• header
  • brandarea
  • destaques
  • footer

OM | Observatório das Migrações

Governo de Portugal ACM pesquisa
  • O Observatório
  • Publicações O.M.
  • Dossiers Temáticos
  • Notícias
  • Investigação
  • Outras Publicações
  • Eventos

Livros e Monografias

  • <h4>Global Processes of Flight and Migration: The Explanatory Power of Case Studies</h4>

    Global Processes of Flight and Migration: The Explanatory Power of Case Studies

    Editado por Eba Bahl e Johannes Becker, 2020

    Os estudos de caso deste volume ilustram a dimensão global dos movimentos de fuga e migração, com uma ênfase especial na migração Sul-Sul. A fuga e a migração são fenómenos sociais, embutidos nas histórias individuais, familiares e coletivas, ao nível dos países, das regiões, das cidades e dos grupos sociais. Estes movimentos estão também fortemente relacionados com as alterações na regulação de fronteiras e nas políticas migratórias. O poder explicativo dos estudos de caso deriva da análise destas relações complexas, permitindo analisar fenómenos migratórios comuns e raros e realizar comparações sistemáticas. Com base em trabalhos de campo compreensivos, os autores deste livro desafiam as distinções dicotómicas entre fuga e migração, analisam a evolução das perspetivas durante o processo migratório, levam em consideração aqueles que ficam, e desafiam os discursos políticos e mediáticos que assumem a Europa, ou o Norte do globo em geral, como o centro da migração internacional.

    Saiba mais aqui.

    December 2020
  • <h4>Language and Migration</h4>

    Language and Migration

    Tony Capstick, 2020

    Este livro apresenta uma introdução ao estudo da relação entre a língua e as migrações. Partindo do estudo de casos reais em diversas zonas do mundo, o livro analisa práticas em termos de língua e literacia que mantêm, promovem ou limitam diferentes formas de migração. As trajetórias individuais, as redes familiares e as políticas ao nível da sociedade são analisadas a partir de uma perspetiva interdisciplinar, sendo explorada a diversidade linguística resultante de movimentos migratórios voluntários e não voluntários, em diferentes contextos do mundo.

    Saiba mais aqui.

    November 2020
  • <h4>Arrival Cities: Migrating Artists and New Metropolitan Topographies in the 20th Century</h4>

    Arrival Cities: Migrating Artists and New Metropolitan Topographies in the 20th Century

    Editado por Burcu Dogramaci, Mareike Hetschold, Laura Karp Lugo, Rachel Lee e Helene Roth, 2020

    O exílio e as migrações desempenharam um papel fundamental na difusão do modernismo pelo globo, mas têm permanecido fenómenos pouco estudados na historiografia da arte. Este volume reúne contributos de investigadores internacionais para a revisão da historiografia da arte moderna, prestando particular atenção às áreas metropolitanas em que se estabeleceram artistas migrantes na primeira metade do século XX. Estas cidades de destino tornaram-se pontos centrais de atividades artísticas e zonas de contacto transcultural onde circulavam ideias, emergiam colaborações e se desenvolviam conceitos. Os autores exploram o modo como as topografias e paisagens urbanas foram modificadas por artistas exilados que reestabeleceram as suas práticas em várias metrópoles pelo mundo e de que forma é que a migração dos artistas para diferentes espaços urbanos influenciou o seu trabalho e a historiografia da arte. Saiba mais aqui.

    October 2020
  • <h4>Migration at Work: Aspirations, Imaginaries and Structures of Mobility</h4>

    Migration at Work: Aspirations, Imaginaries and Structures of Mobility

    Editado por Fiona-Katharina Seiger, Christiane Timmerman, Noel B. Salazar e Johan Wets, 2020

    As dinâmicas da mobilidade laboral são muito influenciadas pelas oportunidades percepcionadas e pelos imaginários detidos pelos empregadores e pelas autoridades reguladoras relativamente ao trabalho migrante. Este livro oferece uma abordagem multidisciplinar ao estudo das estruturas e dos imaginários por detrás de diversas formas de mobilidade laboral, tendo por base investigação realizada em vários contextos geográficos, incluindo a União Europeia, a Turquia e a África do Sul. Este volume procura assim traçar paralelismos entre vários contextos, abordando o papel desempenhado pelas oportunidades na mobilização de pessoas, a forma como as estruturas possibilitam, mantêm e alteram diversas formas de mobilidade e o modo como os imaginários alimentam a migração laboral e vice-versa. Saiba mais aqui.

    October 2020
  • <h4>Immigration and Entrepreneurship Culture, Capital, and Ethnic Networks</h4>

    Immigration and Entrepreneurship Culture, Capital, and Ethnic Networks

    Parminder Bhachu (Ed.), 4 setembro 2017

    Partindo da constatação de que muitas nações convidam estrangeiros a trabalhar dentro das suas fronteiras mas poucas os acolhem bem, os contribuintes para este volume fazem da Califórnia o termo de referência para as comparações que desenvolvem com vista a compreender como o empreendedorismo se torna um poderoso fator de integração.

    Inclui, entre outros, um capítulo sobre redes migratórias e empreendedorismo imigrante” da autoria de Ivan Light, Parminder Bhachu, e Stavros Karageorgis.

    Saiba mais aqui.

    November 2019
  • <h4>Refúgio por motivos de orientação sexual. Um estudo antropológico na cidade de São Paulo.</h4>

    Refúgio por motivos de orientação sexual. Um estudo antropológico na cidade de São Paulo.

    Vitor Lopes Andrade, 11 Outubro 2019

    Este livro discute um tema ainda pouco abordado: estrangeiros/as que chegam ao Brasil e solicitam refúgio com a expectativa de vivenciar seus desejos afetivo-sexuais com maior liberdade, uma vez que tiveram que fugir de seus países de origem por terem sido perseguidos/as devido às suas orientações sexuais. Trata-se de uma etnografia que interessa a estudantes, pesquisadores/as, ativistas e profissionais das áreas de Migração Internacional e Refúgio, Gênero e Sexualidade, Antropologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos. A obra foi lançada em São Paulo, Brasil, em Outubro de 2019.

    O autor deste estudo, Vitor Lopes Andrade foi distinguido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR, em março de 2017, pelo caráter inédito do trabalho desenvolvido nesta área.

    Saiba mais aqui.

    November 2019
  • <h4>Multinational Maids: Stepwise Migration in a Global Labor Market</h4>

    Multinational Maids: Stepwise Migration in a Global Labor Market

    Anju Mary Paul, janeiro de 2019

    Multinational Maids é uma investigação sobre as migrações internacionais de trabalhadores domésticos migrantes filipinos e indonésios. A autora aproveita seu estudo rigoroso sobre as trajetórias de migração de mais de 1.200 sujeitos para revelar como esses migrantes trabalham fora do seu país de origem para melhorar as suas vidas e, em alguns casos, obter a residência permanente. Desafiando o retrato dos trabalhadores domésticos migrantes asiáticos como ‘vítimas da globalização’, a autora revela o pensamento estratégico desses migrantes. Saiba mais aqui.

    October 2019
  • <h4>The Cambridge Handbook of Acculturation Psychology</h4>

    The Cambridge Handbook of Acculturation Psychology

    Editado por David L. Sam e John W. Berry, Dezembro de 2018

    Com contribuições de mais de cinquenta especialistas na área da psicologia da aculturação, este Manual compila e sistematiza o estado da arte, explorando o amplo escopo internacional da aculturação. A coleção apresenta conceitos e problemáticas; debruça-se sobre grupos aculturadores (imigrantes, minorias étnicas, povos indígenas, expatriados, turistas, refugiados e requerentes de asilo); destaca os contextos globais de aculturação em várias sociedades; e concentra-se na aculturação de vários grupos especiais, como jovens, local de trabalho e resultados para saúde e bem-estar. Saiba mais aqui.

    October 2019
  • <h4>Role of public services in integrating refugees and asylum seekers</h4>

    Role of public services in integrating refugees and asylum seekers

    Eurofund

    O estudo promovido pelo European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions (Eurofund) debruça-se sobre o papel dos serviços públicos no processo de integração de refugiados e requerentes de asilo. O estudo analisa as questões do emprego, da habitação, da inclusão social e dos serviços de saúde e educação e analisa um conjunto de medidas adotadas em cinco Estados-Membros da União Europeia: Áustria, Finlândia, Alemanha, Países Baixos e Suécia). O objetivo é identificar os principais desafios e as lições aprendidas. Saiba mais aqui.

    September 2019
  • <h4>Citizenship Beyond Nationality. Immigrants' Right to Vote Across the World (2019)</h4>

    Citizenship Beyond Nationality. Immigrants' Right to Vote Across the World (2019)

    Luicy Pedroza

    "Finalmente, dando ao tema dos direitos de voto dos não-cidadãos a atenção empírica que merece, a Citizenship Beyond Nationality presta serviço a todos os que estudam a teoria democrática, as migrações, o voto e a política partidária. As descobertas de Luicy Pedroza são cuidadosamente desenhadas e surpreendentes. Exigem a revisão de muitas das nossas suposições sobre como os diferentes regimes abordam a emancipação não-cidadã.", conforme destaca Elizabeth Cohen, da Maxwell School of Citizenship and Public Affairs, Universidade de Syracuse

    Nesta obra, Luicy Pedroza debruça-se sobre os imigrantes que embora trabalhem, paguem impostos, façam contribuições sociais e frequentem escolas, não detêm o estatuto (obtido via nascimento ou naturalização) que lhes confere direitos eleitorais completos. A autora questiona a ideia de democracia num contexto em que uma parte substantiva da população residente é impossibilitada de votar. O objetivo da autora é compreender como justificam as sociedades o conceder ou negar direitos eleitorais aos seus habitantes. O autor faz uma análise comparativa dos processos através dos quais as reformas dos direitos de cidadania ocorrem nas democracias em todo o mundo, de forma a entender porque e de que forma elas diferem. A obra Citizenship Beyond Nationality argumenta que o sucesso e o tipo de reformas de direitos humanos depende de como o tema é debatido pelos principais atores políticos e demonstra que, quando formulados ambiciosamente e em termos inclusivos, essas reformas têm o potencial de redefinir a cidadania democrática, não apenas como um estatuto mas como uma questão política.

    Saiba mais aqui.

    August 2019
  • Previous
  • Next

Observatório das Migrações

ACM - Alto Comissariado para as Migrações

Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 LISBOA

Tel. 21 810 61 70 - Fax. 21 810 61 17

E-mail: om@acm.gov.pt

On social media

Observatório das Migrações
Governo de Portugal ACM | Alto Comissariado para as Migrações

      Powered By Liferay