• header
  • brandarea
  • destaques
  • footer

OM | Observatório das Migrações

Governo de Portugal ACM pesquisa
  • O Observatório
  • Publicações O.M.
  • Dados Estatísticos
  • Notícias
  • Investigação
  • Referências Bibliográficas
  • Eventos

Outras Iniciativas

  • <h4>“Pensar a Inclusão de Estudantes de Países Terceiros no ISCTE” - Apresentação do projeto NEAR</h4>

    “Pensar a Inclusão de Estudantes de Países Terceiros no ISCTE” - Apresentação do projeto NEAR

     

    Ao longo de dois anos, o projeto NEAR (Newly Arrived in a common home) desenvolveu atividades que permitiram identificar e propor soluções para as principais dificuldades de integração com que se deparam estudantes estrangeiros nacionais de países terceiros e refugiados no ISCTE.

    Este percurso culmina na sessão que terá lugar a 17 de fevereiro (16h30) no Auditório JJ Laginha (1NE03) do ISCTE. Serão apresentados os materiais produzidos em cocriação com os estudantes: Manual de Acolhimento, Mapas dos edifícios e serviços; Relatório Final do Projeto e ainda vídeos de boas-vindas elaborados pelos estudantes que participaram.

    O projeto europeu NEAR (Newly Arrived in a common home), promovido pela AIDGLOBAL e financiado pelo FAMI (Fundo de Apoio à Integração de Migrantes), tem como objetivo criar mecanismos que ajudem a promover uma melhor integração de estudantes oriundos de países terceiros à União Europeia. Este projeto teve o enquadramento científico das investigadoras Ana Raquel Matias (CIES) e Cristina Santinho (CRIA).

    Inscreva-se aqui
    Saiba mais sobre o projeto NEAR

    February 2023
  • <h4>Seminário: “Powerlessness and Sovereign Inequality in Border Externalization: Management of Irregular Migration”</h4>

    Seminário: “Powerlessness and Sovereign Inequality in Border Externalization: Management of Irregular Migration”

     

    O Migration Policy Centre está a organizar um seminário dedicado à gestão de migração irregular e à externalização de fronteiras.

    Decorre no dia 15 de fevereiro pelas 9h30, em Florença (Itália) com transmissão no canal de YouTube do Migration Policy Centre.

    Os oradores convidados serão Lukas Schmid, do Departmento de Ciências Sociais e Políticas do European University Institute, e Filip Savatic da Sciences Po Paris.

    Saiba mais e inscreva-se em https://www.eui.eu/events?id=557329.

     

    February 2023
  • <h4>Migration Summer School – Florença 2023</h4>

    Migration Summer School – Florença 2023

     

    A 19.ª edição da Migration Summer School está marcada para o período entre 26 de junno e 7 de julho em Florença. Organizada pelo Migration Policy Centre, a Summer School dará aos participantes a oportunidade de conhecer e partilhar as tendências mais recentes na investigação e governação ligada à área das migrações, asilo e mobilidade.

    O período de candidaturas estará aberto até 27 de fevereiro.

    Para saber como participar e conhecer todo o programa, consulte o site https://migrationpolicycentre.eu/mpc-summer-school-call-2023/.

     

    February 2023
  • <h4>Evento Multiplicador do Projeto MulticulturalCare</h4>

    Evento Multiplicador do Projeto MulticulturalCare

     

    A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra recebe no dia 14 de março o Multiplier Event do Projeto Internacional “MulticulturalCare: Educating Students Through Innovative Learning Methods to Intervene in Multicultural Complex Contexts”, com vista a apresentar a iniciativa à comunidade e proporcionar um momento de reflexão conjunta sobre novas abordagens pedagógicas na formação de enfermeiros e profissionais de saúde para a prestação de cuidados culturalmente sensíveis a migrantes, refugiados e requerentes de asilo.

    O modelo educativo MulticulturalCare será apresentado com base nas atividades realizadas em 2021 e 2022, sendo também lançado o e-book do projeto, que se foca nos seus princípios fundamentais e métodos, além de fornecer exemplos de abordagens educacionais inovadoras na Educação de Enfermagem Multicultural.

    Este evento será uma oportunidade para recolher feedback dos participantes sobre a abordagem proposta, bem como para suscitar interesse em replicar experiências pedagógicas noutros países europeus.

    No âmbito da sessão, investigadores, profissionais, docentes e outros interessados são também convidados a submeter comunicações orais, na sequência da apresentação de trabalhos de investigação ou de experiências de boas práticas relacionadas com as competências de enfermeiros na prestação de cuidados multiculturais.

    O Projeto Internacional “MulticulturalCare: Educating Students Through Innovative Learning Methods to Intervene in Multicultural Complex Contexts” envolve, além da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Universidad de Castilla-La Mancha e a UC Leuven-Limburg.

     - Envio de abstracts até 28 de fevereiro
     - Inscrições até 13 de março
     - Conheça o programa do evento 

    February 2023
  • <h4>“Influence of Parenthood on Ethnic Identity” - Seminário de Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas</h4>

    “Influence of Parenthood on Ethnic Identity” - Seminário de Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas


    O novo seminário “Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas” terá como orador convidado o investigador Gabriel Ceballos (Tartu University, Estónia) com a comunicação “Influence of Parenthood on Ethnic Identity: A Qualitative Study Among Parents of Mixed Ethnic Background Children in Estonia” e decorre no dia 16 de fevereiro às 14h30, em formato online.

    A apresentação resulta de um estudo onde se analisou a influência da paternidade nas percepções de identidade étnica em pais de crianças de etnia mista na Estónia. O investigador Gabriel Ceballos irá fazer a apresentação do estudo e a investigadora Asuncion Fresnoza-Flot (Université libre de Bruxelles) fará o comentário. 

    Este ciclo de seminários dedicados à Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas é organizado pelo CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, e tem como objetivo desenvolver um debate crítico e interdisciplinar sobre famílias contemporâneas cujas dinâmicas conjugais e familiares sejam pautadas pela diversidade cultural. São eventos abertos onde se procuram incluir resultados de projetos individuais e de equipa, convidando tanto investigadores afiliados a várias ciências sociais e humanas, como representantes de políticas públicas, no sentido de alargar redes de investigação e aprofundar o conhecimento científico e público nas áreas referidas.

     - Clique aqui para aceder ao seminário na plataforma Zoom (ID: 885 4569 4203)

     

    February 2023
  • <h4>Reunião Anual da Rede “Women on the Move”</h4>

    Reunião Anual da Rede “Women on the Move”

     

    A COST Action "Women on the Move" realiza, a 7 de fevereiro em Lisboa, a sua reunião anual envolvendo stakeholders e organizações locais e governamentais que trabalham na área das migrações.

    A Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, será uma das oradoras para abordar o papel desempenhado pelo Observatório.

    A sessão terá lugar a partir das 9h30 e decorre na NOVA FCSH - Colégio Almada Negreiros, em Lisboa.

    A "Women on the Move" (WEMov) é uma COST Action financiada pela União Europeia, e consiste numa rede internacional de investigadores dedicados a revelar a presença e participação de mulheres migrantes no espaço europeu. 

    Saiba mais sobre a "Women on the Move" em www.womenonthemove.eu. 

    Conheça o programa da sessão.

     

    February 2023
  • <h4>Apresentação do livro “Mestiçagem & Cabo-Verdianidade” de João Lopes Filho</h4>

    Apresentação do livro “Mestiçagem & Cabo-Verdianidade” de João Lopes Filho

     

    O Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, vai acolher a apresentação do livro “Mestiçagem & Cabo-Verdianidade” de João Lopes Filho, no dia 2 de fevereiro pelas 18h.

    Este livro é editado pela Pedro Cardoso Livraria e será apresentado pela investigadora Ângela Coutinho, numa sessão com entrada livre.

    O Centro Cultural de Cabo Verde situa-se na Rua de São Bento, nº 640, 1250-222 Lisboa.

    Saiba mais em https://www.facebook.com/events/471949515148304/ 

    January 2023
  • <h4>Seminário Online “Migrants' Digital Practices of Creativity and Resistance”</h4>

    Seminário Online “Migrants' Digital Practices of Creativity and Resistance”

     

    Integrado no Ciclo Internacional de Seminários "Migrações no Espaço Digital: Experiências, Transformações e Resistências" esta sessão decorre no dia 2 de fevereiro às 16h00, a partir da plataforma Zoom. 

    As comunicações ficarão a cargo de Silvia Almenara Niebla (Vrije University of Brussels) e Ester Serra Mingot (University of Bielefeld), com comentários de Luca Queirolo Palmas (University of Genoa) e ainda debate aberto ao público.

    Uma organização do ISCTE, através do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Observatório da Emigração e Sociodigital Lab for Public Policy.

    Clique aqui para mais informações e acesso ao Zoom.

    January 2023
  • <h4>Seminário “Quem e Como Se Vive em Portugal” – Migrações Internacionais</h4>

    Seminário “Quem e Como Se Vive em Portugal” – Migrações Internacionais

     

    A Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, irá abordar a temática das Migrações Internacionais no novo seminário sobre os Censos de 2021 – “Quem e Como Se Vive em Portugal”, organizado pelo Centro de Administração e Políticas Públicas do ISCSP, no âmbito da Linha de Investigação #PopMob População e Mobilidade

    A sessão decorre no dia 12 de janeiro, pelas 18h através da plataforma Zoom.

    Inscrição gratuita e obrigatória neste link.

    January 2023
  • <h4>7.ª edição do Festival Internacional de Cinema sobre a Migração</h4>

    7.ª edição do Festival Internacional de Cinema sobre a Migração

     

    A OIM - Organização Internacional para as Migrações está a organizar no Cinema São Jorge em Lisboa a nova edição do Festival Internacional de Cinema sobre a Migração.

    O filme exibido no dia 6 de Janeiro às 19h00 será o multipremiado "Flee - A Fuga" de Jonas Poher Rasmussen. Trata-se de um documentário animado que segue a jornada de uma criança refugiada do Afeganistão. Veja o trailer aqui.

    A entrada é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. Inscreva-se aqui.

    Lançado em 2016 pela OIM, o Festival Internacional de Cinema sobre Migração procura fomentar o debate sobre a temática das migrações, ao mesmo tempo que celebra a vida de pessoas migrantes nas sociedades.

    December 2022
  • Anterior
  • Seguinte

Observatório das Migrações

ACM - Alto Comissariado para as Migrações

Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 LISBOA

Tel. 21 810 61 70 - Fax. 21 810 61 17

E-mail: om@acm.gov.pt

Nas redes sociais

Observatório das Migrações
Governo de Portugal ACM | Alto Comissariado para as Migrações

      Ativado por Liferay