A Universidade Carleton, situada em Otava no Canadá, oferece um Mestrado em Estudos Migratórios e da Diáspora. As inscrições para o curso que se iniciará no outono de 2020 podem ser feitas até 1 de fevereiro de 2020, para quem se candidate a bolsa e alojamento, sendo 31 de agosto de 2020 o prazo final.
Mais informações aqui.
De 7 a 11 de outubro realiza-se na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa o IX Curso Breve em Direito de Estrangeiros: o Contencioso de Asilo, Imigração e Nacionalidade, que permitirá ao público com interesse nestas matérias debater e analisar com especialistas na área os princípios gerais, as recentes alterações legislativas e a prática jurídica na matéria. O módulo relativo a autorização de residência para exercício de atividade profissional será lecionado por Rute Carvalho, do Gabinete de Apoio Jurídico do Alto Comissariado para as Migrações. Mais informações podem ser encontradas aqui e o formulário de inscrição encontra-se aqui.
De 4 a 8 de novembro de 2019, a OIM (Organização Internacional para as Migrações) e o centro de formação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) organizam conjuntamente, no campus da OIT, em Turim, dois cursos sobre “governação das migrações ao nível local” e “transversalização das migrações no planeamento de políticas”.
As candidaturas para o primeiro curso, podem ser feitas aqui e para o segundo aqui.
Encontram-se abertas as inscrições para a segunda edição da pós-graduação em Direito das Migrações, que decorrerá em novembro de 2019. O curso inclui módulos sobre Sociologia das Migrações, Impacto das Migrações na Economia, Direito Europeu de Vistos, Imigração e Asilo, Direito de Imigração: Regime de entrada e afastamento de estrangeiros e cidadãos da União do território nacional, Direito de Asilo e Proteção dos Refugiados, Direito da nacionalidade, e Políticas públicas de Integração de migrantes. O corpo docente inclui Ana Rita Gil (FD-UNL), Catarina Marcelino, Constança Urbano de Sousa (UAL), João Peixoto (ISEG), Mónica Farinha (CPR), e Rui Pena Pires (ISCTE). O curso destina-se a pessoas de qualquer grau académico que estejam profissionalmente ligadas à área ou que tenham interesse pela mesma e visa dotar esse público de “conhecimentos sólidos dos diferentes e complexos quadros normativos que regulam as várias vias de imigração, o asilo e a proteção internacional”. Mais informações sobre esta pós-graduação aqui.
Encontram-se abertas até 30 de setembro de 2019 as inscrições para a pós-graduação “China Contemporânea e o seu caminho no mundo” (60 ECTS) no ISCSP, Universidade de Lisboa. As unidades curriculares que a compõem cobrem temas como, entre outros: “cultura e práticas de negócio”, “continuidades e reconfigurações da tradição”, ou “continuidade e transformação na modernidade”.
Mais informações sobre esta pós-graduação aqui.
De 8 a 13 de julho de 2019 terá lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa uma Escola Verão FCSH 2019 que integra o tema “Migrantes, refugiados e gestão migratória”. O curso, organizado pelas professoras Susana Ferreira e Teresa Rodrigues, cobrirá tópicos como a chamada crise migratória europeia ou o modelo de gestão integrada de fronteiras da UE. Mais informações acerca deste curso aqui.
Estão abertas até 9 de junho de 2019 as inscrições para a academia de verão do Centro de Formação Internacional da OIT. Este curso de duas semanas terá lugar em Turim de 8 a 19 de julho. Aos participantes é oferecida uma oportunidade única de explorar: formas justas e eficazes de gerir as migrações laborais; as ligações entre migrações e desenvolvimento sustentável; e mecanismos de proteção dos direitos dos migrantes e das suas famílias. O objetivo do curso é fornecer conhecimento avançado e aumentar a capacidade de atores da área das migrações em compreenderem os desafios e oportunidades inerentes às migrações laborais num contexto político, económico e social em mutação. Mais informações acerca deste curso aqui.
De 24 de junho a 5 de julho de 2019 terá lugar na Universidade de Florença a 15.ª Escola de Verão do Centro para as Políticas Migratórias (MPC). O público-alvo são estudantes de pós-graduação, funcionários públicos, funcionários de organizações internacionais, representantes de ONG ou outras organizações da sociedade civil, jornalistas, analistas políticos, e professores de todo o mundo. Mais informações acerca deste curso aqui.
O Center for Policy Studies, da Central European University (CEU), tem aberto até ao dia 15 de fevereiro de 2019, o período de inscrições para a Summer School dedicada ao tema “Conceptualizing, Navigating and Representing the Field in Migration Studies”, a realizar de 1 a 5 de julho de 2019, em Budapeste, na Hungria. A edição deste ano tem como objetivo analisar o campo dos estudos da migração, com destaque para três questões: (1) reflecting on “migration studies” as a discipline and critically examining the assumptions that underlie the production of knowledge about migrants and migration; (2) reflecting on the process of migration research fieldwork and of conducting work “in the field” with migrants and other related actors;(3) critically engaging with the way the field of migration research is represented and exploring possible alternative ways of speaking about and representing migration research. O curso dirige-se a estudantes de pós-graduação e pós-doutorandos que trabalhem com questões ligadas às migrações nos seus diversos estádios, incluindo investigadores que estão prestes a fazer trabalho de campo, investigadores em trabalho de campo e investigadores que já o tenham realizado e que estejam em fase de redação de resultados. Os interessados em participar neste curso devem consultar todos os requisitos e demais informações aqui, devendo proceder à sua inscrição online.
Powered By Liferay