A diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, foi investigadora para o projeto internacional The Exclusion of Immigrants from Welfare Programs: Cross-National Analysis and Contemporary Developments, promovido e coordenado por Edward Anthony Koning (Associate Professor, Department of Political Science, University of Guelph, Ontario – Canadá), no âmbito do qual redigiu (primeira autora, em coautoria com o João Peixoto) o capítulo sobre o caso português: “Why Choose the Inclusionary Path? Social Policy in a Recent Welfare and Immigration Country: The Case of Portugal”.
O estudo teve como premissa os resultados de um índice que analisa o grau de exclusão de imigrantes de políticas e programas de proteção social nas sociedades de acolhimento (Immigrant Exclusion from Social Programs Index - IESPI). Esta análise foi feita a partir de 25 indicadores que aferem o acesso a sete políticas sociais em 22 países, entre os quais Portugal, em quatro momentos (1990, 2000, 2010 e 2015).
O trabalho sobre Portugal para este projeto recebeu Menção Honrosa na 6.ª edição do Prémio António Dornelas 2022 do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), atribuída numa cerimónia a 5 de dezembro de 2022 no ISCTE.