18 fev 2019 - 28 fev 2019

O Observatório das Migrações (OM) promove no Centro de Documentação do ACM, I. P., entre os dias 18 e 28 de fevereiro de 2019, uma quinzena temática acerca de Estrangeiros e o Sistema de Justiça, para assinalar o Dia Europeu da Vítima de Crime (22 de Fevereiro), convidando todos/as os/as interessados/as a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do ACM, IP, na Rua Álvaro Coutinho, 14, em Lisboa, entre as 09h30 e as 17h30.

Publicações relevantes das Coleção do OM, entre outras referências bibliográficas do acervo do Centro de Documentação, e dados oficiais acerca do tema, sistematizados e analisados pela Equipa do OM, estarão disponíveis para consulta. Poderão também, neste âmbito, serem consultadas todas as publicações do Observatório das Migrações subordinadas a outras temáticas.

Saiba mais sobre esta edição das Quinzenas Temáticas OM aqui.

Imagem em Destaque

18 fev 2019 - 28 fev 2019


Quinzena Temática OM no Centro de Documentação: “Estrangeiros e o sistema de justiça”


O Observatório das Migrações (OM) promove no Centro de Documentação do ACM, I. P., entre os dias 18 e 28 de fevereiro de 2019, uma quinzena temática acerca de Estrangeiros e o Sistema de justiça, para assinalar o Dia Europeu da Vítima de Crime (22 de fevereiro), convidando todo/as o/as interessado/as a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do ACM, IP, na Rua Álvaro Coutinho, 14, 1.º em Lisboa, entre as 09h30 e as 17h30.

Nesta quinzena temática, destaque para o lançamento de dois novos posters estatístiscos OM sobre o tema: um poster dedicado ao contexto internacional e um outro poster acerca do enquadramento nacional dos estrangeiros e o sistema de justiça.

Publicações relevantes das Coleções do OM, entre outras referências bibliográficas do acervo do Centro de Documentação, e dados oficiais acerca do tema, sistematizados e analisados pelo OM, estarão disponíveis para consulta. Poderão também, neste âmbito, ser consultadas todas as publicações do Observatório das Migrações subordinadas a outras temáticas. Haverá ainda, para oferta, várias publicações que abordam temas adjacentes. Saiba mais sobre esta edição das Quinzenas Temáticas OM aqui.

 

 
 
 
Imagem em Destaque

25 fev 2019

Call papers: Conferência “Immigration, Crime and Citizenship in Troubled Times”
No âmbito da conferência internacional “Immigration, Crime and Citizenship in Troubled Times”, a ter lugar nos dias 9 e 10 de maio de 2019, na Faculdade de Direito da Universidade de Málaga, encontra-se aberto até ao dia 25 de fevereiro de 2019, uma chamada para comunicações para o ESC – Working group in Immigration, Crime and Citizenship. As propostas a apresentar devem centrar-se nomeadamente nos seguintes temas: Immigration control and fundamental rights and values; Borders and border security; Human trafficking and smuggling of migrants; Asylum, migration and gender; Politics of immigration, crime and deviance; Asylum, migration and victimisation; The intersection of immigration law and criminal law ('Crimmigration'); Imprisonment and immigration detention; Citizenship and criminal justice; Crime and juvenile migration issues; Terrorism and securitization; Policing and migration; Racism, xenophobia and hate crimes, e Criminalization of migration and asylum. Os interessados devem consultar todos os requisitos e demais informações aqui, devendo submeter as suas propostas através deste endereço.

Imagem em Destaque

20 mar 2019

Call Papers: 2019 RISC Consortium Conference “Barriers and Borders: Human Mobility and Building Inclusive Societies”
No âmbito da 2019 International Conference of the Consortium for Comparative Research on Regional Integration and Social Cohesion (RISC), a ter lugar nos dias 4 e 5 de novembro de 2019, encontra-se aberto até ao dia 20 de março de 2019, uma chamada para apresentação de propostas para a conferência. Entre os diversos painéis previstos destaque para o Painel VI “Violent Resource Extraction, Conflict and Threats to Ecosystem Integrity”, no âmbito do “Working Group: Conflict, Violence and Citizen Security”, coordenado por Juan Carlos Velez Rendon (Universidad de Antioquia, Mexico). Todos os trabalhos apresentados na conferência podem ser submetidos para publicação na revista do RISC Consortium “Regions & Cohesion (Berghahn Journals) e também na edição especial “Politikon” (South African Journal of Political Studies. Serão valorizadas propostas de académicos no início de carreira, podendo ser combinadas com a participação na escola de doutoramento e pós-doutoramento “Barriers and Borders: Human Mobility and Building Inclusive Societies”, a decorrer de 6 a 8 de novembro, associada à conferência (ver chamada aqui).

Imagem em Destaque

22 fev 2019


Seminário/Debate sobre Crimes de Ódio
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) promove no Dia Europeu da Vítima de Crime, 22 de fevereiro de 2019, um Seminário/Debate acerca de Crimes de Ódio, no qual serão apresentados os resultados do Barómetro APAV/Intercampus sobre o tema "Crimes de Ódio", com apresentação de Clara Francisco, da Intercampus. O programa do encontro conta ainda com a participação de Santiago M'banda Lima (API – Ação Pela Identidade) e com o testemunho de uma vítima de crimes de ódio, encerrando com um debate moderado pela jornalista Aline Flor (Público). Os interessados em participar no seminário devem inscrever-se através deste endereço. Mais informações disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

25 jun 2019 - 05 jul 2018

Migration Policy Centre (MPC) promove entre 25 de junho e 5 de julho de 2019, no European University Institute. em Florença (Itália), a "15th Migration Summer School". A iniciativa a dirige-se a estudantes pós-graduados, funcionários públicos, profissionais de organizações internacionais, colaboradores de ONG’s, jornalistas, analistas de política e docentes de todo o mundo. Do vasto programa do encontro constam palestras, workshops interativos e debates, incluindo tempo para estudos e pesquisas independentes. As inscrições para esta edição da Migration Summer School serão abertas em fevereiro de 2019. Todas as informações sobre a iniciativa disponíveis aqui.

 

Imagem em Destaque

27 fev 2019

O Núcleo de Estudantes de Sociologia do ISCTE-IUL (NESISCTE), em parceria com a Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL (ESPP), o CIES - IUL Centro de Investigação e Estudos de Sociologia e a Associação Portuguesa, com o apoio da Biblioteca ISCTE-IUL, promovem as 2ªs Jornadas de Sociologia – Pensar o Futuro. Desafios demográficos e disparidades regionais, no dia 27 de fevereiro de 2019, entre as 09:30 e as 18:30, no ISCTE-IUL (Auditório JJ Laginha (1NE03), Edif. I). Nesta edição, que tem como tema central “Os Desafios Demográficos e as Disparidades Regionais”, e que se desdobra em três painéis: Natalidade, Envelhecimento e Migrações, destaque para a intervenção da Diretora do Observatório das Migrações, Professora Doutora Catarina dos Reis Oliveira, no painel 3 “Migrações: uma resposta aos desafios demográficos?”. A iniciativa é de entrada livre, mas é sujeita a inscrição prévia, através de formulário online. Mais informações sobre estas 2ªs Jornadas de Sociologia disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

21 fev 2019

A Rede EUROCITIES promove no dia 21 de fevereiro de 2019, entre as 10:00 e as 12:30, no Parlamento Europeu, um debate político subordinado ao tema "From principle to action: How to implement the European Pillar of Social Rights at local level". O encontro marca o lançamento da iniciativa política EUROCITIES "Inclusive Cities for All: Social Rigths in My City", reunindo representantes políticos locais que apresentarão as medidas levadas a cabo nas cidades, no âmbito da implementação do European Pillar of Social Rights. Serão ainda apresentadas evidências de um inquérito EUROCITIES recente, sobre a aplicação do pilar, a nível local, e demonstradas algumas medidas inovadoras nas cidades, alinhadas com os respetivos princípios. O evento pretende promover o diálogo entre decisores políticos locais, nacionais e da UE e representantes da sociedade civil, sobre o modo como melhor implementar o European Pillar of Social Rights a nível local. Serão discutidas as oportunidades para uma melhor sinergia entre decisores políticos locais, nacionais e da UE e com a sociedade civil, de forma a garantir a igualdade de oportunidades e direitos sociais a todos os cidadãos, em particular a inclusão social dos migrantes e o acesso a habitação acessível a todos. Os resultados dos debates irão alimentar as recomendações da EUROCITIES para o futuro de uma Europa Social. O programa do debate encontra-se disponível aqui, devendo os interessados em participar proceder à respetiva inscrição online, até ao dia 1 de fevereiro.

Imagem em Destaque

28 mar 2019 - 30 mar 2019

Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP – Politécnico do Porto promove de 28 a 30 de março de 2019, a International Conference on Interculturalism and Multiculturalism. A conferência conta com a intervenção do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, na sessão de abertura, prosseguindo com a participação de peritos nacionais e internacionais, nos seguintes painéis temáticos: 1. Theoretical concepts of interculturalism and multiculturalism; 2. Routes of cultural tourism; 3. Multimodal intercultural dialogues, e 4. Intercultural studies in business. Os interessados em participar na conferência devem proceder à respetiva inscrição online até ao dia 1 de março. Mais informações sobre a conferência disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

24 jun 2019 - 28 jun 2019

No âmbito da 2019 International Metropolis Conference, subordinada ao tema “The Promise of Migration: Inclusion, Economic Growth and Global Cooperation”, a ter lugar de 24 a 28 de junho de 2019, em Ottawa, Gatineaux, no Canadá, encontra-se aberto o período de inscrições para a conferência (early bird até 30 de abril). Esta edição anual da conferência reunirá especialistas mundiais do meio académico, decisores políticos e representantes da sociedade civil, na área da migração, integração e diversidade, integrando oito sessões plenárias e aproximadamente 130 workshops simultâneos, incluindo um vasto programa cultural. Mais informações sobre a conferência disponíveis aqui, podendo ser solicitadas mais informações aqui.

Imagem em Destaque

19 fev 2019

O Center for Multilingualism in Society across the Lifespan (MultiLing) da University of Oslo dedica, no dia 19 de fevereiro de 2019, a edição do Wednesday Seminar Series à apresentação do projeto “Trovoada de Ideias - Linguistic and Social Inclusion of International Students from Portuguese Speaking African Countries (PALOP) in Portuguese Higher Education”, coordenado por Ana Raquel Matias (CIES-IUL; ISCTE-IUL) e Paulo Feytor Pinto (CELGA / ILTEC; APEDI). Esta apresentação tem como objetivo debater os pressupostos contextuais e teóricos da investigação em curso sobre o ensino da língua portuguesa em contexto emergente específico. Visa contribuir para uma melhor compreensão dos processos de internacionalização no ensino superior português, aqui visto como um dos canais chave para a internacionalização da língua portuguesa e, especificamente, para a presença histórica dos estudantes internacionais dos PALOP em Portugal. Ao adotar uma abordagem de inclusão multidimensional (linguística, cultural e social), o objetivo final é contribuir para um conhecimento mais aprofundado dos fatores de (in) compreensão entre estudantes fluentes em diferentes normas do Português e a comunidade de acolhimento universitária em Portugal, aumentando assim o sucesso da aprendizagem e a integração dos estudantes internacionais africanos na comunidade académica em Portugal. Mais informações sobre este semninário disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

14 fev 2019

No âmbito do Ciclo de Debates “Migração e Saúde 2018 – 2019”, iniciativa do Mestrado em Migrações Inter-etnicidades e Transnacionalismo, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, realiza-se no dia 14 de fevereiro de 2019, pelas 18:30, no Auditório 2, da FCSH, a 2.ª sessão dedicada à temática “Categorias Étnico-raciais, Integração e Saúde”. A sessão conta com as intervenções de Beatriz Gomes Dias (DJASS), Cristina Roldão (CIES-IUL), Rodrigo Brito (Universidade Lusófona) e Rui Pena Pires (ISCTE-IUL), contando com moderação de Joana Gorjão Henriques (Público).
Mais informações sobre esta sessão disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

07 fev 2019

A plataforma online Cities of Migration promove no dia 7 de fevereiro de 2019, das 9:00 às 10:30 (hora local de Toronto), um webinar dedicado ao tema “Immigrant Futures Forum: Designing a Welcoming Economy”, O seminário visa debater os fatores de atração e retenção da economia urbana, reunindo peritos do Canadá e dos Estados Unidos da América, com vista à partilha de dados de investigação, experiências locais, e grandes ideias sobre como as cidades podem alavancar o potencial do talento e promover a contribuição dos imigrantes para beneficiar, quer os recém-chegados, quer as comunidades de acolhimento. Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição aqui.       

Imagem em Destaque

06 fev 2019

O CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social promove no dia 6 de fevereiro de 2019, às 14:30, em Lisboa (Hotel Zenit), a conferência final do projeto "Trabalhadoras/es Imigrantes na Grande Lisboa: Da Integração Laboral à Participação Cívica (TIGLIS)", cujo programa será divulgado em breve. Este projeto “visa contribuir para o conhecimento sobre as práticas e dinâmicas desenvolvidas entre as pessoas nacionais de países terceiros residentes em Portugal e as organizações da sociedade civil que lhes prestam apoio em matérias laborais”. Os interessados em participar nesta conferência devem inscrever-se aqui, podendo solicitar mais informações aqui.   

Imagem em Destaque

31 jan 2019 - 02 fev 2019

No âmbito do programa da conferência dedicada ao tema “Segurança Urbana | Os Municípios e a Proteção do Espaço Público", iniciativa da Área Governativa da Administração Interna, a decorrer de 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2019, no Convento São Francisco, em Coimbra, destaque para a sessão do grupo de trabalho “8. Cidades do Século XXI | Migrações e multiculturalismo”, a ter lugar no dia 1 de fevereiro, das 15:00, às 18:00. Mais informações disponíveis aqui.        

Imagem em Destaque

24 jun 2019 - 28 jun 2019

No âmbito da 2019 International Metropolis Conference, subordinada ao tema “The Promise of Migration: Inclusion, Economic Growth and Global Cooperation”, a ter lugar de 24 a 28 de junho de 2019, no Shaw Centre em Ottawa, Gatineaux, no Canadá, encontra-se aberto até ao dia 15 de fevereiro de 2019, uma chamada para apresentação de propostas de resumos para workshops, comunicações e posters. De acordo com a organização, as propostas devem versar sobre todas as áreas das migrações e a sua gestão em todo o mundo, incluindo sobre migração económica, reagrupamento familiar, refugiados, cidadania, acolhimento e integração, e diversidade. Propostas subordinadas ao tema central da conferência ou aos temas das sessões plenárias, assim como propostas que abordem esses temas de uma perspetiva comparativa interdisciplinar e internacional serão valorizadas. Toda a informação para a subsmissão de propostas encontra-se disponível aqui.

Imagem em Destaque

21 jan 2019 - 22 jan 2019

A Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra (UC), que integra o grupo de trabalho do Coimbra Group especificamente dedicado às questões dos refugiados, promove nos dias 21 e 22 de janeiro de 2019, um workshop dedicado ao tema "Recognition of Refugees’ Qualifications: looking for International Consensus”. De acordo com a organização, "o principal objetivo desta ação de formação – que contará com a apresentação de vários especialistas internacionais – é a partilha de abordagens e modus faciendi na área do reconhecimento de qualificações de refugiadosp. Com base nessa troca de experiências, discutir-se-á a melhor forma de aplicar tais boas práticas em todos os países e universidades europeias representados."
Mais informações sobre este workshop disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

03 abr 2019 - 05 abr 2019

No âmbito do Executive Training Seminar dedicado ao tema “The Regional Governance of Migration and Mobility: Southeast Asian, African and South American Experiences”, a decorrer de 3 a 5 de abril de 2019, em Florença, encontra-se aberto até ao dia 31 de janeiro de 2019 (early registration) o período de inscrições na formação. Dirigida a executivos, a iniciativa é coorganizada pelo Migration Policy Centre e pela School of Transnational Governance, no European University Institute (EUI), tendo como objetivo analisar a governação transnacional das migrações em organizações regionais de integração fora da União Europeia. Nesta formação será analisada a legislação e as políticas levadas a cabo para promover maior mobilidade dentro das regiões e gerir a migração fora da União Europeia, sendo o principal foco a combinação das visões de alto nível de académicos, com os pontos de vista de decisores políticos experientes. Os interessados em frequentar o curso devem consultar todos os requisitos e demais informações de candidatura aqui, sendo que o European University Institute disponibiliza um número limitado de bolsas de estudo e de inscrições isentas de pagamento.  O prazo final de inscrições decorre até ao dia 28 de fevereiro de 2019. Mais informações podem ser obtidas através aqui.

Imagem em Destaque

18 jun 2019 - 20 jun 2019

No âmbito da sétima edição da The Migration Conference 2019”, a ter lugar de 18 a 20 de junho de 2019, na University of Bari, em Itália, encontra-se aberto até ao dia 31 de janeiro de 2019, o período para submissão comunicações para a conferência. A conferência tem como objetivo promover uma reflexão interdisciplinar entre especialistas, jovens investigadores e estudantes, profissionais e decisores políticos que trabalhem na área da migração. Nesta edição, o programa da conferência integra 150 sessões temáticas paralelas com foco nos seguintes temas: Migration; Migrant populations and diásporas; Migration policies; Labour migrations; Refugees; Economic impacts and remittances; Non-migrants, e Impact of human mobility on sending, transit and receiving societies. Os interessados em participar na conferência devem proceder à respetiva inscrição online, podendo consultar mais informações aqui.

Imagem em Destaque

22 jan 2019

A Cáritas Portuguesa e a Assembleia da República promovem uma Audição Pública dedicada ao tema “Pacto Global para as Migrações Ordenadas, Seguras e Regulares – da sua adoção à implementação nacional”, no dia 22 de janeiro de 2019, das 9:30 às 18:00, no Auditório António de Almeida Santos, no Edifício Novo da Assembleia da República. “A iniciativa tem por objetivo juntar diversos intervenientes e partes interessadas, governamentais e da sociedade civil, no sentido de incentivar a uma parceria multi-atores, ativa e dinâmica pela concretização dos objetivos contemplados no Pacto Global para as Migrações Ordenadas, Seguras e Regulares.” Esta Audição Pública conta, na sessão de abertura com as intervenções do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues,  sobre “A importância e pertinência do Pacto Global para as Migrações”, e do Presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, sobre o tema “Migrações: mais do que um desafio, uma oportunidade”, prosseguindo com a sessão “Apresentação do Trabalho Desenvolvido pela Cáritas Portuguesa e Parceiros no âmbito das Migrações e Desenvolvimento”, e com a sessão “Da Adoção do Pacto Global para as Migrações à sua Implementação Nacional”.  No período da tarde, o programa integra a sessão “O Pacto Global das Nações Unidas para as Migrações aos Nossos Olhos” e a sessão “O Papel e Contributo da Sociedade Civil e a Importância das Parcerias”, seguindo-se Conclusões e Recomendações. A sessão de encerramento ficará a cargo da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, sobre “Migrações e Desenvolvimento: a Cooperação como elo de ligação”. 
Os interessados em participar devem proceder à sua inscrição online, podendo solicitar mais informações através deste endereço.

Imagem em Destaque