28 jun 2021 - 09 jul 2021

 

O Migration Policy Centre tem abertas candidaturas para a 17.ª edição da sua escola de verão, que irá decorrer online entre 28 de junho e 9 de julho de 2021, dedicada ao tema “Migration and the Pandemic: Taking Stock and Thinking Ahead”. Focando-se no impacto da pandemia COVID-19 nas migrações a nível global, esta escola de verão irá ser uma oportunidade para aprender a contextualizar e avaliar os padrões e as tendências das migrações globais e o grau em que foram afetadas pela pandemia, num contexto verdadeiramente global. Os participantes terão a oportunidade de obter conhecimentos científicos especializados e de discutir as suas próprias ideias e projetos e de desenvolver perspetivas para a sua carreira profissional.

As candidaturas encontram-se abertas até ao dia 15 de abril de 2021. Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

- 01 abr 2021

 

O European Programme for Integration and Migration (EPIM) – uma rede colaborativa de fundações europeias que visa fortalecer o papel da sociedade civil na construção de comunidades inclusivas e de respostas humanas e sustentáveis para as migrações – tem aberta uma vaga para o cargo de Diretor de Programa. Estas funções integram a supervisão do desenvolvimento estratégico, da representação externa e da recolha de fundos, bem como a coordenação da equipa do EPIM.

As candidaturas encontram-se abertas até 1 de abril de 2021. Saiba mais aqui.

Imagem em Destaque

- 04 mar 2021

 

A secção temática Sexualidade e Género da Associação Portuguesa de Sociologia realiza no dia 4 de março, às 18h, o evento online “Identidade de Género e Migrações”. Este evento contará com a participação de Vitor Lopes Andrade, da University of Sussex, e de Fernanda Belizário, do Instituto Piaget.

As inscrições realizam-se através do email sexualidade@aps.pt. Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

15 mar 2021 - 23 abr 2021

 

O International Training Centre da International Labour Organization promove, entre os dias 15 de março e 23 de abril de 2021, o curso “Access to Decent Work for Refugees and Other Forcibly Displaced Persons”. As consequências socioeconómicas das deslocações forçadas têm provocado um intenso debate sobre como desenvolver políticas e respostas adequadas e sustentáveis a estes desafios, incluindo num contexto COVID-19. Com base nos princípios orientadores da ILO acerca do acesso dos refugiados e de outras pessoas deslocadas contra a sua vontade ao mercado de trabalho, este curso fornece uma visão geral das diferentes medidas destinadas a facilitar o acesso ao emprego destes grupos particularmente vulneráveis. O curso foi concebido para fornecer a profissionais e decisores políticos a capacidade de identificar oportunidades e desafios específicos, utilizar os enquadramentos legais internacionais sobre refugiados e direitos humanos e propor opções relevantes em termos de legislação e políticas que melhorem o acesso ao mercado de trabalho, a um nível local e nacional.

As candidaturas ao curso encontram-se abertas até 28 de fevereiro.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

- 26 fev 2021

 

A associação dos Investigadores Italianos em Portugal (Hipácia) promove, no dia 26 de fevereiro, às 15h30, um debate online acerca do tema “Migration Phenomena in the Contemporary History of Italy and Portugal”. Nesta sessão irão participar Guido Barbujani (Università di Ferrara, Itália), Pedro Góis (Universidade de Coimbra), Michele Colucci (National Research Council, Itália), Patrícia Jerónimo (Universidade do Minho) e Emellin de Oliveira (Universidade Nova de Lisboa).

O debate decorrerá em inglês, com transmissão online em direto. Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

- 24 fev 2021

 

O Migration Policy Centre organiza, no dia 24 de fevereiro, às 15h (CET), um webinar dedicado à apresentação do livro “Governing Migration Beyond the State: Europe, North America, South America, and Southeast Asia in a Global Context”, de Andrew Geddes. As migrações internacionais têm-se tornado numa preocupação saliente a nível global, mas verifica-se uma variação significativa nas respostas dos diversos governos.  Com um foco em quatro regiões mundiais – Europa, América do Norte, América do Sul, e Sudeste Asiático – este livro explora os fatores subjacentes às respostas de governança, analisando a influência das representações acerca das causas e dos efeitos detidas por atores chave na governança destas quatro regiões, tanto nos resultados da governança, como no panorama global da governança das migrações.


Mais informações e inscrições aqui.

Imagem em Destaque

- 05 fev 2021

 

No dia 5 de fevereiro, pelas 14:30 (hora de Lisboa), realiza-se o webinar “A way forward on migration under the portuguese presidency of the European Union?”, promovido pelo Migration Policy Institute (MPI-MPI Europe) no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. 

Este webinar irá juntar Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna de Portugal e Presidente em exercício do Conselho da União Europeia na área dos Assuntos Internos, e Ulrich Weinbrenner, Ministro do Interior da Alemanha (anterior Presidência da União Europeia), para fazer um ponto de situação acerca do novo Pacto sobre a Migração e o Asilo, apresentado pela Comissão Europeia em setembro de 2020. A sessão irá centrar-se em duas questões: (1) Quais as lições que podem ser retiradas do trabalho conduzido pela Presidência alemã quanto ao Pacto sobre a Migração e o Asilo e quais as atuais prioridades de Portugal na sua prossecução; (2) De que forma os legisladores europeus poderão facilitar uma maior solidariedade nas questões das migrações e do asilo.

Mais informações e inscrições aqui.

Imagem em Destaque

27 jan 2021 - 10 jun 2021

 

O Amsterdam Centre for European Studies promove uma série de webinars intitulada “Race and Migration - scholarship in between, on and beyond the borders”, que irá integrar 5 sessões, entre 27 de janeiro e 10 de junho. Nesta série, vários académicos de diferentes áreas são convidados a refletir acerca das divisões e das pontes históricas entre os estudos raciais e migratórios na Europa. Quais é que são os pontos de debate entre os estudos raciais e migratórios na Europa do século XXI? Por que motivo estes dois campos se desenvolveram de forma paralela, mas nem sempre em diálogo?

Mais informações e inscrições aqui.

Imagem em Destaque

- 15 mai 2021

 

Está aberta uma call para propostas de monografias ou de livros editados, a integrar uma nova série de livros intitulada “Plurilingual and Intercultural Epistemologies: Critical Research, Education and Citizenship”. Pretende-se que esta série venha a ser publicada pela Brill Publishers, tendo como editores Manuela Guilherme (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra), John Corbett (BNU-HKBU United International College, Zhuhai, China), Charbel El-Hani (Universidade Federal da Bahia, Brasil) e Gunther Dietz (Universidad Veracruzana, Xalapa, México).

Procuram-se propostas na área dos estudos da educação e investigação que realcem a forma como o conhecimento é gerado de uma maneira recíproca e multilateral. Pretende-se incluir estudos caracterizados pela fertilização cruzada de línguas e culturas, que sejam eticamente baseados no princípio da equidade epistemológica. A série irá demonstrar como a criação mútua de conhecimento em parceria permite a melhoria da qualidade de vida das comunidades, de acordo com os seus próprios critérios.

As propostas deverão ser submetidas até 15 de maio de 2021, de acordo com as indicações disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

- 25 fev 2021

 

Decorre no dia 25 de fevereiro, às 14h30, a próxima edição do seminário “Diversidade Cultural em Famílias Contemporânea”, que terá como oradora convidada a investigadora Sandra Mateus, que irá apresentar a comunicação "Vantagem na diversidade: interrogações a partir da experiência escolar de jovens descendentes de imigrantes com progenitores portugueses e estrangeiros".  

O evento irá decorrer na plataforma Zoom (ID 8233 6705 853).

Imagem em Destaque

- 15 fev 2021

 

A Universidade do Luxemburgo tem candidaturas abertas, até 15 de fevereiro, para uma posição de investigador no âmbito do projeto “Disentangling postcolonial encounters in globalisation: a sociolinguistic-ethnographic study of Lusophone migrant workers’ positionings in third space”, coordenado pelo Doutor Bernardino Tavares. O investigador irá acompanhar todas as fases deste projeto e realizar investigação acerca das relações pós-coloniais lusófonas no Luxemburgo, em Portugal e nas suas antigas colónias. Procuram-se candidatos com mestrado nas áreas dos estudos linguísticos, da sociolinguística, da antropologia ou dos estudos pós-coloniais, que dominem as línguas inglesa e portuguesa. O contrato terá uma duração de 36 meses, com início previsto em abril de 2021.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

- 12 fev 2021

 

No dia 12 de fevereiro, pelas 14h, irá decorrer o evento online “Fórum Comunitário: mulheres refugiadas em Portugal”, que tem como objetivo apresentar os resultados do projeto "Trajetórias de Refúgio: análise de género, intersecionalidade e políticas públicas em Portugal" (PT/2018/FAMI/351), a ser desenvolvido no CIES-ISCTE sob a coordenação da Professora Beatriz Padilla. Este evento visa desenvolver um espaço de encontro, diálogo e trocas entre as entidades envolvidas no trabalho com/para pessoas em situação de refúgio em Portugal, investigadores/as e demais interessados/as na temática.  

Mais informações e inscrições aqui.

Imagem em Destaque

- 28 jan 2021

 

A Associação Olho Vivo realiza no dia 28 de janeiro, às 19h, uma sessão informativa online acerca dos direitos dos migrantes no acesso ao sistema nacional de saúde, das medidas de prevenção da COVID-19 e do novo estado de emergência e das novas medidas de contenção.

Inscrições aqui.

Imagem em Destaque

- 28 jan 2021

 

A Metropois Asia, uma rede de profissionais da área das migrações, da diversidade e da integração, organiza no dia 28 de janeiro, às 18h30 (hora de Lisboa), um webinar dedicado ao tema “Post-Covid: Actions & Recommendations of Multilateral Organizations and Perspectives from Key Receiving Countries”. Este webinar contará com a participação de sete oradores principais: Shabarinath Nair (International Labour Organization), Maria Nenette Motus (International Organization for Migration), David Muehlke (embaixada dos EUA em Banguecoque), Jean D’Cunha (UN Women), Dilip Ratha (KNOMAD-World Bank), Wei Li (Arizona State University) e Rainer Münz (conselheiro especial da Comissão Europeia).

Mais informações e inscrições aqui.

Imagem em Destaque

- 08 fev 2021

 

A Revista Brasileira de História e Ciências Sociais tem aberta, até 8 de fevereiro, uma chamada para trabalhos a integrar o dossier “Os venezuelanos entre a migração e o exílio. Tendências e estratégias”. Após mais de um século como país de imigração, ao longo da última década a Venezuela tornou-se um país de emigração. A desestruturação do sistema económico, político e social do país provocou a saída de vários milhões de venezuelanos que procuraram refúgio nos países vizinhos, mas também em países como os EUA, a Espanha ou Portugal. Este fluxo migratório misto constitui atualmente o principal movimento migratório na América do Sul e tem contribuído para uma alteração das políticas migratórias de vários países e desafiado a sua capacidade de acolhimento e de integração de migrantes e refugiados. Com o objetivo de construir um sistema integrado de artigos de referência na análise deste fluxo migratório, procuram-se artigos de análise, de base empírica ou outra, que permitam uma compreensão das suas dinâmicas, tendências e estratégias.

Os trabalhos poderão ser apresentados em português, inglês ou espanhol.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

- 27 jan 2021

 

O Migration Policy Centre promove no dia 27 de janeiro, entre as 15h e as 16h15 (CET), o webinar “Migration Governance and Politics in the Face of the Pandemic”. No âmbito das migrações, a relação entre governança e processos políticos não tem sido frequentemente analisada. A investigação acerca dos processos políticos nas migrações tem enfatizado o lado contencioso do tema, isto é, as ideologias e discursos partidários populistas, as atitudes desfavoráveis dos cidadãos nativos e os movimentos de mobilização social pró e anti-imigração. Pelo contrário, a investigação acerca da governança e das políticas públicas tem-se centrado sobretudo no lado consensual, isto é, nas redes políticas, na implementação de práticas de acomodação, na aprendizagem de políticas baseadas no conhecimento de peritos, etc. Este webinar explora a forma como os processos de elaboração de políticas públicas podem ser enriquecidos por uma perspetiva que tenha em consideração tanto o lado da governança como o lado dos processos políticos da migração, particularmente quando nos deparamos com os desafios colocados pela atual crise pandémica.

Saiba mais aqui.

Imagem em Destaque

22 jan 2021 - 29 jan 2021

 

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) promove, no âmbito das comemorações dos seus 20 anos, o webinar “Geografias & Poéticas da Fronteira”, que irá decorrer nos dias 22 e 29 de janeiro.

A primeira sessão deste webinar, que decorre no dia 22 de janeiro às 15h00, será dedicada à apresentação do livro “Geografias & Poéticas da Fronteira. Leituras do Território”, volume 39 da Coleção Iberografias do CEI. Com coordenação de Cristina Robalo-Cordeiro (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/Plano Nacional de Leitura, PNL2027 Ler+ Ciência) e de Rui Jacinto (Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território), este livro integra o capítulo “Fronteiras e proteção internacional: Portugal no contexto europeu”, da autoria de Catarina Reis Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações.

A segunda sessão, a decorrer no dia 29 de janeiro às 14h30, tem o tema geral “Geografias da fronteira: pensar os limites e seus novos contornos” e encontra-se organizada em três painéis:
1. Fronteiras d’aquém e além Ibéria: memórias, vivências, imaginários;
2. As fronteiras e o futuro: novos limites, outros contornos do mundo;
3. Fronteiras e outros limites: o tempo, o espaço o modo.
O segundo painel desta sessão contará, entre outras intervenções, com a participação de Catarina Reis Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações.

Mais informações e inscrições aqui

Imagem em Destaque

- 25 jan 2021

 

Encontra-se aberto um concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para estudante de mestrado no âmbito do projeto "Raising Capacity for Inclusive People engaged in private sponsorship (RaCIP)”. Este projeto tem como objetivo o reforço da capacitação de organizações que operam esquemas de Patrocínio Privado (PS) ou que estão de outra forma envolvidas no apoio comunitário à integração de refugiados, visando estabelecer e desenvolver novas e mais eficientes práticas de PS nos Estados Membros, através da realização de ações-piloto destinadas a aumentar as PS existentes e a reforçar os esforços comunitários através da experimentação.

As atividades decorrerão no CIES-ISCTE (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa), sob a orientação científica da Doutora Sandra Mateus. O concurso encontra-se aberto até 25 de janeiro de 2021.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

- 31 jan 2021

 

A próxima conferência geral do European Consortium for Political Research irá decorrer na Universidade de Innsbruck, entre 31 de agosto e 3 de setembro de 2021, integrando a secção “International Migration: Challenges for Politics, Governance, and Society”, que tem aberta uma call para o painel “Who deserves what and why? The driving forces behind public opinion towards immigrants’ integration”

Tal como enfatizado pelo novo Plano de Ação sobre a Integração e a Inclusão (2021-2022) da Comissão Europeia, a integração de imigrantes é um tema central na agenda política de muitos dos países de destino e frequentemente uma forte preocupação das populações de origem. Neste contexto, este painel procura examinar as atitudes do público relativamente à integração económica, social e política dos imigrantes. A participação e a inclusão socioeconómica dos migrantes na economia e em outras áreas da sociedade é um tópico particularmente relevante, não apenas devido ao elevado número de imigrantes que chegaram à Europa na última década, como à recente pandemia global, que mergulhou o mundo na pior crise económica desde a Grande Depressão. As atitudes dominantes nas sociedades de destino relativamente ao acesso dos imigrantes ao emprego e a benefícios sociais têm sido alvo de um debate intenso na literatura científica. Ainda assim, as perdas de emprego sem precedentes em resultado da pandemia COVID requerem investigação adicional acerca da competição salarial entre a população nativa e os imigrantes no mercado de trabalho. De forma semelhante, à medida que a crise pandémica destrói empregos e piora as desigualdades, cada vez mais pessoas recorrem à proteção social, o que põe à prova as teorias existentes acerca das atitudes dos trabalhadores nativos relativamente ao acesso dos imigrantes a esta proteção. Surpreendentemente, pouco se sabe acerca das atitudes do público relativamente ao acesso dos imigrantes à cidadania e ao direito de voto, que representam uma área de fragilidade nas atuais políticas de integração dos países do ocidente, onde, com muito poucas exceções como a Nova Zelândia, Portugal e o Reino Unido, os residentes estrangeiros são maioritariamente excluídos da participação no sufrágio nacional. O estudo das atitudes em relação à integração política permanece, contudo, uma questão de investigação pertinente, dadas as consequências potenciais de garantir representação política aos imigrantes para sociedades de acolhimento mais diversas. Este painel procura assim contribuições para a compreensão das forças subjacentes à opinião pública relativamente à integração dos imigrantes, incluindo trabalhos comparativos acerca das semelhanças e disparidades nas atitudes do público em diversas áreas de integração.

As propostas deverão ser submetidas por email para Jerome Gonnot (jerome.gonnot@eui.eu) até 31 de janeiro de 2021.

Saiba mais sobre a conferência geral do ECPR aqui.

Imagem em Destaque

- 15 fev 2021

A Universidade de Aarhus (Dinamarca) tem aberta um call para candidaturas a uma posição de pós-doutoramento com a duração de 3 anos, no âmbito de um projeto de investigação acerca das atitudes relativamente à imigração (How and why immigration divides us: The role of moralization). São procurados candidatos com doutoramento em ciência política, sociologia ou outras áreas afins das ciências sociais, com experiência de investigação acerca das atitudes em relação aos imigrantes, da polarização, da retórica política e/ ou da moralização. Os candidatos devem também demonstrar fortes competências metodológicas, experiência alargada em investigação empírica e um ótimo domínio da língua inglesa.

As candidaturas encontram-se abertas até 15 de fevereiro.

Saiba mais aqui.

Imagem em Destaque