21 Jun 2018


O Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), através do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) promove no dia 21 de junho de 2018, às 10:00, no Auditório Paquete de Oliveira (ISCTE), o Colóquio final do projeto GovDiv - Multilevel governance of cultural diversity in a comparative perspective: European Union and Latin America. O encontro conta, na sessão de abertura, com a intervenção da investigadora Beatriz Padilla, do CIES, que fará o balanço de um projeto internacional, prosseguindo com diversos painéis temáticos, com a participação de investigadores nacionais e internacionais, entre eles, um painel dedicado ao tema “Refúgio e género: uma aproximação à realidade da mulher em situação de refúgio em Portugal”, por Adriane Vieira, do ISCTE-IUL. O encontro integra o lançamento do livro “Migrações Internacionais e Políticas Públicas Portuguesas”, por Beatriz Padilla, Thais França e Joana Azevedo, do ISCTE-IUL, CIES. Mais informações disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

10 Jul 2018 - 12 Jul 2018


No âmbito do X Congresso Português de Sociologia, subordinado ao tema “Na era da “Pós-Verdade”? Esfera Pública, Cidadania e Qualidade da Democracia no Portugal Contemporâneo”, iniciativa da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), a ter lugar de 10 a 12 de julho de 2018, na Universidade da Beira Interior, encontra-se aberto até ao dia 25 de junho de 2018, o período de inscrições para o encontro. Do vasto programa do encontro destaque para o painel dedicado ao tema das “Migrações, Etnicidade e Racismo | Migrações Portugal – Brasil”, coordenado por Pedro Góis (Faculdade de Economia - Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra), José Carlos Laranjo Marques (Instituto Politécnico de Leiria – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - CICS.NOVA) e João Peixoto (Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) – Universidade de Lisboa). Este painel conta com a moderação de Beatriz Padilla e inclui as seguintes sessões: “Migrações num lugar turístico: 'gringos' europeus no Nordeste brasileiro”, “Novas vagas atlânticas e o transnacionalismo: capital migratório ou redes sociais”, “Tendências do fluxo migratório Brasil/Portugal: reflexões preliminares sobre a nova vaga migratória”, “ Migrações entre Brasil e União Europeia: composição e distribuição espacial dos fluxos” e “Identidade e estratégias identitárias utilizadas por jovens brasileiros imigrantes em Portugal”. Os interessados em participar no Congresso devem inscrever-se aqui, podendo solicitar mais informações através deste endereço.

Imagem em Destaque

26 Jun 2018 - 28 Jun 2018

A Universidade de Lisboa promove de 26 a 28 de junho de 2018 The Migration Conference 2018 (TMC2018), constituindo a sexta edição da série de conferências lançadas, em 2012, pelo Regent’s Centre for Transnational Studies, em 2012 e 2014 (em Londres), em 2015 (em Praga), em 2016 (em Viena) e em 2017 (em Atenas). A conferência, coorganizada por Ibrahim Sirkeci (Universidade Regente), Jeffrey Cohen (Universidade Estadual de Ohio), Philip Martin (Universidade da Califórnia, Davis), Gudrun Biffl (Universidade do Danúbio, Krems), conta em Portugal com o ISEG, Universidade de Lisboa (João Peixoto) e o IGOT, Universidade de Lisboa (Maria Lucinda Fonseca), como entidades anfitriãs. O encontro pretende constituir um fórum de reflexão em torno de temáticas-chave da área das migrações, como a mobilidade humana, a economia, trabalho, o emprego, a integração, a insegurança, a diversidade e as minorias, bem como os padrões espaciais, culturais, artísticos, jurídicos e políticos, integrando cerca de 500 apresentações de participantes vindos de todo o mundo, da Austrália ao Canadá, da China ao México, do Chile à Rússia e da África do Sul à Finlândia.
O programa científico da conferência inclui debates, apresentações orais, apresentações de posters e workshops, contando entre os principais convidados, com a participação de Douglas S. Massey, da Princeton University (EUA), de Caroline Brettell, da Southern Methodist University (EUA), do Professor Barry Chiswick, da George Washington University (EUA), e de Philip L. Martin, Emeritus Professor, da University of California, Davis(EUA). Entre os oradores da conferência destaque para as participações internacionais de Joaquín Arango, da Universidade de Madrid, (Espanha), de Ruba Salih, da Universidade de Londres (Reino Unido), de Jeffrey H. Cohen, da Universidade de Ohio (EUA), de Michelle Leighton, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de Genebra, de Philip L. Martin, da Universidade da Califórnia (Davis, EUA). Das participações portuguesas destaque para a intervenção do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, na sessão plenária dedicada ao tema “Migration Governance”, com o tema “Portugal’s approach to Integration”, bem como da Diretora do Observatório das Migrações (OM), Catarina Reis Oliveira, na sessão “Economics, Work and Migration”, com o tema “The determinants of immigrant entrepreneurial strategies”, além das participações de Ana Rita Gil, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, e de Ana Rodrigues, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), na Mesa-redonda “Current Challenges of both Portugal’s and the European Union’s Migration Policies” Mais informações sobre a conferência disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

21 Jun 2018


No âmbito do Ciclo Migrações, a ter lugar de 19 de junho a 4 de julho de 2018, decorre no dia 21 de junho, às 18:30, no Teatro Maria Matos, o debate dedicado ao tema “Migrações, mobilidades e fronteiras”, com as intervenções de Claire Rodier, Iolanda Évora e Mehdi Alioua. De acordo com a organização, o debate surge no contexto da migração e das diferentes condições de mobilidade a que estão sujeitos os cidadãos do mundo constituir um dos temas que têm pedido maior atenção política e ética nos últimos anos, perspetivando-se que tal continuará no futuro próximo. O debate propõe um “olhar crítico e informado sobre a experiência concreta de quem decide migrar, pondo lado a lado uma perspetiva sobre a realidade dos movimentos migratórios em África, e outra, que olhará para o que se passa em terreno europeu.” “Mehdi Alioua, sociólogo, professor de Ciências Politicas na Universidade Internacional de Rabat e ativista antirracista, trará um olhar sobre as realidades migratórias em território Africano, numa comunicação intitulada Exílio, memória e ligação social: captar a África em movimento, na qual abordará os diferentes regimes de mobilidade que se sobrepõem e proliferam em África, ligados à globalização e o reforço dos controlos migratórios pela União Europeia. A intervenção de Claire Rodier (França), Jurista, Diretora do GISTI, Grupo de Informação e de Suporte aos Imigrantes e cofundadora da rede euro-africana Migreurop, questionará a noção de “crise migratória” numa comunicação intitulada A europa está confrontada com uma “crise migratória” ? Perspetivas e implicações das políticas de imigração e de asilo na União Europeia. Seguir-se-á um debate com moderação ativa de Iolanda Évora, Psicóloga Social, investigadora em pós-doutoramento (PNPD/CAPES) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Brasil, investigadora associada do CEsA/ISEG e professora do mestrado em Cooperação em Desenvolvimento Internacional.”
Mais informações sobre o encontro disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

05 Jun 2018

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, e a Coordenadora da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP, Maria Helena Melim Borges, promovem o Colóquio de encerramento das Comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, sob o lema “Crioulos de Base Portuguesa: Património Linguístico”, no dia 5 de junho de 2018, pelas 9:30, no Auditório da Sede da CPLP – (Palácio Conde de Penafiel – Rua de São Mamede (ao Caldas), nº 21), em Lisboa. O colóquio conta, na sessão de abertura, com a intervenção de Georgina Benrós de Mello, Diretora Geral da CPLP, do Embaixador Gonçalo Mourão (Missão do Brasil junto da CPLP) e de Maria Helena Melim Borges (Coordenadora CTPDLP). O programa do encontro, que conta com a participação de diversos investigadores nacionais e estrangeiros, integra uma conferência plenária com a intervenção de Nélia Alexandre, da Universidade de Lisboa, e quatro painéis temáticos dedicados aos seguintes temas: Painel 1: Investigação “Uma mostra da investigação linguística no domínio dos Estudos Crioulos”; Painel 2: Emoção “Testemunhos de falantes nativos de crioulo ou outros que nos seus percursos tenham privado com comunidades crioulófonas”; Painel 3: Preservação “Reflexão sobre iniciativas que promovam a preservação dos crioulos e coexistência pacífica com o português; educação, ortografia, políticas linguísticas” e Painel 4: Criação “Sobre a criação e expressão artísticas em línguas crioulas”.  A sessão de encerramento do colóquio integra as intervenções de Hugo Cardoso, da Universidade de Lisboa, de Maria Hermínia Cabral, Coordenadora CTPDLP, e do Embaixador Gonçalo Mourão (Missão do Brasil junto da CPLP). Mais informações disponíveis sobre o encontro disponíceis aqui

Imagem em Destaque

31 Mai 2018 - 01 Jun 2018

O Department of Education and Early Childhood Development in New Brunswick, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e o Council of Ministers of Education Canada promovem nos dias 31 de maio e 1 de junho de 2018, em New Brunswick, no Canada (Crowne Plaza Fredericton), o Fourth Policy Forum of the Strength for Diversity project, encontro que faz parte do projeto Strength through Diversity: The integration of immigrants and refugees into schools and training systems.
O encontro, que reunirá participantes nacionais e internacionais, académicos, professores, representantes de organizações não-governamentais e especialistas da OCDE, tem como objetivos:
- identificar desafios comuns para a aprendizagem social e emocional e sentido de pertença entre imigrantes e refugiados;
- analisar práticas promissoras e abordagens inovadoras utilizadas nos países, províncias e escolas com vista a promover um sentido de pertença junto de imigrantes e refugiados estudantes;
- facilitar a aprendizagem entre pares entre países, províncias e escolas no âmbito da aprendizagem social e emocional, desenvolvimento da linguagem, estratégias de ensino e retenção e ocupação de migrantes e refugiados.
O Fórum contará na sessão de abertura com a intervenção do Professor Dean Marcelo Suárez-Orozco, da University of California - Los Angeles, integrando várias sessões plenárias,  debates em pequenos grupos e visitas de estudo. Os interessados em participar neste Fórum deverão inscrever-se até ao dia 30 de abril de 2018, através deste e-mail.

Imagem em Destaque

26 Mai 2018 - 27 Mai 2018

A Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania (ALCC), em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, promove nos dias 26 e 27 de maio de 2018, I Feira do Empreendedorismo Imigrante, no Museu de Lisboa (Campo Grande, 245).
A iniciativa conta, na sessão de abertura, com a participação do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, do Vereador da Educação e Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, Ricardo Robles, da Embaixadora da Colombia, Carmenza Jaramillo,  da Vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa, Paula Marques e do Escritor Mário Máximo. O encontro conta com a intervenção de Catarina Reis Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações, e com tese de doutoramento na área do empreendedorismo imigrante, que fará uma apresentação sobre Empreendedorismo nas Comunidades Imigrantes. O programa do encontro encontra-se disponível aqui.

 

Imagem em Destaque

31 Mai 2018 - 01 Jun 2018


Department of Education and Early Childhood Development in New Brunswick, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e o Council of Ministers of Education Canada promovem nos dias 31 de maio e 1 de junho de 2018, em New Brunswick, no Canada (Crowne Plaza Fredericton), o Fourth Policy Forum of the Strength for Diversity project, encontro que faz parte do projeto Strength through Diversity: The integration of immigrants and refugees into schools and training systems. O encontro, que reunirá participantes nacionais e internacionais, académicos, professores, representantes de organizações não-governamentais e especialistas da OCDE, tem como objetivos:
- identificar desafios comuns para a aprendizagem social e emocional e sentido de pertença entre imigrantes e refugiados;
- analisar práticas promissoras e abordagens inovadoras utilizadas nos países, províncias e escolas com vista a promover um sentido de pertença junto de imigrantes e refugiados estudantes;
- facilitar a aprendizagem entre pares entre países, províncias e escolas no âmbito da aprendizagem social e emocional, desenvolvimento da linguagem, estratégias de ensino e retenção e ocupação de migrantes e refugiados.
O Fórum contará na sessão de abertura com a intervenção do Professor Dean Marcelo Suárez-Orozco, da University of California - Los Angeles, integrando várias sessões plenárias,  debates em pequenos grupos e visitas de estudo. Mais informações sobre este Fórum disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

31 Mai 2018 - 01 Jun 2018


Equinet – European Network of Equality Bodies promove no dia 1 de junho de 2018, em Bruxelas, a conferência “Investing in Equality”. A conferência, que sucede, no dia 31 de maio, uma Townhall Discussion, com o UN Human Rights, Regional Office for Europe (OHCHR), sobre o tema "Anti-Discrimination and Equality Law in Europe - Horizontal Directive", visa debater soluções a nível europeu e identificar o papel dos organismos para a igualdade, destinando-se a órgãos para a igualdade, instituições europeias, organizações internacionais, entidades nacionais e sociedade civil que trabalham no domínio da igualdade. O encontro (ver draft do programa aqui) tem como objetivos específicos:
- Debater o lugar da igualdade e da não discriminação enquanto valores horizontais no próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da União Europeia e o contributo dos fundos para a igualdade e a não-discriminação;
- Debater formas de garantir o compromisso político com a igualdade e a não discriminação a todos os níveis;
- Debater o papel da legislação sobre a igualdade, formas de assegurar a implementação adequada da legislação existente e a necessidade de um quadro legal para a igualdade;
- Debater o papel sólido e independente dos organismos para a igualdade na salvaguarda do valor da igualdade.
Os interessados em participar na conferência deverão inscrever-se até ao dia 21 de maio de 2018 aqui.
Mais informações podem ser obtidas através deste e-mail.

Imagem em Destaque

07 Jun 2018


No dia 7 de junho de 2018 decorre em Bruxelas a EU Migration Policy Summit: Citizen Driven Innovation for Policy Design, iniciativa organizada pela Ashoka Hello Europe que pretende reunir decisores políticos da União Europeia, empreendedores sociais e representantes de administrações nacionais, regionais e locais, com o objectivo de partilhar boas práticas no âmbito das políticas de imigrantes e refugiados, bem como criar novos mecanismos e estruturas mais adequadas aos cidadãos em mobilidade. Do programa do encontro, que integrará apresentações, workshops e espaços de cocriação no âmbito das agendas das migrações, mobilidade, integração e movimentos de refugiados, destaque para a sessão plenária “How Citizen Sector Initiatives become Policy”, que contará com a intervenção do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, para apresentar o modelo português de governação integrada das migrações, a par da participação de David Lubell, da Welcoming International (EUA) e de Daniel Kerber, da More Than Shelters (Alemanha). Destaque também para a representação portuguesa no âmbito do workshop  “Involving multiple actors to design more effective policy solutions, com a intervenção de Rui Marques, responsável pelo projeto português Academia Ubuntu e Alto-comissário para a Imigração, entre 2005 e 2008, com tese de doutoramento sobre governação integraçãoOs interessados em participar na conferência deverão inscrever-se aqui. Mais informações sobre a conferência disponíveis aqui.

 

Imagem em Destaque

07 Jun 2018 - 08 Jun 2018


O Migration Policy Centre (MPC) promove nos dias 7 e 8 de junho de 2018,  no European University Institute, em Florença, a sua conferência anual 2018. Neste ano, a conferência inclui debates no âmbito da investigação e do debate político sobre: as caraterísticas do tráfico de seres humanos e as implicações para as políticas, com o objetivo de reduzir a imigração irregular; políticas de asilo e desafios de integração; potenciais tensões entre instituições nacionais  (especialmente estados sociais nacionais) e políticas comuns da União Europeia (EU) em matéria de migrações e mobilidade; o futuro da governança global das migrações, com foco nos dois novos “global compacts” sobre migrações e refugiados; as variantes e determinantes da opinião pública sobre os migrantes; as relações entre migrações, ajuda externa e desenvolvimento; características das mobilidades no Mediterrâneo; e desenvolvimentos recentes das políticas de migrações no Norte da América e noutras regiões do mundo. Os interessados em participar na conferência deverão inscrever-se aqui. Mais informações sobre a conferência disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

No dia 7 de junho de 2018 decorre em Bruxelas a EU Migration Policy Summit: Citizen Driven Innovation for Policy Design, iniciativa organizada pela Ashoka Hello Europe que pretende reunir decisores políticos da União Europeia, empreendedores sociais e representantes de administrações nacionais, regionais e locais, com o objectivo de partilhar boas práticas no âmbito das políticas de imigrantes e refugiados, bem como criar novos mecanismos e estruturas mais adequadas aos cidadãos em mobilidade. Do programa do encontro, que integrará apresentações, workshops e espaços de co-criação no âmbito das agendas das migrações, mobilidade, integração e movimentos de refugiados, destaque para a sessão plenária “How Citizen Sector Initiatives become Policy”, que contará com a intervenção do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, para apresentar o modelo português de governação integrada das migrações, a par da participação de David Lubell, da Welcoming International (EUA) e de Daniel Kerber, da More Than Shelters (Alemanha). Destaque também para a representação portuguesa no âmbito do workshop “Involving multiple actors to design more effective policy solutions, com a intervenção de Rui Marques, Alto Comissário para a Imigração, entre 2005 e 2008, com Tese de Doutoramento sobre governação integração, e responsável pelo projeto português Academia Ubuntu. Os interessados em participar na conferência deverão inscrever-se aqui Mais informações sobre a conferência disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

17 Mai 2018

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa promove no dia 17 de maio de 2018, pelas 18:00 (Sala Multiusos 2, Edifício I&D) no âmbito do Seminário “Da Escravatura à Globalização” do Mestrado em Migrações, Inter-Etnicidades e Transnacionalismo, uma sessão dedicada ao tema “Diasporic memories of empires in Britain and the Netherlands”. O encontro conta com a intervenção de Elizabeth Buettner, da Universidade de Amesterdão e a apresentação de Miguel Bandeira Jerónimo, do Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra e NOVA FCSH). Os interessados em participar no encontro deverão inscrever-se até ao dia 16 de maio de 2018, através do seguinte e-mail.

Imagem em Destaque

11 Mai 2018

O Centro de Estudos da Migrações e Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta promove no dia 11 de maio de 2018, pelas 15h30, no Salão Nobre (Palácio Seia) da UAB, o simpósio: “Acolher e Integrar na Diversidade e Interculturalidade, Projetos, intervenções e Solidariedades em Debate”. O encontro conta, na sessão de abertura, com a intervenção de Natália Ramos, Coordenadora Científica do CEMRI, prosseguindo com a intervenção dos seguintes oradores: Cyntia de Paula, Coordenadora do Projeto Acolhida & Presidente da Direção da casa do Brasil, Lisboa - "Projeto Acolhida"; Irina Chaves, Diretora Técnica do CEPAC – Centro Padre Alves Correia - "Integração de Imigrantes na Sociedade"; Nilzete Pacheco, Presidente da Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania (ALCC) – "Intervir na Comunidade com Migrantes e Minorias", e Luisa Desmet, Universidade Lusófona, Instituto de Serviço Social – "Imigração: Caminhos para a Inclusão".
O simpósio conta ainda com as intervenções de Hermano Duarte de Almeida Carmo, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e CEMRI/UAB, Rosa Maria Cortês de Lima, da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil, e Ana Paula Cordeiro, da Universidade Aberta, CEMRI, no papel de moderadores. Os interessados em participar no simpósio deverão inscrever-se através deste e-mail.

Imagem em Destaque

09 Mai 2018

A Direcção-Geral da Educação, o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. e a Fundação Aga Khan promovem a cerimónia de atribuição do distintivo Selo Escola Intercultural – 5.ª Edição, no dia 9 de maio de 2018, pelas 14:30, no auditório da Escola Básica e Secundária Passos Manuel, em Lisboa. A ocasião contará com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, do Secretário de Estado da Educação, João Costa, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, do Presidente do Conselho Nacional da Fundação Aga Khan, Carim Jafar, e do Diretor-Geral da Educação, José Vitor Pedroso. O prazo de candidaturas para a 5.ª Edição do Selo Escola Intercultural decorreu de 21 de dezembro de 2017 a 19 de janeiro de 2018, nos termos do respetivo Regulamento. A iniciativa pretende distinguir os estabelecimentos de educação e ensino públicos, particulares ou cooperativos que, através dos seus projetos educativos e das suas práticas, promovem o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística e cultural, como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos/as. A distinção traduz-se na atribuição de um certificado e de um selo digital por Níveis de certificação – Nível I, Iniciação; Nível II, Intermédio; Nível III, Avançado –, para utilizar em elementos de comunicação, durante dois anos letivos consecutivos. Mais informações sobre a iniciativa disponíveis aqui ou através deste e-mail

Imagem em Destaque

01 Jun 2018

A Equinet – European Network of Equality Bodies promove no dia 1 de junho de 2018, em Bruxelas, a conferência “Investing in Equality”. A conferência, que sucede, no dia 31 de maio, uma Townhall Discussion, com o UN Human Rights, Regional Office for Europe (OHCHR), sobre o tema "Anti-Discrimination and Equality Law in Europe - Horizontal Directive", visa debater soluções a nível europeu e identificar o papel dos organismos para a igualdade, destinando-se a órgãos para a igualdade, instituições europeias, organizações internacionais, entidades nacionais e sociedade civil que trabalham no domínio da igualdade. O encontro (ver draft do programa aqui) tem como objetivos específicos:
- Debater o lugar da igualdade e da não discriminação enquanto valores horizontais no próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da União Europeia e o contributo dos fundos para a igualdade e a não-discriminação;
- Debater formas de garantir o compromisso político com a igualdade e a não discriminação a todos os níveis;
- Debater o papel da legislação sobre a igualdade, formas de assegurar a implementação adequada da legislação existente e a necessidade de um quadro legal para a igualdade;
- Debater o papel sólido e independente dos organismos para a igualdade na salvaguarda do valor da igualdade.
Os interessados em participar na conferência deverão inscrever-se até ao dia 21 de maio de 2018 aqui.
Mais informações podem ser obtidas através deste e-mail.

Imagem em Destaque

26 Abr 2018

No âmbito do Doutoramento em Migrações, tem lugar no dia 26 de abril de 2018, pelas 10:00, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa  - ICS (Sala Polivalente), a conferência dedicada ao tema “Thinking with Comparison in the Antropology - Historical Antropology of Migration”, com a intervenção de Caroline B. Bretell, Professora ilustre em Antropologia e Diretora da Ruth Collins Altshuler, do Dedman College Interdisciplinary Institute Southern na Methodist University, em Dallas. A conferência enquadra-se no âmbito do “ProjetoTransits –material culture, migration and everyday life”. Mais informações sobre a conferência disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

23 Abr 2018

O Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) promove no dia 23 de abril de 2018, entre as 14:00 e as 20:00, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Auditório 1, Torre B), o Colóquio "Pertenças, objetos e migrações: etnografias sobre o Brasil contemporâneo", iniciativa com o objetivo de discutir “a mobilidade, os fluxos migratórios e os movimentos populacionais que têm sido uma constante na história do Brasil (…), procurando um enfoque múltiplo acentuando trânsitos e trajetos diversos, unidirecionais, bidirecionais, internos ou transnacionais”. O encontro que será repartido em três sessões conta com as intervenções de Daniela Rodrigues (CRIA/NOVA FCSH), Dominique Vidal (URMIS, Univ. Paris 7), Filomena Silvano (CRIA/NOVA FCSH), Marta Rosales (ICS-UL), Miguel Vale de Almeida (CRIA/ISCTE-IUL), Simone Frangella (ICS-UL), Sónia Ferreira (CRIA/NOVA FCSH) e Vanessa Ribeiro Rodrigues (Univ. Lusófona do Porto). O colóquio será encerrado com a apresentação e debate do filme "Batismo de Terra" (2017) da realizadora Vanessa Rodrigues, uma narrativa cinematográfica sobre a migração portuguesa para a cidade do Rio de Janeiro. Mais informações sobre o encontro disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

19 Abr 2018

O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa promove no dia 19 de abril de 2018, pelas 15:00 (Sala 1.1 Edifício IGOT), uma Aula Aberta dedicada ao tema “Estudantes Erasmus Culturas Juvenis e Mudança Urbana em Lisboa”, com a participação do Professor Daniel Malet Calvo, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Mais informações podem ser consultadas aqui.

Imagem em Destaque

19 Abr 2018 - 20 Abr 2018

De 19 e 20 de abril de 2018 realiza-se em Coimbra (no Convento de São Francisco), a Cimeira Intercalar do WHS 2018 (World Health Summit – WHS), iniciativa organizada pelo CoimbraHealth, um consórcio entre a Universidade de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.  A cimeira terá como “destaque a saúde global em países africanos, devido às relações de proximidade de Portugal com os países que constituem a Comunidade de Países Língua Portuguesa, e irá aproveitar esta oportunidade para focar atenção do mundo para os problemas que afetam a maioria desses países, num contexto de saúde pública.” As principais áreas temáticas em análise são: Gestão de doenças infeciosas nos países de baixa e média renda; Governação para a equidade em saúde nos países de baixa e média renda; Oportunidades e desafios na translação da inovação para a prestação de cuidados de saúde; e Educação biomédica num mundo em mudança. O encontro integra 4 sessões plenárias e 20 workshops, contando com a presença de 40 nações, 120 oradores e 600 participantes. Do programa do encontro destaca-se o workshop “Migrants and Health”, que entre os oradores convidados conta com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, e Natália Gomes, Investigadora do Observatório das Migrações,  para apresentar resultados preliminares do Caderno Estatístico #2 da Coleção Imigração em Números  do Observatório das Migrações (OM), intitulado Migrações e Saúde em números: o contexto português.  O workshop será moderado por Luciano Saso, Vice-Reitor da European University Networks, da Sapienza University of Rome, de Italy, contando ainda como oradores: Lisa Matos (Researcher e Doctoral Fellow, no William James Center for Research, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada - ISPA),  Muhammad Zaman (Professor, na Boston University dos USA), e Amirhossein Takian (Diretor do Department of Global Health and Public Policy, da School of Public Health, da Tehran University of Medical Sciences, do Irão). A cimeira contará na sessão de encerramento com a presença do Presidente da Worald Health Summit (da Alemanha), Detlev Ganten, Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel, do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Fernando Regateiro, do Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Mais informações sobre a cimeira disponíveis aqui.

Imagem em Destaque