Sensibilização da opinião pública para as Migrações

Imagem em Destaque
Sensibilização da opinião pública para as Migrações

O Observatório das Migrações tem entre as suas atribuições informar e sensibilizar a opinião pública acerca das migrações, nomeadamente através do combate a mitos e estereótipos, com factos científicos e dados estatísticos oficiais que sistematiza e dissemina acerca de estrangeiros residentes em Portugal (alínea i) do artigo 2º da Deliberação n.º 1243/2016, de 8 de agosto). Neste âmbito em 2018 o OM promoverá novas edições mensais da sua newsletter digital temática, novos Destaques Estatísticos sobre os temas de trabalho mensais do OM, animará a rubrica Sabia que… no Facebook e atualizará diariamente conteúdos no seu site www.om.acm.gov.pt.

 

Esteja atento em 2018 às novidades de sensibilização OM em:

  • Posters Estatísticos OM: Serão disseminados novos posters estatísticos A3 do OM de sensibilização, continuando os mesmos a ser disseminados através dos parceiros ACM, bibliotecas universitárias do país, bem como através das redes sociais;
  • Destaques Estatísticos OM: serão lançadas 11 novas edições, correspondentes ao grande tema de cada mês do planeamento de 2018, com pequenas perguntas e frases de resposta para enquadrar dados sistematizados e analisados pelo OM na Coleção Imigração em Números. Com a disseminação de factos recolhidos e trabalhados pelo OM, pretende-se continuar a desconstruir mitos e estereótipos que possam existir acerca da imigração.
  •  Rubrica “Sabia que…” no Facebook do OM: Durante o ano 2018, o OM continuará a promover a rubrica Sabia que… no Facebook do OM, com mensagens de sensibilização baseadas em factos estatísticos da imigração e da integração de imigrantes em Portugal.
  •  Reedição atualizada das Estatísticas de Bolso
  • Comunicação em conferências externas e encontros científicos: A equipa do OM tem sido convidada a participar com comunicações ou coorganizar iniciativas científicas e conferências mantendo-se esta disponibilidade para 2018.

 

No domínio da disseminação de resultados de produção científica acerca das migrações, em 2018, o OM continuará a consolidar os seus canais, nomeadamente, através da dinamização de:

Site http://www.om.acm.gov.pt: o site com 15 anos de existência assume-se hoje como um canal de referência no que toca à troca e divulgação de informação científica acerca do que de mais relevante é produzido a nível nacional e internacional sobre os fenómenos da imigração e diálogo intercultural, sendo atualizado diariamente. O site tem-se tornado nos últimos anos cada vez mais um instrumento de consulta para académicos, jornalistas, representantes da sociedade civil e ONG’s, quadros da administração pública e imigrantes.
OM nas redes sociais https://www.facebook.com/observatoriodasmigracoes/: a página de facebook do OM, lançada em 2015, tem constituído um espaço onde se reúnem cada vez mais seguidores, perfilando a atualização diária de destaques de informação que têm o seu desenvolvimento no seu sítio da internet. Em 2018 pretende-se continuar a espelhar nas redes sociais os temas mensais de trabalho do OM.

 


Newsletter mensal OM: Mensalmente, desde novembro de 2015, o Observatório também lança a sua Newsletter (disponíveis em). Em complemento aos estudos, publicações e compilações estatísticas deste Observatório, bem como da comunicação mais direta que tem sido feita através do site, esta newsletter assume o contacto regular com os seguidores do OM. Nas suas edições mensais, a newsletter assume dois perfis – um perfil temático, dando destaque aos assuntos que, em cada momento, na área das migrações, merecem a nossa atenção; e outro perfil de agenda para marcar a atualidade das iniciativas e estudos académicos nesta vertente, promovidos por este Observatório ou pela comunidade científica em geral. Em 2018 pretende-se lançar 11 novas newsletters mensais que acompanhem a temática proposta para cada mês, destacando bibliografia de referência sobre o tema, enquadramento legal (sempre que se adeque), oportunidades para investigadores, entre outros destaques específicos.

 

Dinamização do acervo documental das migrações do Centro de Documentação do ACM: o Centro de Documentação do ACM é vocacionado para o conhecimento nomeadamente da temática das migrações, servindo investigadores e interessados em acederem a publicações e dados do seu acervo documental.


Em 2018 o OM continuará a promover as Quinzenas Temáticas OM no Centro de Documentação, estando previstas dez novas edições, de acordo com o seguinte calendário e temas:

- Dados e indicadores de integração de imigrantes (15 a 26 de janeiro de 2018)

- Imigração e Nupcialidade (12 a 23 de fevereiro)

- Discriminação de base racial e étnica (12 a 23 de março)

- Imigração e Saúde (9 a 20 de abril)

- Diversidade cultural em Portugal (14 a 25 de maio)

- Refugiados (11 a 22 de junho)

- Imigração, jovens e descendentes (9 a 20 de julho)

- Imigração e Línguas (17 a 28 de setembro)

- Imigração e Envelhecimento (1 a 12 de outubro)

- Europeus em Portugal (2 a 17 de novembro)

 

Mailling de envio de livros, nomeadamente para bibliotecas: o OM continuará a proceder ao envio das suas mais recentes publicações para cerca de 60 bibliotecas e acervos documentais de referência do país, bem como para os Centros de Investigação da sua rede.