Juliana Chatti Iorio, Adélia Verônica Silva
Revista Brasileira de Educação, novembro de 2022
O objetivo deste artigo é compreender o impacto que a crise provocada pela pandemia de COVID-19 registou no ensino-aprendizagem de estudantes internacionais no Ensino Superior português, e de que forma novos projetos de mobilidade estudantil foram repensados durante a pandemia.
A metodologia incluiu a análise de resultados de um questionário online — respondido por 703 estudantes internacionais matriculados num estabelecimento de Ensino Superior em Portugal — para além de entrevistas individuais online — realizadas com 22 desses estudantes e também com aqueles que têm intenção de estudar em Portugal.
Enquanto para alguns a pandemia representou a possibilidade de se fazer “mobilidade” estando “imóvel” (a partir do seu país de origem ou mesmo em Portugal, necessitando “apenas” de um computador e ligação à internet), para outros a pandemia agravou as desigualdades sociais e económicas, dificultando (e muitas vezes impossibilitando) a concretização da “mobilidade” nesses moldes.
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