• header
  • brandarea
  • destaques
  • footer

OM | Observatório das Migrações

Governo de Portugal ACM pesquisa
  • O Observatório
  • Publicações O.M.
  • Dados Estatísticos
  • Notícias
  • Investigação
  • Referências Bibliográficas
  • Eventos

Projetos e Programas de Investigação

  • <h4>Projeto: “The Building Inclusive Cities Project”</h4>

    Projeto: “The Building Inclusive Cities Project”

    O projeto Cities of Migration, iniciativa da Ryerson University’s Global Diversity Exchange, conjuntamente com outros parceiros internacionais, com o apoio de Open Society Foundations, explora os fatores complexos e interligados que contribuem para cidades abertas e inclusivas na era da migração global. O projeto tem disponível uma ferramenta de diagnóstico baseada numa plataforma web de aprendizagem dinâmica com a qual visa ajudar as partes interessadas da cidade e da comunidade a avaliar os fatores de inclusão em todo o espaço urbano, e obter um melhor conhecimento das condições que melhoram ou inibem a integração e a inclusão dos imigrantes. O My City of Migration (MyCOM) Diagnostic é uma app que utiliza uma série de cenários simples para ajudar os utilizadores a avaliarem a qualidade da inclusão nas suas vidas diárias: no trabalho, na escola, no dia das eleições, na saúde e enquanto recém-chegados. Mapeado para 10 dimensões de inclusão e aprovado por peritos internacionais, o MyCOM Diagnostic fornece uma fotografia detalhada dos pontos fortes e dos pontes fracos da cidade em relação à diversidade e à inclusão, encaminhando, de seguida, os utilizadores para um vasto conjunto de recursos da Building Inclusive Cities Learning Platform. A Building Inclusive Cities Learning Platform está ancorada numa coleção de 10-15 ensaios 10-15 ensaios de especialistas internacionais, em temas centrais para a construção de cidades inclusivas, incluindo as 10 dimensões de inclusão indexadas no MyCOM Diagnostic: a nível social, cultural, económico, a nível da saúde, da política, a nível cívico, espacial e educacional; sobre o papel dos media; e a capacidade de acolhimento das entidades municipais e do espaço público. Cada ensaio fornece uma visão e análise sobre a construção de cidades inclusivas, o que funciona, o que não funciona, e inclui exemplos de boas práticas, recomendações de políticas e recursos para prosseguimento da aprendizagem e vinculação. Nesse contexto, o projeto integra webinars abertos e eventos de aprendizagem entre pares, oferecendo oportunidades para aprofundamento de um conjunto de tópicos selecionados, partilha de ensinamentos e networking. Numa fase posterior do projeto, estudos de caso comparativos e um vídeo MyCOM irão demonstrar como a ferramenta pode ser utilizada, o que pode transmitir sobre a experiência urbana de inclusão e as formas pelas quais as cidades podem integrar a experiência da diversidade e da inclusão na paisagem urbana. Mais informações sobre o projeto disponíveis aqui.

    March 2018
  • <h4>Projeto Erasmus + Equal Space</h4>

    Projeto Erasmus + Equal Space

    A Rede de Jovens para a Igualdade, uma associação sem fins lucrativos que trabalha na área da juventude e a igualdade de género está a implementar um projeto Erasmus + chamado Equal Space cujo objetivo é aumentar a participação e o empoderamento das mulheres imigrantes e de outras minorias através do desenvolvimento de formações para facilitadoras e facilitadores de Educação Comunitária, numa perspetiva de género e diversidade cultural. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através deste endereço

    December 2017
  • Convite à Apresentação de Propostas de Apoio à Integração de Refugiados: Programa Europa Criativa - Vertente Intersectorial

    Ao abrigo do programa Europa Criativa, que tem como objetivo fomentar, salvaguardar e promover a diversidade cultural e linguística da Europa, a Comissão Europeia abriu espaço à apresentação de propostas culturais, audiovisuais e intersetoriais que visem facilitar a integração dos refugiados no ambiente europeu, reforçar a compreensão cultural mútua e promover o diálogo intercultural e inter-religioso, a tolerância e o respeito pelas outras culturas. O concurso, que termina a 28 de abril de 2016, destina-se a consórcios de pelo menos três parceiros em pelo menos dois países da UE, constituídos por entidades com experiência relevante para os objetivos do presente convite e ativas nos setores culturais e criativos. O consórcio pode incluir também organizações de outros setores - público, da educação, da saúde, da área social ou semelhantes - que devem participar ativamente na concretização dos objetivos. A atribuição de financiamento é decidida com base em 3 critérios: Relevância do conceito do projeto e das respetivas estratégias; Qualidade do conteúdo do projeto e as atividades da parceria criativa; e Divulgação e impacto potencial do projeto. Mais informações podem ser encontradas aqui. March 2016
  • <h4>Conclusão dos estudos financiados pelo FEINTP</h4>

    Conclusão dos estudos financiados pelo FEINTP

    Foram concluídos em agosto de 2015 os sete estudos científicos realizados ao abrigo do financiamento do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINTP), cuja execução em Portugal está a cargo do Alto Comissariado para as Migrações. Este programa comunitário tem como objetivo apoiar os esforços dos estados-membros para facilitar a integração e a obtenção de melhores condições de residência aos nacionais de países terceiros.

    O lançamento dos resultados está previsto para dezembro de 2015, no âmbito da edição Jornadas do Observatório das Migrações.

     

    - Imigrantes desempregados em Portugal e os desafios das políticas ativas de emprego, CESOP–UCP, Ana Cláudia Valente (coord.)

    - Inserção laboral de imigrantes e portugueses de origem estrangeira: uma aproximação às práticas de discriminação no mercado de trabalho, CES–UC, Pedro Góis (coord.)

    - O impacto da crise económica sobre as condições de vida e dinâmicas de inserção laboral dos imigrantes em Portugal, IGOT-UL, Alina Esteves (coord.)

    - O trabalho da arte e a arte do trabalho: circuitos criativos de formação e integração laboral de artistas imigrantes em Portugal, CIES-IUL, Lígia Ferro e Octávio Raposo (coord.)

    - Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior, CIES-IUL, Teresa Seabra (coord.)

    - Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação, CIS-IUL, Rita Guerra (coord.)

    - Evolução e perfis dos divórcios em casais binacionais em Portugal (1988-2013), CIES-IUL, Sofia Gaspar (coord.)

  • <h4>The Labor Market Integration of New Arrivals in Europe"/>

    The Labor Market Integration of New Arrivals in Europe"

    O Migration Policy Institute, um think tank sediado em Washington e dedicado ao estudo dos fluxos migratórios por todo o globo, desenvolveu o projeto "The Labor Market Integration of New Arrivals in Europe" com o objetivo de analisar as trajetórias no mercado de trabalho de novos imigrantes na Europa, dando especial atenção à sua capacidade de conquistar postos de trabalho qualificados. Este projeto foi conduzido em parceria com a Organização Internacional do Trabalho e compreendeu duas fases. A primeira avaliou o contexto em que os novos imigrantes encontram emprego e progridem até conseguirem abandonar o mercado de trabalho não qualificado, nos seus primeiros 10 anos de permanência na Europa. A segunda fase analisou as políticas de integração e de formação, emprego e desenvolvimento laboral que melhor podem ajudar os imigrantes recém-chegados a aceder ao trabalho qualificado. O relatório final do projeto intitula-se “Aiming Higher: Policies to Get Immigrants into Middle-Skilled Work in Europe” já está disponível online.

  • “Promoting the Empowerment of Migrant Women in the European Union”

    Está já em andamento o projecto “Promoting the Empowerment of Migrant Women in the European Union”, coordenado pela Rede Europeia das Mulheres Migrantes e implantado em 14 países da União Europeia, entre os quais Portugal. Actualmente, os principais objectivos desta iniciativa prendem-se com o incentivo ao empreendedorismo e à qualificação profissional das mulheres migrantes. Mais informações sobre esta rede e sobre os projectos a ela associados podem ser encontradas aqui.

  • "Comunidade, identidade e satisfação com a vida dos imigrantes em Lisboa"

    O CICS.NOVA (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais FCSH/UNL) desenvolve, sob coordenação da investigadora Anne Esser, o projeto "Comunidade, identidade e satisfação com a vida dos imigrantes em Lisboa". Este estudo pretende “investigar as consequências psicológicas e sociais que duas identidades culturais – em conflito ou integradas – têm sobre os imigrantes que vivem na Área Metropolitana de Lisboa”. Os critérios prioritários nesta avaliação são a satisfação com a vida em geral, a relação com a vizinhança, e a participação social. Em última análise, o projeto visa a identificação do impacto de duas pressões culturais sobre os imigrantes, tanto no bem-estar, como na afinidade que se vive numa determinada comunidade. A metodologia de trabalho envolve a aplicação de questionários a imigrantes, cujas versões em português e em inglês podem ser respondidas online.

  • MOB G.A.E. - MOBility as a source of personal and professional Growth, Autonomy and Employability

    MOB G.A.E. é um projeto financiado pelo Programa Leonardo Da Vinci - Key Action 4. O seu objetivo é avaliar o impacto das experiências de mobilidade internacional e divulgar testemunhos de pessoas que já realizaram programas de mobilidade, partilhando as boas práticas e os resultados dos participantes e instituições envolvidas. O projeto adota uma metodologia longitudinal, inquirindo um largo número de pessoas que participaram nestes programas entre 2000 e 2013. A iniciativa MOB G.A.E. tem a duração de dois anos (01/01/2014 – 31/12/2015) e reúne 18 parceiros de 15 países, entre os quais a EUROYOUTH e a Rede Inducar em Portugal, sob a coordenação da Accademia Europea di Firenze (Itália). Mais informação pode ser encontrada aqui.

  • Iniciativa OIM: Portal das Migrações Ambientais

    A Organização Internacional para as Migrações (OIM) inaugurou no passado dia 12 de Dezembro de 2014 a primeira plataforma online dedicada apenas à migração ambiental. O portal integra o projeto “Migration, Environment and Climate Change: Evidence for Policy”, financiado pela União Europeia, e tem com objetivo facilitar o diálogo e a partilha de informação, promovendo assim a coerência de políticas e a cooperação nacional e regional. Entre as várias componentes deste portal contam-se uma base de dados de investigação e projetos, um fórum de discussão e uma série regular de documentos sobre políticas do ambiente e das migrações. Para além disso, o portal divulgará ainda os resultados de investigação do projeto Migration, Environment and Climate Change, bem como o trabalho da própria OIM no domínio das migrações, ambiente e mudanças climáticas. O Portal das Migrações Ambientais pode ser encontrado aqui.

  • Rede Migra inaugura site na internet

    Já está online o site da Rede Migra, uma rede de investigadores que trabalham na área das migrações dando particular atenção aos fluxos que têm Portugal como país de destino ou de origem. Através do seu site e de outros canais de comunicação, a Rede Migra pretende fomentar a partilha de informação relativamente a formação pós-graduada, conferências, publicações, programas de financiamento e oportunidades de emprego. Assume-se assim como uma plataforma capaz de mobilizar investigadores para desenvolver futuras pesquisas através de projetos de equipa e publicações coletivas em torno da temática das migrações. O projeto é coordenado por Joana Azevedo e Cláudia Pereira, ambas do CIES-IUL.

  • Предыдущий
  • Следующий

Observatório das Migrações

ACM - Alto Comissariado para as Migrações

Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 LISBOA

Tel. 21 810 61 70 - Fax. 21 810 61 17

E-mail: om@acm.gov.pt

social-networks

Observatório das Migrações
Governo de Portugal ACM | Alto Comissariado para as Migrações

      Работает на Liferay

      null