Fabio Scetti e Ana Raquel Matias
Glottopol – Revue de sociolinguistique en ligne, julho de 2022
Este artigo baseia-se em dois projetos de investigação sobre políticas educativas em diferentes contextos de migração e de promoção de línguas minoritárias: em Portugal, a língua cabo-verdiana falada nos subúrbios de Lisboa, e no Canadá e nos Estados Unidos, o português falado por imigrantes portugueses nas respetivas comunidades. O artigo aborda a complexidade da variação linguística e da integração dos imigrantes, tanto no sistema educativo como na vida quotidiana. Ambos os estudos incidem sobre as dinâmicas implicadas na evolução das línguas através das práticas e atitudes linguísticas dos indivíduos nestes contextos de contacto linguístico, e em particular sobre o papel das políticas linguísticas e das políticas de integração do Estado ou de entidades de poder. As abordagens metodológicas multidimensionais adotadas permitiram a observação dos discursos e representações dos participantes em relação ao estatuto da sua língua como veículo para a vida comunitária. A análise do discurso tem em conta aspetos como a língua enquanto elemento identitário, a língua e o seu prestígio e a relação entre as línguas nas diferentes sociedades de acolhimento.
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