6. Sensibilização da opinião pública para as Migrações

Imagem em Destaque
6. Sensibilização da opinião pública para as Migrações

O Observatório das Migrações tem entre as suas atribuições informar e sensibilizar a opinião pública acerca das migrações, nomeadamente através do combate a mitos e estereótipos, com factos científicos e dados estatísticos oficiais que sistematiza e dissemina acerca de estrangeiros residentes em Portugal (alínea i) do artigo 2º da Deliberação n.º 1243/2016, de 8 de agosto). Neste âmbito, entre outras ações, em 2019 o OM promoverá novas edições mensais da sua newsletter digital temática, novos Destaques Estatísticos sobre os temas de trabalho mensais do OM, dinamizará a rubrica Sabia que… no Facebook e atualizará diariamente conteúdos no seu site www.om.acm.gov.pt.

Em 2019 mantenha-se atento às novidades de sensibilização OM a publicar em:

  • Posters Estatísticos OM: serão disseminados novos posters estatísticos A3 do OM de sensibilização, continuando os mesmos a ser disseminados através dos parceiros ACM, bibliotecas universitárias do país, bem como através das redes sociais;
  • Destaques Estatísticos OM: serão lançadas novas edições, centradas nos temas mensais de estudo do OM definidos para 2019, com pequenas perguntas e frases de resposta para enquadrar dados sistematizados e analisados pelo OM na Coleção Imigração em Números. Com a disseminação de factos recolhidos e trabalhados pelo OM, pretende-se continuar a desconstruir mitos e estereótipos que possam existir acerca da imigração.
  •  Rubrica “Sabia que…” no Facebook do OM: durante o ano 2019, o OM continuará a promover a rubrica Sabia que… no Facebook do OM, com mensagens de sensibilização baseadas em factos estatísticos da imigração e da integração de imigrantes em Portugal.
  • Reedição atualizada das Estatísticas de Bolso: em 2019 será lançada uma nova edição das Estatísticas de Bolso.
  • Comunicação em conferências externas e encontros científicos: A equipa do OM tem sido convidada a participar com comunicações ou a coorganizar iniciativas científicas e conferências, mantendo-se esta disponibilidade para 2019.

No domínio da disseminação de resultados de produção científica acerca das migrações, em 2019, o OM continuará a consolidar os seus canais estratégicos de comunicação com os seus seguidores, nomeadamente, através da dinamização de:  

 

 

  • Site http://www.om.acm.gov.ptem 2019, o OM continuará a apostar no seu site, enquanto canal de referência no que toca à troca e divulgação de informação científica acerca do que de mais relevante é produzido a nível nacional e internacional sobre as migrações. Nesse âmbito, o site OM continuará focado em constituir um instrumento de consulta dirigido a académicos, jornalistas, representantes da sociedade civil e ONG’s, quadros da administração pública, estudantes e imigrantes.

 

 

 

 

 

  • OM nas redes sociais https://www.facebook.com/observatoriodasmigracoes/: a página de facebook do OM, lançada em 2015, tem constituído um espaço onde se reúnem cada vez mais seguidores interessados na temática das migrações em Portugal, em busca de destaques de informação que têm o seu desenvolvimento no seu sítio da internet. Em 2019, o OM continuará a espelhar toda a sua atividade nas redes sociais, fazendo eco, desde logo, dos seus temas mensais de trabalho.
     
  • Newsletter mensal OM: Mensalmente, desde novembro de 2015, o Observatório também lança a sua Newsletter (newsletters disponíveis aqui). Em complemento aos estudos, publicações e compilações estatísticas deste Observatório, bem como da comunicação mais direta que tem sido feita através do site, esta newsletter assume o contacto regular com os seguidores do OM. Nas suas edições mensais, a newsletter tem assumido um perfil temático, dando destaque aos assuntos que, em cada momento, na área das migrações, merecem a nossa atenção; e outro perfil de agenda para marcar a atualidade das iniciativas e estudos académicos nesta vertente, promovidos por este Observatório ou pela comunidade científica em geral. Em 2019 pretende-se continuar a lançar newsletters mensais que acompanhem a temática proposta para cada mês, destacando bibliografia de referência sobre o tema, enquadramento legal (sempre que se adeque), oportunidades para investigadores, entre outros destaques específicos.
     
  • Dinamização do acervo documental das migrações do Centro de Documentação do ACM: o Centro de Documentação do ACM é vocacionado para o conhecimento nomeadamente da temática das migrações, servindo investigadores e interessados em acederem a publicações e dados do seu acervo documental ou deste Observatório. Em 2019 o OM continuará a promover as Quinzenas Temáticas OM no Centro de Documentação, prevendo-se dez novas edições, de acordo com o seguinte calendário temático:
 

- Estrangeiros e o sistema de justiça (18 a 28 de fevereiro)

- Discriminação de base racial e étnica (11 a 22 de março)

- Migrações e Saúde (8 a 18 de abril)

- Imigração e Segurança Social (6 a 17 de maio)

- Migrações e remessas familiares (11 a 21 de junho)

- População imigrante em números (8 a 19 de julho)

- Asilo e Proteção Internacional dos Migrantes (19 a 30 de agosto)

- Imigração, educação e qualificações (9 a 20 de setembro)

- Envelhecimento e Imigração (21 a 31 de outubro)

- Empresários imigrantes (18 a 29 de novembro)

 
  • Mailing de envio de livros, nomeadamente para bibliotecas: o OM continuará a proceder ao envio das suas mais recentes publicações para cerca de 60 bibliotecas e acervos documentais de referência do país, bem como para os Centros de Investigação da sua rede.