Os bairros urbanos têm vindo a representar um papel simbólico na percepção pública da integração de imigrantes. Enquanto alguns bairros são vistos como histórias de sucesso e multiculturalidade, outros “ganham” rapidamente a categorização de guetos. Procurando quebrar esta dicotomia, Exploring the Transnational Neighbourhood aborda estas questões sob a perspetiva da geografia, antropologia, e estudos literários e culturais.
Ao estabelecer o conceito interdisciplinar de “bairro transnacional”, o livro apresenta estas áreas – sejam Clichy-sous-Bois, Belfast, El Segundo Barrio ou Williamsburg – como zonas densamente povoadas onde culturas díspares se relacionam de forma assimétrica, produzindo conhecimento local e cultural em constante mudança, sobre temas como identidade, pertença e familiaridade.
Exploring the Transnational Neighbourhood oferece resposta para uma das questões-chave do nosso tempo: como se cria um sentido de comunidade num contexto extremamente globalizado? Ao focar-se no bairro como um espaço central da experiência quotidiana transcultural, os contributos multidisciplinares do livro exploram práticas de construção de comunidade bem como as suas barreiras culturais, sociais, económicas e históricas.
Consulte aqui o livro Exploring the Transnational Neighbourhood.