- 12 fev 2021

 

No dia 12 de fevereiro, pelas 14h, irá decorrer o evento online “Fórum Comunitário: mulheres refugiadas em Portugal”, que tem como objetivo apresentar os resultados do projeto "Trajetórias de Refúgio: análise de género, intersecionalidade e políticas públicas em Portugal" (PT/2018/FAMI/351), a ser desenvolvido no CIES-ISCTE sob a coordenação da Professora Beatriz Padilla. Este evento visa desenvolver um espaço de encontro, diálogo e trocas entre as entidades envolvidas no trabalho com/para pessoas em situação de refúgio em Portugal, investigadores/as e demais interessados/as na temática. 

Mais informações e inscrições aqui.

Imagem em Destaque

- 27 jan 2021

 

O Migration Policy Centre promove no dia 27 de janeiro, entre as 15h e as 16h15 (CET), o webinar “Migration Governance and Politics in the Face of the Pandemic”. No âmbito das migrações, a relação entre governança e processos políticos não tem sido frequentemente analisada. A investigação acerca dos processos políticos nas migrações tem enfatizado o lado contencioso do tema, isto é, as ideologias e discursos partidários populistas, as atitudes desfavoráveis dos cidadãos nativos e os movimentos de mobilização social pró e anti-imigração. Pelo contrário, a investigação acerca da governança e das políticas públicas tem-se centrado sobretudo no lado consensual, isto é, nas redes políticas, na implementação de práticas de acomodação, na aprendizagem de políticas baseadas no conhecimento de peritos, etc. Este webinar explora a forma como os processos de elaboração de políticas públicas podem ser enriquecidos por uma perspetiva que tenha em consideração tanto o lado da governança como o lado dos processos políticos da migração, particularmente quando nos deparamos com os desafios colocados pela atual crise pandémica.

Saiba mais aqui.

Imagem em Destaque

22 jan 2021 - 29 jan 2021

 

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) promove, no âmbito das comemorações dos seus 20 anos, o webinar “Geografias & Poéticas da Fronteira”, que irá decorrer nos dias 22 e 29 de janeiro.

A primeira sessão deste webinar, que decorre no dia 22 de janeiro às 15h00, será dedicada à apresentação do livro “Geografias & Poéticas da Fronteira. Leituras do Território”, volume 39 da Coleção Iberografias do CEI. Com coordenação de Cristina Robalo-Cordeiro (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/Plano Nacional de Leitura, PNL2027 Ler+ Ciência) e de Rui Jacinto (Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território), este livro integra o capítulo “Fronteiras e proteção internacional: Portugal no contexto europeu”, da autoria de Catarina Reis Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações.

A segunda sessão, a decorrer no dia 29 de janeiro às 14h30, tem o tema geral “Geografias da fronteira: pensar os limites e seus novos contornos” e encontra-se organizada em três painéis:
1. Fronteiras d’aquém e além Ibéria: memórias, vivências, imaginários;
2. As fronteiras e o futuro: novos limites, outros contornos do mundo;
3. Fronteiras e outros limites: o tempo, o espaço o modo.
O segundo painel desta sessão contará, entre outras intervenções, com a participação de Catarina Reis Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações.

Mais informações e inscrições aqui

Imagem em Destaque

- 25 jan 2021

 

Encontra-se aberto um concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para estudante de mestrado no âmbito do projeto "Raising Capacity for Inclusive People engaged in private sponsorship (RaCIP)”. Este projeto tem como objetivo o reforço da capacitação de organizações que operam esquemas de Patrocínio Privado (PS) ou que estão de outra forma envolvidas no apoio comunitário à integração de refugiados, visando estabelecer e desenvolver novas e mais eficientes práticas de PS nos Estados Membros, através da realização de ações-piloto destinadas a aumentar as PS existentes e a reforçar os esforços comunitários através da experimentação.

As atividades decorrerão no CIES-ISCTE (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa), sob a orientação científica da Doutora Sandra Mateus. O concurso encontra-se aberto até 25 de janeiro de 2021.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

- 31 jan 2021

 

A próxima conferência geral do European Consortium for Political Research irá decorrer na Universidade de Innsbruck, entre 31 de agosto e 3 de setembro de 2021, integrando a secção “International Migration: Challenges for Politics, Governance, and Society”, que tem aberta uma call para o painel “Who deserves what and why? The driving forces behind public opinion towards immigrants’ integration”

Tal como enfatizado pelo novo Plano de Ação sobre a Integração e a Inclusão (2021-2022) da Comissão Europeia, a integração de imigrantes é um tema central na agenda política de muitos dos países de destino e frequentemente uma forte preocupação das populações de origem. Neste contexto, este painel procura examinar as atitudes do público relativamente à integração económica, social e política dos imigrantes. A participação e a inclusão socioeconómica dos migrantes na economia e em outras áreas da sociedade é um tópico particularmente relevante, não apenas devido ao elevado número de imigrantes que chegaram à Europa na última década, como à recente pandemia global, que mergulhou o mundo na pior crise económica desde a Grande Depressão. As atitudes dominantes nas sociedades de destino relativamente ao acesso dos imigrantes ao emprego e a benefícios sociais têm sido alvo de um debate intenso na literatura científica. Ainda assim, as perdas de emprego sem precedentes em resultado da pandemia COVID requerem investigação adicional acerca da competição salarial entre a população nativa e os imigrantes no mercado de trabalho. De forma semelhante, à medida que a crise pandémica destrói empregos e piora as desigualdades, cada vez mais pessoas recorrem à proteção social, o que põe à prova as teorias existentes acerca das atitudes dos trabalhadores nativos relativamente ao acesso dos imigrantes a esta proteção. Surpreendentemente, pouco se sabe acerca das atitudes do público relativamente ao acesso dos imigrantes à cidadania e ao direito de voto, que representam uma área de fragilidade nas atuais políticas de integração dos países do ocidente, onde, com muito poucas exceções como a Nova Zelândia, Portugal e o Reino Unido, os residentes estrangeiros são maioritariamente excluídos da participação no sufrágio nacional. O estudo das atitudes em relação à integração política permanece, contudo, uma questão de investigação pertinente, dadas as consequências potenciais de garantir representação política aos imigrantes para sociedades de acolhimento mais diversas. Este painel procura assim contribuições para a compreensão das forças subjacentes à opinião pública relativamente à integração dos imigrantes, incluindo trabalhos comparativos acerca das semelhanças e disparidades nas atitudes do público em diversas áreas de integração.

As propostas deverão ser submetidas por email para Jerome Gonnot (jerome.gonnot@eui.eu) até 31 de janeiro de 2021.

Saiba mais sobre a conferência geral do ECPR aqui.

Imagem em Destaque

- 15 fev 2021

A Universidade de Aarhus (Dinamarca) tem aberta um call para candidaturas a uma posição de pós-doutoramento com a duração de 3 anos, no âmbito de um projeto de investigação acerca das atitudes relativamente à imigração (How and why immigration divides us: The role of moralization). São procurados candidatos com doutoramento em ciência política, sociologia ou outras áreas afins das ciências sociais, com experiência de investigação acerca das atitudes em relação aos imigrantes, da polarização, da retórica política e/ ou da moralização. Os candidatos devem também demonstrar fortes competências metodológicas, experiência alargada em investigação empírica e um ótimo domínio da língua inglesa.

As candidaturas encontram-se abertas até 15 de fevereiro.

Saiba mais aqui.

Imagem em Destaque

17 dez 2020

A sessão de lançamento do mais recente Relatório Estatístico Anual 2020 – Indicadores de Integração de Imigrantes, da autoria de Catarina Reis de Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações, realiza-se no 18 de dezembro, Dia Internacional dos Migrantes, entre as 14:30 e as 16:30. Este webinar, organizado pelo Observatório das Migrações e o ACM em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística, irá ter transmissão online em direto, sendo necessária inscrição prévia (através deste link) para assistir.

O relatório sistematiza dados de mais de 40 fontes estatísticas e administrativas nacionais e internacionais, com o objetivo de caracterizar a situação das populações estrangeiras no país nas mais variadas dimensões que compõe o seu processo de integração, sendo analisados mais de três centenas de indicadores de integração de imigrantes, distribuídos por quinze dimensões analíticas.

Este webinar conta, na sessão de abertura, com as intervenções do Sr. Presidente do Instituto Nacional de Estatística, Francisco Gonçalves de Lima, e da Sra. Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, e, na sessão de encerramento, com a intervenção da Sra. Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira.

A apresentação do relatório será efetuada pela Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis de Oliveira, autora do relatório e Coordenadora da Coleção Imigração em Números do OM.

Seguir-se-á uma mesa redonda de debate acerca do relatório, que contará com a moderação de Lucinda Fonseca, Professora Catedrática do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, e os comentários dos Srs. Conselheiros do Conselho para as Migrações: Carlos Vianna (representante da Comunidade Brasileira), Lívio de Morais (representante da Comunidade Moçambicana), Virgínia Neto (representante da Comunidade Santomense) e Shiv Kumar Singh (representante da Comunidade Indiana).

Consulte o programa completo aqui.

Não perca o lançamento do Relatório Indicadores de Integração de Imigrantes 2020!

 


Notícias relacionadas:
- Portugal: Public presentation of the report on indicators of migrants’ integration 2020, European Website On Integration

- Sessão de lançamento do Relatório Estatístico Anual 2020 “Indicadores de Integração de Imigrantes”, da autoria de Catarina Reis de Oliveira (Diretora do Observatório das Migrações), Associação Portuguesa de Sociologia

Imagem em Destaque

18 dez 2020

 

Balanço do Webinar OM Indicadores de Integração de Imigrantes 2020

 

No dia 18 de dezembro de 2020, Dia Internacional dos Migrantes, decorreu o Webinar "Indicadores de Integração de Imigrantes 2020", organizado pelo Observatório das Migrações e o ACM em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística. Este evento, com transmissão online em direto a partir do salão nobre do Instituto Nacional de Estatística, lançou o mais recente Relatório Estatístico Anual 2020 – Indicadores de Integração de Imigrantes, da autoria de Catarina Reis de Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações, que na sua apresentação sumarizou as principais tendências estatísticas encontradas no relatório.

O Webinar contou com 9 intervenções, tendo assistido online 235 participantes, sobretudo de serviços públicos, nomeadamente de fontes de dados estatísticos e administrativos que contribuíram para o relatório indicadores de integração de imigrantes, do meio académico, de ONGs, de Câmaras, de IPSS, de Organizações Internacionais, da sociedade civil, jornalistas, entre outros.

 

 

O Presidente do Instituto Nacional de Estatística, Francisco Gonçalves de Lima, deu início aos trabalhos do Webinar, dando as boas vindas ao INE a mais este relatório Indicadores de Integração de Imigrantes que tem resultado numa parceria frutuosa entre o INE e o Observatório das Migrações nos últimos anos. Nas palavras do Presidente do INE, o relatório é um excelente exemplo da necessária complementaridade das fontes de dados estatísticos e administrativos disponíveis no nosso país, e dos impactos que pode ter a monitorização estatística para informar e decidir.

 

 

Na sessão de abertura interveio ainda a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, que realçou a importância da edição anual do Relatório Indicadores de Integração de Imigrantes para a tomada de decisões mais informadas na vertente da imigração e das políticas de integração.

 

 

Em cerca de quarenta minutos a autora do Relatório Estatístico Anual 2020 – Indicadores de Integração de Imigrantes, Catarina Reis de Oliveira, sintetizou as principais tendências da integração dos imigrantes nos anos de referência de 2018 e 2019, a partir de dados de 47 fontes estatísticas e administrativas, nacionais e internacionais, destacando os 312 indicadores das 15 dimensões de integração consideradas no relatório, comparando nacionais com estrangeiros residentes. 

 

 

Entre os principais resultados identificados no Relatório Estatístico Anual 2020 – Indicadores de Integração de Imigrantes estão:

- Portugal surge ao lado do número limitado de países onde a imigração é vista mais como uma oportunidade para o país que um problema, tendo nos últimos anos aumentado as perceções mais favoráveis acerca dos efeitos da imigração. Os inquiridos de Portugal tendem também a valorizar mais o desenvolvimento de políticas de integração para imigrantes; 

- Entre os países da União Europeia (UE28), Portugal ocupa o vigésimo lugar quanto à importância relativa de estrangeiros no total de residentes;

- Entre os países da União Europeia, Portugal é o terceiro país mais envelhecido e com mais grave fragilidade demográfica, dependendo da imigração para atenuar os efeitos do envelhecimento demográfico;

- Em 2019 observa-se um aumento dos vistos de residência atribuídos nos postos consulares, bem como um aumento da população estrangeira residente que atinge o valor inédito de mais de 590 mil titulares de autorização de residência, passando os estrangeiros a representar 5,7% do total de residentes em Portugal;

-  A análise dos vistos de residência atribuídos nos postos consulares mostra que as razões de entrada de estrangeiros no país estiveram principalmente associadas ao estudo, ao reagrupamento familiar e a reformados;

- Os títulos que mais cresceram desde o início da presente década foram as autorizações de residência para atividade independente, as autorizações para atividade altamente qualificada, as autorizações de residência para investimento, e as autorizações de residência para atividade profissional subordinada;

- Em 2019 inverte-se a tendência, verificada desde o início da presente década, de feminização da imigração, passando os homens estrangeiros a ser mais que as mulheres estrangeiras;

- Em 2019 as mulheres de nacionalidade estrangeira foram responsáveis por 12,7% do total dos nados-vivos em Portugal (embora os estrangeiros só representem 5,7% dos residentes);

- Tem aumentado a importância relativa dos casamentos mistos e dos casamentos entre estrangeiros, contrariando a tendência de decréscimo observada nos casamentos entre portugueses;

- Os óbitos de indivíduos de nacionalidade estrangeira apenas representaram 1,6% no total de óbitos ocorridos em Portugal;

- Entre o início da década e o ano letivo de 2018/2019 nota-se uma melhoria do desempenho escolar dos alunos estrangeiros do ensino básico e secundário;

- No ano letivo de 2018/2019, 15,4% do total de estudantes inscritos no Ensino Superior eram estrangeiros (cerca de 57 mil);

- verifica-se um incremento do reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superiores estrangeiras;

-  A aprendizagem da língua portuguesa continua a ser uma dimensão importante de integração dos estrangeiros residentes: observa-se um crescimento dos matriculados na disciplina de Português como Língua Não Materna (PLNM) e dos formandos do Programa Português para Todos (PPT);

- Os estrangeiros continuam a estar, por comparação aos nacionais, mais representados nos grupos profissionais da base, a não usarem plenamente as suas habilitações nas funções que exercem no mercado de trabalho, a terem em média remunerações mais baixas que os nacionais portugueses (-5,4% em 2018), e a mostrar taxas de desemprego superiores às dos nacionais;

- Nota-se uma melhoria no risco de pobreza e exclusão social nos estrangeiros residentes em Portugal, embora se mantenha a tendência da prevalência do risco de pobreza e exclusão social ser superior nos estrangeiros extracomunitários residentes por comparação aos nacionais portugueses e aos estrangeiros nacionais de países da UE28;

- O sistema da Segurança Social português continua a traduzir um saldo financeiro bastante positivo com os estrangeiros residentes no país: em 2019 atinge-se o valor inédito de +884,4 milhões de euros, o valor mais elevado alguma vez alcançado no país;

- Na vertente da habitação, os estrangeiros extracomunitários mostram maior prevalência em residirem em alojamentos sobrelotados;

- De uma forma geral, em Portugal os imigrantes revelam indicadores do estado de saúde mais favoráveis do que os naturais portugueses;

- Entre 2007 e 2019, mais de meio milhão de cidadãos (585.484) acederam à nacionalidade portuguesa;

- Os estrangeiros continuam a estar sub-representados no recenseamento eleitoral;

- O número de reclusos estrangeiros no sistema prisional português continua a diminuir;

- Incremento das queixas de discriminação de base racial e étnica reportadas à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), refletindo os impactos da revisão do regime jurídico da prevenção, proibição e combate à discriminação;

- Continua a verificar-se saldos muito positivos da relação das remessas que entram e das remessas que saem do país.

 

 

O relatório completo encontra-se em livre acesso aqui.

 

 

À apresentação do relatório seguiu-se um painel de debate, com as intervenções da Professora Lucinda Fonseca, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, e dos Conselheiros do Conselho para as Migrações: Carlos Vianna (representante da Comunidade Brasileira), Lívio de Morais (representante da Comunidade Moçambicana), Virgínia Neto (representante da Comunidade Santomense) e Shiv Kumar Singh (representante da Comunidade Indiana).

 

 

A Sessão de Encerramento ficou a cargo da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, que destacou o amplo detalhe do relatório dos indicadores, cobrindo diferentes dimensões de integração de imigrantes e apoiando decisões mais informadas nas áreas de intervenção do ACM.

 

 

Os dados do Relatório Estatístico Anual 2020 – Indicadores de Integração de Imigrantes apresentados neste webinar foram alvo de cobertura em diversos órgãos de comunicação social, tendo sido destacado o aumento em 2019 do número de estrangeiros residentes em Portugal (atingindo o valor inédito de 590 mil residentes), assim como o saldo financeiro de +884 milhões de euros obtido nesse ano pela Segurança Social com as contribuições dos cidadão estrangeiros.

 

Notícias relacionadas:
- Contribuições dos imigrantes para a Segurança Social subiram 36% em 2019, Dinheiro Vivo
- Portugal ultrapassou em 2019 a marca de meio milhão de residentes estrangeiros, TVI
- Imigrantes contribuíram com 884 milhões para a Segurança Social em 2019, Jornal de Negócios
- Portugal ultrapassou os 500 mil residentes estrangeiros em 2019, Rádio Renascença
- Segurança Social lucrou 2,4 milhões de euros, por dia, com imigrantes, TSF
- Imigrantes rendem 884 milhões de euros à Segurança Social, Jornal de Notícias
- Portugal com meio milhão de residentes estrangeiros em 2019, RTP
- Relatório diz que Portugal ultrapassou em 2019 marca de meio milhão de residentes estrangeiros, Observador
- Imigrantes contribuem cada vez com mais dinheiro para a Segurança Social, SIC Notícias

 

Imagem em Destaque

18 dez 2020

No dia 18 de dezembro de 2020, Dia Internacional dos Migrantes, decorreu o Webinar "Indicadores de Integração de Imigrantes 2020", organizado pelo Observatório das Migrações e o ACM em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística. Este evento, com transmissão online em direto a partir do salão nobre do Instituto Nacional de Estatística, lançou o mais recente Relatório Estatístico Anual 2020 – Indicadores de Integração de Imigrantes, da autoria de Catarina Reis de Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações, que na sua apresentação sumarizou as principais tendências estatísticas encontradas no relatório.

 

 

O Webinar contou com 9 intervenções, tendo assistido online 235 participantes, sobretudo de serviços públicos, nomeadamente de fontes de dados estatísticos e administrativos que contribuíram para o relatório indicadores de integração de imigrantes, do meio académico, de ONGs, de Câmaras, de IPSS, de Organizações Internacionais, da sociedade civil, jornalistas, entre outros.

 

 

 

Os dados do Relatório Estatístico Anual 2020 – Indicadores de Integração de Imigrantes apresentados neste webinar foram alvo de cobertura em diversos órgãos de comunicação social, tendo sido destacado o aumento em 2019 do número de estrangeiros residentes em Portugal (atingindo o valor inédito de 590 mil residentes), assim como o saldo financeiro de +884 milhões de euros obtido nesse ano pela Segurança Social com as contribuições dos cidadão estrangeiros.

Conheça aqui em maior detalhe o que marcou este webinar.

 

Notícias relacionadas:
- Contribuições dos imigrantes para a Segurança Social subiram 36% em 2019, Dinheiro Vivo
- Portugal ultrapassou em 2019 a marca de meio milhão de residentes estrangeiros, TVI
- Imigrantes contribuíram com 884 milhões para a Segurança Social em 2019, Jornal de Negócios
- Portugal ultrapassou os 500 mil residentes estrangeiros em 2019, Rádio Renascença
- Segurança Social lucrou 2,4 milhões de euros, por dia, com imigrantes, TSF
- Imigrantes rendem 884 milhões de euros à Segurança Social, Jornal de Notícias
- Portugal com meio milhão de residentes estrangeiros em 2019, RTP
- Relatório diz que Portugal ultrapassou em 2019 marca de meio milhão de residentes estrangeiros, Observador
- Imigrantes contribuem cada vez com mais dinheiro para a Segurança Social, SIC Notícias

Imagem em Destaque

18 dez 2020

 

A sessão de lançamento do mais recente Relatório Estatístico Anual 2020 – Indicadores de Integração de Imigrantes, da autoria de Catarina Reis de Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações, realiza-se no 18 de dezembro, Dia Internacional dos Migrantes, entre as 14:30 e as 16:30. Este webinar, organizado pelo Observatório das Migrações e o ACM em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística, irá ter transmissão online em direto, sendo necessária inscrição prévia (através deste link) para assistir.

O relatório sistematiza dados de mais de 40 fontes estatísticas e administrativas nacionais e internacionais, com o objetivo de caracterizar a situação das populações estrangeiras no país nas mais variadas dimensões que compõe o seu processo de integração, sendo analisados mais de três centenas de indicadores de integração de imigrantes, distribuídos por quinze dimensões analíticas.

Este webinar conta, na sessão de abertura, com as intervenções do Sr. Presidente do Instituto Nacional de Estatística, Francisco Gonçalves de Lima, e da Sra. Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, e, na sessão de encerramento, com a intervenção da Sra. Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira.

A apresentação do relatório será efetuada pela Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis de Oliveira, autora do relatório e Coordenadora da Coleção Imigração em Números do OM.

Seguir-se-á uma mesa redonda de debate acerca do relatório, que contará com a moderação de Lucinda Fonseca, Professora Catedrática do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, e os comentários dos Srs. Conselheiros do Conselho para as Migrações: Carlos Vianna (representante da Comunidade Brasileira), Lívio de Morais (representante da Comunidade Moçambicana), Virgínia Neto (representante da Comunidade Santomense) e Shiv Kumar Singh (representante da Comunidade Indiana).

Consulte o programa completo aqui.

Não perca o lançamento do Relatório Indicadores de Integração de Imigrantes 2020!

 


Notícias relacionadas:
- Portugal: Public presentation of the report on indicators of migrants’ integration 2020

Imagem em Destaque

14 dez 2020 - 17 dez 2020

 

A conferência final do Global Race Project vai realizar-se online, nos dias 14, 15 e 17 de dezembro. Este projeto procura investigar as reconfigurações do conceito de raça desde 1945 ao nível  científico, das políticas estatais e dos movimentos sociais. A conferência final do projeto irá reunir diversos investigadores com o objetivo de discutir e explorar controvérsias académicas e políticas acerca das categorias raciais e étnicas, numa variedade de contextos dos continentes europeu e americano. 

Mais informações e inscrições aqui.

Imagem em Destaque

- 09 dez 2020

 

Decorre no dia 9 de dezembro, às 18h00, mais um evento do ciclo “Encontros sobre Experiências Migratórias”, coorganizado por investigadores/as do CIES-ISCTE e do CRIA, em parceria com o Observatório da Emigração. Neste encontro, dedicado ao tema “Tempo de Espera: Imigrantes indocumentados e as diferentes noções do tempo”, serão debatidas e analisadas as perspetivas simbólicas do conceito de tempo para os imigrantes indocumentados e o impacto social e emocional deste percurso até à resolução de um problema sem uma data concreta de conclusão. 

O encontro terá como oradores Cecília Menduni Luís, Kishor Subba Limbu, Antónia Pedroso Lima e Dilar Cascalheira, e será transmitido online, neste endereço. É também possível assistir presencialmente, mediante inscrição para observatorioemigracao@iscte-iul.pt (lugares limitados).

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

- 02 dez 2020

 

A Rede Portuguesa das Cidades Interculturais vai promover, no dia 2 de dezembro, entre as 14h30 e as 18h, o webinar "Cidades Interculturais". Esta rede é composta por 13 cidades nacionais que assim se juntam a uma rede internacional de 140 cidades que trabalham todos os dias para se tornarem locais inclusivos e onde todas as pessoas podem sentir que pertencem. Neste webinar serão partilhados os produtos desenvolvidos e as ações conjuntas realizadas entre as cidades portuguesas entre 2018 e 2020, pretendendo-se ainda que seja um momento de partilha de práticas e reflexão conjunta sobre o que torna as nossas cidades verdadeiramente inclusivas.

Inscrições gratuitas, mas limitadas, aqui.

Imagem em Destaque

- 30 nov 2020

 

No próximo dia 30 de novembro, entre as 18h30 e as 20h, irá decorrer um evento online do projeto Solvinc - Solving Intercultural Conflicts with International Students. Este projeto visa responder aos desafios (mas também potencialidades) inter/multiculturais subjacentes às relações estabelecidas entre estudantes internacionais e nacionais, docentes e pessoal técnico das instituições de ensino superior. Neste evento apresentar-se-ão de forma sucinta os principais resultados do SOLVINC e convidar-se-ão as/os participantes para uma discussão de diversas estratégias de promoção da inter/multiculturalidade, com vista à partilha de experiências e à tomada de consciência em relação ao que as diversas organizações têm feito, com públicos assaz diversos, neste campo.

O evento ocorrerá em formato online, através deste link. As inscrições deverão ser efetuadas para o email SOLVINCup@fpce.up.pt até ao dia 29 de novembro. 

Imagem em Destaque

- 11 dez 2020

 

Decorre no dia 11 de dezembro, entre as 14h e as 15h (CET), o webinar “Translating migration theory into empirical propositions”, organizado no âmbito do projeto “Quantifying Migration Scenarios for Better Policy” (QuantMig).

Os estudos migratórios são frequentemente descritos como um campo de estudo fragmentado e pouco teorizado. Contudo, através da triangulação de diversas perspetivas e conceitos teóricos, podem ser desenvolvidas afirmações relativas a padrões migratórios diversos e multifacetados. Neste webinar será discutida a passagem de uma abordagem teórica a hipóteses empíricas fortemente baseadas em evidências. O webinar será moderado por Jakub Bijak (Universidade de Southampton) e terá a participação de Jørgen Carling (Peace Research Institute Oslo), Mathias Czaika (Danube University Krems) e Marta Bivand Erdal (Peace Research Institute Oslo).

Inscrições aqui.

Imagem em Destaque

- 01 dez 2020

 

O Standing Committee on Methodological Approaches and Tools in Migration Research, da Rede IMISCOE (International Migration, Integration and Social Cohesion in Europe), tem aberta uma call for papers para a 18th IMISCOE Annual Conference, que decorrerá no Luxemburgo de 7 a 9 de julho de 2021. Procuram-se contributos para paneis temáticos dedicados a 1) desafios metodológicos à investigação durante a pandemia COVID-19 e 2) métodos de investigação desenhados para o estudo das desigualdades e marginalização. Para além destes dois painéis, serão também aceites, para sessões adicionais, propostas mais genéricas relacionadas com outras questões metodológicas na investigação sobre as migrações, a mobilidade e a integração. Os autores interessados poderão submeter um resumo da sua contribuição (máx. de 250 palavras) até 1 de dezembro de 2020.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

- 17 nov 2020

 

A próxima edição do Café Intercultural do projeto “Braga: uma Viagem Intercultural”, promovido pela Câmara Municipal de Braga, irá decorrer online, no próximo dia 17 de novembro, às 15h00. Este encontro será dedicado ao tema “Português como língua de acolhimento em contexto de multilinguismo”, contando com a participação de Micaela Ramon, do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

- 11 nov 2020

 

No próximo dia 11 de novembro, às 15h00, decorre mais uma edição do Café Intercultural do projeto “Braga: uma Viagem Intercultural”, promovido pela Câmara Municipal de Braga. Este encontro irá decorrer online e terá como tema “(Re)construir um futuro – o dilema dos Refugiados”, contando com a participação de Sónia Diz, da Cruz Vermelha Portuguesa, e de Helena Pina Vaz, diretora do Colégio Luso Internacional de Braga.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

- 30 nov 2020

 

Encontra-se aberto um concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para estudante de doutoramento para atividades de investigação no âmbito do projeto “Trajetória escolar, académica e profissional de jovens brasileiros, ucranianos e chineses” (PT/2020/FAMI/517), cujas atividades decorrerão no CIES-ISCTE (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa), sob a orientação científica da coordenadora do projeto, Doutora Sofia Gaspar. O concurso encontra-se aberto até 30 de novembro de 2020.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

16 nov 2020 - 20 nov 2020

 

A Nova School of Law  promove, de 16 a 20 de novembro, um curso online em “Direito de Estrangeiros: O Direito de Asilo, Imigração e Nacionalidade”, que visa debater, com especialistas da área, o Direito de Asilo, Imigração e Nacionalidade, através da análise dos princípios gerais, das recentes alterações legislativas e da prática jurídica na matéria. O Curso tem como destinatários advogados, juízes, procuradores, funcionários do Alto Comissariado para as Migrações, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e de ONGs e Associações, bem como estudantes e investigadores dos temas abrangidos pelo Curso.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque