A Rede IMISCOE (International Migration, Integration and Social Cohesion in Europe), através do IMISCOE Standing Committee on Education and Social Inequality, tem aberta uma call for papers para a 18th IMISCOE Annual Conference, que decorrerá no Luxemburgo de 7 a 9 de julho de 2021, sob o tema “The impact of the Covid-19 pandemic on international student mobility”.
Devido à pandemia COVID-19, e à medida que as fronteiras internacionais foram sendo temporariamente fechadas, muitas instituições de ensino superior tiveram de suspender por completo as suas atividades presenciais, desenvolver estratégias ad-hoc para apoiar os estudantes internacionais, e mudar para o ensino à distância. Por entre níveis de incerteza generalizados, muitos estudantes internacionais tiveram de lidar com mudanças drásticas nas suas rotinas de aprendizagem e socialização, ou mesmo com a disrupção abruta da sua experiência de mobilidade internacional.
A pandemia COVID-19 também influenciou os planos futuros dos estudantes relativamente à realização de uma mobilidade internacional. Enquanto que alguns estudantes tiveram de adiar ou reconsiderar por completo os seus planos de estudar no estrangeiro, outros foram colocados perante a opção de irem para países que não tinham previamente considerado.
Estes acontecimentos tiveram um impacto na mobilidade internacional de estudantes a diversos níveis. Neste contexto, é feito o convite para a apresentação de artigos inspirados, mas não limitados, por uma ou várias das seguintes questões:
- Quais as estratégias que foram ativadas pelos governos e pelas instituições para apoiar os estudantes internacionais, por exemplo programas de retorno, vistos especiais, acesso aos sistemas de saúde nacionais e a outros apoios sociais, políticas de alojamento, ou apoio psicológico?
- Que estratégias foram desenvolvidas para encorajar ou restringir a mobilidade internacional dos estudantes de cada país? Quais as diferenças discerníveis entre os países relativamente às respostas institucionais à pandemia?
- Quais os principais desafios e preocupações dos estudantes estrangeiros relativamente à pandemia? E que estratégias de coping criativas têm sido desenvolvidas pelos estudantes neste contexto? Em que medida é que estas estratégias podem ser informativas para a aprendizagem e o ensino no futuro?
- Como é que os estudantes internacionais se adaptaram ao ensino à distância? De que forma é que podem ser estabelecidos formatos mais sustentáveis de intercâmbio educativo de forma a garantir tanto a internacionalização como a formação intercultural? Em que medida é que a mobilidade virtual ajuda a atingir os mesmos objetivos que a mobilidade internacional de estudantes? Que novas competências são requeridas das instituições, do pessoal docente e dos estudantes para promover uma experiência internacional de qualidade, durante e após a pandemia?
- De que forma é que as desigualdades sociais pré-existentes afetaram as experiências dos estudantes e o que é que podemos aprender com a pandemia acerca das vulnerabilidades dos estudantes estrangeiros? A pandemia afetou mais a inclusão social de determinados grupos de estudantes do que de outros?
- Qual o impacto da pandemia COVID-19 nos macro padrões de mobilidade internacional de estudantes? Estão a emergir novos destinos ou os estudantes ainda seguem as rotas tradicionais para os principais países de acolhimento? Que fatores podem explicar as potenciais mudanças nos padrões?
Os autores interessados deverão enviar um resumo (máximo de 300 palavras) para Thais França (thaisfrancas@gmail.com), Nicolai Netz (netz@dzhw.eu) e Christof van Mol (C.VanMol@tilburguniversity.edu), até 20 de novembro de 2020. Os autores serão informados sobre a aceitação dos resumos para apresentação até ao dia 1 de dezembro de 2020.
Mais informações sobre a 18th IMISCOE Annual Conference aqui.