Realiza-se no dia 3 de junho, entre as 13:45 e as 20:30 (hora de Lisboa), o workshop “Drivers and migration policies shaping international student mobility in OECD countries”, promovido pelo Migration Policy Centre e pelo Robert Schuman Centre for Advanced Studies.
Cada vez mais países encaram os estudantes internacionais como uma fonte potencial de trabalhadores altamente qualificados. Em particular, a internacionalização do ensino superior e os benefícios associados à imigração de uma força de trabalho qualificada têm levado os governos a procurar novas forma de atrair estudantes estrangeiros. Ao longo da última década, algumas destas políticas procuraram aumentar a inscrição de estudantes internacionais através do aumento do apoio financeiro e da facilitação dos pedidos de visa para estudo. Em simultâneo, os governos têm investido em procurar reter os estudantes internacionais após a graduação, de forma a beneficiarem do treino de talento estrangeiro.
Este workshop irá reunir investigadores internacionais que têm contribuído para o crescente debate académico acerca das políticas determinantes da mobilidade dos estudantes internacionais, constituindo uma oportunidade única para discutir os resultados da investigação mais recente sobre este tema. O workshop irá abordar também as implicações destes resultados para o debate sobre as políticas nesta área.
Mais informações e inscrições aqui.