- 23 out 2020

 

A rede ETHMIGSURVEYDATA (International Ethnic and Immigrant Minorities’ Survey Data Network) está a receber, até ao dia 23 de outubro, candidaturas para a 4.ª edição da sua escola de formação. Esta escola de formação tem como objetivo formar uma nova geração de investigadores com interesse em inquéritos sobre a integração de minorias étnicas e migrantes, oferecendo-lhes ferramentas para desenhar e analisar conjuntos de dados de inquéritos a minorias étnicas e migrantes. As sessões irão decorrer integralmente online.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

- 21 out 2020

 

O Migration Policy Centre promove no dia 21 de outubro, entre as 15h e as 16h30, um webinar dedicado ao tema “Development Aid & Migration: Unexplored Dimensions and Latest Research Findings”, em que serão discutidos resultados de investigação recentes sobre a influência da ajuda internacional nos fluxos de migração. 

Saiba mais aqui.

Imagem em Destaque

- 20 out 2020

 

Encontra-se aberta, até 20 de outubro de 2020, a chamada da Secção Temática “Migrações, Etnicidade e Racismo” da Associação Portuguesa de Sociologia para o envio de resumos para o XI Congresso Português de Sociologia, que se realizará em Lisboa, de 29 a 31 de março de 2021, sob o lema “Identidades ao Rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente”. 

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

28 set 2020 - 29 set 2020

 

Nos dias 28 e 29 de setembro a Fundação Friedrich Ebert Portugal e a NOVA Refugee Clinic - Legal Clinic organizam dois debates online acerca das atuais dificuldades ao nível das políticas migratórias europeias. No primeiro dia a discussão centrar-se-á no impacto da pandemia nos movimentos migratórios recentes no mediterrâneo e na situação nas fronteiras europeias. No segundo dia serão debatidas as expectativas de diferentes países ao nível das políticas europeias, destacando-se as medidas tomadas a nível nacional em diferentes países para mitigar o efeito da pandemia nos migrantes e refugiados.

Os debates irão decorrer via Zoom, sendo o link para participação remetido após inscrição

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

- 01 jan 2021

 

A Revue Européenne des Migrations Internationales (REMI) tem aberta uma call para contribuições no âmbito do tema “In current migrations: New ethnic issues”. Os trabalhos podem ser remetidos até ao dia 1 de janeiro de 2021.

Mais informações aqui

Imagem em Destaque

26 out 2020 - 04 dez 2020


Irá decorrer entre 26 de outubro e 4 de dezembro a primeira edição do curso “E-Learning Course on Measuring and Analyzing Labour Migration”, promovido pelo International Training Centre da International Labour Organization (ITC-ILO). Este curso visa desenvolver competências para medir e analisar a migração laboral internacional e produzir estatísticas de migração laboral atualizadas e fiáveis e políticas de migração baseadas em evidências.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

- 10 jan 2021

 

A edição de abril de 2021 da revista REMHU irá incluir um dossier temático sobre o tema “COVID-19, State of emergency, and migration". O objetivo deste dossier é analisar a situação da pandemia COVID-19 no que diz respeito à população migrante e refugiada, com todas as implicações em termos de direitos humanos e (i)mobilidade, destacando também as práticas de resiliência implementadas por esta população ou pelas organizações sociais. Os artigos poderão ser remetidos até 10 de janeiro de 2021.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

- 16 set 2020

 

No dia 16 de setembro, às 14h30, decorre o webinar “Encontros de Estudos sobre a China”, que terá como orador convidado o Dr. Enrique Martínez-Galán (ISEG-ULisboa), com a comunicação “Qualitative Cost-benefit analysis of the maritime belt and road initiative: who benefits from the initiative and who does not?”. O Encontro irá decorrer via Zoom.

Imagem em Destaque

- 10 set 2020

 

Terá lugar no dia 10 de setembro, às 17h00, a próxima sessão da iniciativa “Camões dá que falar”, do Instituto Camões, I.P., que terá como orador convidado António Vitorino, atual Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações, com o tema “Impacto na Pandemia na Agenda 2030 – O caso das migrações”. O evento decorrerá através de plataforma virtual, com transmissão nas redes sociais do Camões, I.P.

Imagem em Destaque

05 fev 2020 - 06 fev 2020

A Conferência final do projeto CrossMigration realiza-se em Lisboa no IGOT, a 5 e 6 de fevereiro de 2020. A conferência inicia com uma “Roundtable on the coming age of Migration studies: Past, present, future”, e conclui com a “Roundtable on innovative science-society dialogues on migration”. Entre estas rouldtables decorrem vários workshops paralelos: Workshop 1 sobre “Key knowledge questions for migration studies”, para o qual a diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, foi convidada a intervir e partilhar a experiência portuguesa do OM; Workshop 2 sobre “Policy indicators and scenarios”; Workshop 3 “ Research Social Platform on Migration and Asylum, ReSoma”; Workshop 4 “Systematic knowledge accumulation in Migrations studies”; Workshop 5 “dialogues between research and societal stakeholders”; e Workshop 6 “Connecting migrations studies to the EU’ strategic research agenda”.

Saiba mais aqui.

Imagem em Destaque

02 abr 2020 - 03 abr 2020

O Migration Policy Center está a organizar um Executive Training Seminar sobre Migration Communication Strategies: effective approaches to depolize the debate entre 2 e 3 de abril na European University Institute, em Florença. A sessão de formação procura refletir, entre outros aspetos, sobre:

- como se deve comunicar de forma eficaz as causas e os efeitos da imigração e as políticas de integração de imigrantes;

- como se deve construir estratégias de comunicação que fomentem a coesão social e desconstruam forma de discriminação e discursos de ódio;

- como entender e reagir sobre atitudes face à imigração e influenciar como as pessoas pensam e sente sobre as migrações;

- como entender o papel positivo dos factos e das evidencias nos debates sobre migrações, bem como reagir sobre as suas lacunas.

 

As inscrições encontram-se abertas até 2 de março de 2020. Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

12 fev 2020

O Observatório das Desigualdades promove a 12 de fevereiro de 2020, a partir das 15h30 no ISCTE, a mesa redonda sobre “Desigualdades, Educação e Imigração: que políticas?”. No âmbito da sessão serão lançados dois estudos publicados pelo Observatório das Desigualdades, da autoria de Teresa Seabra e Ana Filipa Cândido sobre os alunos de nacionalidades estrangeiras nos ensinos básico e secundário em Portugal continental, que servirão de mote para as intervenções de Jorge Malheiros do IGOT e de Catarina Reis Oliveira, diretora do Observatório das Migrações.

Saiba mais aqui

Imagem em Destaque

18 dez 2019

O Observatório das Migrações promoveu no dia 18 de Dezembro, Dia Internacional dos Migrantes, entre as 9h30 e as 17h30, no Auditório do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), em Lisboa, as XI Jornadas do Observatório das Migrações. O encontro contou com a intervenção de diversos peritos nacionais, académicos, decisores políticos, e representantes de serviços para imigrantes, bem como de uma representante da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), num total de 12 oradores. No encontro estiveram presentes cerca de uma centena de participantes (93 participantes), maioritariamente representantes de serviços públicos (46), provenientes de diferentes regiões do país, do meio académico (19), estudantes (6), representantes de Organizações Não Governamentais (ONG) (2), representantes da sociedade civil (16), jornalistas (1), entre outros. O evento recebeu a cobertura de diversos órgãos de comunicação social na área da imprensa e da rádio.

Na ocasião destas Décimas Primeiras Jornadas OM foi lançado e debatido na primeira sessão plenária o Relatório Estatístico Anual Indicadores de Integração de Imigrantes 2019, de Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes, a cobertura dos meios de comunicação centrou-se bastante nas principais tendências encontradas no relatório, que sistematizou dados estatísticos e administrativos de 47 fontes nacionais e internacionais, para mais de três centenas de indicadores.

 

Notícias relacionadas:

Segurança Social ganhou mais de 651 milhões de euros com imigrantesPúblico

São cada vez mais os imigrantes que criam emprego, TSF

Há mais mulheres a imigrar para Portugal, TSF

Valor recorde. "Imigrantes nunca contribuíram tanto para a Segurança Social", TSF

- Há mais imigrantes em Lisboa mas é no Algarve que têm mais peso, TSF

Nunca houve tantos imigrantes a viver em Portugal como em 2018, TSF

Principal comunidade de imigrantes em Portugal, brasileiros têm salários mais baixos, FRI

Mais de 10% dos bebés nascidos em Portugal em 2018 são de mãe estrangeira, DN

Número de nepaleses e franceses em Portugal foi o que mais cresceu nos últimos dez anos, Público

Número de nepaleses e franceses em Portugal foi o que mais cresceu nos últimos 10 anos, Negócios

Nepaleses e franceses foram as comunidades que mais cresceram em Portugal, TSF

Indicators of Migrant Integration – 2019 Annual Statistical ReportEuropean Web Site on Integration

 

Conheça aqui em maior detalhe o que marcou estas XI Jornadas OM:

 

SESSÃO DE ABERTURA

As Décimas Primeiras Jornadas OM foram inauguradas pelo Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, que apontou o historial migratório da população portuguesa como chave para compreender o relativo sucesso da integração dos imigrantes neste país, realçou o desafio que a tendência de polarização política irá representar para esta área nos próximos anos e reiterou a importância do trabalho e publicações do Observatório das Migrações na gestão e monitorização dos processos de integração, bem como no desenho de políticas migratórias baseadas em evidências.

 

SESSÃO PLENÁRIA 1: INDICADORES DE INTEGRAÇÃO DE IMIGRANTES

 

 

A primeira sessão plenária do dia, dedicada aos Indicadores de Integração de Imigrantes, integrou o lançamento do Relatório Estatístico 2019 Indicadores de Integração de Imigrantes da Coleção Imigração em Números do OM por Catarina Reis Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações, autora e Coordenadora da Coleção Imigração em Números do OM e Natália Gomes, da equipa do OM e coautora do Relatório.

No espaço de uma hora, a responsável pelo relatório, Catarina Reis Oliveira, sintetizou as principais tendências da integração dos imigrantes nos anos de referência de 2017 e 2018, a partir de dados de 47 fontes estatísticas e administrativas, nacionais e internacionais (mais de três centenas de indicadores), para 15 dimensões de integração consideradas, comparando nacionais com estrangeiros residentes. Entre os principais resultados identificados no relatório estão:

- Em janeiro de 2018, entre os países da União Europeia (UE28), Portugal ocupava o vigésimo primeiro lugar quanto à importância relativa de estrangeiros no total de residentes;

- Entre os países da União Europeia, Portugal é assumido como um dos Estados-membros mais envelhecido e com mais grave fragilidade demográfica;

- Nos anos de referência deste relatório (2017 e 2018) observa-se um aumento dos vistos de residência atribuídos nos postos consulares, bem como um aumento da população estrangeira residente;

-  A análise dos vistos de residência atribuídos nos postos consulares em 2017 e 2018 mostra que as razões de entrada de estrangeiros no país estiveram principalmente associadas ao estudo, ao reagrupamento familiar e a reformados;

- Os títulos que mais cresceram desde o início da presente década foram as autorizações de residência para atividade independente, as autorizações para atividade altamente qualificada, as autorizações de residência para investimento, e as autorizações de residência para atividade profissional subordinada;

- Mantém-se a tendência, verificada desde o início da presente década, de feminização da imigração;

- Em 2018 as mulheres de nacionalidade estrangeira foram responsáveis por 11% do total dos nados-vivos em Portugal;

- Tem aumentado a importância relativa dos casamentos mistos e dos casamentos entre estrangeiros;

- Os óbitos de indivíduos de nacionalidade estrangeira apenas representaram 1,5% no total de óbitos ocorridos em Portugal;

- Entre o início da década e o ano letivo de 2017/2018 nota-se uma melhoria do desempenho escolar dos alunos estrangeiros do ensino básico e secundário;

- No ano letivo de 2017/2018, 13% do total de estudantes inscritos no Ensino Superior eram estrangeiros (cerca de 49 mil);

-  No ano letivo de 2017/2018 encontravam-se matriculados na disciplina de PLNM 3.922 alunos, verificando-se uma recuperação dos inscritos face ao ano letivo anterior, acompanhando a tendência evolutiva de crescimento dos inscritos desde a criação da oferta da disciplina PLNM;

- Os estrangeiros continuam a estar, por comparação aos nacionais, mais representados nos grupos profissionais da base;

- Nos anos de referência deste relatório nota-se uma melhoria no risco de pobreza e exclusão social nos estrangeiros residentes em Portugal;

- Nos anos de referência deste relatório, continua a traduzir um saldo financeiro bastante positivo, situando-se em 2017 em +514,3 milhões de euros e em 2018 em +651,3 milhões de euros, o valor mais elevado alguma vez alcançado no país;

- Os dados mais recentes confirmam a manutenção destas desvantagens dos estrangeiros residentes por comparação aos nacionais dos países europeus: em 2017, no conjunto dos países da União Europeia, 14,5% dos nacionais e 26,1% dos estrangeiros (com mais de 18 anos) viviam em alojamentos sobrelotados;

- De uma forma geral, em Portugal os imigrantes revelam indicadores do estado de saúde mais favoráveis do que os naturais portugueses;

- Entre 2007 e 2018, mais de meio milhão de cidadãos (517.775) acederam à nacionalidade portuguesa;

- Os estrangeiros continuam a estar sub-representados no recenseamento eleitoral;

- Entre 2017 e 2018 o número de reclusos estrangeiros no sistema prisional português diminuiu de 2.144 para 1.953 (decréscimo de -9,8%);

- Nos últimos anos verifica-se um aumento da perceção de que a discriminação com base na origem étnica é ‘comum’ ou ‘muito comum’ nos vários países da União Europeia, nomeadamente em Portugal;

- Continua a verificar-se saldos muito positivos da relação das remessas que entram e das remessas que saem do país.

 

O relatório completo encontra-se em livre acesso aqui

 

SESSÃO PLENÁRIA 2: A INTEGRAÇÃO DE REFUGIADOS EM PORTUGAL

A segunda sessão plenária da manhã foi dedicada à apresentação do recente relatório da OCDE sobre a integração de refugiados em Portugal, contemplando intervenções de Ana Damas de Matos da OCDE, e de Pedro Calado, Alto-comissário para as Migrações.

 

No período da tarde, o programa das XI Jornadas OM prosseguiu, com duas sessões plenárias, onde foram apresentados dois novos estudos da Coleção Estudos OM.

 

SESSÃO PLENÁRIA 3: EMPREENDEDORES IMIGRANTES

 
Neste painel que teve o objetivo de assinalar os 10 anos do Programa de Empreendedorismo Imigrante do ACM, IP, foi apresentado o Estudo OM 65: Empreendedores e Empregadores Imigrantes: Tipologia de Estratégias Empresariais, de Catarina Reis Oliveira, ao qual teceram comentários João Peixoto, do SOCIUS-ISEG, e Lucinda Fonseca, do IGOT, sendo este painel moderado por Tiago Matos, da Equipa do Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante (GAEM).
 
 
SESSÃO PLENÁRIA 4: DESEMPENHO ACADÉMICO DE CRIANÇAS E JOVENS IMIGRANTES 
 
 
Nesta última sessão plenária, moderada por Luisa Ferreira Malhó, Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade do ACM, I.P., foi apresentado o Estudo OM 64: Inclusão e Desempenho Académico de Crianças e Jovens Imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação, coordenado por Rita Guerra e Ricardo Rodrigues. Os comentários ao estudo foram da responsabilidade de Pedro Abrantes, do Ministério da Educação e do CIES-ISCTE.
 
SESSÃO DE ENCERRAMENTO DAS XI JORNADAS OM
 
 
Na sessão de encerramento a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, afirmou a relevância do trabalho que é desenvolvido pelo Observatório das Migrações, enfatizou alguns pontos do Relatório Estatístico Anual Indicadores de Integração, do qual confessou ser uma leitora regular desde os seus tempos de investigadora.

 

Continue a acompanhar as atividades do Observatório das Migrações em 2020!

Imagem em Destaque

18 dez 2019

O Observatório das Migrações promoveu no dia 18 de Dezembro, Dia Internacional dos Migrantes, entre as 9h30 e as 17h30, no Auditório do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), em Lisboa, as XI Jornadas do Observatório das Migrações. O encontro contou com a intervenção de diversos peritos nacionais, académicos, decisores políticos, e representantes de serviços para imigrantes, bem como de uma representante da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), num total de 12 oradores. No encontro estiveram presentes cerca de uma centena de participantes (93 participantes), maioritariamente representantes de serviços públicos (46), provenientes de diferentes regiões do país, do meio académico (19), estudantes (6), representantes de Organizações Não Governamentais (ONG) (2), representantes da sociedade civil (16), jornalistas (1), entre outros. O evento recebeu a cobertura de diversos órgãos de comunicação social na área da imprensa e da rádio.

Na ocasião destas Décimas Primeiras Jornadas OM foi lançado e debatido na primeira sessão plenária o Relatório Estatístico Anual Indicadores de Integração de Imigrantes 2019, de Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes, a cobertura dos meios de comunicação centrou-se bastante nas principais tendências encontradas no relatório, que sistematizou dados estatísticos e administrativos de 47 fontes nacionais e internacionais, para mais de três centenas de indicadores.

 

Notícias relacionadas:

Segurança Social ganhou mais de 651 milhões de euros com imigrantesPúblico

São cada vez mais os imigrantes que criam emprego, TSF

Há mais mulheres a imigrar para Portugal, TSF

Valor recorde. "Imigrantes nunca contribuíram tanto para a Segurança Social", TSF

- Há mais imigrantes em Lisboa mas é no Algarve que têm mais peso, TSF

Nunca houve tantos imigrantes a viver em Portugal como em 2018, TSF

Principal comunidade de imigrantes em Portugal, brasileiros têm salários mais baixos, FRI

Mais de 10% dos bebés nascidos em Portugal em 2018 são de mãe estrangeira, DN

Número de nepaleses e franceses em Portugal foi o que mais cresceu nos últimos dez anos, Público

Número de nepaleses e franceses em Portugal foi o que mais cresceu nos últimos 10 anos, Negócios

Nepaleses e franceses foram as comunidades que mais cresceram em Portugal, TSF

Indicators of Migrant Integration – 2019 Annual Statistical ReportEuropean Web Site on Integration

 

Conheça aqui em maior detalhe o que marcou estas XI Jornadas OM.

Imagem em Destaque

15 dez 2019 - 17 dez 2019

A Conferência Internacional, organizada pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, terá lugar em Vila Franca de Xira, nos dias 15 a 17 de dezembro de 2019 e será dedicada à “Imigração dos Países da Europa de Leste para a Europa Ocidental, após a desintegração da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e o fim dos regimes socialistas que, na Europa Central e de Leste, integravam o Pacto de Varsóvia e o COMECON”.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

04 dez 2019

Dia 4 de dezembro de 2019, no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Auditório Silva Leal, Ala Autónoma, às 15h, tem lugar a conferência internacional, “Violence Against Migrant Women in London”.

As conferencistas que abordarão a temática, face à violência contra mulheres imigrantes latino americanas, em Londres, são:

Cathy McIlwaine (King's College London);

Rosa Heimer (King's College London).

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

11 dez 2019

Dia 11 de dezembro de 2019, das 9h30 às 17h, no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) – Auditório Afonso de Barros, Lisboa, decorre o workshop “Imigrações em Portugal: experiências e lições práticas” que lança a Secção Temática Migrações, Etnicidade e Racismo da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).

A abertura do evento ficará a cargo da Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), Madalena Ramos, do Diretor do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), João Sebastião, e da Equipa Coordenadora da Secção Temática da APS, Pedro Góis, Sofia Gaspar e Nuno Oliveira.

A Diretora do Observatório das Migrações (OM), Catarina Reis Oliveira, será uma das oradoras convidadas do primeiro painel e irá destacar o trabalho do OM desde 2002 na desconstrução de mitos e estereótipos acerca dos imigrantes com factos científicos e estatísticos, e na produção de estudos com recomendações para políticas públicas para imigrantes e sistematização e análise dos indicadores de integração de imigrantes. Fazendo um balanço do percurso deste Observatório nos seus 17 anos de contributos para a investigação acerca das imigrações em Portugal, com centenas de publicações, a diretora do OM irá destacar a experiência e lições práticas deste Observatório que tem orientado o seu trabalho no domínio da imigração em torno do mote de “conhecer mais para agir melhor”.

O Workshop integrará ainda outros painéis que irão promover a reflexão entre académicos e representantes de organizações da sociedade civil: Painel 1 sobre “Trabalho e Imigração”, com José Carlos Marques (Instituto Politécnico de Leiria, CICS.Nova); Painel 2 sobre “Saúde e Imigração”, com Alejandra Ortiz (ISCTE-IUL, CIES-IUL); e Painel 3 sobre “Educação e Imigração”, com Teresa Seabra (ISCTE-IUL, CIES-IUL).

Programa completo disponível aqui.

Imagem em Destaque

18 dez 2019

No âmbito do “Dia Internacional dos Migrantes”, 18 de dezembro de 2019, o Observatório das Migrações (OM) promove a décima primeira edição das Jornadas OM, no Auditório do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), junto à estação do metro dos Anjos, em Lisboa, entre as 9h30 e as 17h30, com o lançamento das suas mais recentes publicações, com destaque para o Relatório de Indicadores de Integração de Imigrantes 2019.

Procura-se com esta iniciativa promover uma vez mais o debate e a reflexão em torno da integração dos imigrantes, mobilizando o diálogo entre investigadores, decisores políticos, representantes de organizações da sociedade civil, entre outros.

Estas Jornadas OM contam, na sessão de abertura, com a intervenção do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, e na sessão de encerramento, com a intervenção da Senhora Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira.

Na primeira Sessão Plenária, será lançado o Relatório Estatístico Anual “Indicadores de Integração de Imigrantes 2019” pela Diretora do Observatório das Migrações, Coordenadora da Coleção Imigração em Números e autora do relatório, Catarina Reis Oliveira, e por Natália Gomes, investigadora do OM e coautora do relatório.

Junta-se à programação das XI Jornadas OM, as seguintes sessões plenárias:

Sessão Plenária 2, “A Integração de Refugiados em Portugal”, presidida pelo Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, que acompanhou a avaliação a Portugal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), contará com a apresentação do Relatório da OCDE: Finding the way. The Integration of Refugees in Portugal, por Ana Damas de Matos da OCDE.

Sessão Plenária 3, “Empreendedores Imigrantes”, que assinalará os 10 anos do Programa de Empreendedorismo Imigrante do ACM, IP  terá a moderação de Tiago Matos da Equipa do Gabinete de Apoio ao Empreendedor Migrante (GAEM). Nesta sessão, a Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis de Oliveira apresenta o mais recente Volume da Coleção de Estudos do OM, o Estudo OM 65 da sua autoria, “Empreendedores e Empregadores Imigrantes: Tipologia de Estratégias Empresarias”. Para comentar este estudo, este painel contará com as intervenções de João Peixoto, Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações - Instituto Superior de Economia e Gestão (SOCIUS-ISEG), e de Lucinda Fonseca, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), seguindo-se o debate e o diálogo com a audiência.

Sessão Plenária 4, “Desempenho Académico de Crianças e Jovens Imigrantes” com o lançamento do Estudo OM 64: “Inclusão e Desempenho Académico de Crianças e Jovens Imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação”, da autoria de Rita Guerra e Ricardo Rodrigues. A comentar o estudo estará Pedro Abrantes, do Ministério da Educação e CIES - Instituto Universitário de Lisboa (CIES-ISCTE), e a moderar o painel estará Luísa Ferreira Malhó, Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade do ACM, IP. No fecho do evento, será feito um balanço do trabalho do OM, na última década e meia pela sua Equipa, que faz o convite ao conhecimento de todos os seus livros com a oferta de dezenas das suas publicações.

Inscrições abertas até dia 16 de dezembro, até às 18h, através dos seguintes contactos:

E-mail.: om@acm.gov.pt | Tel.: 218 106 124

Consulte o programa aqui.

Imagem em Destaque

05 dez 2019 - 06 dez 2019

Dias 5 e 6 de dezembro de 2019, o Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa irá organizar um encontro internacional sobre Diversidades, Educação e Inclusão. O objetivo é criar um espaço de reflexão e debate sobre a importãncia e atualidade destas temáticas, nos diferentes contextos de educação formal, não formal e informal.

O público-alvo desta iniciativa são os investigadores, professores, animadores, estudantes e outros agentes ligados à educação e a realidades articuladas com o fenómeno educativo.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

18 dez 2019

Por ocasião do Dia Internacional dos Migrantes, dia 18 de dezembro de 2019, o Observatório das Migrações (OM) promove a décima primeira edição das Jornadas do Observatório das Migrações. Nesta edição, entre outras novidades, será lançado o mais recente Relatório Estatístico Anual 2019 – Indicadores de Integração de Imigrantes, brevemente disponível aqui, pela Diretora do Observatório das Migrações, Coordenadora da Coleção Imigração em Números e autora do relatório, Catarina Reis Oliveira, e por Natália Gomes, investigadora do OM e coautora do relatório. Está também previsto no âmbito destas XI Jornadas OM o lançamento dos três novos estudos OM publicados este ano (Estudo 63Estudo 64 e Estudo 65).

O programa do seminário e demais detalhes sobre o encontro serão divulgados brevemente no site do OM.

Imagem em Destaque