20 nov 2019

O repositório de dados científicos do Reino Unido (UK Data Service) está a organizar um seminário sobre testemunhos da crise migratória contemporânea. O seminário reunirá as diversas partes interessadas para discutir como maximizar a utilidade dos dados e simultaneamente garantir o respeito pelas considerações éticas que o seu uso levanta. Este evento realiza-se a 20 de novembro de 2019 em Colchester, na Universidade de Essex.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

20 nov 2019

No dia 20 de novembro, às 14h30, terá lugar no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), mais um evento integrado no ciclo de Encontros de Estudos sobre a China. Desta vez, o orador convidado é Sérgio Martins Alves, em representação do Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), que apresentará o tema "Gestão política das oportunidades económicas nas relações com a China".

Os Encontros de Estudos sobre a China são organizados, conjuntamente, pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e pelo Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL), dirigindo-se a investigadores, docentes, estudantes e profissionais interessados em temas e problemáticas sobre a China e a comunidade chinesa em Portugal.

O objetivo é proporcionar conhecimento e debate crítico sobre trabalhos teóricos e empíricos de académicos ou outros profissionais, procurando estimular uma abordagem interdisciplinar com o contributo da sociologia, antropologia, ciência política, relações internacionais, economia, gestão, história e literatura.

Cada um destes encontros, de periodicidade bimestral, consiste na apresentação do estudo de um/a investigador/a, no comentário de um/a especialista, e no debate com o público.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

28 set 2019

Na obra “Mala da Partilha – Histórias de Vida”, são dadas a conhecer experiências migratórias pessoais como forma de dar voz aos migrantes, de promover a partilha de testemunhos e de combater a globalização da indiferença com a globalização do encontro.

O lançamento do livro é  no dia 28 de setembro, às 14h, no Salão Nobre dos Passos do Concelho da Câmara Municipal de Santarém.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

14 out 2019 - 15 out 2019

Para assinalar o tricentenário da publicação de Robinson Crusoe (1719), o famoso romance de Daniel Defoe (1660-1731), o CETAPS - Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (NOVA-FCSH) e a Biblioteca Nacional de Portugal promovem, nos dias 14 e 15 de outubro de 2019, um congresso “para debater a(s) experiência(s) pretéritas e contemporâneas da migração forçada, nomeadamente os universos reais, imaginários e imaginados de refugiados, exilados e náufragos, condições e estatutos metaforizados pelo romancista nas personagens Crusoe e Sexta-feira.”

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

17 out 2019

No dia 17 de outubro de 2019 a Casa do Brasil de Lisboa e o Espaço sem Fronteiras (Rede Sem Fronteiras) organizam, com o apoio na Câmara Municipal de Lisboa e da Organização Para Uma Cidadania Universal - O.C.U., um seminário cujo objetivo é debater com os movimentos sociais, os imigrantes, instâncias do governo e com a academia, as principais políticas migratórias adotadas para a integração dos/as imigrantes, bem como buscar fortalecer os laços de solidariedade e de cooperação entre atores da sociedade civil envolvidos na defesa e promoção dos/as direitos dos imigrantes em Portugal.

O evento decorrerá no Centro de Informação Urbana de Lisboa - Picoas Plaza Núcleo 6-E,1º, R. Viriato 13, Lisboa | Metro: Picoas - Linha Amarela.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

05 dez 2019 - 06 dez 2019

Dias 5 e 6 de dezembro de 2019, o Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa irá organizar um encontro internacional sobre Diversidades, Educação e Inclusão. O objetivo é criar um espaço de reflexão e debate sobre a importãncia e atualidade destas temáticas, nos diferentes contextos de educação formal, não formal e informal.

O público-alvo desta iniciativa são os investigadores, professores, animadores, estudantes e outros agentes ligados à educação e a realidades articuladas com o fenómeno educativo.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

08 out 2019

No dia 8 de Outubro de 2019, os Médicos do Mundo organizam um seminário subordinado ao tema, "A Mulher e as violações dos Direitos Humanos no contexto das migrações".

Este evento tem lugar no Auditório Prof. Miller Guerra, na Ordem dos Médicos, em Lisboa.

As inscrições encontram-se abertas até ao dia 2 de outubro. Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

03 out 2019

Dia 3 de outubro de 2019 o projeto MEMOIRS do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra promove na Culturgest – e como parte integrante do Ciclo Memórias Coloniais desta última – o evento "Artes na Europa no Tempo da Pós-Memória: Debate, Performance, Cinema".

Este evento terá como mote as seguintes interrogações:  “Qual o impacto da transferência de memórias do fim do colonialismo na Europa atual? Como se manifestam estas memórias em termos sociais, culturais e artísticos?”

Haverá também lugar à projeção do documentário "La langue de Zahra" (A língua de Zahra) de Fatima Sissani.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

15 out 2019

A "II Conferência NOVAsaúde Migração e Saúde" tem lugar, dia 15 de outubro de 2019, entre as 9h e as 18h, na Reitoria na Universidade NOVA de Lisboa.

O objetivo deste evento é a promoção da discussão sobre investigação, políticas e respostas ao nível internacional e nacional, no contexto das Migrações e da Saúde.

O público-alvo ambrange: as(os) docentes, investigadoras(es), estudantes, profissionais de terreno (de todas as áreas de conhecimento), e demais interessadas(os). 

São divulgadas e oferecidas as diversas publicações do OM sobre saúde.

Programação e mais informações aqui.

Imagem em Destaque

18 dez 2019 - 19 dez 2019

A Conferência Ibérica, organizada pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, terá lugar em Castelo de Vide, nos dias 18 e 19 de dezembro de 2019 e propõe-se refletir, comparativamente, sobre os fluxos de imigrantes de leste para a Península Ibérica, que sucederam à queda do Muro de Berlim e colapso da União Soviética.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

05 fev 2020

No dia 5 de fevereiro de 2020, realizar-se-á no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) a conferência "Trovoada de Ideias", que foca um projeto sobre inclusão linguística e social de estudantes internacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), no ensino superior português.

Os temas abordados nas conferências e painéis serão: pluricentrismo e normas africanas; materiais pedagógicos; trajetórias escolares e biografias linguísticas; e diversidade linguística e educação nos PALOP.

O programa preliminar pode ser encontrado aqui.

Imagem em Destaque

03 dez 2019

A 3 de dezembro de 2019 terá lugar em Bruxelas uma conferência, coorganizada pela Comissão Europeia e o Comité das Regiões Europeu, que deverá reunir cerca de 400 representantes, sobretudo de cidades, vilas e regiões, para discutir como implementar ações efetivas de inclusão dos migrantes nas comunidades. As sessões dedicar-se-ão a temas como a habitação, o acesso à saúde, as estratégias locais, os dados locais, as narrativas de integração em mudança, a facilitação do acesso, as pessoas jovens, ou os instrumentos financeiros inovadores.

As inscrições encontram-se abertas até dia 11 de outubro.

Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

18 nov 2019 - 29 nov 2019

O Observatório das Migrações (OM) promove no Centro de Documentação do ACM, I. P., entre os dias 18 e 29 de novembro de 2019, uma quinzena temática acerca de Empresários Imigrantes para assinalar o Dia Nacional do Empresário (25 de novembro), convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do ACM, IP, na Rua Álvaro Coutinho, 14, em Lisboa, entre as 09h30 e as 16h30.

Estarão disponíveis para consulta e oferta: publicações relevantes das coleções do OM, entre outras referências bibliográficas do acervo do Centro de Documentação, e dados oficiais acerca do tema, sistematizados e analisados pela Equipa do OM. Estará em destaque o novo volume da Coleção Estudos OM – Empregadores e Empreendedores Imigrantes: Tipologia de Estratégias Empresariais de Catarina Reis Oliveira. Não perca! 

Saiba mais sobre esta edição das Quinzenas Temáticas OM aqui.

Imagem em Destaque

12 out 2019

Está aberto até 12 de outubro de 2019 um convite à submissão de propostas de comunicação ao 1º Congresso Internacional em Comunidades Envelhecidas – Desafios para o Desenvolvimento, que se realizará em Castelo Branco, dias 14 a 16 de novembro de 2019. As quatro linhas temáticas cobertas pelo congresso são: envelhecimento ativo; desenvolvimento humano; comunidades funcionais; e participação e inovação. Serão ainda considerados os seguintes subtópicos: artes e humanidades; biociências; desigualdades sociais; inovação social; economia / economia social; envelhecimento ativo; espiritualidade e religião; ética; idadismo; dinâmica da população e envelhecimento demográfico; intervenções psicossociais; meio ambiente / habitação / transporte; modelos de cuidados / tratamentos geriátricos; políticas públicas; redes sociais; relações familiares e intergeracionais; serviços de apoio social; tecnologia e cuidado; trabalho / reforma / voluntariado. O folheto da conferência pode ser encontrado aqui.

Imagem em Destaque

12 out 2019

Está aberto até 12 de outubro de 2019 um convite à submissão de propostas de comunicação ao 1º Congresso Internacional em Comunidades Envelhecidas – Desafios para o Desenvolvimento, que se realizará em Castelo Branco, dias 14 a 16 de novembro de 2019. As quatro linhas temáticas cobertas pelo congresso são: envelhecimento ativo; desenvolvimento humano; comunidades funcionais; e participação e inovação. Serão ainda considerados os seguintes subtópicos: artes e humanidades; biociências; desigualdades sociais; inovação social; economia / economia social; envelhecimento ativo; espiritualidade e religião; ética; idadismo; dinâmica da população e envelhecimento demográfico; intervenções psicossociais; meio ambiente / habitação / transporte; modelos de cuidados / tratamentos geriátricos; políticas públicas; redes sociais; relações familiares e intergeracionais; serviços de apoio social; tecnologia e cuidado; trabalho / reforma / voluntariado. O folheto da conferência pode ser encontrado aqui.

Imagem em Destaque

10 out 2019

Estarão abertas a partir de 10 de outubro de 2019 as inscrições para este colóquio, que nesta sua sexta edição será dedicado ao tema “Sociedade Inclusiva e de idade avançada”. Está também aberto até dia 15 de outubro um convite à submissão de propostas de posters. A organização é da responsabilidade da Internacional da Rede Internacional de Estudos sobre a Idade (REIACTIS). Mais informações acerca deste colóquio podem ser encontradas aqui.

Imagem em Destaque

21 out 2019 - 31 out 2019

O Observatório das Migrações (OM) promove no Centro de Documentação do ACM, I. P., entre os dias 21 e 31 de outubro de 2019, uma quinzena temática sobre Envelhecimento e imigração para assinalar o Dia Mundial da Terceira Idade (28 de Outubro) convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação, no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do ACM, IP, na Rua Álvaro Coutinho, 14, em Lisboa, entre as 09h30 e as 16h30. Publicações relevantes das Coleções do OM, entre outras referências bibliográficas do acervo do Centro de Documentação, e dados oficiais acerca do tema, sistematizados e analisados pela Equipa do OM, estarão disponíveis para consulta e oferta e estará em destaque o mais recente volume da Coleção de Teses, A Graça (de Lisboa). A Reabilitação do Edificado como Estratégia para a Convivência Interétnica e Intergeracional: Culturalidades, um estudo de caso no centro da cidade, de Maria Batista Mendes. Não perca! Saiba mais sobre esta edição das Quinzenas Temáticas OM aqui.

Imagem em Destaque

21 out 2019 - 31 out 2019

O Observatório das Migrações (OM) promove no Centro de Documentação do ACM, I. P., entre os dias 21 e 31 de outubro de 2019, uma quinzena temática sobre Envelhecimento e imigração para assinalar o Dia Mundial da Terceira Idade (28 de Outubro) convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação, no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do ACM, IP, na Rua Álvaro Coutinho, 14, em Lisboa, entre as 09h30 e as 16h30. Publicações relevantes das Coleções do OM, entre outras referências bibliográficas do acervo do Centro de Documentação, e dados oficiais acerca do tema, sistematizados e analisados pela Equipa do OM, estarão disponíveis para consulta e oferta e estará em destaque o mais recente volume da Coleção de Teses, A Graça (de Lisboa). A Reabilitação do Edificado como Estratégia para a Convivência Interétnica e Intergeracional: Culturalidades, um estudo de caso no centro da cidade, de Maria Batista Mendes. Não perca! Saiba mais sobre esta edição das Quinzenas Temáticas OM aqui.

Imagem em Destaque

10 out 2019

Ao longo do mês a ONU realizará em múltiplas localizações eventos relativos ao Dia Internacional das Pessoas Idosas, que este ano é dedicado ao tema do caminho para a igualdade etária. Entre este poder-se-á destacar o evento de Nova Iorque, que ocorrerá dia 10 de outubro de 2019. Segundo o documento de apoio, as principais mensagens são: a globalidade do fenómeno do envelhecimento populacional; o número de idosos (65 e mais anos de idade) deverá duplicar até 2050; o número de pessoas com 80 e mais anos de idade, em particular, deverá triplicar no mesmo período; a sobrevivência além dos 65 anos de idade tem vindo a aumentar; o hiato entre os sexos nessa sobrevivência dever-se-á estreitar; o rácio de dependência das pessoas idosas deverá subir em todo o mundo; e o envelhecimento populacional não conduz inevitavelmente ao declínio económico, e com políticas bem delineadas o contrário deverá ser verdade.  Mais informações aqui.

Imagem em Destaque

10 out 2019

Estarão abertas a partir de 10 de outubro de 2019 as inscrições para este colóquio, que nesta sua sexta edição será dedicado ao tema “Sociedade Inclusiva e de idade avançada”. Está também aberto até dia 15 de outubro um convite à submissão de propostas de posters. A organização é da responsabilidade da Internacional da Rede Internacional de Estudos sobre a Idade (REIACTIS). Mais informações acerca deste colóquio podem ser encontradas aqui.

Imagem em Destaque