• header
  • brandarea
  • destaques
  • footer

OM | Observatório das Migrações

Governo de Portugal ACM pesquisa
  • O Observatório
  • Publicações O.M.
  • Dados Estatísticos
  • Notícias
  • Investigação
  • Referências Bibliográficas
  • Eventos

Livros e Monografias

  • <h4>Co-creation in Migration Studies</h4>

    Co-creation in Migration Studies

    Editado por Lore Van Praag, 2021

    Os métodos cocriativos são cada vez mais utilizados para compreender e facilitar o processo de integração dos migrantes nas sociedades de acolhimento. Este livro procura contribuir para o debate acerca das formas como estes métodos podem potenciar a integração dos migrantes. Em específico, as várias contribuições que integram o livro analisam como as estratégias de investigação cocriativas podem ajudar a compreender como se desenrolam os processos de integração em diversos domínios da sociedade (por ex., aprendizagem da língua, alojamento, emprego), e de que forma essas estratégias podem contribuir para a definição de políticas e de novas práticas.

    Saiba mais aqui.

  • <h4>The Presence of China and the Chinese Diaspora in Portugal and Portuguese-Speaking Territories</h4>

    The Presence of China and the Chinese Diaspora in Portugal and Portuguese-Speaking Territories

    Editado por Sofia Gaspar e Irene Rodrigues, 2021

    Este livro reúne trabalhos de especialistas de diversas áreas das ciências sociais que refletem acerca da presença chinesa em Portugal e nos países de língua oficial portuguesa. Desde os primeiros migrantes para as antigas colónias portuguesas há mais de 100 atrás até aos atuais investimentos no âmbito da Nova Rota da Seda, são analisados os fluxos e a presença chinesa em termos históricos, sociais, políticos e económicos e sua contínua renovação e reinvenção face aos desafios da contemporaneidade. 

    O livro conta com o contributo de Catarina Reis Oliveira, Diretora do Observatório das Migrações, com o capítulo “Chinese Entrepreneurship in Portugal: The Interaction of Ethnic Resources and a Host Society’s Opportunity Structure”. Dedicado ao empreendedorismo chinês em Portugal, este capítulo analisa a contribuição da imigração chinesa para a diversificação do perfil ocupacional dos imigrantes no país e para o aumento das taxas de empreendedorismo dos estrangeiros, permitindo a definição de formas alternativas de integração económica. São analisadas as dimensões que contribuem para que os chineses sejam o grupo de imigrantes com as taxas de empreendedorismo mais elevadas em Portugal, detalhando-se os efeitos da estrutura de oportunidades do país no empreendedorismo chinês ao longo das últimas quatro décadas. É demonstrado que os empreendedores chineses não são um grupo homogéneo e imutável, mas que reagem de forma dinâmica de acordo com as capacidades individuais para mobilizar recursos da comunidade e em resposta à estrutura de oportunidades da sociedade ao longo do tempo.

    Saiba mais aqui.

  • <h4>Handbook of Citizenship and Migration</h4>

    Handbook of Citizenship and Migration

    Editado por Marco Giugni e Maria Grasso, 2021

    Este livro assume uma abordagem integradora aos conceitos de “cidadania” e “migração”, analisando a forma como se relacionam um com o outro tanto em termos conceptuais como empíricos. O livro conta com o contributo de diversos especialistas que exploram o modo com a cidadania e as migrações se intersectam e se influenciam mutuamente. O livro encontra-se organizado em cinco partes, começando por abordar as perspetivas teóricas de base acerca da cidadania e das migrações, passando depois a analisar três dimensões fundamentais da cidadania – a filiação, os direitos e a participação –,  e terminando com uma discussão dos principais desafios contemporâneos e perspetivas futuras no estudo da cidadania e das migrações.

    Saiba mais aqui.

    August 2021
  • <h4>Between international student and immigrant: a critical perspective on Angolan and Cape Verdean students in Portugal</h4>

    Between international student and immigrant: a critical perspective on Angolan and Cape Verdean students in Portugal

    Elisa Alves e Russell King, 2021 in Rachel Brooks e Sarah O’Shea (Eds.), Reimagining the Higher Education Student: Constructing and Contesting Identities

    Integrado no livro “Reimagining the Higher Education Student: Constructing and Contesting Identitites”, este capítulo centra-se nos significados associados à categoria de “estudante internacional”, partindo da experiência de estudantes angolanos e cabo-verdianos em Portugal. A literatura sugere que os estudantes internacionais são habitualmente vistos como uma elite jovem e cosmopolita. Mas na realidade este grupo de estudantes não é homogéneo, integrando diversas origens geográficas e sociais, assim como diferentes motivações, circunstâncias de vida e tipos de mobilidade. Estes aspetos contribuem para uma complexificação do que significa ser estudante internacional e também da forma como diferentes grupos de estudantes são percecionados pela sociedade de acolhimento. Os resultados de 71 entrevistas semiestruturadas com estudantes angolanos e cabo-verdianos inscritos ou recentemente graduados em instituições de ensino superior portuguesas sugerem que, apesar destes estudantes se enquadrarem no conceito genérico de estudantes internacionais, não é essa a forma como se sentem nem como os fazem sentir. Por um lado, a sociedade portuguesa tende a vê-los como imigrantes ou descendentes de imigrantes das antigas colónias, uma perceção depreciativa a que estão subjacentes preconceitos antigos relativamente aos africanos. Por outro lado, muitos dos estudantes desvalorizam o seu estatuto de estudantes internacionais, favorecendo uma imagem de si mesmos como “imigrantes”. Isto é também reforçado pelas circunstâncias em que vários estudantes se encontram: vários dos estudantes do sexo masculino, por exemplo, trabalham em part-time na construção civil, enquanto várias estudantes trabalham no sector doméstico – empregos que são normalmente assegurados por imigrantes. Assim, tal como em muitas sociedades se verifica uma distinção entre cidadãos e imigrantes de “primeira” e “segunda classe”, também os estudantes internacionais em Portugal com origem em Angola e Cabo Verde são de alguma forma considerados estudantes internacionais de “segunda classe”, dado o preconceito ainda existente na sociedade portuguesa relativamente aos imigrantes das antigas colónias de África. É assim necessário diversificar o significado, a experiência e a personificação do conceito de estudante internacional, em função dos diferentes pontos de vista relacionados com as origens sociais e geográficas dos estudantes, com a sociedade de acolhimento e com a autoimagem dos próprios estudantes.

    Saiba mais aqui.

    May 2021
  • <h4>Global Processes of Flight and Migration: The Explanatory Power of Case Studies</h4>

    Global Processes of Flight and Migration: The Explanatory Power of Case Studies

    Editado por Eba Bahl e Johannes Becker, 2020

    Os estudos de caso deste volume ilustram a dimensão global dos movimentos de fuga e migração, com uma ênfase especial na migração Sul-Sul. A fuga e a migração são fenómenos sociais, embutidos nas histórias individuais, familiares e coletivas, ao nível dos países, das regiões, das cidades e dos grupos sociais. Estes movimentos estão também fortemente relacionados com as alterações na regulação de fronteiras e nas políticas migratórias. O poder explicativo dos estudos de caso deriva da análise destas relações complexas, permitindo analisar fenómenos migratórios comuns e raros e realizar comparações sistemáticas. Com base em trabalhos de campo compreensivos, os autores deste livro desafiam as distinções dicotómicas entre fuga e migração, analisam a evolução das perspetivas durante o processo migratório, levam em consideração aqueles que ficam, e desafiam os discursos políticos e mediáticos que assumem a Europa, ou o Norte do globo em geral, como o centro da migração internacional.

    Saiba mais aqui.

    December 2020
  • <h4>Language and Migration</h4>

    Language and Migration

    Tony Capstick, 2020

    Este livro apresenta uma introdução ao estudo da relação entre a língua e as migrações. Partindo do estudo de casos reais em diversas zonas do mundo, o livro analisa práticas em termos de língua e literacia que mantêm, promovem ou limitam diferentes formas de migração. As trajetórias individuais, as redes familiares e as políticas ao nível da sociedade são analisadas a partir de uma perspetiva interdisciplinar, sendo explorada a diversidade linguística resultante de movimentos migratórios voluntários e não voluntários, em diferentes contextos do mundo.

    Saiba mais aqui.

    November 2020
  • <h4>Arrival Cities: Migrating Artists and New Metropolitan Topographies in the 20th Century</h4>

    Arrival Cities: Migrating Artists and New Metropolitan Topographies in the 20th Century

    Editado por Burcu Dogramaci, Mareike Hetschold, Laura Karp Lugo, Rachel Lee e Helene Roth, 2020

    O exílio e as migrações desempenharam um papel fundamental na difusão do modernismo pelo globo, mas têm permanecido fenómenos pouco estudados na historiografia da arte. Este volume reúne contributos de investigadores internacionais para a revisão da historiografia da arte moderna, prestando particular atenção às áreas metropolitanas em que se estabeleceram artistas migrantes na primeira metade do século XX. Estas cidades de destino tornaram-se pontos centrais de atividades artísticas e zonas de contacto transcultural onde circulavam ideias, emergiam colaborações e se desenvolviam conceitos. Os autores exploram o modo como as topografias e paisagens urbanas foram modificadas por artistas exilados que reestabeleceram as suas práticas em várias metrópoles pelo mundo e de que forma é que a migração dos artistas para diferentes espaços urbanos influenciou o seu trabalho e a historiografia da arte. Saiba mais aqui.

    October 2020
  • <h4>Migration at Work: Aspirations, Imaginaries and Structures of Mobility</h4>

    Migration at Work: Aspirations, Imaginaries and Structures of Mobility

    Editado por Fiona-Katharina Seiger, Christiane Timmerman, Noel B. Salazar e Johan Wets, 2020

    As dinâmicas da mobilidade laboral são muito influenciadas pelas oportunidades percepcionadas e pelos imaginários detidos pelos empregadores e pelas autoridades reguladoras relativamente ao trabalho migrante. Este livro oferece uma abordagem multidisciplinar ao estudo das estruturas e dos imaginários por detrás de diversas formas de mobilidade laboral, tendo por base investigação realizada em vários contextos geográficos, incluindo a União Europeia, a Turquia e a África do Sul. Este volume procura assim traçar paralelismos entre vários contextos, abordando o papel desempenhado pelas oportunidades na mobilização de pessoas, a forma como as estruturas possibilitam, mantêm e alteram diversas formas de mobilidade e o modo como os imaginários alimentam a migração laboral e vice-versa. Saiba mais aqui.

    October 2020
  • <h4>Immigration and Entrepreneurship Culture, Capital, and Ethnic Networks</h4>

    Immigration and Entrepreneurship Culture, Capital, and Ethnic Networks

    Parminder Bhachu (Ed.), 4 setembro 2017

    Partindo da constatação de que muitas nações convidam estrangeiros a trabalhar dentro das suas fronteiras mas poucas os acolhem bem, os contribuintes para este volume fazem da Califórnia o termo de referência para as comparações que desenvolvem com vista a compreender como o empreendedorismo se torna um poderoso fator de integração.

    Inclui, entre outros, um capítulo sobre redes migratórias e empreendedorismo imigrante” da autoria de Ivan Light, Parminder Bhachu, e Stavros Karageorgis.

    Saiba mais aqui.

    November 2019
  • <h4>Refúgio por motivos de orientação sexual. Um estudo antropológico na cidade de São Paulo.</h4>

    Refúgio por motivos de orientação sexual. Um estudo antropológico na cidade de São Paulo.

    Vitor Lopes Andrade, 11 Outubro 2019

    Este livro discute um tema ainda pouco abordado: estrangeiros/as que chegam ao Brasil e solicitam refúgio com a expectativa de vivenciar seus desejos afetivo-sexuais com maior liberdade, uma vez que tiveram que fugir de seus países de origem por terem sido perseguidos/as devido às suas orientações sexuais. Trata-se de uma etnografia que interessa a estudantes, pesquisadores/as, ativistas e profissionais das áreas de Migração Internacional e Refúgio, Gênero e Sexualidade, Antropologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos. A obra foi lançada em São Paulo, Brasil, em Outubro de 2019.

    O autor deste estudo, Vitor Lopes Andrade foi distinguido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR, em março de 2017, pelo caráter inédito do trabalho desenvolvido nesta área.

    Saiba mais aqui.

    November 2019
  • Предыдущий
  • Следующий

Observatório das Migrações

ACM - Alto Comissariado para as Migrações

Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 LISBOA

Tel. 21 810 61 70 - Fax. 21 810 61 17

E-mail: om@acm.gov.pt

social-networks

Observatório das Migrações
Governo de Portugal ACM | Alto Comissariado para as Migrações

      Работает на Liferay