Retrospetiva dos eventos OM em 2017

Imagem em Destaque
Retrospetiva dos eventos OM em 2017

O Observatório das Migrações tem também entre as suas atribuições promover o debate e a reflexão académica acerca de políticas migratórias e integração de migrantes, nomeadamente diligenciando um diálogo construtivo e produtivo entre decisores políticos e académicos, e disseminar resultados de produção científica acerca das migrações através da organização de conferências, jornadas anuais, seminários e workshops (alíneas f), g) e h) do artigo 2º da Deliberação n.º 1243/2016, de 8 de agosto). Em 2017 o OM lançou neste âmbito também um novo modelo de debate e diálogo na área das migrações com Os diálogos OM.

 

Diálogos OM (23 de março de 2017)

 

Este novo ciclo de encontros, em formato de mesa-redonda, procura constituir um espaço de reflexão e diálogo construtivo entre académicos, decisores políticos e representantes da sociedade civil em torno da temática abordada pelo OM em cada mês. O OM dedicou a sessão inaugural dos “Diálogos OM”, em março de 2017, ao tema da Feminização das Migrações em Portugal, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Esta primeira sessão, organizada e moderada pela Diretora do OM, Catarina Reis de Oliveira, trouxe quatro perspetivas para a reflexão do tema das mulheres migrantes em Portugal: (1) um olhar estatístico, com uma breve caracterização das mulheres estrangeiras nos dados administrativos e estatísticos disponíveis em Portugal, recorrendo a dados sistematizados e analisados no primeiro Boletim Estatístico OM (por Natália Gomes, investigadora do OM); (2) um olhar académico, recorrendo aos trabalhos científicos de uma investigadora da área da Psicologia Feminista (com Joana Topa do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género da Universidade do Minho); (3) um olhar da intervenção e abordagem promovida pela sociedade civil (com Carla Martingo da Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento); e, finalmente, (4) a perspetiva de quem tem a tutela entrecruzada dos dois grandes temas subjacentes – migrações e questões de género (com a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino).

 

 

 

 

Seminário "Dez Anos da Lei da Nacionalidade" (6 de junho de 2017)

 

Por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de Junho), o Observatório das Migrações promoveu, no dia 6 de junho de 2017, no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República, o seminário "Dez Anos da Lei da Nacionalidade". A iniciativa visou assinalar os 10 anos da aprovação da Lei da Nacionalidade, procurando refletir os resultados desta lei, tanto ao nível internacional – na presença de Thomas Huddleston, responsável pelo MIPEX – como ao nível nacional – com a intervenção de Catarina Reis Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações, que apresentou a nova publicação do OM “Acesso à Nacionalidade Portuguesa: 10 anos da lei em números” (Catarina Reis Oliveira (coord.), Natália Gomes e Tiago Santos, 2017), lançando, assim, o primeiro volume da nova Coleção Cadernos Estatísticos Temáticos. O Seminário contou com a intervenção do Sr. Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, da Sra. Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, da Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, bem como da participação do Deputado Bacelar de Vasconcelos, Presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, em representação do Presidente da Assembleia da República, na sessão de abertura. Conheça aqui a gravação áudio de toda a sessão.

 

 

 

X Jornadas do Observatório das Migrações (18 de dezembro de 2017)

 

Em 2017, o Observatório promove, uma vez mais, o seu grande evento anual - as Jornadas OM – que vão já na sua décima edição.


O Observatório das Migrações promove já no próximo dia 18 de dezembro de 2017, Dia Internacional dos Migrantes, em Lisboa no auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, a décima edição das Jornadas do Observatório das Migrações (ver programa aqui). Nesta edição, entre outras novidades, será lançado o mais recente Relatório Estatístico Anual 2017 Indicadores de Integração de Imigrantes (de Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes) da Coleção Imigração em Números do OM (brevemente disponível neste endereço), estando, também, previsto o lançamento de três novos estudos OM: o Estudo 58, Estudo 59 e Estudo 60, da Coleção de Estudos OM.

Estas Jornadas OM serão inauguradas pela Senhora Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, desenvolvendo-se depois em três sessões plenárias: a primeira sobre indicadores de governação das migrações e indicadores de integração de imigrantes, com a intervenção de Jill Helke da Organização Internacional das Migrações (OIM) de Genebra e Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes do OM; a segunda sessão plenária sobre os impactos da crise na inserção laboral dos imigrantes nos últimos anos com intervenções de Alina Esteves (IGOT), Ana Cláudia Valente (CESOP), Cátia Batista (NSBE, Economia e NOVAFRICA), Carlos Trindade (CGTP), José Cordeiro (UGT) e António Correia de Campos, Presidente do Conselho Económico e Social; e, finalmente, a terceira sessão plenária sobre artistas imigrantes em Portugal com intervenções de Lígia Ferro e Otávio Raposo (ISCTE), José Lino Neves (Gabinete de Apoio Técnico às Associações de Imigrantes - GATAI/ACM) e Rui Telmo Gomes (CIES-IUL).

Mais informações sobre as X Jornadas do Observatório das Migrações disponíveis neste endereço