6. Oportunidades para investigadores

Imagem em Destaque
6. Oportunidades para investigadores

Chamada para artigos científicos da Revista Migrações do OM, Número Temático “Afrodescendentes em Portugal”: O Observatório das Migrações tem aberto até ao dia 21 de maio de 2018 (Dia Mundial para a Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento), um período para apresentação de artigos científicos para a Revista Migrações, dedicada ao tema "Afrodescendentes em Portugal", para assinalar a Década Internacional dos Afrodescendentes 2015-2024". Os interessados devem propor artigos originais sobre um dos seguintes subtemas ou dimensões de estudo:

- Afrodescendentes: conceitos, categorias e dimensões analíticas
- Afrodescendentes na História
- Afrodescendentes em Portugal e o estado da arte: o que sabemos e o que desconhecemos?
- Desafios com categorias raciais e étnicas e dilemas estatísticos?
- Afrodescendentes e integração escolar
- Afrodescendentes e integração no mercado de trabalho
- Afrodescendentes, habitação e condições de vida
- Afrodescendentes e saúde
- Afrodescendentes, direitos políticos e integração política
- Afrodescendentes no quadro jurídico e dos direitos humanos
- Afrodescendentes, nacionalidade e cidadania
- Afrodescendentes, associativismo, ativismo e o papel da sociedade civil
- Afrodescendentes, criminalidade e justiça
- Afrodescendentes, racismo e discriminação de base racial e étnica
- Afrodescendentes e as questões de género
- Afrodescendentes nos media e perceções sociais
O edital deste call encontra-se disponível aqui, estando previsto o prémio de dois mil euros para o melhor artigo científico proposto e a publicação dos 10 melhores artigos científicos neste volume especial da Revista Migrações em 2018.
Os interessados deverão conhecer ainda as regras de apresentação de artigos da Revista Migrações em http://www.om.acm.gov.pt/-/apresentacao-de-originais  

 

  

Chamada para Candidaturas à “ Edição de Teses de Mestrado e Doutoramento na Coleção de Teses OM”: No âmbito da edição de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento da coleção TESES do OM, encontra-se disponível online o edital em vigor para 2018. As obras candidatas deverão enquadrar-se numa das seguintes áreas temáticas prioritárias:
- Refugiados
- Imigração e saúde
- Imigração e envelhecimento
- Imigração e línguas
- Descendentes de imigrantes
- Mulheres imigrantes
- Imigração e diversidade religiosa
- Discriminação de base racial e étnica
Mais informações disponíveis aqui

 

Chamada para comunicações: “X Congresso Português de Sociologia”: No âmbito do X Congresso Português de Sociologia, subordinado ao tema “Na era da pós-verdade? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo”, foi alargado até ao dia 11 de fevereiro de 2018 o período para submissão de comunicações, nomeadamente na área temática “Migrações, Etnicidade e Racismo”, coordenada por Pedro Góis (FE- CES/UC), José Carlos Laranjo Marques (IPL - CICS.NOVA) e João Peixoto (ISEG –UL), sobre um dos seguintes temas:
- Migrações internacionais contemporâneas
- Migrações de (e para) a União Europeia
- Emigração e imigração em Portugal
- Refugiados
- Migrações, media e opinião pública
- Migrações ambientalmente induzidas
- Integração e cidadania
- Etnicidade(s) e identidade(s)
- Transnacionalismo
- Xenofobia e racismo(s)
Serão particularmente consideradas comunicações que apresentem e discutam sociologicamente dados empíricos recentes, quer quantitativos, quer qualitativos. Os resumos devem ser organizados com as secções: objetivos, métodos, resultados e conclusões, devendo ter, no máximo, 2500 (sem espaços). Este Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), decorrerá entre 10 e 12 de julho de 2018, na Universidade da Beira Interior. As regras e prazos a considerar para a submissão dos resumos, assim como mais informações sobre o X Congresso Português de Sociologia estão disponíveis neste endereço.

 

3.ª Chamada para artigos: “Revista da Associação Portuguesa de Estudos Europeus”: Encontra-se aberto até ao dia 15 de março de 2018, o 3.º Call for Papers da Análise Europeia - Revista da Associação Portuguesa de Estudos Europeus. Entre as áreas temáticas em que é possível candidatar artigos encontra-se o tema da "Demografia e Movimentos Migratórios na Europa". Todos os artigos devem ser originais e oferecer um contributo relevante para o conhecimento na área dos Estudos Europeus. Os artigos não devem ultrapassar os 50 000 carateres (sem espaços) e devem respeitar as normas de publicação, podendo ser redigidos em português ou inglês. A submissão de artigos é gratuita, sendo a sua seleção baseada em critérios científicos, de acordo com o Processo de Revisão por Pares.
Mais informações podem ser consultadas aqui e/ou solicitadas através do seguinte endereço

 

Concurso: “Doctoral and Postdoctoral Researchers (Max Planck Institute for the Study of Religious and Ethnic Diversity)”: O Max Planck Institute for the Study of Religious and Ethnic Diversity, através do Department for Socio-Cultural Diversity, convida à apresentação de candidaturas para investigadores de doutoramento e pós-doutoramento (até quatro cargos), até ao dia 2 de março de 2018. Os candidatos aos referidos lugares deverão ser detentores de licenciatura em antropologia, sociologia, ciência política, geografia ou de outra ciência social relevante. Os temas de investigação, experiências e publicações dos candidatos devem estar relacionados com as áreas temáticas do Department for Socio-Cultural Diversity (http://www.mmg.mpg.de/). Os interessados deverão consultar os requisitos de candidatura e demais condições de admissão neste endereço, devendo incluir uma carta de apresentação para a posição solicitada, a descrição do seu percurso e interesses de carreira, CV, um breve esboço do projeto de investigação proposto e os nomes e contacto de três potenciais avaliadores. As candidaturas devem ser submetidas eletronicamente, devendo os candidatos a doutoramento submeter a sua candidatura aqui e os candidatos a pós-doutoramento candidatar-se através deste endereço.

 

Inscrições abertas: “The Migration Conference 2018”: A Universidade de Lisboa promove, entre 26 e 28 de junho, em Lisboa, a Conferência Migrações 2018. A Conferência pretende constituir um fórum de discussão entre peritos, jovens investigadores, estudantes, profissionais e decisores políticos na área das migrações, integrando cerca de 100 sessões paralelas centradas nas migrações, populações migrantes, diásporas, políticas de imigração, bem como sobre os não migrantes e o maior impacto da mobilidade humana. O programa científico da conferência incluirá debates, apresentações orais, apresentações de posters e workshops, contando entre os principais convidados, com a participação de Douglas Massey, Saskia Sassen, Oded Stark, Giuseppe Sciortino, Caroline Brettell, Barry Chiswick e Karen Phalet. O encontro que constitui a 6.ª edição das The Migration Conferences (TMC) é coorganizado pelo Ibrahim Sirkeci (Universidade Regente), Jeffrey Cohen (Universidade Estadual de Ohio), Philip Martin (Universidade da Califórnia, Davis), Gudrun Biffl (Universidade do Danúbio, Krems), contando em Portugal com o ISEG, Universidade de Lisboa (João Peixoto) e o IGOT, Universidade de Lisboa (Maria Lucinda Fonseca), como entidades anfitriãs. Os interessados em participar na conferência deverão inscrever-se a partir do dia 15 de abril neste endereço
Mais informações sobre a conferência disponíveis aqui.