Brito, Marlene

Marlene Brito é licenciada em Estudos Africanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) com a dissertação intitulada “Meios de comunicação como instrumentos de inserção da comunidade cabo-verdiana na sociedade de acolhimento: o caso da AML”. Colaborou entre 2014 e 2015 com um jornal local, tendo realizado notícias, entrevistas e reportagens, bem como gravação e redação de textos para vídeos. Entre 2005 e 2011 foi docente de português em São Nicolau em Cabo Verde, onde também entre 2009 e 2011 foi correspondente de duas rádios do país. Desde 2014 tem participado como conferencista convidada em algumas sessões do mestrado em jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social do IPL. Dinamiza uma página da rede social facebook acerca da integração dos imigrantes em Portugal denominada Outras estórias (https://www.facebook.com/outrasestorias/?ref=aymt_homepage_panel). Integra a equipa do Observatório das Migrações desde 2016, assumindo a dinamização das atividades de sensibilização e comunicação do OM.

 

Domínio de investigação

Imigração em Portugal; Associativismo imigrante; Meios de comunicação; Jornalismo de proximidade; Integração.

 

Publicações mais relevantes

BRITO, Marlene (2016), “Meios de comunicação como instrumentos de inserção da comunidade cabo-verdiana na sociedade de acolhimento- o caso da AML”, comunicação no VI Encontro de Jovens Investigadores Cabo-verdianos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia em Lisboa, promovido pela Associação de Jovens Investigadores Cabo-Verdianos em parceria com o Ministério do Ensino Superior Ciência e Inovação em Cabo Verde (mais em http://www.portaldoconhecimento.gov.cv/handle/10961/4874).

BRITO, Marlene (2013), Meios de comunicação como instrumentos de inserção da comunidade cabo-verdiana na sociedade de acolhimento- o caso da AML, Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa (Dissertação de mestrado, texto policopiado).

 

E-mail

marlene.brito @ acm.gov.pt