18 dez 2019

No âmbito do “Dia Internacional dos Migrantes”, 18 de dezembro de 2019, o Observatório das Migrações (OM) promove a décima primeira edição das Jornadas OM, no Auditório do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), junto à estação do metro dos Anjos, em Lisboa, entre as 9h30 e as 17h30, com o lançamento das suas mais recentes publicações, com destaque para o Relatório de Indicadores de Integração de Imigrantes 2019.

Procura-se com esta iniciativa promover uma vez mais o debate e a reflexão em torno da integração dos imigrantes, mobilizando o diálogo entre investigadores, decisores políticos, representantes de organizações da sociedade civil, entre outros.

Estas Jornadas OM contam, na sessão de abertura, com a intervenção do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, e na sessão de encerramento, com a intervenção da Senhora Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira.

Na primeira Sessão Plenária, será lançado o Relatório Estatístico Anual “Indicadores de Integração de Imigrantes 2019” pela Diretora do Observatório das Migrações, Coordenadora da Coleção Imigração em Números e autora do relatório, Catarina Reis Oliveira, e por Natália Gomes, investigadora do OM e coautora do relatório.

Junta-se à programação das XI Jornadas OM, as seguintes sessões plenárias:

Sessão Plenária 2, “A Integração de Refugiados em Portugal”, presidida pelo Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, que acompanhou a avaliação a Portugal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), contará com a apresentação do Relatório da OCDE: Finding the way. The Integration of Refugees in Portugal, por Ana Damas de Matos da OCDE.

Sessão Plenária 3, “Empreendedores Imigrantes”, que assinalará os 10 anos do Programa de Empreendedorismo Imigrante do ACM, IP  terá a moderação de Tiago Matos da Equipa do Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante (GAEM). Nesta sessão, a Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis de Oliveira apresenta o mais recente Volume da Coleção de Estudos do OM, o Estudo OM 65 da sua autoria, “Empreendedores e Empregadores Imigrantes: Tipologia de Estratégias Empresarias”. Para comentar este estudo, este painel contará com as intervenções de João Peixoto, Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações - Instituto Superior de Economia e Gestão (SOCIUS-ISEG), e de Lucinda Fonseca, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), seguindo-se o debate e o diálogo com a audiência.

Sessão Plenária 4, “Desempenho Académico de Crianças e Jovens Imigrantes” com o lançamento do Estudo OM 64: “Inclusão e Desempenho Académico de Crianças e Jovens Imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação”, da autoria de Rita Guerra e Ricardo Rodrigues. A comentar o estudo estará Pedro Abrantes, do Ministério da Educação e CIES - Instituto Universitário de Lisboa (CIES-ISCTE), e a moderar o painel estará Luísa Ferreira Malhó, Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade do ACM, IP. No fecho do evento, será feito um balanço do trabalho do OM, na última década e meia pela sua Equipa, que faz o convite ao conhecimento de todos os seus livros com a oferta de dezenas das suas publicações.

Inscrições abertas até dia 16 de dezembro, até às 18h, através dos seguintes contactos:

E-mail.: om@acm.gov.pt | Tel.: 218 106 124

Consulte o programa aqui.

Imagem em Destaque