- 10 jun 2021

 

Os consórcios HumMingBird (Enhanced Migration Measures from a Multidimensional Perspective, projeto H2020) e SoBigData++ (European Integrated Infrastructure for Social Mining and Big Data Analytics, projeto H2020) e a comissão permanente Meth@Mig (Methodological Approaches and Tools in Migration Research) da rede IMISCOE encontram-se a organizar um workshop online dedicado ao tema Ethics of Big Data for Migration Research, a decorrer nos dias 7 e 8 de outubro de 2021, para o qual se procuram contributos.

Nos últimos anos têm vindo a ser demonstradas as potencialidades da utilização de megadados no estudo das migrações. Ao mesmo tempo, têm também sido levantadas preocupações relativamente a uma recolha de dados ética e segura, a uma utilização dos dados que garanta a privacidade e o respeito pelos direitos humanos e a potenciais consequências não previstas dos algoritmos de inteligência artificial. Pretende-se que este workshop constitua um espaço de reflexão acerca das implicações da utilização de megadados na investigação acerca das migrações.

Para este workshop, procuram-se contribuições de académicos e profissionais de diversas áreas e setores que queiram apresentar a sua experiência, investigação e conhecimento acerca da utilização de megadados e de novas tecnologias nos estudos migratórios, nomeadamente dos aspetos teóricos, filosóficos e éticos desta utilização, da sua aplicação em contextos reais e das consequências em termos sociais e políticos. 

Poderão ser submetidos artigos originais com uma dimensão aproximada de 5000-8000 palavras ou resumos alargados com uma dimensão aproximada de 2000 palavras, a submeter como artigo completo antes do evento. Os trabalhos selecionados serão convidados para publicação num número especial de uma revista científica a anunciar posteriormente.

As propostas poderão ser submetidas até 10 de junho.

Consulte a call completa aqui

Imagem em Destaque