• header
  • brandarea
  • destaques
  • footer

OM | Observatório das Migrações

Governo de Portugal ACM pesquisa
  • O Observatório
  • Publicações O.M.
  • Dados Estatísticos
  • Notícias
  • Investigação
  • Referências Bibliográficas
  • Eventos

Oportunidades para Investigadores

  • <h4>Bolsa de Investigação para estudante de mestrado | Raising Capacity for Inclusive People engaged in private sponsorship</h4>

    Bolsa de Investigação para estudante de mestrado | Raising Capacity for Inclusive People engaged in private sponsorship

    Encontra-se aberto um concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para estudante de mestrado no âmbito do projeto “Raising Capacity for Inclusive People engaged in private sponsorship (RaCIP)”. Este projeto tem como objetivo o reforço da capacitação de organizações que operam esquemas de Patrocínio Privado (PS) ou que estão de outra forma envolvidas no apoio comunitário à integração de refugiados, visando estabelecer e desenvolver novas e mais eficientes práticas de PS nos Estados Membros, através da realização de ações-piloto destinadas a aumentar as PS existentes e a reforçar os esforços comunitários através da experimentação.

    As atividades decorrerão no CIES-ISCTE (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa), sob a orientação científica da Doutora Sandra Mateus. O concurso encontra-se aberto até 25 de janeiro de 2021.

    Mais informações aqui.

    January 2021
  • <h4>Call for Papers | International Migration: Challenges for Politics, Governance, and Society</h4>

    Call for Papers | International Migration: Challenges for Politics, Governance, and Society

    A próxima conferência geral do European Consortium for Political Research irá decorrer na Universidade de Innsbruck, entre 31 de agosto e 3 de setembro de 2021, integrando a secção “International Migration: Challenges for Politics, Governance, and Society”, que tem aberta uma call para o painel “Who deserves what and why? The driving forces behind public opinion towards immigrants’ integration”. 

    Tal como enfatizado pelo novo Plano de Ação sobre a Integração e a Inclusão (2021-2022) da Comissão Europeia, a integração de imigrantes é um tema central na agenda política de muitos dos países de destino e frequentemente uma forte preocupação das populações de origem. Neste contexto, este painel procura examinar as atitudes do público relativamente à integração económica, social e política dos imigrantes. A participação e a inclusão socioeconómica dos migrantes na economia e em outras áreas da sociedade é um tópico particularmente relevante, não apenas devido ao elevado número de imigrantes que chegaram à Europa na última década, como à recente pandemia global, que mergulhou o mundo na pior crise económica desde a Grande Depressão. As atitudes dominantes nas sociedades de destino relativamente ao acesso dos imigrantes ao emprego e a benefícios sociais têm sido alvo de um debate intenso na literatura científica. Ainda assim, as perdas de emprego sem precedentes em resultado da pandemia COVID requerem investigação adicional acerca da competição salarial entre a população nativa e os imigrantes no mercado de trabalho. De forma semelhante, à medida que a crise pandémica destrói empregos e piora as desigualdades, cada vez mais pessoas recorrem à proteção social, o que põe à prova as teorias existentes acerca das atitudes dos trabalhadores nativos relativamente ao acesso dos imigrantes a esta proteção. Surpreendentemente, pouco se sabe acerca das atitudes do público relativamente ao acesso dos imigrantes à cidadania e ao direito de voto, que representam uma área de fragilidade nas atuais políticas de integração dos países do ocidente, onde, com muito poucas exceções como a Nova Zelândia, Portugal e o Reino Unido, os residentes estrangeiros são maioritariamente excluídos da participação no sufrágio nacional. O estudo das atitudes em relação à integração política permanece, contudo, uma questão de investigação pertinente, dadas as consequências potenciais de garantir representação política aos imigrantes para sociedades de acolhimento mais diversas. Este painel procura assim contribuições para a compreensão das forças subjacentes à opinião pública relativamente à integração dos imigrantes, incluindo trabalhos comparativos acerca das semelhanças e disparidades nas atitudes do público em diversas áreas de integração.

    As propostas deverão ser submetidas por email para Jerome Gonnot (jerome.gonnot@eui.eu) até 31 de janeiro de 2021.

    Saiba mais sobre a conferência geral do ECPR aqui.

    January 2021
  • <h4>How and why immigration divides us: The role of moralization | Posição de pós-doutoramento</h4>

    How and why immigration divides us: The role of moralization | Posição de pós-doutoramento

    A Universidade de Aarhus (Dinamarca) tem aberta um call para candidaturas a uma posição de pós-doutoramento com a duração de 3 anos, no âmbito de um projeto de investigação acerca das atitudes relativamente à imigração (How and why immigration divides us: The role of moralization). São procurados candidatos com doutoramento em ciência política, sociologia ou outras áreas afins das ciências sociais, com experiência de investigação acerca das atitudes em relação aos imigrantes, da polarização, da retórica política e/ ou da moralização. Os candidatos devem também demonstrar fortes competências metodológicas, experiência alargada em investigação empírica e um ótimo domínio da língua inglesa.

    As candidaturas encontram-se abertas até 15 de fevereiro.

    Saiba mais aqui.

    January 2021
  • <h4>Call for papers | Methodological Approaches and Tools in Migration Research</h4>

    Call for papers | Methodological Approaches and Tools in Migration Research

    O Standing Committee on Methodological Approaches and Tools in Migration Research, da Rede IMISCOE (International Migration, Integration and Social Cohesion in Europe), tem aberta uma call for papers para a 18th IMISCOE Annual Conference, que decorrerá no Luxemburgo de 7 a 9 de julho de 2021. Procuram-se contributos para paneis temáticos dedicados a 1) desafios metodológicos à investigação durante a pandemia COVID-19 e 2) métodos de investigação desenhados para o estudo das desigualdades e marginalização. Para além destes dois painéis, serão também aceites, para sessões adicionais, propostas mais genéricas relacionadas com outras questões metodológicas na investigação sobre as migrações, a mobilidade e a integração. Os autores interessados poderão submeter um resumo da sua contribuição (máx. de 250 palavras) até 1 de dezembro de 2020.

    Mais informações aqui.

    November 2020
  • <h4>Bolsa de Investigação para estudante de doutoramento | Trajetória escolar, académica e profissional de jovens brasileiros, ucranianos e chineses</h4>

    Bolsa de Investigação para estudante de doutoramento | Trajetória escolar, académica e profissional de jovens brasileiros, ucranianos e chineses

    Encontra-se aberto um concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para estudante de doutoramento para atividades de investigação no âmbito do projeto “Trajetória escolar, académica e profissional de jovens brasileiros, ucranianos e chineses” (PT/2020/FAMI/517), cujas atividades decorrerão no CIES-ISCTE (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa), sob a orientação científica da coordenadora do projeto, Doutora Sofia Gaspar. O concurso encontra-se aberto até 30 de novembro de 2020.

    Mais informações aqui.

    November 2020
  • <h4>Curso Breve em Direito de Estrangeiros: O Direito de Asilo, Imigração e Nacionalidade</h4>

    Curso Breve em Direito de Estrangeiros: O Direito de Asilo, Imigração e Nacionalidade

    A Nova School of Law promove, de 16 a 20 de novembro, um curso online em “Direito de Estrangeiros: O Direito de Asilo, Imigração e Nacionalidade”, que visa debater, com especialistas da área, o Direito de Asilo, Imigração e Nacionalidade, através da análise dos princípios gerais, das recentes alterações legislativas e da prática jurídica na matéria. O Curso tem como destinatários advogados, juízes, procuradores, funcionários do Alto Comissariado para as Migrações, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e de ONGs e Associações, bem como estudantes e investigadores dos temas abrangidos pelo Curso.

    Mais informações aqui.

    November 2020
  • <h4>Call for papers | O impacto da pandemia COVID-19 na mobilidade internacional de estudantes</h4>

    Call for papers | O impacto da pandemia COVID-19 na mobilidade internacional de estudantes

    A Rede IMISCOE (International Migration, Integration and Social Cohesion in Europe), através do IMISCOE Standing Committee on Education and Social Inequality, tem aberta uma call for papers para a 18th IMISCOE Annual Conference, que decorrerá no Luxemburgo de 7 a 9 de julho de 2021, sob o tema “The impact of the Covid-19 pandemic on international student mobility”.

    Devido à pandemia COVID-19, e à medida que as fronteiras internacionais foram sendo temporariamente fechadas, muitas instituições de ensino superior tiveram de suspender por completo as suas atividades presenciais, desenvolver estratégias ad-hoc para apoiar os estudantes internacionais, e mudar para o ensino à distância. Por entre níveis de incerteza generalizados, muitos estudantes internacionais tiveram de lidar com mudanças drásticas nas suas rotinas de aprendizagem e socialização, ou mesmo com a disrupção abruta da sua experiência de mobilidade internacional.

    A pandemia COVID-19 também influenciou os planos futuros dos estudantes relativamente à realização de uma mobilidade internacional. Enquanto que alguns estudantes tiveram de adiar ou reconsiderar por completo os seus planos de estudar no estrangeiro, outros foram colocados perante a opção de irem para países que não tinham previamente considerado.

    Estes acontecimentos tiveram um impacto na mobilidade internacional de estudantes a diversos níveis. Neste contexto, é feito o convite para a apresentação de artigos inspirados, mas não limitados, por uma ou várias das seguintes questões:
    - Quais as estratégias que foram ativadas pelos governos e pelas instituições para apoiar os estudantes internacionais, por exemplo programas de retorno, vistos especiais, acesso aos sistemas de saúde nacionais e a outros apoios sociais, políticas de alojamento, ou apoio psicológico?
    - Que estratégias foram desenvolvidas para encorajar ou restringir a mobilidade internacional dos estudantes de cada país? Quais as diferenças discerníveis entre os países relativamente às respostas institucionais à pandemia?
    - Quais os principais desafios e preocupações dos estudantes estrangeiros relativamente à pandemia? E que estratégias de coping criativas têm sido desenvolvidas pelos estudantes neste contexto? Em que medida é que estas estratégias podem ser informativas para a aprendizagem e o ensino no futuro?
    - Como é que os estudantes internacionais se adaptaram ao ensino à distância? De que forma é que podem ser estabelecidos formatos mais sustentáveis de intercâmbio educativo de forma a garantir tanto a internacionalização como a formação intercultural? Em que medida é que a mobilidade virtual ajuda a atingir os mesmos objetivos que a mobilidade internacional de estudantes? Que novas competências são requeridas das instituições, do pessoal docente e dos estudantes para promover uma experiência internacional de qualidade, durante e após a pandemia? 
    - De que forma é que as desigualdades sociais pré-existentes afetaram as experiências dos estudantes e o que é que podemos aprender com a pandemia acerca das vulnerabilidades dos estudantes estrangeiros? A pandemia afetou mais a inclusão social de determinados grupos de estudantes do que de outros?
    - Qual o impacto da pandemia COVID-19 nos macro padrões de mobilidade internacional de estudantes? Estão a emergir novos destinos ou os estudantes ainda seguem as rotas tradicionais para os principais países de acolhimento? Que fatores podem explicar as potenciais mudanças nos padrões?

    Os autores interessados deverão enviar um resumo (máximo de 300 palavras) para Thais França (thaisfrancas@gmail.com), Nicolai Netz (netz@dzhw.eu) e Christof van Mol (C.VanMol@tilburguniversity.edu), até 20 de novembro de 2020. Os autores serão informados sobre a aceitação dos resumos para apresentação até ao dia 1 de dezembro de 2020.

    Mais informações sobre a 18th IMISCOE Annual Conference aqui.

    November 2020
  • <h4>Call para candidaturas à 4.ª edição da escola de formação da Rede ETHMIGSURVEYDATA</h4>

    Call para candidaturas à 4.ª edição da escola de formação da Rede ETHMIGSURVEYDATA

    A rede ETHMIGSURVEYDATA (International Ethnic and Immigrant Minorities’ Survey Data Network) está a receber, até ao dia 23 de outubro, candidaturas para a 4.ª edição da sua escola de formação. Esta escola de formação tem como objetivo formar uma nova geração de investigadores com interesse em inquéritos sobre a integração de minorias étnicas e migrantes, oferecendo-lhes ferramentas para desenhar e analisar conjuntos de dados de inquéritos a minorias étnicas e migrantes. As sessões irão decorrer integralmente online. Mais informações aqui.

    October 2020
  • <h4>Call para apresentação de resumos para o XI Congresso Português de Sociologia | Migrações, Etnicidade e Racismo</h4>

    Call para apresentação de resumos para o XI Congresso Português de Sociologia | Migrações, Etnicidade e Racismo

    Encontra-se aberta, até 20 de outubro de 2020, a chamada da Secção Temática “Migrações, Etnicidade e Racismo” da Associação Portuguesa de Sociologia para o envio de resumos para o XI Congresso Português de Sociologia, que se realizará em Lisboa, de 29 a 31 de março de 2021, sob o lema “Identidades ao Rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente”. Mais informações aqui.

    October 2020
  • <h4>Call for papers da revista REMI: “In current migrations: New ethnic issues”</h4>

    Call for papers da revista REMI: “In current migrations: New ethnic issues”

    A Revue Européenne des Migrations Internationales (REMI) tem aberta uma call para contribuições no âmbito do tema “In current migrations: New ethnic issues”. Os trabalhos podem ser remetidos até ao dia 1 de janeiro de 2021. Mais informações aqui. 

    September 2020
  • Anterior
  • Seguinte

Observatório das Migrações

ACM - Alto Comissariado para as Migrações

Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 LISBOA

Tel. 21 810 61 70 - Fax. 21 810 61 17

E-mail: om@acm.gov.pt

Nas redes sociais

Observatório das Migrações
Governo de Portugal ACM | Alto Comissariado para as Migrações

      Ativado por Liferay