• header
  • brandarea
  • destaques
  • footer

OM | Observatório das Migrações

Governo de Portugal ACM pesquisa
  • O Observatório
  • Publicações O.M.
  • Dossiers Temáticos
  • Notícias
  • Investigação
  • Outras Publicações
  • Eventos

Teses de Mestrado

  • <h4>“Narrativas de migración e integración: Un estudio sobre inmigrantes venezolanos en Portugal”</h4>

    “Narrativas de migración e integración: Un estudio sobre inmigrantes venezolanos en Portugal”

    A tese de mestrado em Estudos Internacionais "Narrativas de migración e integración: Un estudio sobre inmigrantes venezolanos en Portugal", de Anaís Joana Hernández Valencia, concluída em outubro de 2018, no Departamento de História, da Faculdade de Sociologia e Políticas Públicas, do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL, encontra-se disponível online no repositório daquela instituição. "O objetivo desta investigação, de orientação qualitativa, é caracterizar este fluxo migratório que tem sido observado de forma acentuada, mas que permanece praticamente inexplorado do ponto de vista académico. Examinamos mediante uma exploração bibliográfica e analítica a história migratória venezuelana, a crise pela qual atravessa o país, as especificidades do panorama europeu de migração e relevantes conceitos teóricos tanto no tópico da migração como da integração. Com base nestes dados, focamo-nos nas experiências de dez imigrantes venezuelanos em Portugal, que oferecem a sua visão sobre os motivos que os levaram a emigrar, as razões pelas quais escolheram o país luso como destino e o processo de adaptação e integração. Os resultados empíricos poem em causa o discurso do governo venezuelano e apontam ao colapso gradual da Venezuela, uma situação que obriga muitos a deixar o país em busca de melhores condições de vida do outro lado do Atlântico, condições que Portugal consegue oferece-lhes a níveis mais além do político, social ou económico." Esta tese de mestrado encontra-se disponível aqui.

     

     

    March 2019
  • <h4>“Integração de pessoas refugiadas em Portugal no âmbito do Programa de Recolocação Europeu”</h4>

    “Integração de pessoas refugiadas em Portugal no âmbito do Programa de Recolocação Europeu”

    A tese de mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional "Integração de pessoas refugiadas em Portugal no âmbito do Programa de Recolocação Europeu", de Alexandra Silva Rodrigues, defendida em outubro de 2017, no Instituto Superior de Economia e Gestão, centrou-se no estudo do "plano nacional para o acolhimento e integração que Portugal desenvolveu para integrar as pessoas refugiadas no âmbito do programa de recolocação. Com recurso a análise documental e a entrevistas, são identificadas as entidades envolvidas no plano de acolhimento nacional, que são na sua maioria instituições da sociedade civil, e os procedimentos a implementar localmente para a integração." Esta tese de mestrado encontra-se disponível aqui.

    February 2019
  • <h4>“Paperless reality: Transnational parenthood and undocumented Nepalese in Portugal”</h4>

    “Paperless reality: Transnational parenthood and undocumented Nepalese in Portugal”

    A tese de mestrado no âmbito do Erasmus Mundus Masters in Social Work with Families and Children, de Aashima Budal, concluída em junho de 2018, no Instituto Universitário de Lisboa, centrou-se no estudo da imigração de nepaleses em situação irregular em Portugal e os seus impactos nas famílias transnacionais. O estudo teve como objetivo perceber como a educação transnacional está a ser praticada e percecionada por mães e pais nepaleses em situação irregular, a residir em Portugal. Entre outros, o estudo concluiu que os nepaleses vivem indocumentados, sendo qualificados e trabalhando em empregos precários e com dívidas aos intermediários, que afetam diretamente o bem-estar dos migrantes e das suas relações familiares transnacionais. O estudo contribuiu para a reflexão sobre o papel do assistente social no apoio aos migrantes irregulares. Esta tese de mestrado encontra-se disponível aqui.

    September 2018
  • <h4>“As migrações: uma leitura política e uma visão humanista”</h4>

    “As migrações: uma leitura política e uma visão humanista”

    A dissertação de Mestrado em Ciência Política: Cidadania e Governação “As migrações: uma leitura política e uma visão humanista”, de Maria Beatriz Barroso, concluída em 2012, na Faculdade de Ciência Política, Lusofonia e Relações Internacionais, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, encontra-se disponível online no repositório daquela instituição. “Ao ter como base geral – A Europa diante do fenómeno migratório - a procura de uma nova Humanização – o objectivo deste trabalho consistiu na análise de algumas formas de manifestação e do impacto deste fenómeno nas sociedades democráticas inseridas nesse espaço.” De acordo com a investigadora, “Porque, igualmente o exercício da cidadania e a inserção num espaço mundial em transformação requerem a actualização da leitura das relações dos homens entre eles e com as formas espaciais; porque o papel dos imigrantes na economia contemporânea é sentido como algo fundamental, e também a importância do seu lugar na estratégia de um desenvolvimento sustentável deve ser demonstrada e respeitada, desejou-se partilhar com outros a oportunidade de defender a participação colectiva sob princípios e premissas mais humanistas, e considerados fundamentais, para a construção de uma política de imigração digna, mais abrangente e indutora de pontes abertas e não de áreas amuralhadas.” Esta tese encontra-se disponível aqui.

    August 2018
  • <h4>“The Embodiment of an Afro-Brazilian Identity through the Practice of Capoeira in Lisbon (Portugal)”</h4>

    “The Embodiment of an Afro-Brazilian Identity through the Practice of Capoeira in Lisbon (Portugal)”

    A dissertação de Mestrado em Antropologia Social “The Embodiment of an Afro-Brazilian Identity through the Practice of Capoeira in Lisbon (Portugal)”, concluída, em 2015, por Melike Kalkan, na SOCIALINIŲ MOKSLŲ FAKULTETAS, da VYTAUTO DIDŽIOJO UNIVERSITETAS, em Kaunas, na Lituânia, encontra-se disponível online. O estudo que se baseou num trabalho de campo em Lisboa, após um estudo piloto em Belo Horizonte (Brasil), centrou-se na análise dos contributos dos aspetos corporais e linguísticos da capoeira, tendo por base os conceitos de incorporação (Csordas 1994), linguagem (Bakhtin 1986) (Hymes 2003) e o reconhecimento da diferença (Meijl 2008). A investigação teve como principais objetivos compreender as dimensões da incorporação de uma identidade afro-brasileira através do corpo, da performance, da  linguagem e das representações ligadas à prática da capoeira, bem como estudar os contributos da modalidade, para um melhor entendimento do eu e do outro. Esta tese encontra-se disponível em livre acesso aqui.

    July 2018
  • <h4>“Estudo da região controlo total do DNA mitocondrial numa população de imigrantes oriundos de Moçambique integrados na população de Lisboa”</h4>

    “Estudo da região controlo total do DNA mitocondrial numa população de imigrantes oriundos de Moçambique integrados na população de Lisboa”

    A dissertação de Mestrado em Biologia Molecular e Genética “Estudo da região controlo total do DNA mitocondrial numa população de imigrantes oriundos de Moçambique integrados na população de Lisboa” defendida por  Marta de Campos, em 2017, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, encontra-se disponível online no repositório daquela instituição. O estudo tem como objetivo principal “a caraterização genética da população imigrante moçambicana que reside, atualmente, na Grande Lisboa, com a finalidade de averiguar a potencial diversidade genética que estes indivíduos vêm introduzir na população de Lisboa e, consequentemente, em Portugal. Para a realização do estudo, um total de 83 indivíduos imigrantes moçambicanos foram analisados. A região controlo do DNAmt foi amplificada e sequenciada na sua totalidade, utilizando dois pares de primers - L15971/H016 e L16555/H639. O conjunto de haplótipos obtidos foi submetido e aceite para integrar a base de dados internacional de DNAmt mais conceituada no âmbito das Ciências Forenses, a EMPOP, com o código de acesso EMP00681. Aproximadamente 82% dos haplótipos observados neste estudo revelaram ser únicos, reforçando a grande variabilidade genética das populações africanas. A maioria das sequências de DNAmt identificadas (81%) correspondem a haplogrupos caraterísticos e típicos de regiões subsarianas: o macrohaplogrupo L. A partir dos estudos filogenéticos comparativos verificou-se que a população de imigrantes moçambicanos se encontra geneticamente mais próxima da população de imigrantes angolanos a residir em Lisboa e geneticamente mais distante da população portuguesa.”
    Esta tese encontra-se disponível em livre acesso aqui.

     

    March 2018
  • <h4>“O ensino de PLNM no ensino básico a alunos chineses recém-chegados a Portugal: um estudo de caso”</h4>

    “O ensino de PLNM no ensino básico a alunos chineses recém-chegados a Portugal: um estudo de caso”

    A dissertação de Mestrado em Português como Língua Segunda e Língua Estrangeira “O ensino de PLNM no ensino básico a alunos chineses recém-chegados a Portugal: um estudo de caso” defendida por Nannam Zhao, em dezembro de 2017, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, encontra-se disponível online no repositório daquela instituição. O estudo teve como objetivo “analisar as características do ensino de PLNM nas escolas privadas aos alunos imigrantes chineses recém-chegados e os problemas existentes nesta fase inicial do seu processo de integração no sistema educativo português. Pretende-se assim perceber se existem necessidades específicas destes alunos e dos professores que os acompanham e identificar quais são. Este contributo poderá melhorar o ensino do português com língua não materna no ensino básico aos alunos chineses imigrantes, especialmente aos recém-chegados em Portugal. Numa perspetiva mais profunda, poder-se-á contribuir também para uma melhoria da integração dos imigrantes chineses na sociedade de portuguesa, em particular, a integração das gerações futuras”.
    Esta tese encontra-se disponível em livre acesso aqui.

    March 2018
  • <h4>“Línguas, encontros e identidades: as dinâmicas do plurilinguismo e a comunidade italiana em Portugal”</h4>

    “Línguas, encontros e identidades: as dinâmicas do plurilinguismo e a comunidade italiana em Portugal”

    A dissertação de Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa “Línguas, encontros e identidades: as dinâmicas do plurilinguismo e a comunidade italiana em Portugal” defendida por Simonetta Griani, em junho de 2017, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, encontra-se disponível online no repositório daquela instituição. Este estudo propõe-se “levar a cabo uma primeira descrição do perfil socioprofissional e linguístico da comunidade italiana em Portugal, na atualidade. Na primeira parte do trabalho (capítulos 1 a 4) desenvolvemos os conceitos e linhas orientadoras do trabalho desenvolvido, discutindo o problema das migrações e destacando, com base em documentos e testemunhos, o caráter fluido e cambiante que hoje, num mundo feito de migrações, a identidade individual comporta. Concluímos esta primeira parte, salientando a situação de Portugal, prioritariamente país de emigração, tal como Itália, mas que, sobretudo nos anos 1990, conhece fluxos imigratórios. Na segunda parte, (capítulo 5 e 6) falar-se-á sobretudo de Itália. Após uma breve apresentação do panorama migratório do país, atenta-se na realidade da comunidade italiana em Portugal, até hoje, tanto quanto nos é dado saber, nunca estudada. Foi levado a cabo um inquérito a uma amostra relativamente restrita de membros da comunidade italiana em Portugal com o objetivo de conhecer o nível de integração desta comunidade e a sua relação com a língua portuguesa, não apenas das primeiras gerações de migração, como também gerações mais jovens, que irão revelar-se, graças aos seus níveis de literacia e educação, muito mais preparadas para enfrentar todos estes novos desafios.”
    Esta tese encontra-se disponível em livre acesso aqui.

    March 2018
  • <h4>“Do Institucional ao Local: fazer um Território Intercultural”</h4>

    “Do Institucional ao Local: fazer um Território Intercultural”

    A dissertação de Mestrado em Gestão do Território e Urbanismo, especialidade em Desenvolvimento Regional e Local “Do Institucional ao Local: fazer um Território Intercultural” defendida por Hedleine Almeida, em 2018, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, encontra-se disponível online no repositório daquela instituição. Este estudo "procura responder à sua questão central “Como é operacionalizada a interculturalidade a nível institucional e em iniciativas concretas no território?”, tendo como referência o município de Lisboa. Procura perceber o processo de materialização da interculturalidade e as complexidades ou facilidades de se fazer uma Lisboa intercultural. Tem como objetivo identificar virtudes ou falhas da operacionalização da interculturalidade em Lisboa, dentro dum enquadramento em que a realidade das cidades interculturais se constitui como um dos maiores desafios da política da União Europeia. A base empírica deste trabalho foi obtida por intermédio de um estágio curricular no Núcleo da Interculturalidade do Departamento dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, que se realizou entre 31/10/2016 a 31/03/2017 e possibilitou ao investigador obter uma visão pormenorizada e holística do processamento da interculturalidade em Lisboa, e assim expor neste trabalho de que forma e que passos percorre a interculturalidade até chegar a iniciativas concretas no território municipal. Este relatório baseia-se na observação do diálogo intercultural tal como oficialmente defendido e trabalhado na autarquia municipal. Foi redigido com a intenção de contribuir para uma Lisboa melhor no que concerne a sua coesão social e territorial, bem como a integração social independentemente da etnia, cultura ou religião.” Esta tese encontra-se disponível em livre acesso aqui.

    March 2018
  • <h4>“Políticas de acolhimento de refugiados recolocados em Portugal”</h4>

    “Políticas de acolhimento de refugiados recolocados em Portugal”

    Esta dissertação de Mestrado em Sociologia, concluída por Mário Ribeiro, em 2017, no Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE-IUL, encontra-se disponível online no repositório daquela instituição. Este estudo exploratório tem como objetivo analisar as políticas de acolhimento de refugiados recolocados em Portugal, relativamente a dimensões como a habitação, saúde, aprendizagem da língua portuguesa e inserção no mercado de trabalho. Pretende-se compreender como decorre o acolhimento de refugiados vindos dos hotspots de Itália e Grécia, ao abrigo do Programa de Recolocação do Estado Português, analisando os diferentes indicadores que nos permitem perceber como decorre o programa de acolhimento e como promove a integração dos refugiados. Este estudo de caráter qualitativo foi desenvolvido através da observação participante, em Lisboa e Portimão, junto das diferentes entidades de acolhimento, através de entrevistas realizadas com os seus responsáveis, entre março e maio de 2017. Os resultados apontam para a necessidade de promover o acesso ao trabalho, à formação e à aprendizagem da língua portuguesa por parte dos refugiados após a sua chegada, de modo a facilitar a integração desde o primeiro momento, sendo assim necessárias políticas que facilitem o acesso à aprendizagem da língua, à validação de competências e acesso ao mercado de trabalho, tendo como objetivo uma integração efetiva no final do programa de acolhimento. Outro dos resultados deste trabalho aponta para a necessidade de melhorar a comunicação na administração pública, para que a informação existente nos serviços de atendimento ao público seja prestada de forma igual, independentemente do local de acolhimento e, para que não existam bloqueios na integração originados pelos serviços do Estado. Esta tese encontra-se disponível aqui.

    February 2018
  • Previous
  • Next

Observatório das Migrações

ACM - Alto Comissariado para as Migrações

Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 LISBOA

Tel. 21 810 61 70 - Fax. 21 810 61 17

E-mail: om@acm.gov.pt

On social media

Observatório das Migrações
Governo de Portugal ACM | Alto Comissariado para as Migrações

      Powered By Liferay

      null