Conferência: “International Conference on Interculturalism and Multiculturalism”

28 mar 2019 - 30 mar 2019

Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP – Politécnico do Porto promove de 28 a 30 de março de 2019, a International Conference on Interculturalism and Multiculturalism. A conferência conta com a intervenção do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, na sessão de abertura, prosseguindo com a participação de peritos nacionais e internacionais, nos seguintes painéis temáticos: 1. Theoretical concepts of interculturalism and multiculturalism; 2. Routes of cultural tourism; 3. Multimodal intercultural dialogues, e 4. Intercultural studies in business. Os interessados em participar na conferênica devem proceder à respetiva inscrição online até ao dia 1 de março. Mais informações sobre a conferência disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

Conferência: “The Migration Conference 2019”

18 jun 2019 - 20 jun 2019

No âmbito da sétima edição da The Migration Conference 2019”, a ter lugar de 18 a 20 de junho de 2019, na University of Bari, em Itália, encontra-se aberto até ao dia 31 de janeiro de 2019, o período para submissão comunicações para a conferência. A conferência tem como objetivo promover uma reflexão interdisciplinar entre especialistas, jovens investigadores e estudantes, profissionais e decisores políticos que trabalhem na área da migração. Nesta edição, o programa da conferência integra 150 sessões temáticas paralelas com foco nos seguintes temas: Migration; Migrant populations and diásporas; Migration policies; Labour migrations; Refugees; Economic impacts and remittances; Non-migrants, e Impact of human mobility on sending, transit and receiving societies. Os interessados em participar na conferência devem proceder à respetiva inscrição online, podendo consultar mais informações aqui.

Imagem em Destaque

Chamada para comunicações: “The Migration Conference 2019”


Inscrições CEU Summer School: “Conceptualizing, Navigating and Representing the Field in Migration Studies”


Candidaturas “Edição de Teses de Mestrado e Doutoramento (Coleção Teses OM)”


Algarve escolhido como melhor destino para estrangeiros e reformados

Algarve escolhido como melhor destino para estrangeiros e reformados

15 de janeiro de 2019
Jornal de Negócios

De acordo com notícia do Jornal de Negócios de 15 de janeiro de 2019: o Algarve foi escolhido como a melhor região do mundo para estrangeiros e reformados por uma publicação especializada norte-americana. Cascais surge em segundo lugar. O sol e os vistos Gold são algumas das explicações.
Com mais de 3 mil horas de sol por ano, um programa de residência "fácil e barato" e um serviço de saúde "que custa uma fração do que custa nos Estados Unidos", o Algarve foi eleito no final do ano passado como o melhor destino do mundo para estrangeiros e reformados em 2019, pela Life and Invest Overseas.


Imigração: o que pensam os europeus?

Imigração: o que pensam os europeus?

20 de dezembro de 2018
Alice Ramos / PASSDA (Production and Archive of Social Science Data) 

Segundo o artigo "Imigração: o que pensam os europeus?", de Alice Ramos, publicado no blogue do PASSDApt, com base nos dados do European Social SurveyPortugal foi o país onde se registou a maior mudança no sentido da abertura à imigração, seguido pelo Reino Unido. Hungria e Polónia, encontram-se no polo oposto tendo registado o maior aumento no sentido da rejeição de imigrantes.


Refugiados. Portugal não seduz fugitivos da guerra

Refugiados. Portugal não seduz fugitivos da guerra

26 de dezembro de 2018
Rita Pereira Carvalho / Sol

Notícia do jornal Sol sobre a integração dos refugiados em Portugal faz referência aos Destaques Estatísticos publicados pelo Observatório das Migrações, em junho de 2018: o Observatório das Migrações mostrou que, no ano passado, Portugal foi o país europeu cuja população mostrou uma maior abertura ao acolhimento dos refugiados, segundo os inquéritos realizados.


European Web Site on Integration destaca Relatório Indicadores de Integração de Imigrantes de 2018

European Web Site on Integration destaca Relatório Indicadores de Integração de Imigrantes de 2018

18 de dezembro de 2018
European Web Site on Integration

European Web Site on Integration (disponível aqui) destaca na sua página principal o Relatório Indicadores de Integração de Imigrantes de 2018 do Observatório das Migrações (de Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes). Veja mais aqui.


Audição Pública: “Pacto Global para as Migrações”

22 jan 2019

A Cáritas Portuguesa e a Assembleia da República promovem uma Audição Pública dedicada ao tema “Pacto Global para as Migrações Ordenadas, Seguras e Regulares – da sua adoção à implementação nacional”, no dia 22 de janeiro de 2019, das 9:30 às 18:00, no Auditório António de Almeida Santos, no Edifício Novo da Assembleia da República. “A iniciativa tem por objetivo juntar diversos intervenientes e partes interessadas, governamentais e da sociedade civil, no sentido de incentivar a uma parceria multi-atores, ativa e dinâmica pela concretização dos objetivos contemplados no Pacto Global para as Migrações Ordenadas, Seguras e Regulares.” Esta Audição Pública conta, na sessão de abertura com as intervenções do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues,  sobre “A importância e pertinência do Pacto Global para as Migrações”, e do Presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, sobre o tema “Migrações: mais do que um desafio, uma oportunidade”, prosseguindo com a sessão “Apresentação do Trabalho Desenvolvido pela Cáritas Portuguesa e Parceiros no âmbito das Migrações e Desenvolvimento”, e com a sessão “Da Adoção do Pacto Global para as Migrações à sua Implementação Nacional”.  No período da tarde, o programa integra a sessão “O Pacto Global das Nações Unidas para as Migrações aos Nossos Olhos” e a sessão “O Papel e Contributo da Sociedade Civil e a Importância das Parcerias”, seguindo-se Conclusões e Recomendações. A sessão de encerramento ficará a cargo da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, sobre “Migrações e Desenvolvimento: a Cooperação como elo de ligação”. 
Os interessados em participar devem proceder à sua inscrição online, podendo solicitar mais informações através deste endereço.

Imagem em Destaque

Newsletter OM janeiro: Antevisão de Atividades OM 2019

Arquivo de Newsletters

 

Se pretende passar receber esta Newsletter OM envie-nos um e-mail para: om@acm.gov.pt


Newsletter OM #35 - janeiro 2019.pdf

2. Sistematização e análise de informação estatística pelo OM

Imagem em Destaque
2. Sistematização e análise de informação estatística pelo OM

Observatório das Migrações (OM) tem entre as suas atribuições “recolher, sistematizar e analisar informação estatística e administrativa de fontes nacionais e internacionais respeitantes ao fenómeno da imigração, nomeadamente os indicadores de integração de imigrantes e de refugiados” (alínea a) do artigo 2º da Deliberação n.º 1243/2016, de 8 de agosto), atribuição essa que concretiza nomeadamente uma das missões do Alto Comissariado para as Migrações (ACM, IP) de “contribuir para a melhoria da recolha e divulgação de dados estatísticos oficiais sobre fluxos migratórios, através da consolidação da recolha de dados ou de informações complementares que não se encontrem diretamente acessíveis” (alínea i) do artigo 3º do Decreto-Lei n.º 31/2014, de 27 de fevereiro). Na persecução desta atribuição, o OM tem desenvolvido a sistematização de informação estatística, disponibilizada nas suas compilações estatísticas online em www.om.acm.gov.pt (desde 2007) e promovido a Coleção Imigração em Números, lançada em 2014, com coordenação científica de Catarina Reis Oliveira.

Neste âmbito, em 2019 o OM reforçará esta coleção, com o lançamento das seguintes novas edições:

- Redação e disseminação de Boletins Estatísticos Digitais: complementando esta nova linha do OM criada em 2017, em 2019 pretende-se lançar 2 novos Boletins Estatísticos Digitais: 1 Boletim acerca de Discriminação de base racial e étnica (a lançar em março, por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial), e 1 Boletim acerca de Empresários Imigrantes (a lançar em novembro, por ocasião do Dia Nacional do Empresário).

- Redação e publicação do Relatório Estatístico 2019 Indicadores de Integração de Imigrantes 2019, com lançamento a 18 de dezembro, Dia Internacional dos Migrantes, nas Jornadas Anuais OM. Os Relatórios Estatísticos Anuais encontram-se disponíveis aqui.

 

- Reedição atualizada das Estatísticas de Bolso do OM: a lançar por ocasião do Dia Mundial da População (julho). 

 

Lançamento de novas Infografia Imigração em Números OM 2019: tal como aconteceu em 2018 pretende-se lançar uma nova infografia com uma síntese das principais tendências identificadas nos Indicadores de Integração de Imigrantes, entre outras novas infografias que ficarão disponíveis aqui.

   
 

  
- Lançamento de 5 novos Posters Estatísticos OM complementando os já existentes: em 2019, o OM lançará 5 novos posters estatísticos acerca dos seguintes temas: Estrangeiros e sistema de justiça (fevereiro); Segurança Social e Imigração (maio); Remessas familiares (junho); Asilo e Proteção Internacional (agosto); Empresários imigrantes (novembro).

 

       

 

    

- Publicação de novos Sabias que… enquadrando os temas mensais de trabalho do OM no Facebook:

                                       

 

- Atualização das Compilações estatísticas: em 2019, o OM continuará a recolher, sistematizar e disseminar informação estatística, atualizando-a no sítio do OM em tempo real, sempre que as fontes assim divulgam novos dados.


1. Temas mensais das Rotinas OM em 2019

Imagem em Destaque
1. Temas mensais das Rotinas OM em 2019

Em 2019, o Observatório das Migrações manterá um trabalho temático mensal baseado em “rotinas OM”, partilhando consigo informação especializada sobre os temas definidos para cada mês do ano, de acordo com o calendário de efemérides estabelecido a nível nacional e internacional. Levaremos até si a Newsletter mensal OM com destaque para oportunidades para investigadores e novidades académicas, e os Destaques Estatísticos com dados nacionais e internacionais, centrados no tema do mês, e a rubrica Sabia Que… no Facebook. Se ainda não é subscritor envie-nos um email para om@acm.gov.pt

Neste trabalho temático o OM irá lançar e disseminar Posters estatísticos e promover Quinzenas Temáticas OM no Centro de Documentação de consulta de bibliografia e dados relevantes sobre o tema de cada mês. Estas “rotinas OM” serão, tal como em anos anteriores, complementadas com outras iniciativas OM (e.g. Diálogos do OM, Jornadas anuais OM e lançamento de 2 novos Boletins Estatísticos Digitais).

Os temas de trabalhos para o OM em 2019, organizados por datas comemorativas, serão:

- Fevereiro: Estrangeiros e o sistema de justiça, assinalando o Dia Europeu da Vítima de Crime;

- Março: Discriminação de base racial e étnica, assinalando o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial;

- Abril: Migrações e saúde, assinalando o Dia Mundial da Saúde;

- Maio: Imigração e segurança social, assinalando o Dia Mundial da Segurança Social;

- Junho: Migrações e remessas familiares, assinalando o Dia Internacional das Remessas Familiares;

- Julho: População Imigrante em Números, assinalando o Dia Mundial da População;

- Agosto: Asilo e Proteção Internacional dos Migrantes, assinalando o Dia Mundial da Assistência Humanitária;

- Setembro: Imigração, educação e qualificações, assinalando o Dia Internacional da Alfabetização;

- Outubro: Envelhecimento e Imigração, assinalando o Dia Mundial da Terceira Idade;

- Novembro: Empresários Imigrantes, assinalando o Dia Nacional do Empresário;

- Dezembro: Jornadas OM, para assinalar o Dia Internacional dos Migrantes.


4. Publicações das diversas linhas editoriais do OM

Imagem em Destaque
4. Publicações das diversas linhas editoriais do OM

Tendo o OM a atribuição de promover publicações através das suas diversas linhas editoriais, em suporte físico e digital, dos estudos e das demais atividades de produção científica acerca dos fenómenos da imigração e da integração dos imigrantes em Portugal, em 2019, o Observatório continuará a consolidar as suas várias linhas editoriais.

Neste domínio, no âmbito da Coleção Estudos OM serão lançados em 2019, os seguintes volumes:

- volume 63, Inserção laboral de imigrantes e portugueses de origem estrangeira: uma aproximação às práticas de discriminação no mercado de trabalho (Pedro Góis, José Carlos Marques e Carla Valadas);

- volume 64, Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação (Rita Guerra e Ricardo Rodrigues);

- volume 65, Empresários imigrantes em Portugal (Catarina Reis Oliveira)

No âmbito da Revista Migrações, em 2019, destaque para o lançamento dos seguintes volumes:

- Volume 15: Número Temático Mediação Intercultural;
- Volume 16: Número temático Afrodescendentes em Portugal, com vista a assinalar a Década Internacional dos Afrodescendentes 2015-2024, em resultado do call realizado em 2018.

Em 2019, estará ainda em preparação um número livre da Revista Migrações (Volume 17), para o qual se encontra aberta a chamada para propostas de textos originais. Os textos propostos são ordenados e apreciados quanto à sua pertinência pela coordenação editorial da revista e alguns dos membros da Comissão Científica.      

No âmbito da Coleção Teses acaba de ser lançado o novo edital de 2019 para a Edição de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento, com os temas a concurso para as edições deste ano. As teses candidatas em 2019 deverão enquadrar-se numa das seguintes áreas temáticas prioritárias:

- Novos perfis migratórios em Portugal (e.g. refugiados, estudantes internacionais, reformados)
- Imigração, demografia e envelhecimento
- Descendentes de imigrantes
- Migrações e questões de género
- Expressões do racismo e discriminação de base racial e étnica
- Direitos políticos e participação política de imigrantes 

O edital encontra-se disponível aqui.

 

 

 

No âmbito da Coleção Imigração em Números destaque para:

- Relatório Estatístico 2019 Indicadores de Integração de Imigrantes

- novos Boletins Estatísticos Digitais (2)

- novos Posters Estatísticos OM (5)

- reedição das Estatísticas de Bolso

      


Coleção Estudos OM..png

Coleção Estudos OM..png (Versão 1.0)

Uploaded by Elisa Luis, 17-01-2019 15:00
Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro.

3. Promoção do estudo e da investigação acerca da integração de imigrantes

Imagem em Destaque
3. Promoção do estudo e da investigação acerca da integração de imigrantes

O Observatório das Migrações tem desde a sua génese (2002/2003) a missão de fomentar a investigação e a observação dos fenómenos migratórios, em articulação com centros de estudos universitários, com vista a contribuir para a definição e avaliação de políticas públicas e monitorizar a integração dos imigrantes e os seus contributos para Portugal (alínea b) do artigo 2º da Deliberação n.º 1243/2016, de 8 de agosto e alínea n) do artigo 3º do Decreto-Lei n.º 31/2014, de 27 de fevereiro).

Neste âmbito, no decurso de 2019, o OM abrirá novos convites a financiamento de estudos acerca do fenómeno da imigração e integração de imigrantes em Portugal com temas prioritários enquadradores, recorrendo a fundos comunitários.

O OM continuará ainda a acompanhar os estudos em curso ao abrigo de Avisos do Fundo Asilo, Migração e Integração, prevendo-se a publicação de novos estudos na Coleção Estudos OM no decurso do ano de 2019. Em 2019, o OM prevê ainda a publicação de um novo estudo acerca de Empresários Imigrantes em Portugal para enquadrar melhor o tema proposto para novembro de 2019, visando assinalar o Dia Nacional do Empresário, e atualizar os estudos OM desenvolvidos e publicados anteriormente (em 2004 e 2005).

Ao nível da investigação e estudo promovidos pelo Observatório das Migrações, destaque para o contributo do Observatório ao nível de solicitações e convites externos para a publicação de artigos científicos, textos ou intervenções em encontros científicos.


Conferência ESA: Belongings and Borders – Mobilities, and the Politics of Migration

24 jan 2019 - 25 jan 2019

A ESA’s Research Network 35 “Sociology of Migration” promove a sua conferência intercalar, dedicada ao tema “Belongings and Borders – Biographies, Mobilities, and the Politics of Migration”, nos dias 24 e 25 de janeiro de 2019, na Universidade de Estrasburgo. A conferência é organizada em cooperação com o Institute DynamE, o Institute of Advanced Studies (USIAS) da University of Strasbourg e a French-German University (UFA/DFH), sendo tematicamente ligada ao projeto de investigação internacional MIGREVAL. A conferência tem como oradores principais David Bartram, da University of Leicester, Monica Massari, da University of Naples Federico II, e Monika Salzbrunn, da University of Lausanne, e integra as seguintes sessões paralelas: 1.The labor market as a context of integration; 2.Citizenship, belonging, and participation; 3. Professional practices in an age of migration (politics); 4. Migrant activism and the challenging of borders and belongings; 5. The impact of policies, social spaces, and local contexts; 6. Borders and biographies; 7. Gender and migration experience; 8. Biographical strategies of integration; 9. Dynamic borders and their various actors; 10. Rethinking national belonging through migration; 11. Migration experiences of families and children, e 12. “Doing” biographical evaluation of policies – Workshop around an interview excerpt. O programa da conferência encontra-se disponível aqui.

Imagem em Destaque

Conferência MPI: Building the Foundations for Inclusion: What does the future of integration policy hold?

25 jan 2019

O Migration Policy Institute - MPI Europe promove no dia 25 de janeiro de 2019, pelas 14:30, em Bruxelas, uma conferência dedicada ao tema “Building the Foundations for Inclusion: What does the future of integration policy hold?”.  O encontro tem como objetivo destacar as lições aprendidas no âmbito da iniciativa MPI Europe’s flagship Integration Futures, procurando desenvolver abordagens criativas e estratégicas para melhor gerir e planear os desafios de integração na atualidade. O encontro centra-se nomeadamente nas seguintes questões: How has the landscape of integration policymaking shifted, and how can policymakers build a sense of common ground in this state of flux? What challenges and opportunities could future ecnomic, social, technological, and demographic trends create for integration? What are the most promising new innovations to help integration officials solve entrenched integration challenges in an age of populism? Mais informações sobre a conferência podem ser consultadas aqui, podendo ser solicitadas mais informações neste endereço.

Imagem em Destaque

Ativado por Liferay