente assegurando um diálogo construtivo e produtivo entre decisores políticos e académicos, e disseminando resultados de produção científica acerca das migrações através da organização de conferências, jornadas anuais, seminários e workshops (alíneas f), g) e h) do artigo 2º da Deliberação n.º 1243/2016, de 8 de agosto). Em 2018, entre outras iniciativas, o OM promoverá: 

“Diálogos do OM”: rubrica lançada em 2017, no modelo de Mesa-redonda, associado a um tema de fundo definido pelo OM, no seu calendário mensal. Prevê-se que esta mesa redonda, sob a moderação da coordenação do OM, com convidados de vários perfis (académicos; representantes da sociedade civil, nomeadamente de associações de imigrantes; representantes de serviços públicos da vertente de atuação do debate; e sempre que possível decisores políticos e profissionais da comunicação) para discutir um tema de fundo. Em 2018 o OM pretende promover duas Sessões dos Diálogos OM: uma acerca de “Saúde e Imigração: desafios e respostas” (em abril), por ocasião do lançamento do segundo Caderno Estatístico OM, e outra sessão acerca de Refugiados em Portugal (em junho), enquadrando o lançamento do quarto Boletim Estatístico Digital OM acerca de Refugiados.

XI Jornadas OM, assinalando os 15 anos do Observatório (2003-2018). Na continuidade do que vem sendo realizado ao longo dos anos, no dia 18 de dezembro de 2018, Dia Internacional dos Migrantes, o OM promoverá a décima primeira edição das Jornadas OM - grande evento de lançamento das suas principais publicações do ano, com destaque para o  Relatório Estatístico Anual OM Indicadores de Integração de Imigrantes 2018. Este encontro anual, com intuito de estimular mais debate, reflexão e diálogo entre os investigadores/autores, decisores políticos, representantes da sociedade civil e de associações de imigrantes, comentadores e audiência, culminará, nesta edição, com a celebração dos 15 anos do Observatório.