31 май 2018 - 01 май 2018

O Department of Education and Early Childhood Development in New Brunswick, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e o Council of Ministers of Education Canada promovem nos dias 31 de maio e 1 de junho de 2018, em New Brunswick, no Canada (Crowne Plaza Fredericton), o Fourth Policy Forum of the Strength for Diversity project, encontro que faz parte do projeto Strength through Diversity: The integration of immigrants and refugees into schools and training systems.
O encontro, que reunirá participantes nacionais e internacionais, académicos, professores, representantes de organizações não-governamentais e especialistas da OCDE, tem como objetivos:
- identificar desafios comuns para a aprendizagem social e emocional e sentido de pertença entre imigrantes e refugiados;
- analisar práticas promissoras e abordagens inovadoras utilizadas nos países, províncias e escolas com vista a promover um sentido de pertença junto de imigrantes e refugiados estudantes;
- facilitar a aprendizagem entre pares entre países, províncias e escolas no âmbito da aprendizagem social e emocional, desenvolvimento da linguagem, estratégias de ensino e retenção e ocupação de migrantes e refugiados.
O Fórum contará na sessão de abertura com a intervenção do Professor Dean Marcelo Suárez-Orozco, da University of California - Los Angeles, integrando várias sessões plenárias,  debates em pequenos grupos e visitas de estudo. Os interessados em participar neste Fórum deverão inscrever-se até ao dia 30 de abril de 2018, através deste e-mail.

Imagem em Destaque

17 май 2018

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa promove no dia 17 de maio de 2018, pelas 18:00 (Sala Multiusos 2, Edifício I&D) no âmbito do Seminário “Da Escravatura à Globalização” do Mestrado em Migrações, Inter-Etnicidades e Transnacionalismo, uma sessão dedicada ao tema “Diasporic memories of empires in Britain and the Netherlands”. O encontro conta com a intervenção de Elizabeth Buettner, da Universidade de Amesterdão e a apresentação de Miguel Bandeira Jerónimo, do Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra e NOVA FCSH). Os interessados em participar no encontro deverão inscrever-se até ao dia 16 de maio de 2018, através do seguinte e-mail.

Imagem em Destaque

11 май 2018

O Centro de Estudos da Migrações e Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta promove no dia 11 de maio de 2018, pelas 15h30, no Salão Nobre (Palácio Seia) da UAB, o simpósio: “Acolher e Integrar na Diversidade e Interculturalidade, Projetos, intervenções e Solidariedades em Debate”. O encontro conta, na sessão de abertura, com a intervenção de Natália Ramos, Coordenadora Científica do CEMRI, prosseguindo com a intervenção dos seguintes oradores: Cyntia de Paula, Coordenadora do Projeto Acolhida & Presidente da Direção da casa do Brasil, Lisboa - "Projeto Acolhida"; Irina Chaves, Diretora Técnica do CEPAC – Centro Padre Alves Correia - "Integração de Imigrantes na Sociedade"; Nilzete Pacheco, Presidente da Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania (ALCC) – "Intervir na Comunidade com Migrantes e Minorias", e Luisa Desmet, Universidade Lusófona, Instituto de Serviço Social – "Imigração: Caminhos para a Inclusão".
O simpósio conta ainda com as intervenções de Hermano Duarte de Almeida Carmo, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e CEMRI/UAB, Rosa Maria Cortês de Lima, da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil, e Ana Paula Cordeiro, da Universidade Aberta, CEMRI, no papel de moderadores. Os interessados em participar no simpósio deverão inscrever-se através deste e-mail.

Imagem em Destaque

09 май 2018

A Direcção-Geral da Educação, o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. e a Fundação Aga Khan promovem a cerimónia de atribuição do distintivo Selo Escola Intercultural – 5.ª Edição, no dia 9 de maio de 2018, pelas 14:30, no auditório da Escola Básica e Secundária Passos Manuel, em Lisboa. A ocasião contará com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, do Secretário de Estado da Educação, João Costa, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, do Presidente do Conselho Nacional da Fundação Aga Khan, Carim Jafar, e do Diretor-Geral da Educação, José Vitor Pedroso. O prazo de candidaturas para a 5.ª Edição do Selo Escola Intercultural decorreu de 21 de dezembro de 2017 a 19 de janeiro de 2018, nos termos do respetivo Regulamento. A iniciativa pretende distinguir os estabelecimentos de educação e ensino públicos, particulares ou cooperativos que, através dos seus projetos educativos e das suas práticas, promovem o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística e cultural, como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos/as. A distinção traduz-se na atribuição de um certificado e de um selo digital por Níveis de certificação – Nível I, Iniciação; Nível II, Intermédio; Nível III, Avançado –, para utilizar em elementos de comunicação, durante dois anos letivos consecutivos. Mais informações sobre a iniciativa disponíveis aqui ou através deste e-mail

Imagem em Destaque

01 июн 2018

A Equinet – European Network of Equality Bodies promove no dia 1 de junho de 2018, em Bruxelas, a conferência “Investing in Equality”. A conferência, que sucede, no dia 31 de maio, uma Townhall Discussion, com o UN Human Rights, Regional Office for Europe (OHCHR), sobre o tema "Anti-Discrimination and Equality Law in Europe - Horizontal Directive", visa debater soluções a nível europeu e identificar o papel dos organismos para a igualdade, destinando-se a órgãos para a igualdade, instituições europeias, organizações internacionais, entidades nacionais e sociedade civil que trabalham no domínio da igualdade. O encontro (ver draft do programa aqui) tem como objetivos específicos:
- Debater o lugar da igualdade e da não discriminação enquanto valores horizontais no próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da União Europeia e o contributo dos fundos para a igualdade e a não-discriminação;
- Debater formas de garantir o compromisso político com a igualdade e a não discriminação a todos os níveis;
- Debater o papel da legislação sobre a igualdade, formas de assegurar a implementação adequada da legislação existente e a necessidade de um quadro legal para a igualdade;
- Debater o papel sólido e independente dos organismos para a igualdade na salvaguarda do valor da igualdade.
Os interessados em participar na conferência deverão inscrever-se até ao dia 21 de maio de 2018 aqui.
Mais informações podem ser obtidas através deste e-mail.

Imagem em Destaque

26 апр 2018

No âmbito do Doutoramento em Migrações, tem lugar no dia 26 de abril de 2018, pelas 10:00, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa  - ICS (Sala Polivalente), a conferência dedicada ao tema “Thinking with Comparison in the Antropology - Historical Antropology of Migration”, com a intervenção de Caroline B. Bretell, Professora ilustre em Antropologia e Diretora da Ruth Collins Altshuler, do Dedman College Interdisciplinary Institute Southern na Methodist University, em Dallas. A conferência enquadra-se no âmbito do “ProjetoTransits –material culture, migration and everyday life”. Mais informações sobre a conferência disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

23 апр 2018

O Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) promove no dia 23 de abril de 2018, entre as 14:00 e as 20:00, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Auditório 1, Torre B), o Colóquio "Pertenças, objetos e migrações: etnografias sobre o Brasil contemporâneo", iniciativa com o objetivo de discutir “a mobilidade, os fluxos migratórios e os movimentos populacionais que têm sido uma constante na história do Brasil (…), procurando um enfoque múltiplo acentuando trânsitos e trajetos diversos, unidirecionais, bidirecionais, internos ou transnacionais”. O encontro que será repartido em três sessões conta com as intervenções de Daniela Rodrigues (CRIA/NOVA FCSH), Dominique Vidal (URMIS, Univ. Paris 7), Filomena Silvano (CRIA/NOVA FCSH), Marta Rosales (ICS-UL), Miguel Vale de Almeida (CRIA/ISCTE-IUL), Simone Frangella (ICS-UL), Sónia Ferreira (CRIA/NOVA FCSH) e Vanessa Ribeiro Rodrigues (Univ. Lusófona do Porto). O colóquio será encerrado com a apresentação e debate do filme "Batismo de Terra" (2017) da realizadora Vanessa Rodrigues, uma narrativa cinematográfica sobre a migração portuguesa para a cidade do Rio de Janeiro. Mais informações sobre o encontro disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

19 апр 2018

O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa promove no dia 19 de abril de 2018, pelas 15:00 (Sala 1.1 Edifício IGOT), uma Aula Aberta dedicada ao tema “Estudantes Erasmus Culturas Juvenis e Mudança Urbana em Lisboa”, com a participação do Professor Daniel Malet Calvo, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Mais informações podem ser consultadas aqui.

Imagem em Destaque

19 апр 2018 - 20 апр 2018

De 19 e 20 de abril de 2018 realiza-se em Coimbra (no Convento de São Francisco), a Cimeira Intercalar do WHS 2018 (World Health Summit – WHS), iniciativa organizada pelo CoimbraHealth, um consórcio entre a Universidade de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.  A cimeira terá como “destaque a saúde global em países africanos, devido às relações de proximidade de Portugal com os países que constituem a Comunidade de Países Língua Portuguesa, e irá aproveitar esta oportunidade para focar atenção do mundo para os problemas que afetam a maioria desses países, num contexto de saúde pública.” As principais áreas temáticas em análise são: Gestão de doenças infeciosas nos países de baixa e média renda; Governação para a equidade em saúde nos países de baixa e média renda; Oportunidades e desafios na translação da inovação para a prestação de cuidados de saúde; e Educação biomédica num mundo em mudança. O encontro integra 4 sessões plenárias e 20 workshops, contando com a presença de 40 nações, 120 oradores e 600 participantes. Do programa do encontro destaca-se o workshop “Migrants and Health”, que entre os oradores convidados conta com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, e Natália Gomes, Investigadora do Observatório das Migrações,  para apresentar resultados preliminares do Caderno Estatístico #2 da Coleção Imigração em Números  do Observatório das Migrações (OM), intitulado Migrações e Saúde em números: o contexto português.  O workshop será moderado por Luciano Saso, Vice-Reitor da European University Networks, da Sapienza University of Rome, de Italy, contando ainda como oradores: Lisa Matos (Researcher e Doctoral Fellow, no William James Center for Research, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada - ISPA),  Muhammad Zaman (Professor, na Boston University dos USA), e Amirhossein Takian (Diretor do Department of Global Health and Public Policy, da School of Public Health, da Tehran University of Medical Sciences, do Irão). A cimeira contará na sessão de encerramento com a presença do Presidente da Worald Health Summit (da Alemanha), Detlev Ganten, Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel, do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Fernando Regateiro, do Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Mais informações sobre a cimeira disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

13 апр 2018

No dia 13 de abril de 2018, entre as 10:00 e as 12:00, tem lugar na sala de conferências do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, no âmbito do Doutoramento em Migrações, o Seminário Aberto dedicado ao tema “Immigration and Sustainable Development in Small Villages”, com a intervenção do Professor Ricard Morén-Alegret, Coordenador do Programa de Investigação em Migrações da Universidade Autónoma de Barcelona. Mais informações sobre o Seminário disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

07 апр 2018 O Ministério da Saúde promoveu no âmbito da cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Saúde, dia 7 de abril de 2018, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o lançamento do “Retrato da Saúde em Portugal”. A iniciativa contou na sessão de abertura com a presença da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e do Primeiro-Ministro, António Costa, tendo-se seguido o painel “Retrato da Saúde em Portugal”, com a presença do Presidente Jorge Sampaio, de Ana Filipa Castro e de António Rodrigues do Health Parliament, e de Isabel Saraiva da RESPIRA (Associação de Doentes). A cerimónia integrou ainda a entrega do Prémio Nacional de Saúde 2017 ao Professor Doutor João Manuel Godinho Queiroz e Melo, “pelo seu pioneirismo na transplantação cardíaca, pelos relevantes serviços prestados no ensino e na difusão de métodos avançados no tratamento da doença cardíaca e pela sua vasta obra no domínio da investigação e da cultura cardiológica nacional”. A sessão de encerramento contou a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. Mais informações sobre a cerimónia disponíveis aqui.
Imagem em Destaque

16 апр 2018 - 18 май 2018

A 16 de abril de 2018 abriu o período de apresentação de candidaturas para 3 Avisos do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) destinados ao cofinanciamento de Estudos sobre Migrações e a Integração de Nacionais de Países Terceiros em Portugal. Os três avisos estarão abertos até às 18h00 do dia 18 de maio de 2018.

Os objetivos destas propostas deverão contemplar o aprofundamento contínuo do conhecimento sobre o fenómeno migratório e das dinâmicas de acolhimento e de integração de imigrantes e de requerentes de asilo, através do apoio ao estudo e à investigação acerca de nacionais de países terceiros em Portugal e de áreas e projetos com relevância para as políticas públicas e os decisores políticos. Os estudos devem fornecer recomendações para a política pública de integração de imigrantes NPT (Nacionais de Países Terceiros) residentes em Portugal e de requerentes de asilo, embebidos do mote do Observatório das Migrações de “conhecer mais para agir melhor”, estando prevista a possibilidade dos estudos serem publicados nas linhas editoriais deste Observatório.

Os temas prioritários de investigação para os estudos candidatos a estes três concursos, e com valores de referência por estudo entre 20.000€ e 60.000€, são os seguintes:

Aviso 42/FAMI/2018: (1) Aprendizagem do português por estrangeiros; (2) Impactos económicos (nacionais e locais) da imigração; (3) Impactos da imigração para as Contas do Estado; (4) Políticas de mobilidade em mudança na Europa e em Portugal; (5) Imigração e diversidade religiosa.

Aviso 43/FAMI/2018: (1) Empreendedorismo imigrante, comércio bilateral e investimento estrangeiro; (2) Mobilidade interna dos imigrantes; (3) Remigração e Migração Circular de nacionais de países terceiros; (4) Imigração e saúde; (5) Racismo e discursos de ódio.

Aviso 44/FAMI/2018: (1) Direitos políticos e participação política de imigrantes em Portugal; (2) Políticas de integração de imigrantes e de Refugiados; (3) Políticas de captação de imigrantes; (4) Políticas locais para imigrantes; (5) Mulheres imigrantes e refugiadas.

A avaliação das candidaturas será efetuada pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), enquanto Autoridade Delegada, e um painel de avaliadores independentes nacionais da rede deste Observatório das Migrações (Catarina Reis Oliveira, Maria da Conceição Cerdeira, Alina Esteves, José Carlos Marques, Joana Azevedo, Ana Paula Beja Horta e Pedro Góis).

O texto integral do Aviso de apresentação de candidaturas, incluindo as normas para submissão dos projetos, as condições de admissão e aceitação das candidaturas, os critérios de seleção e os parâmetros de avaliação, pode ser encontrado nas respetivas páginas web do Ministério da Administração Interna e do Alto Comissariado para as Migrações. Os pedidos de informação devem ser dirigidos para este endereço de email ou obtidos através dos números 21 044 30 59/21 044 30 60.

Mais informações disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

19 апр 2018 - 20 апр 2018

De 19 e 20 de abril de 2018 realiza-se em Coimbra (no Convento de São Francisco), a Cimeira Intercalar do WHS 2018 (World Health Summit – WHS), iniciativa organizada pelo CoimbraHealth, um consórcio entre a Universidade de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.  A cimeira terá como “destaque a saúde global em países africanos, devido às relações de proximidade de Portugal com os países que constituem a Comunidade de Países Língua Portuguesa, e irá aproveitar esta oportunidade para focar atenção do mundo para os problemas que afetam a maioria desses países, num contexto de saúde pública.” As principais áreas temáticas em análise são: Gestão de doenças infeciosas nos países de baixa e média renda; Governação para a equidade em saúde nos países de baixa e média renda; Oportunidades e desafios na translação da inovação para a prestação de cuidados de saúde; e Educação biomédica num mundo em mudança. O encontro integra 4 sessões plenárias e 20 workshops, contando com a presença de 40 nações, 120 oradores e 600 participantes. Do programa do encontro destaca-se o workshop “Migrants and Health”, que entre os oradores convidados conta com a participação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, e Natália Gomes, Investigadora do Observatório das Migrações,  para apresentar resultados preliminares do Caderno Estatístico #2 da Coleção Imigração em Números do Observatório das Migrações (OM), intitulado Migrações e Saúde em números: o contexto português.  O workshop será moderado por Luciano Saso, Vice-Reitor da European University Networks, da Sapienza University of Rome, de Italy, contando ainda como oradores: Lisa Matos (Researcher e Doctoral Fellow, no William James Center for Research, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada - ISPA),  Muhammad Zaman (Professor, na Boston University dos USA), e Amirhossein Takian (Diretor do Department of Global Health and Public Policy, da School of Public Health, da Tehran University of Medical Sciences, do Irão). A cimeira contará na sessão de encerramento com a presença do Presidente da Worald Health Summit (da Alemanha), Detlev Ganten, Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel, do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Fernando Regateiro, do Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Mais informações sobre a cimeira disponíveis aqui 

Imagem em Destaque

17 май 2018 - 19 май 2018

Inscrições abertas: 1st World Congress on Migration, Ethnicity, Race and Health
Encontram-se abertas as inscrições para o 1º Congresso Mundial sobre Migrações, Etnicidade, Raça e Saúde, a ter lugar de 17 a 19 de maio de 2018, em Edimburgo, iniciativa conjunta da Universidade de Edimburgo, da Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA) e do Serviço Nacional de Saúde da Escócia (NHS Health Scotland). O congresso, que reunirá especialistas e representantes de organizações de todo o mundo, incluirá um vasto 
programa, integrando sessões plenárias e workshops temáticos no âmbito da teoria, da investigação & erudição, e das diretrizes e procedimentos.  O encontro tem como objetivos:
- melhorar a investigação, a saúde das populações e os cuidados de saúde para imigrantes e outras populações alvo de discriminação;

- reunir perspetivas políticas, das ciências sociais, clínicas, do serviço social e da saúde pública e partilhar e transferir a conhecimento dentro e entre países;
- analisar os problemas contemporâneos em todo o mundo e debater soluções;
- refletir sobre os efeitos na saúde, das mudanças sociais, ambientais e demográficas, associadas à migração das populações e os seus efeitos sobre as doenças e as suas causas;
- encontrar formas de superar diferenças conceptuais e terminológicas, de forma a que o campo possa ser compreendido internacionalmente numa linguagem satisfatória;
- fornecer oportunidades de mostra de trabalho e partilha de experiências e de motivações;
- construir redes de trabalho que persistam para além do Congresso.
Os interessados em participar deverão inscrever-se através deste endereço. Mais informações sobre o congresso disponíveis em aqui.

Imagem em Destaque

07 апр 2018

O Ministério da Saúde promoveu no âmbito da cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Saúde, dia 7 de abril de 2018, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o lançamento do “Retrato da Saúde em Portugal”. A iniciativa contou na sessão de abertura com a presença da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e do Primeiro-Ministro, António Costa, tendo-se seguido o painel “Retrato da Saúde em Portugal”, com a presença do Presidente Jorge Sampaio, de Ana Filipa Castro e de António Rodrigues do Health Parliament, e de Isabel Saraiva da RESPIRA (Associação de Doentes). A cerimónia integrou ainda a entrega do Prémio Nacional de Saúde 2017 ao Professor Doutor João Manuel Godinho Queiroz e Melo, “pelo seu pioneirismo na transplantação cardíaca, pelos relevantes serviços prestados no ensino e na difusão de métodos avançados no tratamento da doença cardíaca e pela sua vasta obra no domínio da investigação e da cultura cardiológica nacional”. A sessão de encerramento contou a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. Mais informações sobre a cerimónia disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

14 апр 2018

No âmbito da Década dos Afrodescendentes promovida pela ONU, a Associação Portuguesa de Antropologia (APA) promove no dia 14 de abril de 2018, às 14:00, no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (Telheiras, Lisboa), o VIII Fórum APA dedicado ao tema “Discriminação étnica e racial em Portugal”, com a participação de “representantes de movimentos sociais e associativos ligados ao antirracismo e à afrodescendência (Mamadou Ba, da SOS Racismo; Beatriz Gomes Dias, da Djass – Associação de Afrodescencentes; Flávio Almada, do Moínho da Juventude), bem como da socióloga Cristina Roldão”. A organização pretende “ouvir, questionar e propor visões críticas positivas sobre o problema a partir das vozes e do posicionamento de cada um dos convidados”, seguindo-se um debate promovido por “dois antropólogos portugueses (João Pina-Cabral da Universidade de Kent; Cristiana Bastos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) que farão o enquadramento do problema de um ponto de vista antropológico.” Com este debate, a APA pretende contribuir para uma pedagogia antirracista e para a articulação entre academia, movimentos sociais e comunidades subalternizadas. O debate é organizado por Miguel Vale de Almeida (ISCTE-IUL, CRIA), sendo relatora dos trabalhos Iolanda Évora (CESA/CSG, ISEG-ULisboa).” Mais informações sobre o encontro disponíveis aqui.

Imagem em Destaque

09 апр 2018

O Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta (UAB) promove no dia 9 de abril de 2018, às 17:00 (Auditório III da UAB, Lisboa), no âmbito do Seminário "Migrações e Diversidades Culturais", a conferência “Migrant workers, migrant precarity and the migration policy: the case of Poland”, com a intervenção de Dominika Polkowska, Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Maria Curie-Sklodowska em Lublin, na Polónia. O encontro organizado por Bárbara Bäckström (Professora do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão e Investigadora do CEMRI) centra-se nas questões das migrações, no tema dos trabalhadores migrantes, precariedade e a política de migração na Polónia, e dirige-se a estudantes, docentes e investigadores.
Mais informações podem ser encontradas aqui.

Imagem em Destaque

21 мар 2018 - 29 мар 2018

O Observatório das Migrações (OM) promove no Centro de Documentação do ACM, IP, entre os dias 21 e 29 de março de 2018, uma Quinzena Temática OM acerca de Discriminação de base racial e étnica, para assinalar o Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial (21 de março), convidando tod@s @s interessad@s a visitarem este Centro de Documentação (na Rua Álvaro Coutinho, 14, em Lisboa), entre as 09h30 e as 17h30. Publicações relevantes, nomeadamente da Coleção Estudos e da Coleção de Teses do OM, entre outras referências bibliográficas do acervo do Centro de Documentação, e dados oficiais acerca do tema, sistematizados e analisados pelo OM, estarão disponíveis para consulta. Poderão também, neste âmbito, ser consultadas todas as publicações do Observatório das Migrações subordinadas a outras temáticas. Haverá ainda, para oferta, várias publicações que abordam temas adjacentes.

Saiba mais sobre esta edição das Quinzenas Temáticas OM aqui.

Imagem em Destaque

17 май 2018 - 19 май 2018

Encontram-se abertas as inscrições para o 1º Congresso Mundial sobre Migrações, Etnicidade, Raça e Saúde, a ter lugar de 17 a 19 de maio de 2018, em Edimburgo, iniciativa conjunta da Universidade de Edimburgo, da Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA) e do Serviço Nacional de Saúde da Escócia (NHS Health Scotland). O congresso, que reunirá especialistas e representantes de organizações de todo o mundo, incluirá um vasto programa, integrando sessões plenárias e workshops temáticos no âmbito da teoria, da investigação & erudição, e das diretrizes e procedimentos.  O encontro tem como objetivos:
- melhorar a investigação, a saúde das populações e os cuidados de saúde para imigrantes e outras populações alvo de discriminação;
- reunir perspetivas políticas, das ciências sociais, clínicas, do serviço social e da saúde pública e partilhar e transferir a conhecimento dentro e entre países;
- analisar os problemas contemporâneos em todo o mundo e debater soluções;
- refletir sobre os efeitos na saúde, das mudanças sociais, ambientais e demográficas, associadas à migração das populações e os seus efeitos sobre as doenças e as suas causas;
- encontrar formas de superar diferenças conceptuais e terminológicas, de forma a que o campo possa ser compreendido internacionalmente numa linguagem satisfatória;
- fornecer oportunidades de mostra de trabalho e partilha de experiências e de motivações;
- construir redes de trabalho que persistam para além do Congresso.
Os interessados em participar deverão inscrever-se através deste endereço.
Mais informações sobre o congresso disponíveis em aqui.

Imagem em Destaque

15 мар 2018 - 22 мар 2018

O Município de Lisboa promove durante o mês de março de 2018 a realização de 3 Sessões Participativas no âmbito da elaboração do Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Lisboa 2018-2020 (PMIML). Estas Sessões Participativas têm como objetivo envolver os parceiros relevantes, obter informação sobre as realidades locais e recolher propostas e contributos, estando prevista a seguinte programação:
- 1ª Sessão Participativa dedicada ao Eixo I “Acolhimento e Direitos”: “Serviços de Acolhimento e Integração”, “Urbanismo e Habitação”, “Educação e Língua”, “Saúde”, “Solidariedade e Resposta Social” - 15 de março de 2018, das 10h às 13h;
- 2ª Sessão Participativa dedicada ao Eixo II “Integração e Participação”: “Mercado de Trabalho e Empreendedorismo”, “Capacitação e Formação”, “Igualdade de Género”, “Racismo e Discriminação”, “Cidadania e Participação Pública - 20 de março de 2018, das 10h às 13h;
- 3.ª Sessão Participativa dedicada ao Eixo III “Interculturalidade”: “Cultura”, “Media e Sensibilização da Opinião Pública”, “Religião”, “Relações Internacionais” - 22 de março de 2018, das 10h às 13h;
Estas Sessões decorrem no Mercado de Culturas – Arroios (Mercado do Forno do Tijolo, Rua Maria da Fonte, Lisboa. Ver a localização aqui).
Os interessados deverão inscrever-se no formulário online disponível aqui.

Imagem em Destaque