30 abr 2019

No âmbito das Comemorações dos 20 anos do Serviço Social na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), e tendo como tema “(Re) Construir o Serviço Social: Formar Intervir Investigar”, realiza-se no dia 30 de abril, entre as 9:00 e as 11:00, na sala I.1.1 uma Aula Aberta intitulada "Diversidade e relações interculturais: fronteiras e desafios". A iniciativa tem como objetivo a partilha de experiências interculturais por profissionais e estudantes de Serviço Social” (1ºano Licenciatura em Serviço Social), contando com os comentários e moderação de Hélia Bracons (professora do Instituto de Serviço Social da ULHT).
Mais informações sobre esta aula aberta disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

08 abr 2019 - 18 abr 2019

O Observatório das Migrações (OM) promove no Centro de Documentação do ACM, I. P., entre os dias 8 e 18 de abril de 2019, uma quinzena temática acerca de Migrações e saúde, para assinalar o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do ACM, IP, na Rua Álvaro Coutinho, 14, em Lisboa, entre as 09h30 e as 16h30. Neste âmbito, destaque para o lançamento de uma nova Infografia OM dedicada à temática das migrações e saúde, sintetizando os dados publicados no Caderno Estatístico OM #2 “Migrações e Saúde em Números: o caso português, da Coleção Imigração em Números, de Catarina Reis Oliveira e de Natália Gomes (mais Infografias OM disponíveis aqui). Publicações relevantes das Coleções do OM, entre outras referências bibliográficas do acervo do Centro de Documentação, e dados oficiais acerca do tema, sistematizados e analisados pela Equipa do OM, estarão disponíveis para consulta. Poderão também, neste âmbito, serem consultadas todas as publicações do Observatório das Migrações subordinadas a outras temáticas. Saiba mais sobre esta edição das Quinzenas Temáticas OM aqui.

Imagem em Destaque

21 mar 2019

Empenhando-se nos compromissos de erradicar a discriminação racial, o Parlamento Português aprovou no dia 26 de abril de 2018, por unanimidade, o dia 21 de março como o Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial (Resolução da Assembleia da República n.º 140/2018). Neste âmbito, a Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) e o Observatório das Migrações (OM) promovem no próximo dia 21 de março de 2019, entre as 10h20 e as 13h, no Auditório CNAIM Lisboa, uma sessão dedicada ao 1º Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial. O programa da sessão conta na abertura com a intervenção da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e na sessão de encerramento com a intervenção da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva. A sessão terá dois painéis em torno do tema da discriminação racial: o primeiro painel subordinado ao tema da "Discriminação em Razão da Origem Racial, Étnica, ou Migratória: Perceções e Experiências no Contexto Europeu”, terá o lançamento do mais recente Boletim Estatístico OM #5, da Coleção Imigração em Números do OM, sobre o tema, por Tiago Santos da Equipa do Observatório das Migrações; e o segundo painel intitulado "Discriminação Racial ou Étnica: o contexto Português", terá a intervenção do Presidente da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR), Pedro Calado, acerca do trabalho da CICDR, atividades e tendências. A sessão contará com os comentários de diversos convidados e membros da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR), nomeadamente do Conselheiro da Comissão Permanente da CICDR, Manuel Macaísta Malheiros, da Representante das Associações Ciganas na CICDR, Olga Mariano, e de jurista no Gabinete de Apoio Técnico à CICDR, Péricles Pina, num painel moderado por um representante do Alto Comissariado para as Migrações, Vasco Malta. 

O programa encontra-se disponível aqui.

Inscrições abertas até às 17:00 do dia 20 de março, através do email seminarios@acm.gov.pt

Imagem em Destaque

08 abr 2019 - 18 abr 2019

O Observatório das Migrações (OM) promove no Centro de Documentação do ACM, I. P., entre os dias 8 e 18 de abril de 2019, uma quinzena temática acerca de "Migrações e Saúde", para assinalar o Dia Mundial da Saúde (7 de Abril), convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do ACM, IP, na Rua Álvaro Coutinho, 14, em Lisboa, entre as 09h30 e as 16h30. Neste âmbito, destaque para o lançamento de uma nova Infografia OM dedicada à temática das Migrações e Saúde em Portugal, sintetizando os dados publicados no Caderno Estatístico OM #2 “Migrações e Saúde em Números: o caso português”, da Coleção Imigração em Números, de Catarina Reis Oliveira (coord.) e Natália Gomes. Publicações relevantes das Coleções do OM, entre outras referências bibliográficas do acervo do Centro de Documentação, e dados oficiais acerca do tema, sistematizados e analisados pela Equipa do OM, estarão disponíveis para consulta. Poderão também, neste âmbito, serem consultadas todas as publicações do Observatório das Migrações subordinadas a outras temáticas. Saiba mais sobre esta edição das Quinzenas Temáticas OM aqui.

Imagem em Destaque

12 abr 2019

No âmbito do projeto COMBI  “Communication competences for migrants and disadvantaged background learners in bilingual work environments” realiza-se no dia 12 de abril de 2019, na Swansea University (Taliesin Create), a conferência final do projeto dedicada ao tema “Migrants and Minority Languages in Health and Social Care”. A conferência integra a participação de especialistas mundiais em migração, multilinguismo, línguas minoritárias e saúde, bem como a apresentação de resultados de investigação e ferramentas para professores de línguas e decisores políticos, no âmbito da melhoria da formação e aprendizagem de línguas minoritárias na área da saúde. Do programa da conferência destaque para a realização de mesas-redondas, onde os participantes terão oportunidade de debater o tema do bilinguismo no local de trabalho e os métodos de ensino para migrantes, além da reflexão sobre trabalho desenvolvido pelo projeto COMBI. Mais informações sobre a conferência disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

23 abr 2019

O Institute of Tropical Medicine (ITM) e o Centre for Migration and Intercultural Studies (CeMIS) da University of Antwerp promovem, no dia 23 de abril de 2019, um seminário interdisciplinar dirigido a académicos, decisores políticos e prestadores de serviços, com vista a refletir sobre a temática das migrações e saúde, nomeadamente sobre as lacunas de investigação atuais, futuras necessidades de investigação, prioridades e obstáculos. Do programa do seminário fazem parte abordagens ao nível de: experiências vivenciadas por migrantes recém-chegados à Bélgica, suas necessidades de saúde e experiências com os sistemas de saúde; visão geral crítica sobre a organização dos cuidados de saúde para migrantes, políticas de saúde e investigações relacionadas na Bélgica; investigação sobre os riscos e a vulnerabilidade entre os migrantes da África subsariana que vivem na Europa; barreiras ao tratamento do HIV para migrantes indocumentados, experiências da clínica de HIV / DST no ITM, e ainda um painel onde os participantes terão a oportunidade de debater necessidades de saúde (não atendidas) de migrantes e minorias étnicas na Bélgica, e o possível papel do ITM e de outras partes interessadas no aumento do conhecimento e na melhoria dos serviços. Mais informações sobre o seminário disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

10 abr 2019 - 12 abr 2019

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa (IHMT NOVA) e a Associação para o Desenvolvimento da Medicina Tropical (ADMT) promovem, de 10 a 12 de abril de 2019, em Lisboa, o “5º Congresso Nacional de Medicina Tropical (5CNMT)”. O Congresso, que reunirá especialistas dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Europa e de todo o mundo, visa estabelecer uma plataforma para debater temas de políticas e sistemas de serviços de saúde, abordados da perspetiva do contributo para a universalidade dos sistemas de saúde nos Estados-membros da CPLP. Entre as várias temáticas a abordar no congresso, que incluem a regulação do setor da saúde; o planeamento estratégico em saúde; a complexidade associada ao planeamento; a formação; colocação e retenção da força de trabalho, e o papel das TIC nos sistemas de serviços de saúde, destaque para a abordagem das “necessidades de saúde dos migrantes”, com uma mesa-redonda intitulada “Saúde na determinação da emigração e das respostas”. Mais informações sobre este congresso disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

03 abr 2019

Integrado no Ciclo Internacional de Conferências Doutorais da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP) do ISCTE, no âmbito do Doutoramento de Sociologia, realiza-se no dia 3 de abril de 2019, a partir das 18:00, no ISCTE (Auditório B2.03 - Ferreira de Almeida), uma conferência dedicada ao tema “The enduring migration crisis in Greece: ‘Curing the Limbo’: A project towards refugee integration in the city of Athens”. A conferência conta com a intervenção de Thalia Dragona, da Universidade de Atenas. Mais informações sobre a conferência disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

04 abr 2019

No âmbito do Doutoramento em Migrações da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Psicologia (FPUL) e o Instituto da Educação (IE) da Universidade de Lisboa promovem no dia 4 de abril de 2019, a partir das 14:30, um workshop internacional dedicado ao tema "Família, Relações Intergeracionais e Migrações". Este workshop tem como objetivo abordar a investigação sobre "Famílias, Solidariedade Intergeracional e Migrações", integrando comunicações de especialistas nacionais e internacionais que apresentarão "novos dados e desenvolvimentos teóricos que emergem das ligações entre estes conceitos e da sua contextualização em diversas dimensões da realidade, desde a realidade das sociedades multiculturais com orientações para valores muito diversos, até ao caso da migração dentro de famílias e ao papel e contribuição de gerações familiares para o bem estar psicológico de adolescentes". Mais informações sobre este workshop podem ser consultadas aqui.

Imagem em Destaque

21 mar 2019

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) e o Observatório das Migrações (OM) promoveram no dia 21 de março de 2019, no Auditório CNAIM Lisboa, uma sessão dedicada ao 1º Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial, onde se destacou o lançamento do mais recente Boletim Estatístico OM #5, “Discriminação em Razão da Origem Racial, Étnica ou Migratória nos Países da União Europeia: Perceções e Experiências Reportadas em Inquéritos”, da Coleção Imigração em Números do Observatório das Migrações.

A sessão contou na abertura com a intervenção da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, prosseguindo com o painel dedicado à "Discriminação em Razão da Origem Racial, Étnica, ou Migratória: Perceções e Experiências no Contexto Europeu”, com o lançamento do mais recente Boletim Estatístico OM #5 “Discriminação em Razão da Origem Racial, Étnica ou Migratória nos Países da União Europeia: Perceções e Experiências Reportadas em Inquéritos”, de Tiago Santos da Equipa do Observatório das Migrações, que veio reforçar a Coleção Imigração em Números do OM (coordenada por Catarina Reis Oliveira). Seguiu-se o painel intitulado "Discriminação Racial ou Étnica: o contexto Português", com a intervenção do Presidente da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR), Pedro Calado, o Alto-Comissário, que apresentou o trabalho da CICDR, atividades e tendências, seguindo-se comentários de diversos convidados e membros da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR), nomeadamente do Conselheiro da Comissão Permanente da CICDR, Manuel Macaísta Malheiros, da Representante das Associações Ciganas na CICDR, Olga Mariano, e de jurista no Gabinete de Apoio Técnico à CICDR, Péricles Pina, num painel moderado por um representante do Alto Comissariado para as Migrações, Vasco Malta. 

A sessão de encerramento ficou a cargo da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva.

Conheça aqui em maior detalhe o que marcou esta sessão.

Imagem em Destaque

03 set 2019 - 06 set 2019

No âmbito da conferência “ASA19: Anthropological perspectives on global challenges”, a ter lugar de 3 a 6 de setembro de 2019, na University of East Anglia, encontra-se aberto até ao dia 8 de abril de 2019, o período para apresentação de propostas de comunicações. A conferência centra-se nos seguintes temas: 1. Displacements of Power; 2. Identities and Subjectivities; 3. Utopias and Temporalities, e 4. The Future of 'Traditional' Art Practices and Knowledge. Entre os vários painéis da conferência, destaque para o painel intitulado “Anthropology, Museums and Art: Collaborative Methodologies in Migration Research” organizado pela investigadora portuguesa Maria Abranches (University of East Anglia) e Giuliana Borea (Institute of Latin American Studies, SAS, University of London/ Universidad Católica del Peru). Mais informações sobre a conferência e sobre a submissão de comunicações disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

02 abr 2019

No âmbito do Seminário GI Identidades, Culturas e Vulnerabilidades (ICS-ULisboa) com o tema “Arguing borders in the Mediterranean”, realiza-se no dia 2 de abril de 2019, pelas 13:30, na Sala 3, ICS-ULisboa, a segunda sessão, que será dedicada ao tema “The political economy of the Black Mediterranean: The role of the Portuguese economy and state for EU border surveillance", por Jörg Nowak, investigador na Universidade de Nottingham), tendo como comentadora Irene Peano, do ICS-ULisboa.
Mais informações sobre este seminário disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

27 mar 2019

No âmbito dos Encontros sobre Experiências Migratórias, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa, o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e a Rede Migra promovem no dia 27 de março, a partir das 17:00, no ISCTE-IUL, Aud. 0NE01, um encontro dedicado à temática “Undocumented migrants health and access to care in Sweden”. O encontro conta com a participação de Lena Andersson, do Department of Social Work, Gotenborg University, da Suécia, que apresentará um estudo no âmbito das condições de vida, acesso aos direitos humanos e saúde mental de migrantes indocumentados a residir na Suécia, bem como com o comentário de Alejandra Ortiz, do CIES-IUL, ISCTE-IUL. Mais informações sobre este seminário disponíveis aqui, devendo os interessados em participar inscrever-se através deste endereço.

Imagem em Destaque

27 mar 2019

O Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-NOVA) promove no dia 27 de março de 2019, a partir das 14:00 (auditório 1 da Torre B, na NOVA FCSH), o Seminário Internacional «NOVAs Migrações - New Migration», coordenado pelas investigadoras Susana Ferreira e Teresa Ferreira Rodrigues. O seminário tem como objetivo abordar as dinâmicas migratórias internacionais pela ótica da segurança humana, identificando os principais riscos e oportunidades para as populações, integrando dois painéis sobre regulação migratória em Portugal e no mundo, bem como a apresentação do livro «Human Security and Migration in Europe's Southern Borders», da autoria de Susana Ferreira.
O seminário conta com a participação de vários personalidades com experiência política, profissional e académica na área das migrações, nomeadamente Constança Urbano de Sousa (deputada à Assembleia da República e antiga Ministra da Administração Interna), Valentina Marcelino (Diário de Notícias), Ana Leão Varela (Associação Renovar a Mouraria), Vasco Malta (Alto Comissariado para as Migrações), João Estevens (IPRI-NOVA), João Peixoto (ISEG), e Cláudia Pereira (ISCTE-IUL).
Mais informações sobre o seminário disponíveis aqui.

 

Imagem em Destaque

11 mar 2019 - 22 mar 2019


O Observatório das Migrações (OM) promove no Centro de Documentação do ACM, I. P., entre os dias 11 e 22 de março de 2019, uma quinzena temática acerca de “Discriminação racial e étnica”, para assinalar o Dia Nacional e Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial (21 de março), convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do ACM, IP, na Rua Álvaro Coutinho, 14 em Lisboa, entre as 09h30 e as 17h30. Publicações relevantes das Coleções do OM, entre outras referências bibliográficas do acervo do Centro de Documentação, e dados oficiais acerca do tema, sistematizados e analisados pelo OM, estarão disponíveis para consulta. Poderão também, neste âmbito, ser consultadas todas as publicações do Observatório das Migrações subordinadas a outras temáticas. Saiba mais sobre esta edição das Quinzenas Temáticas OM aqui.

Imagem em Destaque

21 mar 2019

Empenhando-se nos compromissos de erradicar a discriminação racial, o Parlamento Português aprovou no dia 26 de abril de 2018, por unanimidade, o dia 21 de março como o Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial (Resolução da Assembleia da República n.º 140/2018). Neste âmbito, a Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) e o Observatório das Migrações (OM) promovem no próximo dia 21 de março de 2019, entre as 10h20 e as 13h, no Auditório CNAIM Lisboa, uma sessão dedicada ao 1º Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial. O programa da sessão conta na abertura com a intervenção da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e na sessão de encerramento com a intervenção da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva. A sessão terá dois painéis em torno do tema da discriminação racial: o primeiro painel subordinado ao tema da "Discriminação em Razão da Origem Racial, Étnica, ou Migratória: Perceções e Experiências no Contexto Europeu”, terá o lançamento do mais recente Boletim Estatístico OM #5, da Coleção Imigração em Números do OM, sobre o tema, por Tiago Santos da Equipa do Observatório das Migrações; e o segundo painel intitulado "Discriminação Racial ou Étnica: o contexto Português", terá a intervenção do Presidente da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR), Pedro Calado, acerca do trabalho da CICDR, atividades e tendências. A sessão contará com os comentários de diversos convidados e membros da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR), nomeadamente do Conselheiro da Comissão Permanente da CICDR, Manuel Macaísta Malheiros, e da Representante das Associações Ciganas na CICDR, Olga Mariano, entre outros. Na sessão será ainda lançada uma Campanha Nacional para assinalar a data, pela Vogal do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, I.P., Romualda Fernandes.

O programa encontra-se disponível aqui

Inscrições abertas até às 17:00 do dia 20 de março, através do email seminarios@acm.gov.pt

Imagem em Destaque

21 mar 2019

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra promove no dia 21 de março de 2019, pelas 09:30 (Sala de Seminários, Piso 3), o Seminário “Racismo e Universidade: reflexões sobre a (in) visibilidade do racismo no ensino superior”, com Mónica Moreno Figueroa, professora da Universidade de Cambridge. De acordo com a organização “o objetivo deste Seminário é proporcionar um diálogo sobre a descolonização da sociologia, a partir dos resultados do projeto End Everyday Racism na Universidade de Cambridge. Esta iniciativa é um projeto de pesquisa independente desenvolvido por Ella McPherson e por Mónica Moreno Figueroa, no Departamento de Sociologia da Universidade de Cambridge. O projeto visa gerar, por um lado, conhecimento sobre como o racismo cotidiano funciona em uma instituição de ensino superior, como a Universidade de Cambridge. Por outro lado, este projeto tem como objetivo contribuir para reflexão acerca do trabalho do ativismo anti-racista de estudantes e funcionários na Universidade, impulsionando a agenda de mudança institucional”. Mais informações sobre este seminário disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

21 mar 2019 - 24 mar 2019


A European networks against nationalism, racism, fascim and in support of migrants and refugees promove de 16 a 24 de março de 2019, a “European Action Week Against Racism 2019”, nesta edição subordinada ao slogan “Time To Be UNITED”. A iniciativa visa a sensibilização de todos os setores relevantes da sociedade, com destaque para os media, os jovens, os líderes políticos e o público em geral, integrando, entre as suas diversas ações de campanha, a realização de conferências, debates e espaços de reflexão e de brainstorming. Mais informações sobre esta campanha disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

11 mar 2019 - 22 mar 2019

O Observatório das Migrações (OM) promove no Centro de Documentação do ACM, I. P., entre os dias 11 e 22 de março de 2019, uma quinzena temática acerca de “Discriminação racial e étnica”, para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial (21 de março), convidando tod@s @s interessad@s a visitarem o Centro de Documentação no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do ACM, IP, na Rua Álvaro Coutinho, 14 em Lisboa, entre as 09h30 e as 17h30. Publicações relevantes das Coleções do OM, entre outras referências bibliográficas do acervo do Centro de Documentação, e dados oficiais acerca do tema, sistematizados e analisados pelo OM, estarão disponíveis para consulta. Poderão também, neste âmbito, ser consultadas todas as publicações do Observatório das Migrações subordinadas a outras temáticas. Saiba mais sobre esta edição das Quinzenas Temáticas OM aqui.

Imagem em Destaque

03 abr 2019 - 04 abr 2019

A M-UP (Network for Migrant Entrepreneurs to Scale Up and Grow) e a MAGNET projects realizam nos dias 3 e 4 de abril de 2019, em Barcelona, a conferência da European Migrant Entrepreneurship Networks (EMEN) dedicada ao tema “Migrant Entrepreneurship Support in Practice”. A conferência, cujo programa será divulgado em breve, conta, entre outros oradores, com a intervenção de Klaas Molenaar, líder da Community of Practice 2 on Access to Finance da EMEN, que abordará o tema "What do we know by now and what do we not see?”, e promoverá o workshop dedicado ao tema “FinTech solutions  for Migrants Entrepreneurs”. O programa da conferência integra painéis multidisciplinares de oradores e peritos internacionais; empreendedores migrantes com histórias de sucesso; boas práticas no acesso a serviços financeiros e não financeiros; sessões plenárias, workshops interativos e atividades de networking, entre outros. Mais informações sobre a conferência disponíveis aqui.

Imagem em Destaque