A comissão permanente Meth@Mig (Methodological Approaches and Tools in Migration Research) da rede IMISCOE tem aberto um convite para a participação de investigadores de qualquer orientação metodológica num workshop sobre a identificação e mitigação de enviesamentos nos estudos migratórios. Este workshop irá decorrer em Córdoba, no Instituto de Estudios Sociales Avanzados (IESA), nos dias 30 e 31 de março de 2023.
A observação não enviesada constitui uma das ambições de base da investigação científica. Este desafio é respondido de diferentes formas por diferentes abordagens metodológicas, mas todas elas procuram evitar representações erróneas, ou pelo menos avaliar e reduzir o seu impacto. No entanto, este é um objetivo difícil de alcançar, mesmo nas ciências naturais, em que os dados recolhidos são influenciados pelos procedimentos de observação. Nas ciências sociais, as metodologias quantitativas procuram minimizar as diferentes formas de enviesamento de medida, enquanto as abordagens qualitativas ponderam o impacto das posições e da subjetividade dos investigadores.
Os investigadores na área das migrações enfrentam desafios adicionais neste aspeto. As populações migrantes encontram-se muitas vezes dispersas, são difíceis de localizar e potencialmente relutantes em participar; as diferenças linguísticas e culturais colocam obstáculos adicionais. Assim, os dados administrativos encontram-se muitas vezes incompletos ou mesmo incorretos, os inquéritos aos migrantes estão tipicamente sujeitos a enviesamentos de cobertura, amostragem e resposta, e os estudos qualitativos correm o risco de ser influenciados pela seleção da amostra, falhas de comunicação e informação não partilhada.
Este workshop será um fórum para os académicos apresentarem e discutirem procedimentos e salvaguardas que ajudam a reconhecer e/ou reduzir o enviesamento nos estudos migratórios. Procuram-se contributos de qualquer escola ou abordagem metodológica, sendo no entanto requerido um foco metodológico claro.
Os interessados deverão enviar um resumo da sua proposta de contribuição (máximo de 300 palavras) para o email methatmig@gmail.com até 15 de dezembro de 2022, indicando no assunto “Córdoba workshop”.
Saiba mais aqui.