Participação do OM em conferências externas e encontros científicos

Imagem em Destaque
Participação do OM em conferências externas e encontros científicos

A par dos eventos da iniciativa do OM - em particular, o Seminário "Dez Anos da Lei da Nacionalidade", os “Diálogos OM”, as “Quinzenas Temáticas do Centro de Documentação”, e muito em breve as “X Jornadas OM” -, ao longo de 2017, a equipa OM foi convidada a participar com comunicações ou a coorganizar iniciativas científicas e conferências. Neste âmbito, destacam-se ao longo de 2017 os encontros de maior relevo onde Observatório das Migrações assumiu intervenção:

- Conferência: “Reconhecimento de Qualificações e Competências de Imigrantes e Refugiados” (Promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e Câmara Municipal de Lisboa, na FCG, Lisboa, 27 de março).
 

- Encontro: “Sociologia e Intervenção Local” (Promovida pela Associação Portuguesa de Sociologia, APS, na Biblioteca de Marvila, Lisboa, 19 de abril de 2017).
 

- Colóquio “Impactos dos Movimentos Migratórios na Sociedade Portuguesa” (Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, 26 de abril de 2017).
 

- Seminário: “Migrações e Refugiados - Castelo Branco, Cidade Acolhedora” (organizado Amato Lusitano, Associação de Desenvolvimento e Câmara Municipal de Castelo Branco, Auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, 4 de maio de 2017).
 

- Conferência: “'(re)Birth: Desafios Demográficos Colocados à Sociedade Portuguesa” (organizado pela Plataforma Para o Crescimento Sustentável, ISCSP - Pólo Universitário do Alto da Ajuda, Lisboa, 14 de julho de 2017).

 

- Summer School “Migrants and Refugees at the Crossroads of the EU Crisis” (Promovido por Centro de Investigação em Ciências Políticas da Universidade do Minho, Braga, 24 e 25 de Julho).

 

- Congresso Internacional: “Capacitar e Promover os Imigrantes na Turma” (Promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, em Évora, 8 e 9 de setembro).

 

- Global Exchange on Migration Diversity, Autumn Academy 2017: “Strategic Approaches on Migrants with Irregular Status in Europe” (Promovido pela Universidade de Oxford, Oxford – Inglaterra, 18 a 22 de setembro de 2017).
 

- Conferência Internacional Metropolis 2017: “Migration and Global Justice” (promovido pela Rede Metropolis Internacional, Haia - Holanda, entre 18 e 22 de setembro de 2017).

 

- IV Jornadas Ibéricas de Educação Social: “Migrações transnacionais: políticas e práticas na reconstrução da cidadania europeia” (organizadas pelo Departamento de Ciências Sociais, 23 e 24 de novembro de 2017, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança).
 

- Encontro internacional de peritos promovido pela OSCE: “Civic And Political Participation Of Migrants” (promovido pelo Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos - ODIHR, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa - OSCE, entre 14 e 15 de novembro, em Bruxelas - Bélgica).
 

- Congresso XX Anos FDUNL – Migração, Cidadania, Direitos Humanos (promovido pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, 27 de novembro de 2017).

 

- Conferência Internacional: “Managing International Migration in the EU and Mediterranean Region - Challenges and Responses” (promovido pela Universidade Lusíada de Lisboa, em Lisboa, 30 de novembro de 2017).

 

- Seminário: “Emigração e Imigração em Portugal - a posição de Portugal no Migration Outlook 2017” (promovido pelo IGOT, Lisboa, 6 de dezembro de 2017).