Luís, Elisa

Luís, Elisa

 

Elisa Luís integrou a Equipa do Observatório das Migrações entre 11 de julho de 2017 e 17 de maio de 2019, assumindo nomeadamente a área da comunicação, informação e sensibilização, nomeadamente no que toca à inserção de conteúdos online deste Observatório. 

Elisa é licenciada em Comunicação e Relações Públicas com trabalho final sobre o valor da informação vs o combate à desinformação, intitulado “Informação, por favor!”. Elisa tem também uma pós-graduação em Migrações, Minorias Étnicas e Transnacionalismo, da Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Integrou a equipa do Alto Comissariado para as Migrações (anterior ACIME e ACIDI) em 2002, onde desempenhou diversas funções, tendo, durante uma década, acompanhado e coordenado a área da Comunicação deste Instituto Público (Gabinete de Eventos, Comunicação e Informação). Na área da Comunicação coordenou, entre outros, os meios de informação institucionais do ACM, designadamente a revista institucional (BI/B-I e ACM em Revista), o programa de televisão “Nós” emitido pela RTP2, o programa de rádio “Gente como Nós” difundido pela TSF e Antena 1, o portal institucional, websites temáticos e redes sociais, a par da promoção de campanhas de comunicação, da produção de materiais informativos, bem como da organização de eventos de sensibilização e de promoção do diálogo intercultural, incluindo ações dirigidas aos media, com destaque para o Prémio de Comunicação “Pela Diversidade Cultural” e seminários dirigidos aos jornalistas, nomeadamente sobre mitos e factos da imigração, em parceria com o CENJOR (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas). 

Entre 2016 e início de 2017 integrou o Gabinete de Apoio ao Regresso Emigrante (GARE), que passou a partir de 2017 a fazer parte do Núcleo de Política Migratória (NPM). Ainda no primeiro semestre de 2017 integrou também o Núcleo de Apoio à Integração de Refugiados (NAIR).

Email
elisa.luis@acm.gov.pt