The Refugee Reception Crisis in Europe. Polarized Opinions and Mobilizations

Imagem em Destaque

Andrea Rea, Alessandro Mazzola, Marco Martiniello, Bart Meuleman

Référence Editions de l'Université de Bruxelles, Bruxelles

Publication Publié, 2019

A questão dos refugiados tem ocupado o palco de todos os debates políticos na Europa desde 2015. A partir do “longo verão da migração”, verificou-se uma polarização de opiniões e atitudes, por parte dos cidadãos e cidadãs europeias em relação aos refugiados e requerentes de asilo. Existe uma divergência entre hospitalidade e hostilidade, que também se tornou evidente nas reacções políticas.

O foco deste livro está nessa polarização das opiniões, nas atitudes, representações, práticas positivas e negativas, bem como nas interacções a nível local, entre a maioria dessa população e os refugiados e requerentes de asilo no contexto da crise de acolhimento de 2015 – 2018.

Este livro tem três objectivos: Primeiramente, pretende analisar a opinião pública através duma perspectiva da União Europeia. Em segundo lugar, explica a polarização dessa opinião pública, concentrando-se na mobilização pró e anti-migrantes. O terceiro objectivo, é entender as próprias percepções dos refugiados e dos requerentes de asilo sobre os países receptores e seus sistemas de acolhimento. Essas questões são especificamente debatidos no caso Belga.

O livro representa a principal produção do projecto de pesquisa intitulado “Opinião pública, mobilizações e políticas relativas a requerentes de asilo e refugiados em tempos anti-imigrantes (Europa e Bélgica)”, apoiadas pelo Gabinete de Política Científica da Bélgica (BELSPO / BRAIN-be).

Saiba mais aqui.