O que é a Revista

O que é a Revista

Após longa cogitação – e debate interno – sobre a natureza, formato e suporte mais adequados, é lançado em 2007 o primeiro número da Revista MIGRAÇÕES do atual Observatório das Migrações (OM).

Esta iniciativa foi a consequência “natural” do labor científico, informativo e de trabalho em rede, que vem pautando a atividade deste Observatório desde 2002, e que se traduz também numa intensa dimensão editorial.

As janelas editoriais do OM contemplam atualmente sete coleções todas disponiveis digitalmente aqui.

O surgimento da Revista MIGRAÇÕES, com natureza temática, formato científico e suporte digital, proporciona um espaço inter e transdisciplinar para divulgar artigos inéditos da vasta comunidade científica nacional e internacional que se debruça sobre a temática das migrações e dos movimentos populacionais.

Na linha das melhores práticas de journals científicos cada número poderá incluir também secções orientadas para acolher a divulgação de trabalhos que, não revestindo uma perspetiva eminentemente científica, se reputam de inequívoca relevância para dar voz a outros parceiros sociais e atores relevantes interessados em contribuir para o aprofundamento da respetiva temática.

A Revista MIGRAÇÕES  tem, pois, como originários e destinatários investigadores, académicos, estudiosos e público qualificado, universo que procura alargar continuamente a base de conhecimentos e de saberes sobre a qual repousa a sua reflexão pessoal e institucional em matéria contemporânea de indiscutível importância para a compreensão do fluir das sociedades e do “apertar” do diálogo interpessoal e multicultural.