Destaque de conferências sobre Migrações

Imagem em Destaque
Destaque de conferências sobre Migrações

Ciclo de Conferências: “L’autre dans l’histoire du Portugal - Rencontres, échanges, conflits” : A Universidade de Genebra promove, durante o semestre de Outono, o ciclo de conferências “L’autre dans l’histoire du Portugal  - Rencontres, échanges, conflits”- sob a coordenação da Profª. Doutora Nazaré Torrão, numa parceria do Camões, I.P. e do Centro de Estudos Lusófonos naquela Instituição. Este ciclo de conferências, com início a 25 de setembro e término no dia 11 de dezembro (2017) integra 10 iniciativas, dedicadas às seguintes temáticas:
- Muçulmanos e cristãos na história de Portugal;
- Os judeus em Portugal, entre a “convivência” e a rutura;
- Portugal na Península Ibérica: da fundação à incorporação na monarquia católica de Filipe II (século XII-XVI);
- A abolição do comércio transatlântico de escravos na África Central (Angola/Congo);
                                - Fronteiras no Atlântico Português;
                                - Portugueses no Oriente – uma companhia euro-asiática;
                                - Os escravos em Portugal – da Idade Média ao século XIX;
                                - Nova Emigração e Sociedade Portuguesa: continuidades e ruturas;
                                - O outro no nosso país – a imigração recente em Portugal;
                                - Identidade portuguesa e a relação com o outro.
                                Mais informações sobre estas conferências, disponíveis no seguinte endereço
 
 

 

Conferência: Vienna Migration Conference 2017: O International Centre for Migration Policy Development (ICMPD) promove, nos dias 23 e 24 de outubro (2017), a segunda edição da “Vienna Migration Conference”. A conferência, a ter lugar na Academia Austríaca de Ciências, em Viena, é este ano dedicada ao tema “Migration Partnerships – Frameworks for Safe, Orderly and Regular Migration” e reunirá decisores políticos, especialistas e profissionais de serviços públicos, de organizações internacionais, da sociedade civil, da academia e dos media, para debater aspetos centrais da formulação de políticas migratórias. O encontro visa debater os conceitos e as práticas das parcerias de migrações regionais entre países de origem, trânsito e destino, como fator fundamental para a implementação de migração segura, regular e ordenada, e refletir sobre as abordagens voltadas para a resolução de desafios migratórios imediatos, associados a crises humanitárias, deslocações forçadas e fluxos migratórios mistos, como condição prévia para enfrentar os requisitos fundamentais e de longo prazo de uma melhor gestão da imigração.
Mais informações sobre a conferência disponíveis neste endereço ou através do seguinte e-mail

 

 

Conferência: International Diversity Forum: No dia 22 de janeiro (2018), o Centre for Opportunity and Equality (COPE), da OCDE, e o Club XXIe Siècle promovem a primeira edição do Fórum Mundial da Diversidade, na sede da OCDE, em Paris. No contexto da crescente diversidade na economia e na sociedade, este fórum pretende constituir uma plataforma de reflexão para políticos de alto nível, decisores políticos, líderes empresariais, académicos, parceiros sociais e sociedade civil, sobre o potencial da diversidade e as novas abordagens para melhorar o acesso de grupos desfavorecidos a empregos de qualidade e posições de liderança e fortalecer sociedades diversas no século XXI. O encontro contará com a presença do Secretário-Geral da OCDE, Angel Gurría, e do Presidente do Club XXIe Siècle, Haïba Ouaissi, na sessão de abertura, bem como, da intervenção do Ministro da Economia e das Finanças de França, Bruno de Maire. Os interessados em participar no Fórum devem inscrever-se até ao dia 22 de outubro, facultando o nome completo, título e instituição a que pertence, para o e-mail: Jade.Baker@oecd.org ou telefone +33 1 85 55 45 02). Mais informações podem ser obtidas através do email: Marie-Anne.Valfort@oecd.org, tel: +33 1 45 24 98 65).
O pré-programa será disponibilizado em breve.

 

 

Chamada para Comunicações: International Workshop on «Post-Soviet Diaspora(s) in Western Europe, 1991/2017: O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - Universidade de Lisboa (IGOT-UL), com o apoio da Fundação Dom Luís (Cascais) convidam à submissão de comunicações para o Workshop on «Post-Soviet Diaspora(s) in Western Europe, 1991/2017», a ter lugar de 14 a 16 de dezembro (2017), no IGOT e no Espaço-Memórias dos Exílios, Estoril. O Workshop pretende refletir sobre a(s) diáspora(s) pós-soviética(s), nomeadamente, quem e onde estão esses migrantes, as diferentes dimensões de suas vidas, suas ligações ao passado, o seu envolvimento no presente e suas expectativas para o futuro.
Neste âmbito, são aguardados contributos, nomeadamente, de antropólogos, sociólogos, geógrafos, historiadores, demógrafos, bem como de investigadores seniores e estudantes a terminar a dissertação ou recém-doutorados. O idioma de trabalho do workshop é o inglês, havendo uma sessão em português. Os interessados deverão remeter os seus Resumos (300 palavras e uma breve biografia (50 palavras)), até ao dia 15 de outubro, para os endereços elenabulakh@campus.ul.pt e antonioeduardo@campus.ul.pt. Os artigos revistos serão posteriormente publicados numa coleção editada ou numa edição especial da revista, até 31 de maio de 2018. Mais informações disponíveis no seguinte endereço