O Observatório tem recorrido a uma colaboração estratégica essencial com a academia e centros de investigação nacionais com experiencia no domínio das migrações e trabalho científico reconhecido. Neste âmbito, ao longo dos anos, foram estabelecidas inúmeras parcerias que têm contemplado o desenvolvimento de projetos de investigação, publicação de estudos e a promoção de atividades de divulgação e debate, abrangendo inúmeras unidades de investigação. Neste espaço destacamos esses parceiros que têm contribuído para o desenvolvimento do trabalho do Observatório desde 2002:




CEG - Centro de Estudos Geográficos
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa (ULisboa)
Edifício IGOT, Rua Branca Edmée Marques, 1600-276 Lisboa, Portugal
Tel: + 351 210443000 / + 351 217940218 - E-mail: ceg@campus.ul.pt

Criado em 1943, por iniciativa do Professor Orlando Ribeiro, seu diretor durante cerca de três décadas, o Centro de Estudos Geográficos (CEG) tem sido o organismo responsável pela maior parte da investigação e divulgação dos conhecimentos geográficos desenvolvidos ao longo dos últimos 60 anos em Portugal. O CEG conta com uma equipa de cerca de 200 investigadores, mais de 90 dos quais doutorados, que desenvolvem investigação em múltiplos domínios da Geografia Humana, da Geografia Física, do Ambiente, Desenvolvimento e Gestão do Território. Atualmente, este centro define como sua missão o desenvolvimento da investigação em Geografia e a promoção e difusão dos conhecimentos geográficos, visando contribuir para o desenvolvimento das comunidades e regiões, o correto ordenamento do território, a sustentabilidade dos recursos ambientais e a justiça espacial, a escalas diversas. Mais sobre o CEG aqui.

 


CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais
Universidade Aberta
Rua da Escola Politécnica, 141-147, 1269-001 Lisboa
Tel. 300 002 837 - E-mail: cemri@uab.pt

O Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) é uma Unidade de I&D da Universidade Aberta. Fundado em 1989, o CEMRI tem expandido, ao longo dos anos, a sua agenda de investigação e de formação, que contempla atualmente cinco grandes áreas temáticas e reúne 52 investigadores integrados: Migrações e diversidade cultural; Comunicação intercultural; Saúde, cultura e desenvolvimento; Media e mediações culturais; e Estudos sobre as mulheres – género, sociedade e cultura. Privilegiando uma abordagem interdisciplinar e a promoção de formação avançada, este centro de investigação tem como principais objetivos a disseminação da cultura científica, o desenvolvimento dos estudos pós-graduados, a formação ao longo da vida, a produção de materiais pedagógicos para o ensino a distância e a prestação de serviços à sociedade civil. O site do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais pode ser encontrado aqui.

 

 

CES - Centro de Estudos Sociais
Universidade de Coimbra
Colégio de S. Jerónimo, Largo D. Dinis, Apartado 3087, 3000-995 Coimbra
Tel.: +351 239 855 570 - Fax: +351 239 855 589 - Email: ces@ces.uc.pt

O Centro de Estudos Sociais (CES) é uma instituição científica vocacionada para a investigação a investigação e formação avançada nas diversas áreas das ciências sociais e humanas. Fundado em 1978 por um grupo de professores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o CES tem conhecido ao longo dos anos uma assinalável expansão da sua atividade científica, com o alargamento do seu quadro de investigadores, a multiplicação dos domínios de investigação em que atua, a criação de vários programas de doutoramento e o alargamento das redes de cooperação internacional. O CES conta com cerca de 128 investigadores, 101 investigadores em pós-doutoramento, 387 Doutorandos e 39 investigadores juniores, dispondo também desde 2009 de um pólo em Lisboa, o CES – Lisboa. Entre os seus Núcleos de Estudos, conta-se o Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP). O site do CES pode ser encontrado neste endereço.

 

 

CESOP – Centro de Estudos e Sondagens de Opinião
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima, 1649-023 Lisboa
Tel: 217 214 040 – Email: cesop@cesop.lisboa.ucp.pt

Sediado na Universidade Católica Portuguesa desde 1991, o CESOP assumiu-se desde então como uma referência na investigação social aplicada, nomeadamente no domínio das sondagens políticas. Neste campo, pontua a sua atividade pelo rigor dos procedimentos metodológicos, a análise crítica e informada dos dados e a isenção na produção de conhecimento. O CESOP compreende uma equipa em tempo integral nas áreas de Ciências Sociais, Estatística e Informática, que assegura as diversas componentes de cada trabalho: construção do questionário, implementação no campo e tratamento estatístico dos dados. Vários consultores externos e investigadores asseguram a coordenação científica dos projetos, de acordo com a sua própria área de especialização. Para além dos barómetros políticos e as sondagens eleitorais, o CESOP tem produzido estudos nos campos da Saúde,  Pobreza, Educação, Vitimação e Sentimento de Insegurança, e Qualidade e Satisfação com Serviços. O site do CESOP encontra-se neste link.

 

 

CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia    
Instituto Universitário de Lisboa
Edifício ISCTE, Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa
tel: +351 210 464 018 - fax: +351 217 940 074 - Email: cies@iscte.pt

O CIES-IUL é uma unidade de investigação universitária do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) constituída em 1985. Os seus principais domínios de atividade científica são a sociologia e as políticas públicas, mantendo por isso uma colaboração privilegiada com o Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL. O CIES-IUL tem desenvolvido de forma continuada, desde finais dos anos 80, estudos e pesquisas empíricas sobre as questões de imigração e etnicidade em Portugal. Conta com cerca de 114 investigadores, 69 investigadores associados e 112 assistentes de investigação, e está associado uma editora (Mundos Sociais), duas publicações periódicas (“Sociologia – Problemas e Práticas” e “Portuguese Journal of Social Science”) e três observatórios (das Desigualdades, da Emigração e das Boas Práticas Laborais”).O site do CIES-IUL pode ser encontrado neste link.

 

 

CIMJ - Centro de Investigação Media e Jornalismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Avenida de Berna, 26; Edifício ID, sala 3.20; 1069-061 Lisboa –Portugal
Tel: (+351) 213642013 - Email: cimjmedia@gmail

O Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ) da FCSH-UNL tem como principais objetivos o desenvolvimento da investigação científica e a promoção do estudo e do debate sobre temas relacionados com os media, o jornalismo e a sociedade. Atualmente, o CIMJ organiza as suas atividades científicas em torno de três linhas de pesquisa coordenadas por outros três investigadores seniores: 1) Media, Jornalismo e Democracia, 2) Novas Tecnologias e usos sociais, e 3) História dos media e jornalismo. As equipas desta unidade de I&D possuem hoje em dia 93 investigadores, sendo 26 doutores integrados provenientes de 9 universidades diferentes, que desenvolveram até à data um total de 22 projetos. O CIMJ edita a publicação Media & Jornalismo, que se assume como um espaço de debate e divulgação da pesquisa realizada sobre os media e o jornalismo dentro e fora do país. O site do Centro de Investigação Media e Jornalismo pode ser encontrado aqui.

 

 

CIS-IUL – Centro de Investigação e Intervenção Social
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Edf. ISCTE-IUL, Sala 2w17; Av. das Forças Armadas; 1649-026 Lisboa
Tel: +351 210 464 017 - Fax: +351 210 934 640 - Email: cis@iscte.pt

O Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL) é uma unidade de investigação em Psicologia Social e Organizacional, ligada ao Departamento de Psicologia Social e das Organizações (DPSO) e integrada na Escola de Ciências Sociais e Humanas (ECSH) do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Entre as suas principais áreas de investigação encontram-se a cognição social, a justiça social, a psicologia comunitária, as relações de género, a psicologia organizacional, a perceção de risco, as emoções, e as relações intergrupais. Parte desta investigação é desenvolvida no Laboratório de Psicologia Social e das Organizações (LAPSO). O CIS possui quatro grupos de investigação, nomeadamente, 1) Comportamento, Emoção e Cognição, 2) Comunidade, Educação e Desenvolvimento, 3) Saúde para todos: uma abordagem psicossocial; e 4) Psicologia da mudança social. O CIS-IUL é o centro de investigação com maior concentração de psicólogos sociais em Portugal e uma das mais elevadas da Europa. O site desta unidade de I&D pode ser acedido neste link.

 

 

CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia
Sede (ISCTE-IUL): Av. Forças Armadas, Ed. ISCTE-IUL - sala 2n7, cacifo 237, 1649-026 Lisboa
Tel: (+351) 21 790 39 17 – Fax: (+351) 21 790 39 40 – Email: mafalda.melo.sousa@cria.org.pt

O Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) é uma unidade de investigação interinstitucional vocacionada para a investigação em antropologia, organizada em pólos institucionais sediados em quatro universidades: 1) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; 2) Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, 3) ISCTE-IUL, e 4) Universidade do Minho. O CRIA existe desde 2009 como unidade de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, possuindo hoje em dia 78 investigadores integrados num total de 241 membros. A investigação desenvolvida neste centro organiza-se em quatro de grupos de investigação, coordenados por investigadores seniores: i) Circulação e Produção de Lugares; ii) Práticas e Políticas da Cultura; iii) Governação, Políticas e Quotidiano; e iv) Desafios Ambientais, Sustentabilidade e Etnografia. O CRIA edita ainda a revista Etnográfica, a principal publicação académica na área da Antropologia em Portugal. Mais informações podem ser encontradas no site do CRIA.

 

 

ICS - Instituto de Ciências Sociais
Universidade de Lisboa
Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9,  1600-189 LISBOA
Tel. 217 804 700 - Fax. 217 940 274 - E-mail: instituto.ciencias.sociais@ics.ul.pt

O Instituto de Ciências Sociais, herdeiro do Gabinete de Investigações Sociais (GIS) fundado por Adérito Sedas Nunes em 1962, é uma unidade de investigação e formação científica interdisciplinar da Universidade de Lisboa criada, com essa designação, em 1982. Define como missão o “estudo das sociedades contemporâneas, com especial ênfase na realidade portuguesa e nas sociedades e culturas com as quais temos relações históricas, quer no espaço europeu, quer noutros espaços geográficos”. Desde 2002, é Laboratório Associado do Ministério da Ciência e Tecnologia e conta atualmente com 79 investigadores e 55 projetos de investigação em curso que abrangem múltiplos domínios das Ciências Sociais, nomeadamente Antropologia, Ciência Política, História e Sociologia, bem como Geografia, Psicologia Social e Relações Internacionais. Os programas de pós graduação do ICS mobilizam 158 alunos, com um total de 102 teses académicas em desenvolvimento. Entre os seus 8 programas de doutoramento, inclui-se o de Doutoramento em Migrações. O site do Instituto de Ciências Sociais pode ser encontrado online neste link.

 

 

Númena – Centro de Investigação em Ciências Sociais e Humanas
Taguspark - Núcleo central, 36, 2740-122 Oeiras
Tel. 21 424 01 70 - Fax. 21 424 01 69 - E-mail: direccao@numena.org.pt

A Númena é um centro de investigação em Ciências Sociais e Humanas fundado em 2001 e constituído sob a forma de uma associação científica sem fins lucrativos. Tem desenvolvido a sua atividade em projetos e redes de investigação, muitos deles em parceria com instituições nacionais e internacionais, na atividade editorial de cariz científico e em atividades de divulgação de conhecimento. As migrações, a interculturalidade e a discriminação social contam-se entre as principais temáticas trabalhadas pela Númena, destacando-se neste âmbito a sua atividade (2001-2011) como Ponto Focal Nacional da Rede Europeia de Informação sobre Racismo e Xenofobia do Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia, precursor da atual Agência Europeia para os Direitos Fundamentais. Outras atividades incluem, de 2008 a 2010, a realização da componente de investigação em ciências sociais e humanas no Ponto de Contacto Nacional da Rede Europeia das Migrações, e, desde 2003 até ao presente, assume a gestão e animação do site deste Observatório (em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, I.P.). O site da Númena pode ser encontrado aqui.

 

 

SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações
Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade Técnica de Lisboa (ISEG/UTL)
Rua Miguel Lupi, 20, 1249-078 Lisboa
Tel. 213 925 910 (ext. 4910) - E-mail: socius@iseg.utl.pt

O SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações – é uma unidade de investigação integrada no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa, criada em Maio de 1991. Na sua componente de investigação, o SOCIUS dá prioridade a quatro linhas de pesquisa, nomeadamente, Organizações, Trabalho, Emprego e Género; Ciência, Tecnologia, Saúde e Profissões; Desenvolvimento Sustentável, Terceiro Sector e Redes Sociais; e Economia, Espaço, Cultura e Globalização. Com 35 membros integrados e 66 membros colaboradores, esta unidade de I&D tem obtido desde 1999 a classificação de Excelente no âmbito do Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de Investigação e Desenvolvimento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. No domínio da formação o SOCIUS centra a sua atividade na realização de Escolas de Verão, Workshops e Cursos Livres de Línguas e Culturas. Mais informação sobre o Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações pode ser encontrada aqui.